Skip to content

O caffè all’italiana

28/02/2011

Carla
Milão, Itália

  Bem, como o assunto é café, nada melhor do que falar do “caffè all’italiana”.

Os italianos amam café e não dispensam uma xícara pela manhã, outra depois do almoço, depois da janta e por aí vai. A maneira de preparar o café mais famosa aqui na Itália é o expresso, claro. Afinal essas maquininhas foram inventadas aqui. Com ela se faz o famoso café de bar, o caffè espresso. Há nas versões domésticas, e muitos italianos têm uma em casa.

O segredo do café italiano, forte, encorpado e com um aroma único é devido ao funcionamento da máquina. A máquina é composta por uma “caldaia”, recipiente no qual a água ferve e o vapor aquoso passa pelo pó (que fica compactado e é chamado de “torta”) em uma alta pressão, extraindo muito mais e com muito mais aroma – no ponto de vista da física, o café e feito por “percolação”. A máquina faz porções de 30 mL em média, e esse é o café curto italiano, o caffè espresso.

Mas, a máquina mais tradicional aqui na Itália é a Moka, também chamada de macchinetta. Essa sim, com certeza, todo mundo tem uma em casa (até aqui em casa tem)!

Essa “chaleirinha” segue o mesmo princípio da máquina de café expresso, como é possível ver pela figura acima. Tem tamanhos para 1 até 18 cafés.

Os italianos dizem que o segredo está na qualidade do café e da água, esta que deve ser mineral de boa qualidade (sim, porque a água da torneira daqui da Itália é potável, mas com alto teor de calcário – Cálcio e magnésio, além dos carbonatos e bicarbonatos, que alterariam a qualidade do café).

Tem um site que ensina como fazer um bom café na Moka. Cliquem aqui para ver. (http://www.caffeina.org/caffe/italiano/01.htm)

E como os italianos AMAM café, inventaram um monte de “versões”: Caffè al volo, Caffè alla caffeina, Caffè americano, Caffè arabica, Caffè basso, Caffè bollente, Caffè brasiliana, Caffé canario, Caffè cappuccino, Caffè cioccolato, Caffè con nuvoletta, Caffè corretto, Caffè corto, Caffè doppio, Caffè in vetro, Caffè marocchino, Caffè mocha, Caffè normale, Caffè ristrettissimo, Caffè romano, Caffé solo, Caffè spremuta di arabica, Caffè spremuta di brasil, Caffè spremuta di chicchi, Caffè spumato, Caffè super, Caffè turco, Caffè usa, Goccia di caffè con crema di latte, Goccia di caffè con latte senza schiuma… Ufa!!!! Quantos!!! Mas claro, os mais famosos e consumidos são o “espresso”, “ristretto”, “macchiato”, “lungo”, “marocchino” e o famoso “Cappuccino”.

Bem, o “espresso” já falamos, o “ristretto” é também chamado de “caffè basso”, é preparado da mesma forma do espresso, mas em uma porção equivalente a menos da metade do espresso, e é indicado para quem toma café várias vezes ao dia. É saboreado sem açúcar, e se toma em um gole só. É um café tradicional na Itália.

O “macchiato” é o expresso com “uma gota de leite”, como se fosse o “pingado” brasileiro. Não chega a ser um café com leite, e sim um café “manchado” pelo leite mesmo.

O “lungo” é feito como o expresso, mas deixando “percolar” uma maior quantidade de água, tornando-o assim, menos forte e em maior quantidade.

O “marocchino” é preparado com base de café expresso, cacau em pó (ou chocolate tipo fondente, que é o amargo) e creme (que aqui é chamado de panna). É servido em copo de vidro.

O famoso “Cappuccino” não é como a maioria pensa: café, chocolate e leite. Na verdade o cappuccino é o café expresso adicionado à espuma de leite. Só!

O mix de café, chocolate e leite na verdade é o “Mocaccino”! Que é preparado com cappuccino, creme e chocolate em pó.

Ficou com vontade?? Hummm. Delícia. Eu nunca fui chegada muito no café, ainda mais o brasileiro que perto dos daqui parece mesmo um chafé. Hahahaha! Mas agora, hummm, nada como dar uma volta na cidade, parar num bar ou num caffè e saborear uma das versões.

Delícia!

Carla Guanais é cientista, blogueira e mora na Itália desde 2010. Saiba mais sobre ela clicando aqui.

9 Comentários leave one →
  1. 04/07/2011 13:28

    O café italiano na verdade é brasileiro pois a Italia NAO produz café.Ele é importado do Brasil(grande produtor) ou de outros lugares do mundo. O “vender” do produto italiano é bom e nisso a Italia tem excelencia.Pagamos mais caro por uma coisa que era nossa e foi vendida pra eles.Malandragem pura a italiana.

  2. sonhosnaitalia permalink
    04/07/2011 14:21

    Na verdade, o café foi descoberto na África, mais precisamente na Etiópia, e depois espalhado pelo mundo todo…. se for pensar, TUDO foi “vendido”, “roubado” por alguém, de alguém… agora tudo é de todos….

  3. 03/02/2015 15:56

    Existe uma poesia no café! Na Itália como um bom vinho…está sempre em todos os momentos…É pano de fundo pra mesa cheia de amigos,pra uma praça coberta por pombos em um café pitoresco. Pano de fundo pra boas conversas…pra um dia frio aquecido por seu aroma em narizes gelados. Há uma história de cada um ao acordar…ao dormir…Uma história de invernos e verões também. Uma história de elegância e simplicidade. Eu tomo café porque ele me traz recordações…ou simplesmente porque deixa minha vida mais poética! 😉

    • Carla Guanais permalink
      03/02/2015 19:59

      Você tem toda razão Miriam! E que poesia! Obrigada pelo comentário tão poético, 🙂

    • 04/02/2015 10:37

      oi Míriam,

      que coisinha mais linda! nunca antes tinha lido uma razão tão encantadora para se tomar café! olha…eu escrevo poesia, mas após ter lido teu comentário vou colocar uma xícara com café ao meu lado. Tenho certeza de que dará mais gosto à inspiração.

      valeu!

  4. 04/02/2015 10:41

    oi Carla,

    puxa! que texto cheiroso! hmmm me deu vontade e fui tomar café!

    te conto um absurdo acadêmico? no meu 1o ano do curso de Italiano, perdi pontos num dos exames porque o querido insegnante colocou a pergunta: ‘quais os tipos de café que existem na Itália?’. Pode? claro, eu não sabia.

    seria gozado se não fosse verdade…

    • Carla Guanais permalink
      04/02/2015 10:51

      Hahahah sério que perguntaram? Café é assunto sério! Tanto que nenhuma Starbucks conseguiu se inserir aqui, rs.. Baci

Trackbacks

  1. O café que se bebe por ai… : Coisa Parecida :: viagens, cultura e coisas afins

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: