Skip to content

O “freio de roda” volta a ser aplicado em Amsterdam

01/02/2011

 
Ana Fonseca – Amsterdã, Holanda

 

Se você vai turistar em Amsterdam com carro alugado, muita atenção nas vagas para estacionar. Se você estacionar em locais proibidos, arrisca-se a ter o carro presenteado com um “freio de roda” (veja a foto).

O tão odiado aparato amarelo impede que você circule até que a multa seja paga. Banido em 2008 devido ao excelente comportamento dos motoristas locais, o freio de roda voltou a ser aplicado 103 vezes em 2009 em Amsterdam. E em 2010 fez-se 462 necessário. A razão? Muitos estrangeiros retiravam a multa na delegacia e não pagavam ao retornar aos seus países de origem. Segundo o jornal De Telegraaf de hoje mais de 97% dos estrangeiros não pagaram as multas. A prefeitura de Amsterdam estuda agora medidas junto a Comunidade Europeia para obrigar os cidadãos de dez países (Polônia, Itália, Irlanda, Inglaterra, Áustria, Suíça, Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia) a pagarem as multas. Atá agora a obrigatoriedade da multa só tem sido eficiente na Bélgica e Alemanha.

Apesar de eu ser uma pessoa meio perdida em alguns lugares, garanto que nunca recebi multa por estacionar em Amsterdã. Simplesmente porque lá se paga cerca cerca de 5EUR por hora para estacionar, e não dá para estacionar para todo lado. Dirijo em Amsterdã apenas ocasionalmente aos domingos para dar umas voltas no Vondelpark (aos domingos o estacionamento é gratuito em certas áreas perto o parque).  Se o marido estiver ao lado me dando uns toques/alarmes, é melhor (“Aqui não dá pois é proibido, pára do outro lado”; “Vamos dar mais umas voltas para achar local permitido…”).   Meu marido fica sempre de olho bem aberto pra não ganhar de presente um freio de roda.

Eu acho bem desagradável essa medida do freio, mas a cidade seria um caos completo se todos motoristas pudessem estacionar onde bem entendessem. Lembrem-se que os prédios na cidade não tem garagem, e os próprios moradores estacionam ao ar livre e tem muita dificuldade para estacionar perto de casa. Na Holanda, transporte bom é sinônimo de transporte público. Bem diferente do Brasil, né gente?

_______________

Ana Fonseca vive na Holanda. Para ver fotos dela e dos outros autores do Brasil com Z passe no nosso perfil do Instagram e sigam-nos! Atualizações diárias para viajar para o exterior você acompanha seguindo nossa fanpage no Facebook e nossa conta no Twitter

5 Comentários leave one →
  1. 02/02/2011 17:35

    Pessima escolha de vocabulo. Mea culpa, mea maxima culpa. Ao inves de “freio de roda” vamos mentalmente substituir por “trava de roda”, okay ?

  2. 25/10/2013 17:18

    anita…não se pode comprar um desses ??

  3. 11/11/2013 17:00

    anita…tem com se comprar um aparelho deste ?

  4. valdenor nunes permalink
    06/12/2013 20:10

    obrigado pela resposta…puliça é otimo não ?? eu tava pensando em fabricar esse trem por aqui!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: