Skip to content

Na Espanha tem corrupção?

22/07/2011

Edu
A Coruña, Espanha

 

 

Acho que até no Alaska deve ter corrupção. Afinal de contas, este “desvio de conduta” não é exclusivo de determinadas nações. Pode atingir qualquer país em qualquer esfera. Na Europa não são raros os casos de corrupção política e recentemente os jornais publicaram alguns escândalos na Alemanha, Inglaterra e França.

Portanto, para quem reclama que no Brasil os políticos são corruptos, na Europa a coisa não é diferente. Aliás, é diferente sim. Em dois aspectos básicos: A corrupção não é tão descarada, e uma grande parte dos políticos tem vergonha quando é descoberto, muitos chegam a renunciar imediatamente. Ilustrarei alguns casos mais adiante.

Antes queria expor uma coisa importante. O fato de um político europeu ou americano ser corrompido por causa de um terno (isso aconteceu na Espanha), enquanto no Brasil um politico se corrompe desviando milhões de Reais que deveriam ser destinados a melhorar a vida dos cidadãos, não faz de um melhor que o outro. Se você rouba 1 real ou rouba 1 milhão, é um ladrão em qualquer caso. Mas, como dizem “tudo tem um limite”, e (por enquanto) aqui na Europa, foram muitos poucos os que passaram dos limites. Vejam alguns casos curiosos:

Na Alemanha o ministro defesa Karl-Theodor zu Guttenberg renunciou ao seu cargo depois ter sido acusado de plágio na sua tese de doutorado.

Ontem (21-jul-11), o presidente da Comunidad Valenciana (Espanha), Francisco Camps, renunciou por um escândalo que o acusa de ter recebido de presente 17 ternos.

Ainda na Espanha, o senador Casimiro Curbelo renunciou ao seu cargo depois de ter agredido 2 policiais na saída de um local noturno.

Estes casos chegam a ser quase patéticos, mas acho importante que um representante político tenha a consciência de que seu cargo exige manter uma determinada postura, e qualquer desvio deve ser rigorosamente avaliado e se for o caso, penalizado. Isso proporciona a população uma sensação de que “ninguém é melhor que ninguém” e que “não vale tudo”.

Como mencionei no começo do meu post, corrupção existe em qualquer lugar do mundo, e eu tenho certeza de que aqui na Europa tem muito politico que já roubou muito, afinal a ganância forma parte do complexo leque de “vícios” do ser humano. Mas em alguns países, este crime é penalizado, o político fica “queimado” perante a opinião pública, e raramente são reeleitos ou voltam a ocupar cargos importantes. Acho que isso se deve a aplicação correta e rigorosa da lei, e da educação geral do povo que não tolera desvios por parte de autoridades.

Cabe a nós eleitores, ser conscientes das pessoas que estamos colocando no poder e ser vigilantes, para evitar abusos e principalmente o mal uso de um dinheiro que, afinal de contas, é nosso!

7 Comentários leave one →
  1. 22/07/2011 16:37

    Esse é um assunto que me deixa muito chateada com o meu país e dos motivos porque eu quero sair daqui. Estamos muito acostumados com a falta de interesse pelos bens comuns, com o “deixa para lá” e com o “isso dá muito trabalho”. Tenho reparado também que a gente trabalha tanto e já batalha tanto que usar o pouco tempo que sobra para se preocupar é complicado. Por outro lado, é inadmissível o que tem acontecido no Rio de Janeiro e, não só ninguém faz nada, como ainda reelegem o Sérgio Cabral. De fato, não é um lugar onde eu quero criar os meus filhos. Infelizmente vou ter que me mandar daqui. Em agosto Madrid que me aguarde! 🙂

  2. Paulo permalink
    23/07/2011 3:33

    Realmente, nenhum país está imune a corrupção. No entanto, aqui no Brasil vem crescendo de forma exponencial, tanto quanto os outros tipos de violência . Já estão levando o negócio na brincadeira. Uma corja de cabra velho, já na beira da morte, e metidos em falcatruas, dando mal exemplo.

  3. 24/07/2011 9:59

    “Cabe a nós eleitores, ser conscientes das pessoas que estamos colocando no poder e ser vigilantes, para evitar abusos e principalmente o mal uso de um dinheiro que, afinal de contas, é nosso!”

    Mas como?!
    Se 90% da população brasileira é alienada e não está nem aí pra política!
    Aí é querer demais!!
    Veja só uma coisa Edu:
    Estava vendo uma reportagem sobre um sósia do Neymar lá no Vale do Anhangabaú.
    Pois bem! O que apareceu de desocupados na entrevista da repórter da TV Record, só falando asneiras, trivialidades, babozeiras de conversas de botequim, era uma enormidade!! Note você, que para essas pessoas desenvolverem um raciocínio lógico sobre determinado assunto, é querer que das pedras saia vinho!
    Se fosse na Espanha, duvido que a repórter teria o mesmo sucesso! É só passar na Praça da Sé em São Paulo e ver a quantidade de gente inculta dando ouvidos a “homens da cobra” e “enganadores de plantão”!
    Vejam os tipos que se aglomeram pra ver aquelas idiotices do Tom Cavalcante, Tiriricas e outras figuras…Cada um, mais largado que o outro no sentido de conciência política…
    Acredito que aí, o povo tem mais o que fazer, e gasta seu tempo com visita a museus, a lançamentos de livros, teatros, e cultura em geral… Será que estou exagerando meu amigo? Pode dizer se eu estiver!
    Nós povo brasileiro, fomos forjados para sermos burros de carga, daqueles que colocam um cabresto e só olham numa direção.
    Infelizmente!
    O que precisava para dar um basta nessa corrupção deslavada e monstruosa, era uma revolta armada, onde todo mundo tivesse culhões pra enfrentar esse poder espúrio de corja de ladrões… Mas quem é que vai dar a cara a isso?
    Ahhh utopia…

  4. 29/07/2011 22:42

    Um abraço aos amigos.

  5. Renata Weiss permalink
    08/08/2011 16:53

    Tem gente que fala do Sergio Cabral,que é disparado um dos melhores governadores do Brasil,basta ver os numeros da violencia e da economia antes dele,alias essa semana,saiu que a cidade do Rio,será uma das cidades do mundo,aonde mais terá investimento de empresas estrangeiras,mais de 160 bilhoes,e a mesma pessoa quer ir p/a a afundada em crise Madrid,com um desemprego bem maior que no Brasil,direito dela,e se esquece de citar o Berlusconi,que é uma das maiores vergonhas do mundo,em materia de corrupção então,deixa os brasileiros no chinelo
    É como se o Roberto Marinho,fosse presidente do Brasil,mas ninguém nem investiga nada,pq.os principais meios de comunicação são deles,até time de futebol é do berlusconi,sem falar do abuso sexual de menor,mas nem assim,ele é afastado da presidencia.Inclusive concerteza na crise da Italia,ele tem sua parcela de culpa

  6. Zézinho permalink
    02/09/2011 0:47

    Meu caro, uma coisa é o país ter políticos corruptos, mas com tudo caminhando bem, outra coisa é ter corruptos e tudo andar mal.

    Morei 1 ano na Australia, em Sidney e Melbourne. Em ambas as cidades morei na periferia e trabalhei no centro. Não vi sequer UM cidadão dormindo na rua, pedindo dinheiro nos faróis. Não vi ninguém morrendo nos hospitais por falta de recursos. Os hospitais públicos são melhores que os particulares daqui. Não se encontra ninguém sem acesso à educação de qualidade. Criminalidade é algo de que ninguém teme. A notícia mais trágica que se escuta é “Homem atropela canguru na estrada XPTO…”

    Se os políticos lá são corruptos eu não sei, mas certamente a população não é prejudicada pela corrupção.

    No dia que nossa educação, saúde, criminalidade forem iguais a de um país assim, os políticos podem fazer o que quiserem.

  7. daniel permalink
    11/07/2012 21:04

    Isso nao e verdade eu sou espanhol eu posso confirmar que la tem sim muita corrupaçao igual que no brasil eles roubam sim milhoes e la tambem fazem obras inutils como aeroportos vazios que ninguem usa para desviar milhoes euros. se sabe de onde saiu a crise de lá? politicos eram pagos por empresarios para elefazer o que quiser… o que acontece com voces com o complexo que o brasil e tudo o pior do mundo??? e ainda os politicos de lá sao ums caras de pau por exemplo o rajoy esta descumprindo tudo o que falou antes de se eleger e agora nós estamos pagando por isso… Para todos o brasileiros se voces acham que as espanha e igual que a noruega vao pra la ja que voces acha que se pais esta na pior…. em corrupçao como falamos lá temos duas europas a do norte e a do sul a do sul e a mais corrupta como no brasil (italia, espanha, portugal grecia etc) e a do norte (Alemanha noruega dinamarca etc) quase sem corruçao

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: