O café na Provence: pausa para curtir a vida
O café servido na Provence é forte, vem em uma xícara pequena e chega na boa companhia de um biscoito, um chocolate ou uma amêndoa caramelizada.
Pelo que pude observar dos hábitos em relação à bebida, os franceses não costumam bebê-lo pela manhã e muito menos com leite, normalmente ele é apreciado logo depois do almoço e durante à tarde em uma pausa para ler o jornal ou simplesmente ver a vida e os turistas passarem.
Falando em « ver a vida passar », o café servido no « Le Jasmim » tem uma particuliaridade além de ser provavelmente o mais caro da cidade – 7€ : o dono do restaurante lê o futuro na borra que fica na xícara. A especialidade do Le Jasmin é a comida iraniana. Os pratos são bem servidos, o preço é razoável (12€, em média) e a salada que leva o nome do restaurante é a minha preferida com “omeletes” agridoces.
Mas a grande maioria dos clientes do restaurante vem mesmo para experimentar o café que segue a receita iraniana. Forte como o italiano, doce como o brasileiro e com uma sessão de “leitura da borra” como sobremesa que começa sempre com a mesma pergunta : “qual animal você seria?” A partir daí o dono do restaurante faz uma série de comentários mais ou menos positivos sobre o presente e o futuro de quem bebeu o café.
Se ele acerta ou não? Depende da motivação de cada um para acreditar em um destino melhor e mudar o que for necessário para isso. Um momento divertido e lúdico para ser apreciado com as amigas e sem nenhuma pressa.
Le Jasmin, 6 Rue Fonderie, Aix-en-Provence, 04 42 38 05 89.
