Skip to content

Novos hábitos nos EUA

25/03/2011

Renato
Orlando, Estados Unidos

 

Algumas coisas aqui nos EUA são muito diferentes do Brasil e não tem jeito, tem que se adaptar e algumas delas são:

Lavar o próprio carro: Aqui nos EUA lava rápido é caro e a limpeza…humm deixa a desejar. Não me lembro da ultima vez que lavei eu mesmo meu carro no Brasil. Talvez uns dez anos atrás mas aqui. Lavo o carro eu mesmo 1 vez por mês. Talvez seja difícil de acreditar, mas aqui não tem poeira!!

Abastecer o carro sem ajuda de frentistas: Não existem frentistas nos postos de gasolina nos EUA. A primeira vez confesso que fiquei até meio nervoso. Meus cartões brasileiros não funcionaram na bomba então tive que entrar no posto e pedir assim: “Please, 20 dollars on the number 4”. 20 dólares na bomba número 4. Tirei a mangueira da bomba e aí me dei conta que não tinha aberto o reservatório! Se colocar a mangueira de volta a bomba encerra o processo e você perde seu dinheiro. Tive que colocar a mangueira no chão e entrar no carro novamente porque o reservatório só abre de dentro do carro. Aconteceu mais umas 2 vezes. Dam! Mas agora já acostumei

Dormir com pijamas de mangas e calças compridas e edredom 365 dias no ano: Aqui na casa de família que estou todos sentem muito calor. Vivendo com uma família americana de gordinhos e calorentos o ar condicionado fica nos 22 graus sempre. Se estiver calor liga-se o ar condicionado, se estiver frio o aquecimento, porém a temperatura não muda. Como sinto frio sempre, até esqueci o que é dormir de shorts ou sem camisa.

Jantar todos os dias às 5:30 da tarde: Esse foi um dos mais difíceis. Aqui toma-se um café reforçado, almoça-se quase nada e janta-se às 5:30 com toda a família reunida. Nem precisa dizer que às 9 da noite eu estou morrendo de fome!

Comer algumas combinações malucas para brasileiros: Coisas que são comuns aqui no Brasil seria loucura. Algumas eu até encaro mas outras não dá nem pra pensar! Olha só:

– Cachorro quente com feijão

– Batatas fritas com maionese

– Macarrão com purê de batatas e sopa

– Bife no café da manhã, às vezes bacon, ovos e lingüiça!

– Feijão doce

– Almoçar e ter como bebida “café”

– Sopa de lata (urgh!)

– Sobremesas com pimenta (como por ex, sorvete com pimenta)

Ficar com cara de bobo: Quase sempre quando assistimos TV. Principalmente em seriados cômicos. Muitas piadas não fazem o menor sentido pelo simples motivo que envolvem a cultura americana e coisas ou pessoas que eu não conheço. Também porque o senso de humor dos americanos é bem diferente dos brasileiros. Algumas coisas são engraçadas pra nós também mas outras, enquanto eles se esburracham eu fico pensando… “gente…que absurdo.” Outras coisas eu conto pra eles e me mato de rir e eles nem ao menos sorriem. E eu que fico novamente com cara de bobo kkk

Outras coisas: Andar à pé à noite e andar de bicicleta

21 Comentários leave one →
  1. 26/03/2011 13:09

    Oi !
    Eu nunca vi lava-carro aqui na Holanda. Deve existir, mas acho que e’ lenda urbana. Eu lavo meu carro no regador e no muque mesmo. No unico posto de gasolina da minha village quem quiser pode abastecer e depois ir pagar. Eu sempre aguardo o carinha vir e fazer isso, acho mais correto. Ele vem na boa. Agora, em postos nas auto-estradas e’ voce mesmo que tem que parar o carro e abastece-lo. Ir la dentro da loja e dizer qual a bomba e quanto custou. Na Holanda tambem se janta cedo, por volta das 18h. Tambem rola batata-frita com maionese, molho de amendoim picante, ou curry, ou mostarda ou catchup com cebola. Se voce quiser pode pedir “guerra”, sao todos os molhos que descrevi juntos. Acho podrao ! Eu impeco meus filhos de pedir batata frita com molho…

  2. RenatoAlves permalink
    26/03/2011 13:18

    Anita
    Engraçado não? Eu ficava enjoado de ver os alunos comendo hamburguers e coca-cola às 7:30 da manhã antes de a aula começar…Porém só comem de novo à noite e as meninas, pasme! São magérrimas…
    Agora até encaro um breakfast pesado mas tento ficar nas comidas mais saudáveis…
    Abs

  3. 27/03/2011 1:56

    Adorei as dicas… temos que realmente me adaptar as diferenças culturas e adoro isso. Mas maionese com batafrita eu como sim!!! Mas sei que não é coisa de “brasileiro”, é de catarinense…hehe

  4. 27/03/2011 14:23

    Ô Renato… Pera aí…
    O próprio dono lavar o carro aqui no Brasil é mais do que comum!!!
    Todos os dias vejo dezenas e dezenas de vizinhos lavando seu próprio carro… Acho que nessa aí voce deu uma escorregada, rsrs
    Agora essa de posto de gasolina sem frentista… Se a moda pega aqui, o que vai ter de desempregado…
    Mas dormir sem ou com pijamas não é uma particularidade sua? (Digamos que voce esteja morando sozinho, claro)
    Agora jantar todos os dias as 05:30 da tarde, haja saco!!!
    Bife no café da manhã com bacon e ovos, digamos que é legal. Agora me diz uma coisa, qual é o prato típico deles? Ou seja, o “arroz com feijão e bife” do dia a dia de uma família americana?
    AGORA RENATO, O QUE NÃO DÁ PRA ENGOLIR SÃO AQUELES CHURRASCOS DE HAMBURGUER E SALSICHA!!! AGORA, AQUILO LÁ SIM, É COISA DE GENTE SEM O MENOR GOSTO E SEM A MENOR CRIATIVIDADE!! CADÊ A FARTURA DE ALIMENTOS QUE ELES TEM?
    Um abraço meu amigo, e felicidades aí… Sem sofrimentos…

    • RenatoAlves permalink
      27/03/2011 21:19

      Oi Antônio!
      Com respeito aos pijamas, no Brasil só dormia se estivesse frio. Aqui, com o ar condicionado são todos os dias do ano. Eu acho até gostoso. Via nos seriados as pessoas no verão de pijamas de mangas e calças compridas e nunca me dei conta que era por causa do ar condicionado.
      Os americanos comem muito purê de batatas (em lugar do nosso arroz), carne cozida ou grelhada, salada e vegetais. Acho que de todos que eu ví essa é a comida mais “genérica”. Mas é claro que o supermercado tem zilhões de opções e tudo pronto, sem dificuldade. Dá uma olhada nesse post que eu escrevi sobre isso aqui
      http://brasileirovivendonoseua.blogspot.com/2011/01/o-que-o-americano-come.html
      Isso mesmo o americano é fã de churrasco de hamburguer mas, Antônio, os hamburgueres daqui são deliciosos, muito diferentes do Brasil. Na grelha de uma churrasqueira então….humm
      Abração pra vc também!

      • Laura permalink
        30/04/2011 0:19

        Olha ja moro aqui nos EUA ha 4 anos, mas como moro em NJ, acho que o unico estado que ainda tem frentista, nunca acostumei a abasteceu meu proprio carro. Agora falando em comida “generica” nunca vi um povo pra comer mais frango que americano!!! Afeh, frango e massas. Tambem concordo que os hamburgueres sao MUITO diferentes e sao uma delicia na grelha, mas sinto uma falta danada da picanha e da linguica na brasa (as churrasqueiras aqui geralmente sao a gas).
        E isso, acho que depois de um tempo a gente se adapta a quaquer coisa ne?
        Abraco!

  5. Eliane A. Borgert-Sbrizza permalink
    28/03/2011 0:43

    Oi Renato,
    Moro em Massachusetts e acho que algumas coisas mudam de estado pra estado. Eu por ex., nunca vi uma alma lavando seu proprio carro. O que tem de lava-carros aqui e brincadeira!! Tbem o verao e tao curto aqui que acho que ninguem quer perder tempo limpando carros.
    Mas so pra acrescentar na lista de absurdos: nunca entendi como alguem pode comprar “iced coffee” mesmo quando esta nevando (ou com temperaturas abaixo de zero). Ai na Florida eu ate concordo em iced coffee todos os dias do ano, mas aqui em Mass…
    Eu fui no Canada e qdo pedi umas batatas fritas o cara veio e jogou um monte de vinagre em cima. Isso eu achei meio estranho, mas nao e tao ruim assim…
    Um abraco.
    P.S. Eu tomo cafe com o meu almoco, e adoro.

    • RenatoAlves permalink
      28/03/2011 1:45

      Elianeeeee
      Eu fui em um lugar que o pessoal estava almoçando frando assado (só!) e café!
      kkkkk
      Quase tive um treco
      heheh
      Abs

      • Eliane A. Borgert-Sbrizza permalink
        29/03/2011 0:30

        Ai ja e muito pro meu estomago. So frango ocm cafe e pesado. Mas eu nao dispenso um daqueles copoes gigantes de cafe junto com meu almoco. Ja que aqui nao da pra tirar uma “siesta”, entao o jeito e manter-se acordada com cafe.

      • Laura permalink
        30/04/2011 0:23

        Eu quase morri quando fui um dia a praia e primeiro que nao podia entrar com cerveja e segundo que vi um monte de gente com cafe (quente) entrando na praia. Detalhe, devia estar um calor de uns 35C naquele dia! Fora o fato de que aqui em NJ e necessario pagar pra entrar na maioria das praias. Nessas horas e que a saudade do Brasil, especialmente nordeste, bate forte!

      • RenatoAlves permalink
        30/04/2011 1:23

        Olha Laura como eu não bebo quase nada nem me importo com isso aqui. Prefiro do que aguentar bêbado e brigas na praia. Afinal eles proíbem por que têm motivo né? Se deixar vira a bagunça que é o Brasil. Eu infelizmente perdi um amigo afogado na praia, no litoral de São Paulo. Eles encheram a cara e foram pro mar…
        Agora café na praia com o calor não vai. De resto eu encaro quase tudo. Adoro a culinária americana…
        Abs

      • Laura permalink
        30/04/2011 3:08

        Renato,
        Pra ser bem honesta com voce a questao do cafe me assustou mais do que a cerveja e eu concordo que no Brasil nao existe nenhum controle de bebidas alcoolicas e muitas tragedias ocorrem por causa disso. Aqui nao tem jeito: pra comprar alcool tem que mostrar documento provando a idade, a lei nao permite beber alcool na rua alem de trasporte de alcool so poder ser realizado no porta-malas do carro. Acho todas estas regras coerentes. Outra coisa que eu AMOOOOO e o fato de ninguem poder fumar em nenhum lugar publico fechado, e isso inclui restaurantes, shoppings, e ate casas noturnas. Simplesmente odeio cigarro e acho o maximo nao precisar ficar sentido o mau-cheiro.

      • RenatoAlves permalink
        30/04/2011 14:15

        Laura
        O que eu acho muito legal é que os americanos conhecem as leis e a maioria cumpre. Também quem não cumpre é punido e dificilmente acaba em pizza. Quanto ao cigarro gosto também da lei. Mas ela não se aplica a cassinos né? Quando fui a Las Vegas estava me divertindo em uma maquina de slot e de repente uma pessoa acendia o cigarro ao meu lado e a fumaça vinha na minha cara – que raiva! No resto dos lugares não pode mesmo.
        Eu fico muito impressionado com a organização do trânsito. Dois anos morando aqui nunca vi uma batida de carros. Em São Paulo eu via TODOS os dias…e aqui não tem MOTOBOY afff

  6. 28/03/2011 3:25

    Renato, não sei se é falta de costume, mas como reage um estômago nesta altura do campeonato?
    Tomando café e almoçando?? Afff…
    Sabe, posso te dizer? Pelo que leio, ouço e vejo, ainda penso que a melhor comida do mundo é a nossa! É variada, é rica, é colorida e sabores mil… Que acha?

    • luis permalink
      07/08/2011 6:03

      Sem dúvida é a melhor comida do mundo… para os brasileiros. Também acho, mas pergunte para um italiano, francês ou qualquer outro estrangeiro e terás a resposta.

      • RenatoAlves permalink
        07/08/2011 13:14

        Poucas pessoas conseguem perceber o que você falou. Na minha opinião, em alguns países da Europa, a comida é bem melhor que no Brasil.

  7. RenatoAlves permalink
    28/03/2011 12:00

    Antônio, olha a minha impressão
    Eu recebo umas revistas aqui em casa sobre receitas americanas. Ganhei 6 meses de assinatura e nem lembro como. Os pratos são super saudáveis, com aquele jeito prático do americano de fazer as coisas. Não somente saudáveis mas, pelo jeito, muito gostosos. Nas cidades grandes a comida é mais sofisticada, variada e saudável. No interior o povo come mesmo aqueles bifes IMENSOS e linguiça de porco no café da manhã. Veja uns vídeos do foodnetwork no youtube, vai ver que a variedade é grande. Como nós tem muita italiana também.
    Eu acho que a comida brasileira é mais saborosa por causa da quantidade de temperos que usamos e da paciência que temos em levar horas preparando os pratos. Porém tem muita coisa na culinária brasileira que eu acho pesado como por exemplo a comida mineira e o excesso de frituras.
    Na minha opinião a melhor comida do mundo está na Itália. Você como em um buteco de esquina e a comida tem a qualidade de restaurante 5 estrelas do Brasil. Os italianos são mais loucos pela sua culinária que os brasileiros, talvez por esse motivo desenvolveram tanto e é tão famosa no mundo inteiro.
    Fiquei com fome…
    Abs Antonio!

  8. 19/03/2012 17:10

    Genteeeeeeeeeee !
    isso não é uma lenda urbana é de verdadde !

  9. ALESSANDRO PRADO permalink
    14/06/2014 20:32

    ola amigão,tinha interesse em saber como funciona as entregas ai,nao tem motoboy,entregas de produtos de moto?
    agradeço se poder me dar mais informaçoes.
    Abraços Alessandro CURITIBA PR

    • RenatoAlves permalink
      14/06/2014 20:42

      Não Alessandro
      Nos EUA é proibido motos andarem nos corredores. Tem que ir atrás dos carros então não faz diferença.
      Graças a Deus!! O que está acontecendo em SP é coisa de louco!
      Abs

  10. ALESSANDRO PRADO permalink
    15/06/2014 15:00

    Obrigado,tenho sonho de ir para um pais melhor que aqui,moro em Curitiba,muitos que são de outras cidades acham que aki e bom,mas não fica muito longe de outras cidades.
    Abraços Alessandro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: