Skip to content

O café na Provence: pausa para curtir a vida

19/02/2011

Anatê Merger
Aix-en-Provence, França

 

O café servido na Provence é forte, vem em uma xícara pequena e chega na boa companhia de um biscoito, um chocolate ou uma amêndoa caramelizada.

Pelo que pude observar dos hábitos em relação à bebida, os franceses não costumam bebê-lo pela manhã e muito menos com leite, normalmente ele é apreciado logo depois do almoço e durante à tarde em uma pausa para ler o jornal ou simplesmente ver a vida e os turistas passarem.

Falando em « ver a vida passar », o café servido no « Le Jasmim » tem uma particuliaridade além de ser provavelmente o mais caro da cidade – 7€ : o dono do restaurante lê o futuro na borra que fica na xícara. A especialidade do Le Jasmin é a comida iraniana. Os pratos são bem servidos, o preço é razoável (12€, em média) e a salada que leva o nome do restaurante é a minha preferida com “omeletes” agridoces.

Mas a grande maioria dos clientes do restaurante vem mesmo para experimentar o café que segue a receita iraniana. Forte como o italiano, doce como o brasileiro e com uma sessão de “leitura da borra” como sobremesa que começa sempre com a mesma pergunta : “qual animal você seria?” A partir daí o dono do restaurante faz uma série de comentários mais ou menos positivos sobre o presente e o futuro de quem bebeu o café.

Se ele acerta ou não? Depende da motivação de cada um para acreditar em um destino melhor e mudar o que for necessário para isso. Um momento divertido e lúdico para ser apreciado com as amigas e sem nenhuma pressa.

Le Jasmin, 6 Rue Fonderie, Aix-en-Provence, 04 42 38 05 89.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: