Skip to content

Curso de alemão em Berlim

16/02/2011

Eve
Berlin, Alemanha

 

Algumas pessoas já me perguntaram como funcionam os cursos de alemão na Alemanha. Posso responder por Berlim.

O parâmetro de níveis de aprendizado da língua é o utilizado em toda a Europa, que divide-se nos seguintes níveis: A1, A2, B1, B2, C1, C2. Esses níveis são divididos em módulos nas escolas de idiomas, considerando a medida de tempo de semanas. Ou seja, um turista que queira fazer apenas três semanas do nível A2 numa escola em Berlim, pode contratar as aulas do período.

Em geral, cada módulo tem a duração de oito semanas, quando este for intensivo. O visto de estudante só é concedido nessa categoria: intensivo, diurno e com 20 horas semanais, no mínimo.

Você, brasileiro, pode entrar no país como turista e, querendo ficar 6, 8 ou 12 meses como estudante, é só fazer a matrícula num curso intensivo pelo período equivalente que quer ficar e apresentar a papelada restante no Ausländerbehöder da cidade em que mora na Alemanha. Mais informações, aqui.

Eu estudei na Tandem até o nível B2 e agora farei o C1 numa VHS (Volkshochschule), escola subisidiada pelo Estado onde é oferecido o curso de integração obrigatório para estrangeiros que já tenham três anos no país e que desejam permanecer, obtendo o visto de permanência.

Eu fiz até o B2 numa escola privada por escolha, para estar com pessoas que queriam aprender e não estavam fazendo por obrigação. Contudo, turmas ruins numa VHS (número de participantes, material, estrutura, professores e interesses) é uma questão de azar mesmo. Não conheço ninguém que tenha feito curso lá e não tenha gostado. Agora é a minha vez.

Bons estudos!

4 Comentários leave one →
  1. 17/02/2011 15:27

    Puxa, aprender alemão merece meu respeito, ralo até hoje pra ter fluência no inglês e espanhol que o alemão eu nem aspiro tentar…parabéns.

  2. Juliana permalink
    08/04/2012 14:35

    Olá! Eu estou pretendendo ir à Alemanha daqui a alguns meses para estudar alemão por mais ou menos um ano. Venho pesquisando sobre a questão do visto para brasileiros que desejam estudar a língua em um período maior que 90 dias e tenho encontrado informações diversas. No site da embaixada diz exatamente o que vc citou acima: bastaria entrar no país como turista e lá solicitar uma Autorização de Residência apresentando a papelada requerida. No entanto, tenho encontrado vários sites de escolas de alemão e blogs onde é dito que a melhor opção seria solicitar o visto ainda no Brasil, pois já tiveram pessoas que tiveram problemas com esse novo “acordo” etc.
    Na dúvida sobre em quem dar ouvidos, claro que o site da embaixada é o mais confiável, no entanto acredito que ouvir de pessoas que já passaram pela experiência seja tão importante quanto.
    E vc, o que vc acha? Como foi pra vc? Quais documentos vc teve que mostrar?
    Aguardo retorno…

    Obrigada e parabéns pelo blog!

  3. andreza permalink
    07/04/2014 19:03

    Ola vc falou que brasileiro pode entrar na alemanha e se matricula em uma escola pra fazer o curso intenciso de alemao,ja da 2 anos que tento e nao consigo primeiro que nao cidade de scharmberg em floredta negra fala que de geito nenhum a pessoa pode da entrada no vidto pela escola.gostaria de saber com qual lei artigo eu posso fazer isso?

  4. andreza permalink
    07/04/2014 19:11

    Estou ficando louca pq quero muito fazer esse curso e ficar mais tempo junto do meu amo.
    Tenho uma colega que mora em outra cidade da alemanha e mim falou que nao precisou de lei,motivaçoes ai se matriculou no curso e deu entrada no curso ja o consulado fala que eu tenho que dar entrada com eles ou departamento para estrangeiro na cidade que pretendo fazer um curso
    E agora eled querem uma lei aonde fala que se pode fazer esse curso sem todas essas coisas aiiiiii porfavor mim ajudem vcs sabem de alguma lei obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: