Skip to content

Tomando café na Holanda

18/02/2011

 
Ana Fonseca  Amsterdam, Holanda

 

Holandês ama tomar café.  O café vendido aqui é de excelente qualidade, com muitas e muitas opções de grãos: da Etiópia, Brasil, Costa Rica, Gana, etc… Aroma forte, muito forte, médio, regular, fraco, descafeinado.

Quase todo mundo por aqui tem uma máquina Senseo em casa ou faz uma vaquinha e compra para o trabalho. A máquina faz um ou dois cafés simultâneamente e você pode colocar o sachê da sua preferência (cappuccino, mokka, forte, suave, intenso, etc.).

Eu prefiro chá do que café e compro sempre sachês de mokka para serem usados na máquina de Senseo quando quero tomar um café regular. Assim faço sempre um café individual, pois meu marido não toma café. O café de uma máquina Senseo vem sempre com uma camadinha de espuma e é muito popular em todas as casas do país, pois durante os primeiros meses/anos de lançamento muitas empresas deram como presente de fim de ano essa máquina aos funcionários.  É uma criação da Philips, há atualmente uns 20 modelos de máquina e os sachets foram especialmente desenvolvidos pela Douwe Egberts, também holandesa. O Nespresso começa a ganhar popularidade mas muito devagar.  Eles gostam mesmo é da Philips e de marcas alemãs.

Senseo                Senseo Special Edition Toord Boontje

Novos no mercado: Senseo Sarista (esquerda) que móe os grãos de café e Senseo Special edition (direita), design elaborado pelo studio Toord Boontje. 

As empresas alemães Braun e a Bosch  com seu “Tassimo” vem logo atrás da Philips na Holanda. Os holandeses gostam também de ter acessórios para o café (para fazer espuma de leite, copo com parede dupla de vidro, potes para salpicar cacau, etc.) tudo sempre de design bem contemporâneo. Ou então canecas grandes. A nossa xícara pequena de cafezinho não é muito popular nos lares.

 copo parede dupla       optima  dubbel

Cafés e chás são sempre oferecidos em casas holandesas quando se tem visita, o que é um ritual simpático. O (a) dono (a) da casa faz sempre o suficiente para oferecer uma segunda xícara e sempre oferece também um biscoitinho. Se a visita for longa e marcada com antecedência, então também tortas são oferecidas, seguido de bebidas alcoólicas/porto/licores.

Alguns tipos de cafés servidos em bares e restaurantes:

Koffie verkeerd: “Café errado”. É um café grande, com bastante leite.

Koffie: café. Não é cafezinho, é uma xícara amanho médio. Em alguns lugares vão te perguntar large (groot) ou small (klein). O small já dá para o gasto e é maior que o nosso espresso. Servido geralmente com um saquinho de açúcar e um biscoitinho. Às vezes com uma tigelinha de leite evaporado/adocicado (koffiemelk) para você pingar um pouco na xícara.

Espresso: Um café pequeno e bem forte.

Cappuccino: O bom e velho cappuccino italiano, que é basicamente o espresso com bastante espuma  de leite. É geralmente servido na Holanda com um biscoitinho e açúcar num pacotinho individual.

Estabelecimentos cujos nomes podem criar confusão:

Coffeeshops: são estabelecimentos licenciados na Holanda onde é permitida a venda de pequenas quantidades de cannabis para o consumo pessoal (e não a terceiros). Não é permitida a venda de álcool ou outras drogas nas coffeeshops. São facilmente identificáveis com neon, setas, cartazes, etc.. A vasta maioria dos frequentadores de coffeeshops são estrangeiros, já que os holandeses consomem pouca ou nenhuma maconha.

Koffiehuis: salões onde você pode consumir bebidas como chás, chocolate quente, café e comer tortas, pães, bombons, sanduíches, croquetes, panquecas (também encontradas em pannenkoekenhuizen). Não espere encontrar o nome “koffiehuis” na fachada – mas essas lanchonetes ou lunch rooms são facilmente identificáveis. Geralmente uma koffiehuis não fica aberta à noite.

Café: bar. Um café pode ser também chamado de browncafé (pois antigamente tinham paredes de madeira escura, escurecida também devido a nicotina). É um bar onde você pode consumir bebidas alcoólicas, aperitivos e jantar pratos básicos e o menu nunca é muito extenso ou caro. Alguns cafés são mais focados no serviço de refeições. Outros na venda de bebidas alcoólicas.

____________

Ana Fonseca mora na Holanda. Curtam nossa página no FB e nossa conta no Twitter para atualizações da vida no exterior. Quer ver fotos lindas de Amsterdã e outras cidades pelo mundo? Sigam nosso perfil no Instagram. Blog Brasil com Z, um blog feito por expatriados brasileiros, vivendo nos quatro cantos do mundo! 

10 Comentários leave one →
  1. 18/02/2011 14:39

    Aqui na Espanha a cafeteira TOP é a Nespresso… Voluto my favorite!

  2. 18/02/2011 18:06

    A Nespresso e’ bem conhecida por aqui, mas os holandeses acham as capsulas poluidoras e dificilmente reciclaveis. Ganha um 0 em termos ambientais. O Senseo ha muito tempo ja nao e’ uma maquina cara. Custa uns 70 euros ou menos – acho. Muitas empresas oferecem como presente de Natal tambem.

    • 19/02/2011 0:21

      Mas as capsulas do Nespresso também são recicláveis! George… we recycle!
      Meu sonho de consumo… qualquer hora compro uma dessas ou similar!

      • 19/02/2011 19:57

        Jura Glenda ? Ah, entao os holandeses criaram uma lenda urbana a respeito do Nespresso… so para valorizar o Senseo mesmo !

  3. 21/02/2011 12:39

    Artigo da Epoca sobre o Senseo: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI212452-15201,00-CAFE+RAPIDO+E+MAIS+BARATO.html

  4. 19/05/2011 9:57

    oi Anita,

    eu nao sabia que o cafe Douwe Egberts eh holandes. eu comprei pra mim ontem, pra levar pro escritorio e fazer naquelas ‘french press’. eu tenho uma que faz uma xicara de cafe.
    muito legal seu texto e as informacoes. adorei!!
    a holanda eh super legal. amei visitar amsterdam em 2009.
    abraco
    Kalina

  5. 09/02/2015 12:23

    Legal o texto Ana. Agora já sei que quando estiver na Hollanda já sei pedir o meu favorito “Cappuccino”.

    Que diga-se de passagem no Brasil o Cappuccino não tem nada a ver com o Italiano né?
    Misturam leite ninho e dizem que é Capuccino. Pelo menos no interior de São Paulo onde morei por alguns anos e lá em Goiás.

    O verdadeiro Capuccino consiste apenas de 1/3 de café, 1/3 de leite (Gordo) e 1/3 de espuma de leite.

    Aqui na Inglaterra é bem como no seu texto. Também são fascinados por um café Italiano.

    Claro que a maioria não abre mão do chá preto com leite.

    • 09/02/2015 13:01

      Aqui o cappu vem com: café + espuma de leite. O leite gordo é servido numa mini (teeny-tiny) leiterinha ao lado da xícara. Vem com um koekje num pacotinho, que quase nunca consigo comer pois minha menina pede – coisas de mãe, “padecer no paraíso”, etc.
      Taí, já tentei o tal do chá preto com leite mas não “pegou” no meu paladar.

  6. 21/09/2015 21:34

    Não sabia que os holandeses gostavam de café, imaginava que preferissem o chá… Não vivo sem meu cappuccino diário e já estou na minha terceira máquina Nespresso, rs. Engraçado como a Nespresso é muito popular em alguns países e, ao mesmo tempo, não consegue engrenar em outros… Adorei seu post!

Trackbacks

  1. Tweets that mention Tomando café na Holanda « Brasil com Z -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: