Skip to content

Os alemães são frios?

02/08/2011

Eve
Berlin, Alemanha

 

E se eu disser para vocês que o maior número de visitas que recebo no meu blog do Google é através da frase:

“alemães são frios”

vocês acreditam?

Eu vou ter que dizer de novo? Não, não são.

No máximo, são reservados, discretos e, principalmente, RESPEITAM o seu espaço.
Eles não vão se aproximar demais, não vão perguntar demais, não vão falar com você te tocando, não vão fazer algo com você sem te perguntar antes, não vão se auto convidar para festas, não ficam chateados se não forem convidados, não falam alto, não ouvem música alta, não ficam falando (muito) da vida alheia, são prestativos – o que, necessariamente, não significa que sejam super educados – e tentam sempre te ajudar a resolver os seus problemas.

Se isso é ser frio, então, tá. Eles são frios.

45 Comentários leave one →
  1. 02/08/2011 16:25

    Eve, pois eu iria ADORAR MORAR NA ALEMANHA!!!
    Fazem 50 anos desde que nasci, que em nada ouço dizer que a fofoca constrói o bem, a paz e o amor!!
    Bem, aí é o inverso dos brasileiros e sua falsa hospitalidade tupiniquim…
    Convide um alemão para ele vir morar num bairro qualquer, e daqui a pouco vão dizer que ele é o “ricardão” que sai com a fulana, que é corno, que é estranho, que é nazista…
    Já viu, né?
    Coisa do Brasil!
    Abraços.

  2. Talita permalink
    02/08/2011 18:21

    Pois é…me acho uma E.T. no Brasil. Fico por aqui por forças maiores (família, namoro, trabalho), mas concordo absolutamente com o Ricardo: “…aí é o inverso dos brasileiros e sua falsa hospitalidade tupiniquim…”
    Ai, quem me dera conviver com gente mais reservada, séria, sem dar pitaco na minha vida e sem querer saber como foram minhas férias, meu fim de semana, meus planos…Aff! Isso me irrita. Curiosidade mórbida, inveja disfarçada de ‘querer bem’. O povo aqui sempre quer saber da sua vida na expetativa de haver um capítulo trágico, que afinal os entretem. Sick! Quando a ser bem recebida e bem tratada, tenho milhões de exemplos para contar de viagens a outros países. E quando fui mal tratada no exterior, nunca foi pelos nativos.

    • 23/05/2012 9:37

      Ricardo e Talita

      Po,engraçado.O jeito dos estrangeiros é sempre melhor que do Brasil.Voces,pelo que notei nunca foram para a Alemanha ou se foram,foram a turismo(que é diferente de viver),mas adorariam ser uma coisa que nem conhecem e que a Eve falou baseada na opiniao dela.E falar da vida dos outros todo mundo fala rapaziada,isso nao é coisa so de Brasil nao.Aqui na Italia é até tema de filmes de comédia isso.E podem nao falar para voces,mas que a galera vai falar,vai.

      Desde quando expressar os seus sentimentos e dar um tapa na costas é o fim do mundo?Isso na boa, é uma diferença cultural como inumeras.Eu concordo com a Eve,nao acho os alemaes frios,sao reservados mas nao quer dizer que sejam melhores.Brasileiro como ama o exterior ama até o pum de qualquer um que nao diga bom dia.Ridiculo isso.

      • Feniano. permalink
        16/05/2014 3:56

        Italianos são latinos ( sempre que pensamos em“latino´´nos vêm a memória os hispano-descendentes , mas latinos mesmo são os italianos.. que fique isso bem claro. ).. portanto compartilham os mesmos maus – hábitos ( a folga , a manía de levar sempre vantagem , serem dinheiristas , barulhentos , grosseiros etc. , por exemplo ) dos brazucas.. compara-los aos Alemães ou mesmo ao resto da população da Europa é , portanto , um erro grotesco.

    • Lii permalink
      19/09/2012 11:17

      Vc esta redondamente enganada! No Brasil, já se tornou uma questão cultural, falar mal da própria pátria. Outros povos tem orgulho até de seus ‘defeitos’… Não esqueça: nosso Brasil é um país recém formado – em termos de históricos – não cobre de um bebê a responsabilidade de um adulto!!! Os países europeus, a grande maioria, têem mais de um milênio de descobertas, guerras, acertos e erros… Nosso país tem apenas 200 anos, de investimento, desenvolvimento.. etc… A capital então… tem 60 anos somente!!!! rs

      • 23/09/2012 20:26

        Engraçado… A Argentina tem a mesma idade que o Brasil e é uma ilha de cultura. Eles tem 5 prêmios Nobel, já ganharam 2 Oscar em Hollywood, tem um cinema de primeira, tem mais biblioteca que o Brasil inteiro e no futebol tem vários títulos muito mais que o nós. Um povo politizado, tão politizado que até o cemitério de Recoleta é patrimônio histórico e museu à céu aberto.
        E o que me diz da Austrália que é bem mais nova que o Brasil e é um país de Primeiro Mundo? E o Canadá? E os EUA?
        Então querida, com todo respeito, se informe e leia mais.
        Os brasileiros criticam seu país, porque são críticos do que há de errado e temos que ser críticos mesmo!
        De que adianta falar bem do país se na realidade EXISTEM PROBLEMAS, não é mesmo? COMO VOCÊ SE SENTIRIA SE HOSPEDASSE UM ITALIANO EM SUA CASA, E ELE AO SAIR À RUA FOSSE ASSALTADO E AGREDIDO?
        VOCÊ DIRIA QUE TUDO AQUI É MARAVILHOSO E QUE PASSASR POR TAL SITUAÇÃO É BENÉFICO?
        Quando for para falar bem do Brasil, vamos falar. Essas pessoas que falam bem até de seus defeitos por si só já são contraditórias, pois se não fosse assim, lá na Espanha, Grécia, Portugal, não estariam indo às ruas para protestar contra seus governos. E os árabes matando e morrendo? Afinal, tais lugares são paraísos?
        É COMO SE UM PAI POR MAIS QUE AMASSE SEU FILHO, ACOBERTASSE SUAS MAZELAS E DIZER QUE O MESMO É SANTO! Não dá!

    • 20/09/2012 23:20

      Talita, isso foi forte!!!!!!!!

      • Lii permalink
        24/09/2012 16:05

        E se vc parar pra pensar: nenhum outro país sul americano sofreu mais ‘influências’ de culturas que o nosso Brasil!! Nem a Argentina, nem o Candá.. Aliás os países norte americanos receberam até espécies de ajuda para se estabelecerem, depois da independencia!! Nosso país não. Concordo, temos que falar o que esta errado.. E lutar atravez do voto e da conscientização, ser ‘coerentes’. – E não entrar em qualquer página e dizer: “Ah como eu queria viver fora do BR… Ah como a segurança do BR é horrível!!”… ESSES QUE FALAM ISSO RARAMENTE FAZEM ALGO PARA MUDAR A REALIDADE. =].. Sou professora de literatura, e trabalhei 10 anos no ensino público de SP, e JAMAIS entrei em qualquer espaço de debate para dizer que ‘a educação não presta’… Se não presta vamos pôr mãos à obra meu caro, e fazer funcionar!!!! =]

      • 24/09/2012 19:03

        Então Lii, Por isso mesmo é que sou realista. Minha querida, somos humanos e como tal sofremos na carne vários dissabores. Não acredito que ser humano nenhum, por mais patriota que seja e defensor de seu país, não tenha alguma queixas do lugar onde vive. Isso é impossível humanamente falando! Diria que é impossível. Ou o sujeito ou a sujeita são anormais ou fora de seu juízo, ou querem esnobar os outros, bancando uma de ator e atriz.!! Lugar nenhum do mundo é perfeito, e as pessoas sabem disso! Mesmo na Dinamarca, Suécia, ou Noruega, já ouvi queixas de seus cidadãos falando mal disso ou daquilo. Se nos países nórdicos não tem os problemas que temos no Brasil, mas existem outros mesmo que sejam menores. Quer ver? Lá há tráfico de drogas. Lá há ladrões. Duvida? Há testemunhos de pessoas que lá estiveram a turismo ou foram a trabalho. Caiu por terra a tese de que lá é um reino de conto de fadas….
        Será que pelo fato de terem nascidas lá, seus cidadãos são todos felizes e andam rindo à toa o tempo inteiro, tamanho é o grau de felicidade? Problemas existem em todos os países e ninguém pode negar, rsrsr.
        A pessoa ou o cidadão que reconhece que seu país tem mazelas e corrupção e não as denuncia, ou tenta “mascarar”, ele é tão hipócrita, ou cúmplice quanto quem os pratica. Isso não é ser consciente, muito menos evoluído nem aqui nem na China.
        Um abraço.

