Skip to content

O café “refrescante” da Venezuela

23/02/2011

Daniel Thomás
Barquisimeto, Venezuela
.

O café na Venezuela, assim como no Brasil, é algo muito comum. Pode ser tomado no café da manhã, mas também depois do almoço e no final da tarde. De manhã, em geral, os Venezuelanos tomam o seu café comendo uma arepa, empanada ou pastelitos, porém é preciso saber como pedir o tipo de café que se gosta, são eles:

· Café negro: em geral quando pedem esse simplesmente pedem “un negrito” que seria um copinho daquele de cafezinho preto bem forte e amargo.

· Café Marrón: é aquele café que tem bem pouco leite.

· Café Blanco ou com leche – o café que tem mais leite que café, e é quase branco mesmo.

· Café guayoyo – é praticamente um “chafé”, bem aguado.

Nas padarias mais chiques se pode encontrar qualquer tipo de café como capuccino, mocaccino, latte vanilla, entre outros. Em cafés mais caseiros, algumas pessoas gostam de colocar um pau de canela ou substituir o açúcar por papelón que é uma espécie de rapadura em pó.

Antigamente a Venezuela costumava exportar café, porém com a diminuição da produção e o aumento do consumo, acaba sendo necessário importá-lo.

Há uma curiosidade que achei interessante e não sei se tem algum fundamento. Uma amiga que é de uma das cidades mais quentes da Venezuela, Maracaibo, diz que em sua cidade as pessoas quando estão com muito calor, tomam um copinho de café quente para refrescar. Imagino que deva ser o inferno a cidade, isso porque acho que eu venho de uma das cidades mais quentes do Brasil também, Manaus.

3 Comentários leave one →
  1. 23/02/2011 13:26

    Putz, fortissima essa. Um cafezinho “pra refrescar”, uahahaha !

    • Marilza permalink
      05/03/2011 13:57

      Pois é Anita…como os orientais, que tomam o chá.
      Acontece que é justamente o correto, pois nosso organismo esta quente e se você toma algo frio, além de fazer dano aos pulmões e outros orgãos, esta provocando um choque termico o que causa mais trabalho para o estabelecimento do mesmo e isso dá ainda mais calor, ao invés de manter a temperatura interna, com um rico chá. jajaj

  2. 25/02/2011 20:41

    Que legal o blog de voces! Conheci atraves da Carla do Sonhos na Italia e para minha surpresa e felicidade, o link do meu blog ja esta por aqui tambem. Vou retribuir a gentileza e linkar voces tambem!

    Cafe è cafe em qualquer lugar desse mundo! Mas como o cafe brasileiro è dificil de encontrar. Da ultima vez que fui ao BR, eu trouxe um pouco do cafe verde e amarelo e presenteie aos parantes dos meu marido aqui na Italia. Todos ficaram fascinado com o nosso cafe!

    Um grande abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: