Skip to content

Vida na Holanda: dá para sentir falta do Brasil?

16/06/2011

 
Ana Fonseca – Amsterdam. Holanda

 

Como o autor da Espanha falou num post anterior, eu também sentiria muito, mas muito mais falta de coisas holandesas se eu tivesse que voltar ao Brasil do que sinto falta de coisas brasileiras agora. Se eu morasse no Brasil eu sentiria falta:

  • Da imensa variedade de pães, iogurtes e queijos a ótimo preço;
  • Das estufas e lojas com potes, plantas e flores lindíssimas e baratas;
  • Da ausência de baratas, lacraias, pernilongos e outros bichos escrotos;
  • Das estradas e ciclovias perfeitas e bem sinalizadas;
  • Das aves aquáticas: patos, cisnes, gansos e cegonhas em profusão
  • Do transporte público (trem, ônibus) eficiente pra todo lado;
  • Do ar limpinho; caminhos d’água limpos;
  • Da segurança imensa.

E do que sinto falta do Brasil? Não vou mencionar que o que sinto mais falta é: pai, mãe e amigas. Mas vamos lá! :

1) Salgadinhos. Entre eles bolinho de bacalhau é hors concours. “Peraí Ana, e todo o bacalhau que se encontra na Holanda?” – você me pergunta. E continua me perguntando : “Ei, dona preguiça, vai comprar bacalhau e batata e fritar bolinho!” “Peraí” respondo eu! Sim, aqui há bacalhau pra todo lado, frito em quiosques, e pronto no supermercado pra ser esquentado em casa no microondas. Mas não há o bacalhau salgado e seco. Os holandeses geralmente riem quando digo que é uma gostosura brasileira, o tal do bolinho de bacalhau frito. Eles sacaneam que o bacalhau vem da Noruega e que a receita é portuguesa…

Aqui empadinha não dá para fazer em casa, pois não há gordura hidrogenada. E farinha pra quibe eu nunca vi na Finalmente Brasil, a loja de produtos brasileiros em Amsterdã. Felizmente aqui encontro farinha de mandioca, doce de leite, leite de coco e feijão preto.

2) Comida a quilo pro almoço. Fórmula divina, sem comentários.

3) Eu ainda sinto falta de um sol a pino durante o meio-dia. Aqui o sol fica só no horizonte e esquenta tanto quanto lâmpada e escritório.

4) Sinto falta de uma animação na rua. Tipo um domingo de sol, durante o verão… Animação de rua só acontece em mega dose durante o Queen’s Day e o Reveillon. E olhe lá.

5) Natureza grandiosa: praiões, cachoeiras, montanhas, rochas, chapadas… O interior de Brasil é lindíssimo, muito mais que os EUA – falam tanto das Rochosas aqui na Holanda, como se fosse a natureza mais linda do planeta.

6) Sinto falta de interesse das pessoas sobre o que é o Brasil. Na imprensa holandesa se aparece alguma coisa é só desgraça, miséria violência. Barco que caiu no lago Paranoá, prédio/viaduto que desabou numa grande cidade. Ou coisas sem pé nem cabeça, como alguma nova tribo na Amazônia, que atirava flechas para o helicóptero que os filmava.

********

Mais alguma coisa ? Mandem ver nos comentários! 

______________

Ana Fonseca adora Amsterdã. Curtam nossa página no FB e nossa conta no Twitter para atualizações da vida no exterior. Quer ver fotos lindas de Amsterdã e outras cidades pelo mundo? Sigam nosso perfil no Instagram. Blog Brasil com Z, um blog feito por expatriados brasileiros, vivendo nos quatro cantos do mundo! 

28 Comentários leave one →
  1. 18/06/2011 20:42

    OLha Realmente se eu pudesse morar fora deste país chamado Brasil ficaria é muito feliz e não sentiria falta de nada Só dos amigos e familiares porque do resto ….
    Não sei mas não sinto nada de especial pelo Brasil Não me identifico com a cultura daqui
    Vocês é que são felizes por não terem que aturar o calor horrível que faz aqui a sujeira das ruas , a corrupção, a violência a desorganização enfim tudo de ruim que há neste país

  2. 20/06/2011 9:31

    Imigrantes – até mesmo os bem sucedidos – não são felizes o tempo todo. Assim como mesmo os brasileiros que estão de saco cheio do Brasil não são infelizes o tempo todo. Avalie suas condições, capacidades, faça um estudo dos países que te atraem e veja quais são as suas possibilidades de sair do páís. Um abraço e boa sorte ! .

  3. 20/06/2011 20:39

    Olá Anita, acho muito válidos seus argumentos. Eu morava em Antuérpia e poderia ter a mesma opinião que a sua. No entanto dentre as coisas que sentia falta era de ter pessoas próximas, que me convidassem para um churrasco num sábado, ou pra jogar uma pelada. (Fora o aipim frito com carne-seca)
    Sei que os belgas são MUITO mais reservados que os Holandeses, ainda mais quando se trata de estrangeiro. Pelo tempo que morei por ai creio que não foi o bastante para ser assimilado e assimilar a cultura local. Enfim, pensei que não valia a pena esperar e resolvi voltar. Mesmo com um mestrado em umas melhores escolas da Europa e com cidadania Européia. Não descarto voltar, agora que tenho alguém pra levar junto e amenizar a solidão, que apesar de ter colegas belgas e amigos brasileiros, sentia por ainda me sentia como um peixe fora d’água.

    • 21/06/2011 8:14

      Ô Rafael, essa dos belgas serem mais reservados que os holandeses é fato novo para mim. Eu acho o serviço nas lojas bem mais calmo e simpático (as belgas sempre sorriem) e o povo em geral mais suave. Mas, pois é… nunca morei lá para saber o dia-a-dia. No meu caso eu me sentia como um peixe fora d’água no Brasil, pensei até em fazer terapia. Não gosto de pagode, axé, sertanejo nem funk. Não sei porque cargas d’água carnaval existe. Nem porque o ano só começa depois da Páscoa (prá mim sempre começou primeiro de janeiro). Tanta criança na miséria absoluta, como mendingas – de estraçalhar o coração. E o homem carioca para relacionamento me pareceu o mais superficial e descompromissado do planeta. Enfim, há vários momentos que eu também aqui na Holanda me sentia/sinto deslocada – mas acho isso normal. Mas é a terra do meu marido e por ele eu trinco os dentes, aperto os olhos e puxo um caminhão de areia (ele também faz isso por mim). No mais é: AVANTE e sempre !
      P.S.: Voce já pensou em convidar os belgas para churrascos ? Ou oferecer umas cervejas com aipim e carne seca que você mesmo preparou ? Você pensa em se matricular em cursos locais (canto coral / korfbal / grupos de mountain bike / pintura / escalada indoors) ? Eu passei a ter muito contato com outras mulheres holandesas quando meus filhos começaram na escola e fiz até umas ótimas amigas, que vem aqui em casa tomar chá e vão ao cinema ou a lojas comigo.

      • Anabela Carmo permalink
        24/06/2015 12:48

        Descobri este site Brasil com Z porque ando a pesquisar sobre Amsterdam, penso visitar esta cidade com o meu marido em 2016. Sou portuguesa mas confesso que gosto muito mais de ler blogs brasileiros sobre viagens, são mais elucidativos e tenho encontrado muitas pessoas que escrevem muito bem, muito genuinas e com um sentido de humor que me agrada. Não são nada “cinzentões”. Obrigada por partilhar as suas emoções e experiências, tudo isto ajuda-me imenso a planear a minha viagem.

      • 24/06/2015 15:29

        Que Que ótimo que tenha gostado do blog Anabela ! E obrigada pelo seu comentário. Estou mesmo para colocar umas dicas bem práticas sobre turismo em Amsterdam e Holanda aqui no blog, fique de olho !

  4. PAOLA TOMAZ permalink
    30/09/2011 20:23

    ola ,eu gostaria de perguntar aonde posso encontrar comida brasileira aqui na holanda?estou morando aqui mas nao consigo encontrar nada!estou louca de saudades de uma boa comida brasileira,arroz feijao e farofa!se vc tiver o endereco de algum mercado que posso encontrar artigos brasileiros,por favor,ficaria grata de receber por email.estou gravida e com vontade de comer comida brasileira nem durmo a noite com esse desejo!meu namorado nao sabe onde encontrar ele e’holandes,mas nunca ouviu falar sobre lugares pra comprar artigos brasileiros.vivo em alkmaar.se vc puder me enviar o endereco!um grande abraco.*esta dificil pra eu me adaptar aqui,ja pensei em voltar pro brasil,que tem muitos problemas,mas ,tem um clima invejavel,sol,praia,mar de agua morna,comida saudavel(frutas naturais!a laranja aqui parece feita dentro do laBORATOrio!)e sem contar as pessoas que sao mais afetuosas.aqui acho as pessoas muito frias!e ate pros amigos do meu namorado esta dificil me aceitarem!eles veem as estrangeiras com um olhar diferente!(e olha que nem sou vulgar,nem uso roupas curtas,ou do jeito das brasileiras)me sinto um peixe fora d’agua!ja ouvi essa reclamacao de uma moca das filipinas que eu conheci num curso aqui,eu entrei em cursos pra me enturmar e fazer amizades.,mas as holandesas nao gostam muito de mulheres estrangeiras!mas,o que nao fazemos por amor??

  5. 01/10/2011 12:13

    Paola, veja o site da Finalmente Brasil, eles ficam em Amsterdam mas tb entregam em casa. Alkmaar é uma linda cidade, mas os holandeses do norte (NoordHolland) são mesmo mais “ingetogen” do que em outras partes. Não falam com estranhos, são desconfiados, só querem ter os mesmos amigos de infância mesmo que já nem tenham muito mais em comum… O que vc está passando agora eu já passei e milhares de meninas que vem todos os anos de outros países passarão também. Não é importante os holandeses terem conhecimento sobre o Brasil, o importante é eles te deixarem na sua. Só isso.

    Você não contou há quanto tempo está aqui. Nos primeiros anos há sempre choques culturais. Mesmo outros europeus não aceitam tudo da maneira de ser dos holandeses. Quando você ficar desapontada ou com raiva de certas situações, coisas ou pessoas na Holanda tente se lembrar das decepções que você teve no Brasil. De resto, veja mais dicas no meu blog e se quiser pode me mandar um comentário com e-mail que eu anoto e não publico a gente conversa mais. Um abraço!

  6. 26/12/2011 19:16

    Gostaria de responder aqui, se me permitirem á Anita e ao Rafael.

    Sou Portugues, imigrante desde os 25, tenho 56. Velho.

    O simples fato de as pessoas estarem cá na terra (Holanda)

    mas faltar o espirito de imigrante e, quando digo isto estou

    a referir-me ás pessoas que tem saudade da sua Terra, mas, quem

    não tem? Vivo na Holanda quase, quase 12 anos, já me habituei

    aqui aos vicios como: beber a Heineken depois do trabalho

    sem comer nada, o que faz um mal terrivel devido a gente

    se levantar muito cedo assim como 5 horas da manhã, tomar

    um pouco de café, depois ás 9, 9 e 30 comermos aquela sandes

    com fiambre acompanhada com um suco ou agua, ao meio dia

    ou meio dia e meia de novo a mesma coisa, quantas saudades eu

    não tenho daquelas manhãs que me levantava ás 7 horas, saia para

    o trabalho mas, antes primeiro passar pelo café, tomar a minha bica,

    apanhar o autocarro e ir para o trabalho, depois ás 9 dez horas ir ao

    café comer aquela sandes de presunto ou torresmos, acompanhada de

    um bom copo de vinho ou cerveja, e seguidamente voltar de novo

    ao trabalho bem feliz, e, quando era meio dia ir á tasca mais barata

    onde se comia um belo prato de comida, acompanhado de um vinho

    nem bom nem mau mas que sabia muito bem.

    Meus amigos quem não tem saudades disso??

    Eu tenho muitas.

    Vós Brasileiros penso que muito mais, desde o churrasco, desde o rodizio,

    mas agora pergunto eu: toda a gente no Brasil come assim??

    Pergunto a mim tambem: Será que todos vão ao Restaurante em Portugal??

    Será que todos podiam fazer o que eu fazia??

    Claro que não, esses também não imigraram, eu imigrei, e com muita saudade

    aqui estou sonhando com coisas boas da minha terra.

    Mas como se diz, cada terra com seu uso, cada roca com seu fuzo.

    Continuação de boas festas para todos

    • 26/12/2011 22:10

      Ô João ! Desde quando 56 anos é velho ? Isso era antigamente, agora 56 é muito jovem ainda, dá para realizar muita coisa ainda !
      Sim, como imigrante cada um tem saudade de uma coisa diferente. Depende de como o passado da pessoa foi, claro.
      Obrigada pelo seu comentário e um ótimo 2012 prá nos !

      • 26/07/2015 20:55

        Parabéns Anita ! Com 56 anos não se pode considerar velho, e sim experiente. É o auge da vida, temos muitos exemplos de pessoas com mais idade que fizeram grandes empreendimentos, mesmo no Brasil, onde moro, e o preconceito é mais forte, o Kasinski aos 80 anos fundou uma fábrica de motocicletas, Roberto Marinho fundou aos 60 anos a Rede Globo. E ai por diante…. abraços!

  7. 27/12/2011 17:46

    Para si também e todos os seus, ano 2012 com muita paz e amor.
    Gosto muito de vêz em quando entrar nestes blogs porque ás vezes se leem e comentam coisas de muito interesse.
    Obrigada.
    João Costa

  8. Maria permalink
    26/01/2012 17:33

    Olha galera, me desculpem, mas eu to morando na holanda e MORRO de saudades do Brasil. Os holandeses não sabem o que é viver, são antipaticos, não sorriem, ficam em casa o dia inteiro se deixar, a unica coisa boa de comer aqui é queijo, as roupas sao de ma qualidade, langerie e biquini tudo de vovó, ar limpo nem pensa, porque se voce sai a noite nas cidades grandes voce quase morre com o cheiro de maconha, as pessoas são muito individuialistas e nao pensam nos sentimentos dos outros, nao se interessam pela sua vida, nao tem bom papo a nao ser ue tenham segndas intençoes e tudo. Pode até ser porque eu sou muito animada de ficar pulando pra tudo quanto é lado e gosto de coversar com todo mudno, ou porque eu moro em Friesland (todo mundo fala que eu nao to gostando da holanda porque eu tô morando no norte, mas não tenho outras referencias se não eu mesmo). detalhe que eu também não gosto de musica braisleira e carnaval, mas ainda sim, amo a minha patria, não troco ela por nada, e apesar de ter corrupção e pobreza, o povo brasileiro é um povo muito melhor do o povo da europa.

    • PAOLA permalink
      23/05/2012 23:13

      maria,sei o que vc esta passsando!me manda teu email que podemos conversar!eu ainda nao me adaptei!ja estou aqui quase 2 anos!a unica coisa que me faz pensar,em nao voltar pro brasil,é meu marido!amo muito ele,e por amor estou fazendo este sacrifico!porque eu nao gosto de nada daqui!ate o ar me faz mal!desde que cheguei aqui fiquei doente vaaarias vezes, perdi meu bebe,que estava esperando,os medicos aqui me trataram super mal,…e no brasil as vezes trabalhava debaixo de chuva,nem uma gripe eu pegava!enfim,quanto mais eu conheco outros paises,mais amo minha terra!grande abraco pra vc,me escreva!ptombuma@hotmail.com

  9. 26/01/2012 20:50

    Maria, volta pro Brasil então. Lá é terra de político honesto, igualdade social, transporte eficiente, ninguém passa fome, todo criança vai pra escola, a arte tem apoio e subsídios do governo, poluição inexistente e emprego para todos com salários bem altos. Sem falar que o povo é quase ideal: amigo, ninguém sente inveja de ninguém, todo mundo se ajuda e se ama. Uau !

  10. 01/03/2012 15:11

    Oi anita todo bem,estva ate gostando dos comentarios no inicio .pq eu gosto de saber mais sobre a holanda eu vivo aqui a muito tempo ja e gosto sempre de saber mais e mais .Mas tem uma coisa que nao entedi ,eu penso que cada um pode ter oponiao propria ainda mas aqui na holanda que e um pais liberal ,cada um pensa como quer e vive onde quer da forma como quer ,cada um da sua opiniao como pensa e temos que respeita ,mas acho que vc nao esta respeitando as opinioes dos outro,OBS como a da Maria !!Fico muito feliz em saber que muitas pessoas estao feliz aqui na Holanda OBS “como vc “.pq como a Maria eu conheci muitas pessoas que veio a holanda e se deram bem ,mas conheco muito mas que saiu daqui bem peior doque veio.Pessoas que deicharam tudo no brasil ,trabalho bom ,estudo e outros pra tentar uma vida aqui ,mas infelizmente nao deu .acho que devemos esta onde estamos felizes .SE esta feliz aqui gracas a DEUS mas se nao esta volta mesmo pro brasil la e uma terra abencoada por Deus .la tem muitas coisas erradas mas aqui tem muito mais .e so vc buscar na net que vc vai achar muitas coisas .no brasil sabemos muitas coisas erradas pq o povo brasileiro nao fica calado ,quando ele acha errado ele fala .e aqui nao sabemos muito pq o povo holandes aceita tudo calado e com o rabo em baixo das pernas !!!issso e minha opiniao.Estou aqui vivo aqui,e as pessoas que tenho contatos sao maravilhosas,mas assim que eu concluir oque comecei estou indo direto pro brasil!!grande abraco

  11. 03/03/2012 19:18

    Ótimo post, Ana. Já copiei a idéia lá para o meu blog…e deixei o seu link pras pessoas lerem o post original!

  12. Renata permalink
    23/03/2012 14:30

    Anita! Li seu post e achei bem interessante, principalmente na fase que estou passando agora.
    Moro aqui em Sampa, trabalho numa baita multinacional e ganho super bem.
    Maaaaas (sempre tem o “mas”), estou um tanto insatisfeita com a vida de rotina e segurança que eu estou vivendo. Deu pra perceber que sou uma aventureira né? rs
    Eu e meu marido estamos planejando abrir um bar brasileiro na Holanda, talvez não Amsterdam pq é muito cheio de tudo! rs
    Gostaria de dicas tuas, você acha que seria interessante pro povo Holandes, um bar bem brasileirão, tropical, com comidinhas do Brasil, tipo boteco?
    Caso de certo (torça por mim!) te levo uma infinidade de empadinhas, coxinhas, etc! rs

  13. 23/03/2012 21:09

    Pode dar certo. Holandês gosta de porções pequenas pra acompanhar uma cerveja e eles são bem sem fantasia nisso (tem cubos de queijo, salsicha fatiada e bitter bal lambuzada na mostarda. Vá lá… tem também o bitter garnituur e o dim sum. Mas só. Por isso que as tapas espanholas andam fazendo sucesso por aqui ano após ano após ano (quando chegeui aqui em 1999 não existia).
    Seria legal um bar meio brasileiro meio internacional. Ficar só na base de salgadinhos brasileiros não dá.
    Já ouviu falar no Casa Brazuca lá no A’dam Zuid ? Tem suco brasileiro mas também café de toda parte do mundo, croissants, cheese cake, sandubas e sopas. Muito bom. O clima também é de bar europeu – apesar do pilar em verde e do teto em amarelo, ainda que em tons bem fechados. Veja as fotos e menú aqui: http://www.casabrazuca.nl
    Quando montar seu bar com salgadinhos, vou querer um sistema de empadinha delivery “laencasa” toda semana, hehe !

  14. Mathias Buche permalink
    27/04/2012 11:30

    Morar na Holanda ‘e muito bom mesmo, mas sim, sentimos MUITA saudade do Brasil. Concordo com voce Anita. Em que cidade voce mora?

  15. 27/01/2013 21:08

    Sou Portuguesa e quando fui a Amesterdão tive a oportunidade de ir a uma loja de sandes de 2 brasileiros que adorei – achei simplesmente espectaculares!
    A loja era pequena – quase só um balcão – e na montra tinha afixado o menu em montes de línguas, inclusivamente o português (que foi logo um convite à entrada).
    Recentemente quis dar a indicação do nome e endereço da loja, mas não consegui encontrar e fiquei com imensa pena.
    Por acaso alguèm consegue dar-me uma ajuda?

  16. amanda permalink
    26/07/2013 17:40

    Bom, estou morando aqui a quase um ano, sinceramente, nao gosto da comida aqui, as pessoas nao sabem o que eh uma comidad decente aqui, nao existe culinaria local e tudo, excerto as frutas eh tudo intupido de agua+aitivos+corantes artificias+concervantes, alem do gosto que eh horroroso, eh a pior comida que eu ja comi na minha vida, quem ja comeu *kipsate* e depois quis vomitar, sabe do que eu estou falando.

    eu sempre gostei de comer saudavel, com qualidade, eu comia muitas coisas regionais, como tapioca, cuscuz de arroz/milho, carne de sol, acai etc. Eu tinha uma alimentacao muito saudavem no brasil, aqui comer saudavel eh muito dificil, e ja me vi adoecer varias vezes devido a pessima qualidade da comida aqui. carne de gado *nao existe*, eu ja morei em algumas cidades aqui, e simplesmente voce nao encntra uma carne *fresca* e de qualidade em um acougue *normal* esse tipo de coisa torna minha vida aqui quase impossivel.Eu sofro muito com o choque cultural por que eu sempre fui acostumada a ter/comprar as coisas pela qualidade e nao pelo preco, as pessoas aqui sao muito mao de vaca com comida e comem mal.

    Com relaao a pessoas, ja tive contato com algumas pessoas do norte, realmente eles sao pessimos, mas no sul porexemplo em Brabant e em Gelderland nao eh tao ruim, pelo mens acho eles super legais, as pessoas tem bom humor e sao mais sorridentes.

    eu na tenho como estressar mais o quant a cmida natural, sucos etc me fazem falta, eh inimainavel, especialmente por que eu moro em uma cidade nao muito grande que nao me oferece uma loja com muita variedade.

  17. Marcelo permalink
    10/07/2014 1:35

    Sou de São Paulo e tenho cidadania espanhola, morei 2 vezes nos Estados Unidos e viajei por vários países, na Europa e América Latina. Minha situação financeira nos States era boa e estável mas não suportei a frieza dos americanos e com minhas andanças estou certo de que quanto mais desenvolvida uma nação mais insensível se torna. Sugiro que as pessoas que querem sair do Brasil olhem para países latinos, onde somos bem recebidos, como Chile, Peru e até mesmo Paraguay. Se vc não procura sub emprego se dará melhor nesses países, será muito bem recebido e ficará impressionado com as coisas boas que oferecem. Sigam o seu coração!

  18. Marco permalink
    22/08/2014 17:57

    Anita… Sobre as notícias na TV não vejo porquê a surpresa. Com exceção de um Globo Repórter que falou sobre a Holanda. O resto que falam sobre o país é só caso absurdo também. Pessoa morre atingida por um moinho de vento. Atropelamento de bicicleta. Gente que mata o vizinho e guarda enterra no porão. rs Se formos analisar todo que moram em uma país estrangeiro devem sentir isso. Ontem mesmo noticiaram que um monstro que decaptou um jornalista em nome dos rebeldes no Iraque na verdade NEM é Iraquiano – é ‘inglês’ (Apelido JONH – de John Lenon). O que mostra que os países que querem combater o terror, estão produzindo o terror por meio de seus cidadãos expatriados e colocando a culpa no Iraque. Gente… O Brasil não é tão ruim quanto se pensa. Aqui o sol é de verdade Não é apenas pra inglês e holandês verem. É pra aquecer mesmo. rs

  19. maria vitoria permalink
    16/09/2015 17:15

    oi, onde voce compra feijão preto aqui? é gostoso igual do brasil ou parecido?

  20. Fábio permalink
    19/07/2016 19:35

    não troco o Brasil pela holanda nem de graça!!!!…..você já viu urso polar na amazônia?….nem eu. Portanto, seria um bom lugar para visitar, apenas isso. Não seria nosso habit, afinal muitas coisas são completamente….e repito, completamente diferentes do nosso Brasil. Você mora na Holanda porcausa do seu marido, não por você. Logo respeite o comentário dos outros. E tenho dito!

    • 28/07/2016 21:25

      Haha, entao voce se entitula sabedor das minhas razoes para morar na Holanda? Leia meus post espalhados pelo blog. Eu tive decepcoes diarias e dolorosas com o Brasil. Como ja disse em algum lugar pelo blog: Para ser feliz no pais que voce escolhe para morar tem que ter uma fator de atracao mas tambem repulsao. Eu fui atraida pela Holanda assim como fui repelida pelo Brasil. Fiz bem. Sai em 1999 e o pais so piorou. Tem todo potencial de bandeja para ser o melhor lugar do mundo. Esta muitissimo longe disso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: