Ana Fonseca – Amsterdam. Holanda

 

Como o autor da Espanha falou num post anterior, eu também sentiria muito, mas muito mais falta de coisas holandesas se eu tivesse que voltar ao Brasil do que sinto falta de coisas brasileiras agora. Se eu morasse no Brasil eu sentiria falta:

  • Da imensa variedade de pães, iogurtes e queijos a ótimo preço;
  • Das estufas e lojas com potes, plantas e flores lindíssimas e baratas;
  • Da ausência de baratas, lacraias, pernilongos e outros bichos escrotos;
  • Das estradas e ciclovias perfeitas e bem sinalizadas;
  • Das aves aquáticas: patos, cisnes, gansos e cegonhas em profusão
  • Do transporte público (trem, ônibus) eficiente pra todo lado;
  • Do ar limpinho; caminhos d’água limpos;
  • Da segurança imensa.

E do que sinto falta do Brasil? Não vou mencionar que o que sinto mais falta é: pai, mãe e amigas. Mas vamos lá! :

1) Salgadinhos. Entre eles bolinho de bacalhau é hors concours. “Peraí Ana, e todo o bacalhau que se encontra na Holanda?” – você me pergunta. E continua me perguntando : “Ei, dona preguiça, vai comprar bacalhau e batata e fritar bolinho!” “Peraí” respondo eu! Sim, aqui há bacalhau pra todo lado, frito em quiosques, e pronto no supermercado pra ser esquentado em casa no microondas. Mas não há o bacalhau salgado e seco. Os holandeses geralmente riem quando digo que é uma gostosura brasileira, o tal do bolinho de bacalhau frito. Eles sacaneam que o bacalhau vem da Noruega e que a receita é portuguesa…

Aqui empadinha não dá para fazer em casa, pois não há gordura hidrogenada. E farinha pra quibe eu nunca vi na Finalmente Brasil, a loja de produtos brasileiros em Amsterdã. Felizmente aqui encontro farinha de mandioca, doce de leite, leite de coco e feijão preto.

2) Comida a quilo pro almoço. Fórmula divina, sem comentários.

3) Eu ainda sinto falta de um sol a pino durante o meio-dia. Aqui o sol fica só no horizonte e esquenta tanto quanto lâmpada e escritório.

4) Sinto falta de uma animação na rua. Tipo um domingo de sol, durante o verão… Animação de rua só acontece em mega dose durante o Queen’s Day e o Reveillon. E olhe lá.

5) Natureza grandiosa: praiões, cachoeiras, montanhas, rochas, chapadas… O interior de Brasil é lindíssimo, muito mais que os EUA – falam tanto das Rochosas aqui na Holanda, como se fosse a natureza mais linda do planeta.

6) Sinto falta de interesse das pessoas sobre o que é o Brasil. Na imprensa holandesa se aparece alguma coisa é só desgraça, miséria violência. Barco que caiu no lago Paranoá, prédio/viaduto que desabou numa grande cidade. Ou coisas sem pé nem cabeça, como alguma nova tribo na Amazônia, que atirava flechas para o helicóptero que os filmava.

********

Mais alguma coisa ? Mandem ver nos comentários! 

______________

Ana Fonseca adora Amsterdã. Curtam nossa página no FB e nossa conta no Twitter para atualizações da vida no exterior. Quer ver fotos lindas de Amsterdã e outras cidades pelo mundo? Sigam nosso perfil no Instagram. Blog Brasil com Z, um blog feito por expatriados brasileiros, vivendo nos quatro cantos do mundo!