Skip to content

“Bringa”

20/07/2011

Barbara Basso
Mundo
 
 

“Bringa” é como se diz “bicicleta” em hungaro…

E um passeio muito legal para se fazer na Hungria no verão é alugar uma “bringa” e pedalar até Szentendre, uma cidadezinha que, segundo os guias turísticos húngaros – que adoram superlativos – é ” a cidadezinha na beira do Danúbio mais visitada pelos turistas”.
São 20km até lá… pela beira do Danúbio, em um caminho todo sinalizado, cortando bosques, com vista pro rio e cheiro de flores…

Ainda em Budapeste, o caminho cruza “Óbuda”, ou “velha Buda”, a parte antiga do lado “Buda” da cidade. Lá tem um centrinho muito bonitinho, com uma praça com ares de cidade de interior.
Saindo da cidade, percorre-se um caminho que vai ladeando o Danúbio, onde é possível parar pra comer amoras e pra tomar banho de lagoa (o caminho passa bem próximo de uma lagoa de água bem clarinha – ótima pra refrescar no meio da pedalada).
Chegando em Szentendre, vale a pena caminhar pelas ruazinhas… Szentendre é uma cidade de casinhas coloridas e ladeiras que lembram as cidades históricas do Brasil (como Ouro Preto ou Olinda). Lá é possível encontrar muito artesanato, roupas típicas húngaras, “paprika” (a famosa pimenta húngara) e, é claro, o também famoso “rubrik cube” (ou cubo mágico – que é um invento húngaro!).
Também vale a pena subir até a igrejinha que fica lá no alto, para ter uma vista da cidadezinha e do rio ao fundo.
Também em Szentendre se come um dos melhores “Langos” do país! Langos é uma massa em forma de disco, frita e coberta com o sabor de sua preferência (o meu preferido é o “sajtostejfölös”, ou “queijo com creme de leite”).
Depois de comer o langos, é uma boa pedida sentar na beira do rio e relaxar vendo o Danúbio passar, antes de encarar os 20km da volta – que é tão agradável quanto a ida.
Na chegada de volta a Budapeste, nada melhor que sentar na grama da Ilha Margit, pra assistir a “fonte de águas dançantes” tomando um “sör” (cerveja), já que no verão o sol só vai se pôr depois das 9 da noite!
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: