Skip to content

Mudança de Rotina na Venezuela: coisas que faço e não fazia

24/03/2011

Daniel Thomás
Barquisimeto, Venezuela

 

Todo mundo que sai de sua cidade e ou país e vai morar em outro lugar acaba tendo que se adaptar a coisas típicas do lugar e a nova rotina, e claro esse foi o meu caso também.

Uma das coisas que eu não fazia absolutamente nada eram serviços domésticos, no Brasil é muito comum se ter empregada em casa e na minha casa sempre tivemos. Já na Venezuela eu nunca vi ninguém com uma. Por serviços domésticos entenda-se cozinhar, lavar, passar, descer com o lixo, limpar e ir ao supermercado. Inclusive, o que achei muito interessante ontem quando fui a casa de um amigo, foi que na casa dele tem um quadro com TODAS as tarefas domésticas divididas entre a família, desde colocar papel higiênico no banheiro, até lavar o carro. Mas nessa mudança de rotina, o que acho mais legal é cozinhar, tem que se usar muita criatividade para que a comida não caia na rotina e se coma todo o dia a mesma coisa.

Outra coisa que mudei foi um hábito que eu gostaria de poder praticá-lo todo dia, que é o de comer empanadas no café da manhã.

Empanada é uma comida que parece um risole, mas é feito de uma farinha de milho refinada e pré-cozida, recheada com diversas coisas como frango, queijo, carne moída, carne mechada (desfiada), feijão preto com queijo ou recheada com um pouco de cada coisa do Pabellón (prato nacional venezuelano). Além de ser algo muito gostoso é bem prático porque não tenho que pensar em que preparar para o café da manhã, porém além de não ser um hábito muito saudável não faz bem pra saúde financeira também.

E a terceira coisa são duas em uma: não assistir televisão e ver mais vídeos no youtube. Quando cheguei aqui na Venezuela não tinha TV de forma que passei quase 6 meses sem ver televisão, o que de certa forma me fez buscar mais coisas pra ver e música pra ouvir no youtube. Há pouco o dono do apartamento que eu alugo o quarto disse que tinha uma televisão que ele não queria mais e me perguntou se eu queria, eu disse que sim, mas eu assisti meia dúzia de vezes, depois desliguei da tomada e continuei no youtube. Já me acostumei assim.

2 Comentários leave one →
  1. 27/03/2011 10:54

    Aqui também faço todos os serviços domésticos. No Brasil, já fazia um bocado, mas era completamente diferente porque quem toma conta mesmo da casa sou eu. Fazer sem responsabilidade como era na casa dos meus pais é outra coisa, mas aqui se eu não fizer, marido demora mtoooo pra colocar a mão na massa! rs Dai sobra: lavar, passar, cozinhar, arrumar, faxinar, passar aspirador de pó, mercado, pesquisa de preço e bla bla bla

    Eu sinto falta de comer queijo de Minas, pão integral (com gosto BOM), iorgute (BOM) e suco natural no café! Apesar daqui ter produtos de quase tudo qto é país, falta algo com aquele toque brasileiro, sabe? Os sucos não são tãoooooo deliciosos como eu costumava a beber no Rio e os pães integrais que peguei até hoje não agradaram meu paladar. Enqto isso, o jeito é testar!

    Sobre a tv: a mesma coisa! Temos ela aqui e com canais em inglês (uffa! pq arábe eu não iria entender nada), mas nem lembro de ligar. É mais ver tv brasileira online ou youtube direto.

    =D

    Manddy
    http://tourdubaiguide.blogspot.com

  2. 09/10/2012 21:11

    eu adorei oque voces relataram sobre a venezuela, agora eu gostaria de saber como faco para morar na venezuela…me chamo giselle qualquer coisa me adcione no msn para me falar mais da venezuela gisaromantic21@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: