Skip to content

Salar de Uyuni

30/01/2011

 Barbara Basso
Mundo

 

O saleiro do mundo. Uma imensidão de sal a mais de 3600m de altitude. Um deserto salgado no altiplano boliviano. O Salar de Uyuni tem aproximadamente 12mil km² e 10 bilhões de toneladas de sal…

De lá se extrai sal para consumo doméstico, são feitos tijolos de sal e, claro, leva-se turistas para conhecer e tirar fotos!

(salar * extração de sal para consumo doméstico * extração de tijolos de sal)

Fotos! O Salar é um dos lugares mais legais para tirar fotos, já que a imensidão branca faz com que se perca a noção de profundidade e perspectiva – e faz ser possível tirar aquelas fotos divertidas, típicas de quem visita o Salar.

   

hotel de sal

Há mais de 40.000 anos, era um lago, parte de um mar… que secou e deixou apenas o sal – uma camada que chega a mais de 120m de profundidade em alguns pontos. Por ter sido mar, em alguns lugares do salar, há ilhas de corais (sim, corais!!). E como há muito tempo o clima é desértico (seco e de altitude), há cactus (alguns com mais de 9m de altura) que nasceram nos corais… Então imagine a paisagem: corais, cactus e uma imensidão de sal para todos os lados, até onde a vista alcança!

 Para conhecer o salar, é possível fazer um tour de 1 dia ou um de 3 dias (que inclui, além do salar, o passeio pelo deserto, lagoas coloridas, geisers e águas termais). No tour de 3 dias também está incluída a hospedagem das 2 noites – uma delas, em um Hotel de Sal! As paredes do hotel são feitas de tijolosde sal (que eles cortam do salar), as mesas, os banquinhos, as camas… tudo é de sal!

Os tours saem da cidade de Uyuni, e há dezenas de opções de agências. Vale a pena conhecer!

 

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: