Skip to content

Tradição de ano novo na Holanda: banho frio!

06/01/2011

Ana Fonseca – Amsterdam, Holanda

 

Maluquice de holandês: um mergulho em água gelada no dia 1 de janeiro para lavar as más vibrações do ano velho. E os branquelos não vão tiritando de frio não! Vão gritando e sebo nas canelas para mergulhar com muita alegria num mar a seis graus negativos.

Esse ano todos os recordes foram batidos: mais de 28 mil pessoas mergulharam em praias, canais e lagos em mais de uma centena de pontos no país.

Luca-Prins ganhadora de 2009

O maior evento acontece em Scheveningen (próximo a Haia) e é patrocinado pela empresa Unox, que fabrica sopas e salsichas. A empresa distribui gorros e sopa gratuitamente e contrata fotógrafos do jornal De Telegraaf para descobrir “a garota Unox” de cada ano. Em 2009 foi a adolescente (17 anos) Luca-Prins, que se tornou famosa da noite para o dia – mas recusou seguir uma carreira de modelo e deu prosseguimento aos seus estudos. Esse ano a favorita do fotografo foi a morena Marlou Bakker.

BLOG Luca

A tradição de mergulhar em água geladas não é antiga, começou em 1920 em Vancouver, no Canadá. Na Holanda, surgiu em 1960, e é patrocinada pela Unox desde 1987. No Canadá cerca de duas mil pessoas ainda participam do evento até hoje, e na Holanda estima-se quase trinta mil.

A enorme popularidade do evento vem intrigando a cada ano antropólogos e estudiosos de cultura popular. A conclusão dos acadêmicos é que os holandeses ao mergulharem com milhares de desconhecidos sentem-se como um só corpo, uma só nação. Assim, o mergulho coletivo oferece uma ideia de enfrentamento das adversidades de peito aberto, e lavagem do antigo – num ritual de renovação. No meio de um dia frio e escuro de inverno, diversão é criada com luzes, música e comida. O mergulho serve como um símbolo e imagem do povo holandês: corajoso diante das adversidades, alegre, positivo e “um pouquinho doido” (“een beetje gek”). Acho que no coração de cada holandês(a) se esconde um pirata, louco para se lançar em águas bravias, nem que seja brevemente. O mar do Norte tem mesmo um ímã incrível sobre esse povo.

Diversas embaixadas holandesas ao redor do mundo organizam também esse mergulho. Alguns estrangeiros entrevistados pela imprensa holandesa declararam achar o mergulho de ano novo “peculiar”, “histérico” e “fora da realidade”.

BLOG Nieuwsjaarduik

Aliás, o mergulho de ano novo anda tão popular que muita gente não aguenta esperar até o final do ano. Sim, muitas pessoas já estão informalmente se organizando para “mergulho de Natal” todos os anos. .

Eu até considerei a possiblidade de dar um mergulho, sabe gente… Estou com um pouco de raiva e decepção de 2010 e queria dar uns gritos guturais antes de entrar na água de uma área de recreação com um lago aqui perto da minha casa. O evento estava organizado para o dia primeiro de janeiro às 14h, com chocolate quente gratuito e bem badalado pelos jornais. Meu marido me deu a maior força moral, botou pilha. Mas depois que eu descobri que a área é reservada apenas para naturistas, fiquei com vergonhazinha e engolindo a frustração…

BLOG Naakt

Para ter uma ideia de como acontece o mergulho no mar do Norte, veja o vídeo abaixo:

—————

Ana Fonseca mora na Holanda desde 1999 e espera, um dia, tomar coragem para participar do mergulho de Ano Novo em Scheveningen. Para ver fotos dela e dos outros autores do Brasil com Z passe no nosso perfil do Instagram e sigam-nos! Atualizações diárias para viajar para o exterior você acompanha seguindo nossa fanpage no Facebook e nossa conta no Twitter

10 Comentários leave one →
  1. 06/01/2011 11:53

    Não sei se teria coragem! Mas quem sabe movida pelo calor dessa montanha de gente eu até arriscaria. Deve ser revigorante mesmo!

  2. 06/01/2011 12:08

    Eu descobri que na area de naturistas aqui pertinho de casa tem que se inscrever como membro. Nao pretendo ser naturista, mas eles pelo menos nao ficam analisando suas formas, seu biquini ou erotizando tudo… Acho.
    Acho ?

  3. 06/01/2011 14:17

    Anita, parabéns pelo post. Show de bola!!
    Acho que já vi isso uma vez nos telejornais do Brasil. Mta coragem cair numa água tão gelada. Sou mto friorenta para dizer que tentaria, mas que ia dar vontade de arriscar – numa praia sem ser para naturalistas -, isso ia! rs
    Sei que não se compara, mas no Rio pulamos 7 ondinhas! Já fiz mto isso só que é em pleno verão e gratificante qdo a água estava geladinha! haha
    Bjs,
    Manddy – http://tourdubaiguide.blogspot.com

  4. 06/01/2011 14:26

    O anti-gripal depois é de graça? rs

    Esse é o tipo de coisa que só faria depois de ter bebido muito champagne!

    • 06/01/2011 14:54

      Sake ta valendo tambem ! Mas tanto com champa ou sake ha sempre o risco de se afogar. Eu acho que os tamanquinhos ganham coragem com chocolate quente, e enchendo a cara de pao, sopa e salsichao mesmo.

  5. 06/01/2011 15:18

    No Japão também, o costume do Hadaka Matsuri (festival da nudez), como ritual de purificação, é popular em várias comunidades, muitas vezes no frio gélido do Ano Novo (as datas variam). Os participantes são quase sempre homens e, em princípio, vestem uma espécie de fraldinha (fundoshi) para pular no mar ou no rio.
    Nada de champanhe, nada de chocolate quente, é o saquê mesmo que costuma correr solto antes do mergulho.
    Votos de um ótimo 2011 a todos, com um bocado dessa coragem, alegria e senso de união do texto também nas nossas vidas!

  6. 06/01/2011 15:32

    Ai Lilian, que lindo esse ritual de purificacao. Nos ocidentais somos baguncados e superficiais… Queria um ritual para me purificar, para tornar-me uma mulher totalmente diferente, mais espiritual e melhor. Por enquanto vou ao peluquero amanha dar um tapa no visual e encurtar as melenas. E’ uma especie de purificacao tambem.

  7. 06/01/2011 17:43

    Passei pelo ritual do peluquero na semana passada. Me sinto mais leve!
    Bjs

  8. 24/03/2011 11:30

    E eu achano que aqui nas montanhas passava frio.
    Tem que ter coragem.

    Druida

  9. Ana cecília permalink
    04/12/2015 12:36

    Fofo isso!
    Estimula mesmo a criatividade e o querer alegrar o outro!!
    👏👏😘

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: