Skip to content

Coisas que me fazem falta na Itália

12/06/2011

Carla  – Milão, Itália
 

 O fato de estar fora do seu país sempre leva à pergunta: do que sente mais falta. Claro que família e amigos é a primeira resposta, sem dúvidas. Mas não é esse o tema do post. Quero sim falar sobre coisas que me fazem falta, coisas materiais que não se encontra aqui, ou aquelas coisas que já estava acostumada no Brasil e que não encontro do mesmo jeito, mesma qualidade ou forma.

No Sonhos na Itália escrevo a série “Por aqui é diferente”, e lá pontuo tudo aquilo que pra mim é diferente, não que seja melhor ou pior, apenas diferente. E algumas coisas que colocarei aqui já falei lá, algumas diferenças fazem falta, hahaha. Vamos lá:

– Sinto falta de absorvente Sempre Livre Adapt. Não é propaganda, hahaha! É que não me encontrei com os daqui ainda, muito grossos, largos, estranhos… Saudades do que eu usava, fino, discreto, estreito atrás, rs… Talvez com o tempo, até eu testar todos, pode ser que eu encontre um preferido, por enquanto, nenhum!

– Sinto falta de um tanque e um ralo no chão do banheiro, cozinha e varanda (coisa de dona de casa?? rs). Pois é, por aqui não tem ralo, nem tanque. Faz falta quando se quer fazer uma faxina mais pesada, jogar uma água para limpar o chão ou um tanque para lavar roupas que não precisa ser lavada à máquina, etc. Pois é, mas isso per forza terei que me acostumar.

– Sinto falta de doce-de-leite, pé-de-moça, doces com côco, e todos os doces brasileiros que não se encontra por aqui. Meus sogros vieram agora e me trouxeram, huuummmm… Por mais que a Itália tem doces maravilhosos, nada como aquele que lembra a nossa infância né? E é engraçado, pois o leite italiano é maravilhoso, por isso têm tantos queijos e iogurtes, mas não têm doce-de-leite. Eles na verdade não são chegados nos doces muito doces.

– Sinto falta de frutas comuns no Brasil: goiaba, manga, mamão. Frutas que até é possível de encontrar por aqui, mas por um preço altíssimo e não é saboroso como o “nosso”.

– Sinto falta dos modelos de calças jeans brasileiros. Ainda não me encontrei por aqui. Os “cavalos” são muito altos, vestem estranhamente…. Mas uma coisa já achei melhor as daqui, são mais compridas, então para mim que sou alta, fica mais fácil de encontrar uma que vá vem nas pernas, que não fique “pula brejo”. Porém, o que adianta ficar comprida nas pernas e não cair bem na cintura e cavalo… pois é!!

– Sinto falta também das calcinhas intermediárias entre as “calçolas” (as grandes, rs) e as “tangas” (aquelas fio-dental). Por que por aqui é 8 ou 80. Ou cobre o bumbum todo ou não cobre nada! Hahahaha! Talvez um dia eu ache…rs.

– Uma outra coisa que não fez falta para mim especificamente, mas para a minha sogra que é diabética e está aqui a passeio: produtos Diet, sem açúcar. Não existe! Não existe sorvete diet, não existe produtos sem açúcar nas prateleiras. Apenas o adoçante mesmo e a Coca Zero. Será que a Itália não tem diabéticos?  E se tem, como sobrevivem sem um gelato e docinhos deliciosos??? Bem, isso vou ter que descobrir ainda, rs.

Bem, acho que por enquanto é isso! Claro que tudo é adaptação. Estou aqui pouco mais de 7 meses, talvez daqui um tempo não sinta falta de nada, ou então, sentirei mais falta ainda. Vai saber! rs.

Baci a tutti!!!

Carla Guanais é cientista, blogueira e mora na Itália desde 2010. Saiba mais sobre ela clicando aqui.

9 Comentários leave one →
  1. 13/06/2011 9:40

    Carla, menina! não é que eu esqueci de falar também das calcinhas!?!? hahahaa
    Aqui só tem ou 8 ou 80, ou da vovó ou fio dental. Trago mesmo as calcinhas do Brasil! Ou peço pra mandarem pra mim. 😉

    Bjs!

  2. 14/06/2011 10:58

    Nossa Carla, me veio mais saudades ainda em ver as calças jeans e o dolce de leite, aqui jà procurei tanto uma calça jeans como as nossas que vestem maravilhosamente bem, mais n se encontra nada em lugar nenhu e sem falar no dolce leite que tento fazer sempre sò pra sentir aquele sabor que tem o nosso… E como se diz, resta sò saudades e aproveitar quando estamos là ou um amigo vem nos visitar.
    bjss

  3. marianfsouza permalink
    16/06/2011 7:23

    Oi!! Os doces brasileiros encontras em lojas de produtos brasileiros. Em Milao tem uma na Via Volta, chama Piazza Latina. E algumas coisas encontrei naqueles mercados “internacionais” que vendem coisas de outros Paìses em geral. Tem doce de leite, leite condensado, goiabada, Moça Fiesta, chocolate Baton (compre Baton!), Serenata de Amor, paçoquinha, doce de abòbora com coco, e muitas outras coisas. Além disso, tem massa de pastel, tem os nossos temperos, tipo Fondor, Colorau, Pò Royal!! Gelatina! Suco de Manga, de Goiaba, de Maracujà, etc,etc,etc… (Bem, eu inicialmente trazia coisas na mala, ou pedia pra quem viesse trazer pra mim. Agora, vi que no fim nao vale a pena. Claro, aqui custa mais caro, mas no fim, fazendo as contas… Bem ,eu nao consumo tanto assim, entao, pra mim acaba sendo mais simples comprar por aqui mesmo).
    Uma coisa que ainda nao achei e que sinto falta? Mesmo estando na terra do queijo… Requeijao!! (Falando nisso, aqui tu encontrar também os ingredientes pro pao de queijo, ou a mistura pronta, ou os polvilhos, doce e azedo. E farofa, farinha de mandioca, etc…
    Ah… aipim eu sinto saudades…. mas parece que se encontra. (Ainda nao fui atràs). E sinto saudades de um bom churrasco… (Porque churrasco bom pra mim nao é numa churrascaria onde pagas os olhos da cara e nme é grande coisa. Churrasco bom é feito em casa, na churrasqueira, batendo papo, tomando suco ou caipirinha, aperitivando com salsichao, coraçaozinho (amo!), pao… Carne, frango, farofa, salada de batata…. abacaxi no espeto… hum…. tà dando fome…

    Produtos diet?? A diferença é que aqui, ou estao em uma prateleira do supermercado junto às vitaminas e tudo o mais ou (comno geralmente acontece) em farmàcias os negòcios especializados. Perto de onde eu moro tem 2 negòcios, um para diabéticos e outro para celìacos (ondef também se encontram produtos diet), com uma variedade enorme de produtos!

    Sobre as calças jeans… pensei que era um meu problema! hehehe… Jà experimentei vàrias e acabei sempre saindo sem nenhuma. Daì, fui pro Brasil em férias e voltei de là com 2 jeans novos. Sapato também, am esma coisa. Além de cada marca me servir um nùmero diferente, confesso que nao achei nenhum comodo como os nossos Picadily, Azalea, etc…

    O sempre livre Adapt- concordo contigo!!!

    Bem, certamente existem coisas que sentimos falta, bem como outras que acabamos nos acostumando. Tudo é uma questao de “Adapt”… (E algumas coisas talvez o negòcio seja mesmo trazer do Brasil)…
    E olha… aos poucos, veràs que iràs te acostumando…
    Boa sorte nesta nova etapa da tua vida!!!

    • Marilia permalink
      24/06/2011 15:16

      Oi Carla.
      Sou brasileira e estou morando em Milão há 2 meses. Também estou sofrendo um pouco, pois como sua sogra também sou diabética. Infelizmente, não encontramos uma variedade de produtos diet em Milão. Eu faço sempre a mesma pergunta, será que não existe diabéticos na Itália? Sinto muita falta de iogurte diet, pois ainda não encontrei nos supermercados que fui. Encontrei alguns biscoitos doces diet e geleia. O sorvete diet eu só vi no Centro commerciale Metropoli em Quarto Oggiaro. Já tomei sorvete lá. Inclusive, é uma delícia.
      Abraços.

  4. Marcus permalink
    16/10/2011 9:57

    Fala pessoal!! Acabei de chegar em Milão e o que mais tenho sentido falta é da minha esposa que só virá mês que vem e dos brasileiros aqui! Achei que encontraria muitos brasileiros morando aqui, mas até agora só encontrei uma família!! Gostaria de encontrar brasileiros para conversar um pouco e deixar de lado esta solidão que estou sentindo. Se alguém quiser me ligar, meu tel é 366 7229189.
    meu e-mail marcuscbv@yahoo.com.br

    Abs

    Marcus

  5. José Nicola permalink
    15/09/2012 20:04

    Ola pessoal

    José Nicola

    Estarei chegando em Milão a trabalho no dia 20 .
    Estamos indo em 2 pessoas
    Vamos pra Alemanhã e França antes nos dias 17-18-19

    Somos do interior de São Paulo
    Potirendaba – SP ( 450 KM DE SP )

    Voces que estão ai a muito tempo , tem dicas para nos passar , sobre o que devemos conhecer em Lyon , Parma e Milão ….. em pouco tempo !!!!!

    Ah , não tenho como levar nada pra voces daqui para , vamos em muitos lugares em pouco tempo .

    • sonhosnaitalia permalink
      16/09/2012 8:53

      Ciao José! Ainda nao fui em Lyon e na Alemanha só fui em Munchen… Se vc vem em Milao à trabalho entao vai ter tempo pra conhecer tudo ne? Boa viagem!

  6. Leh permalink
    14/07/2015 3:15

    Sua sogra toma insulina? Eu estou querendo sair do país, sou diabetica tipo 1 e tomo dois tipos de insulina diferenciados, tenho meio receito pelo fato de não saber como adquirir a medicação no exterior, se tem como pedir para enviarem pra mim do Brasil, sabe me informar algo do tipo?

    • Carla Guanais permalink
      14/07/2015 8:16

      Você pode trazer receita brasileira traduzida, documentos que comprovem o uso e passar numa Guardia Medica, da cidade onde você tiver para solicitar ou saber como comprar.Se está vindo do brasil traga estoque sempre com receita. Não tenho maiores informações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: