Skip to content

Preciso falar francês se quero conhecer a França?

31/07/2011

Anatê Merger
Aix-en-Provence, França
.

Falar ou não a língua do país que pretende conhecer, eis a questão. A reposta vai depender do seu objetivo quando atravessar a fronteira brasileira. Separei as possibilidades em três grupos distintos :

Turista :

Se você vem à França para fotografar a Torre Eiffel e conhecer os campos de lavanda da Provence por uma semana ou poucos dias com amigos ou a família, não vejo a necessidade de falar a língua. Apesar da maioria dos franceses se expressarem mal no inglês, os profissionais que trabalham na hotelaria e nos restaurantes se viram muito bem. Nas cidades maiores como Aix, por exemplo, acostumadas a um enorme fluxo de turistas do mundo inteiro você não vai ter muita dificuldade para comprar algo ou pedir um café. Sem contar que existe a possibilidade de contratar serviços prestados por brasileiros – transporte com guia que fala português, por exemplo – que facilitam muito a vida e a vinda de qualquer turista!

Estudante de nível superior :

Vamos dizer que você terminou a faculdade e gostaria de fazer um mestrado ou um doutorado em terras estrangeiras. Aqui a situação é muito diferente. Se você não teve essa idéia no começo da faculdade e ainda não começou a estudar o francês vai ter uma dificuldade enorme para acompanhar as aulas. Nenhum professor vai parar o curso para lhe explicar regras básicas da gramática francesa. Quem quer obter um diploma francês deve ter um bom conhecimento da língua até para poder começar a dar entrada na papelada. Aliás, esse é um ótimo teste, se você entrar no site da universidade desejada e não conseguir entender como preencher o formulário de inscrição o seu francês não está no nível exigido e aconselhado para fazer um mestrado por aqui. Um detalhe : além de apresentar todos os documentos brasileiros traduzidos o candidato passa por uma entrevista com um representante do corpo docente para conseguir a vaga.

Estudante de francês :

Você não fala francês e por isso quer vir à França : para aprender a língua. O objetivo é ficar por aqui por um mês ou mais fazendo um curso em alguma escola pública ou privada, além de aprender um pouco da vida « à la française ». Nessa situação você também não precisa ter conhecimento do idioma antes de sair do Brasil. Você vem para aprender. Posso adiantar que ninguém sai daqui falando francês depois de um mês de curso. A lingua não é fácil e exige muita dedicação. Mas a experiência é extremamente rica e estar no país ajuda a assimiliar expressões muito mais facilmente.

2 Comentários leave one →
  1. Priscila permalink
    02/10/2012 18:29

    Ola,
    Vc fez seu curso de frances na Franca ?

  2. 04/08/2013 15:56

    Desde pequeno o meu grande sonho era de conhecer a França, em especial coma minha família, tudo bem estou aguardando uma chance, tudo é possível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: