Gioconda Ghiggi  
Roma, Itália

O Papai Noel, melhor o Babbo Natale, também passa pela Itália. Mas depois dele a festa continua com a espera da “Befana“!

Quem viajar neste período para a Itália (além de frio e neve) vai encontrar algumas “befane” pelas feirinhas e decorações. Em Roma a feirinha (ou “mercatino“) mais tradicional é o da “Piazza Navona” com jogos, guloseimas, enfeites para o presépio e, claro, a Befana!

Mas quem é a Befana? É uma velhinha que na noite do dia 5 para 6 de janeiro coloca doces nas meias das crianças que se comportaram bem, mas se encontrar um carvão isso é sinal que você aprontou muito durante o ano! A palavra “Befana” deriva do grego “epifania” que quer dizer aparições, manifestações.

A lenda: Segundo uma história popular, os Reis magos dirigiam-se a Belém para levar os presentes a Jesus, mas não conseguiam encontrar o caminho. Na estrada encontram uma velhinha e pediram informações para ela. Agradecidos pela ajuda, os Reis convidaram a senhora para acompanhá-los, mas ela não foi. Depois, arrependida, preparou um cesto de doces e foi procurar os Reis e o menino Jesus, mas não os encontrou. Na esperança de encontrar o pequeno Jesus, ela foi distribuindo doces em todas as casas onde encontrava uma criança. Desde então, gira o mundo dando presentes para as crianças.