  3. 04/08/2011 13:57

    A maior preocupação das pessoas, é cuidar da vida alheia, me desculpe se ofendo, mais é extremamente irritante viver cercada de pessoas que passam o tempo todo “tomando conta” da vida dos outros!!! Queria muito ter a oportunidade de conhecer de perto essa civilização alemã… Saborear o gostinho de não ser obrigada a ouvir a música que meu vizinho está ouvindo, de não ser obrigada a suportar o vizinho do andar de cima fazendo barulho nos finais de semana, e de um monte de absrudos que acontecem no dia-a-dia… Belo post, parabéns!! Seria perfeito que servisse de ensinamento para esse povo das cavernas. :$

    • Lii permalink
      03/08/2012 12:33

      Ah.. Aqui na Espanha tbm é assim, adooooram uma fofoquinha. Inclusive a fofoca é tema de novela, filme… programas de piadas!! A fofoca esta no ser humano pessoal e não na terra onde vivem!!! Acordem

    • 19/04/2015 14:03

      Bom! Eu tenho um amigo que é alemão e ele me disse que o vizinho dele faz barulho quando briga com as crianças (até porque é impossível não fazer barulho algum) e uma das principais queixas do meu amigo que por sinal é alemão, é que ele se sente solitário, porque até is seus pais falam a apenas o necessário, eu acho que nós temos que aprender a conviver com todos os tipos de pessoas, mais se você prefere viver foram de sociedade basta você comprar uma casa no campo, bem isolada…Até pq alguns pessoas são desafios para testar nossa paciência e educação

  4. luis permalink
    07/08/2011 2:13

    Então os alemães são como os japoneses. Muitos acham que são frios e antipáticos. Na verdade são discretos e reservados. Para mim é uma virtude que a maioria classifica como defeito.

    • Robert permalink
      14/09/2012 5:11

      Oi Luis, entao vem prá cá prá ver se vai gostar de levar um grito antipático “HALLOOOOO” a cada vez que inadvertidamente infringir alguma regrinha bem básica, como tirar rapidamente a tampinha de um amaciante de roupas no mercado para ver se gosta do perfume…. ou talvez for muito lento ao passar e pagar e empacotar sozinho suas compras no mercado. Ahh, esse povo aqui pode ser relativamente educado e respeite o convívio social, porém, em contrapartida sao experts em acabar com o bom humor de qualquer bem intencionado.

      • 14/09/2012 19:17

        Robert, desculpe me intrometer.
        Mas sabe qual é o problema dos brasileiros?
        É que somos mal acostumados, indolentes, e sossegados demais!
        Outra coisa que me irrita profundamente na cultura makumbuka, é esse negócio de alguém que em seu trabalho quando é prestativo, eficiente e prima pela excelência, ser chamado de “puxa-saco”!
        Ou seja, brasileiro detesta quem é organizado, eficiente e busca maneiras de desenvolver um bom serviço.
        Outro mal nosso: o cara é um baita safado, malandrão, picareta, fofoqueiro, péssimo vizinho, quando morre dizem logo:
        “Ahh, o fulano era assim ou assado mas era LEGAL…”
        “Ahhh, “nun isquenta” a cabeça não!”
        “Eu quero que se f….”
        Quer dizer, saem daqui e vão para a Alemanha achando que alemão é brasileiro que aceita tudo e “deixa a vida mi levá”
        Estão certíssimo os alemães!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
        Os incomodados que voltem para seu Éden Tropical!

    • Feniano. permalink
      16/05/2014 4:01

      Sim.. concordo plenamente.

  5. 30/08/2011 15:19

    Ola.Acho que isso é mundial!
    Ao dizer que iria para Frankfurt visitar amigos, os meus colegas italianos começaram a reclamar da Alemanha:os alemaos sao frios, sao todos bebados, as mulheres sao gordas, a comida é horrivel,etc.Detalhe que a Italia é do lado da Alemanha e muitos sequer conhecem alemaes ou foram pra Alemanha!

    Entao, o pessoal deveria estudar mais,so isso!Nao é desculpa mas o Brasil é longe da Europa, muitos ainda sao deslubrados com toda a Europa(escrevi ultimamente sobre isso) e outros/as tem o sentimento de querer ser colonizados pois na Europa”tudo funciona”.Sabemos que dependendo o lugar nao é bem assim.Feio é morar do lado,ser”um primeiro-mundo”,”desenvolvido” e saber menos que qualquer um.

    Voce deve saber da rivalidade Italia-Alemanha, Italia-França.Italia so ama o Brasil por dois motivos:futebol,turismo sexual.Voce ja viu o video aquele que alemaes e italianos se provocam com uma musica?Ou aquele que tem no YT aonde ate carreguei no meu canal:diferenças alemaes e italianos.

    Muito engraçado hahah!

    • Feniano. permalink
      16/05/2014 4:04

      É isso mesmo.. êta povinho maledicênte o italiano.. não é de admirar que tenham vindo as pencas aquí para o bananão.

    • Alberto permalink
      17/11/2015 15:14

      Nossa Senhora, mas se você realmente odeia tanto a Itália, por que não aproveitar das passagem aereas tão baratas destes dias? Qualquer que seja o assunto, alimentação, saúde, escola, você critica, muitas vezes com dados incorretos ou falsos só para provar seu ponto. O assunto são os alemães frios? Porque não criticar os juizos dos italianos sobre este assunto, freqüentemente motivados por experiências do passado não positivas? POrque viver num lugar tão odiado?

  6. 21/02/2012 20:25

    EU SOU PATRIOTA, VOCES QUE COMENTARAM ANTERIORMENTE TINHAM QUE MUDAR DE PAIS.

    • 26/02/2012 21:04

      Patriota não significa maquiar nossas mazelas e deficiências.
      É como se os pais tentassem acobertar os erros de seu filho e vice e versa.
      uma coisa é certa, assisto quase que diariamente a Deutsch Welle TV, e percebo claramente o que a Eve relatou.
      Eles não são dados a risos e a gargalhadas espalhafatosas e irônicas como fazem os brasileiros.
      Alguns nas entrevistas e nos programas de debates, são sisudos e não ficam fazendo chacotas e piadinhas inoportunas como alguns fazem aqui.
      Eles são felizes do jeito deles. Os japoneses do jeito deles.
      E nós extrapolamos algo que deveria ficar dentro de uma normalidade, é isso!

      • 23/05/2012 9:58

        Perfeito.Patriota não significa maquiar nossas mazelas e deficiências.
        (2)

        Falou bem camarada,mas quem disse que ser mais espontaneo é mazela sendo que outros povos também extrapolam as emoçoes e sao ate mais espalhafatosos ao gesticularem e demonstrarem sentimentos.Isso sao chamadas diferenças culturais e ao meu ver nao é falha ou qualidade ou voce queria que todo mundo se comportasse igualmente?

        Também sou reservado mas nao quero matar alguém por sorrir mais e me estender a mao ou me dar um tapinha nas costas.Parecem doidos.Ao meu ver a pessao que é fria e reservada demais,repito demais, é insegura e nao sabe pensar no outro,sem empatia e com dificuldade de lidar com seus sentimentos ou de se expressar.Isso é qualidade para voces?Ou so porque os frios poderosos nao sao brasileiros?

        Nem no Brasil todo é assim.Nem em uma familia as pessoa sao todas assim.Isso vai do carater,da personalidade e de inumeros fatores,assim como o ambiente e da historia(em teoria,regiao de fronteira ou de muitas guerras tem um povo mais reservado.Ja viu os gauchos da fronteira com a Argentina ou o pessoal do norte do Brasil de fronteira).Voce confiaria em quem nem conhece?

        Voces se apegam a cada coisa sem fundamento e que definem como evoluçao que parece papo de louco.De onde voces tiram isso???

      • Alyne permalink
        03/08/2012 12:29

        É, apenas, uma questão de cultura pessoal… Quem disse que dar gargalhadas espontâneas é ruim, não sabe difereciar uma cultura de outra!!!… Não é questão de dizer: “este povo é mais educado, aquele é mais frio, e o outro mais quente”… É apenas uma questão de diferentes culturas. Aqui na España, as gargalhadas espontaneas são admiradas!!! =D..

    • Jane permalink
      08/05/2012 11:35

      E que Deus o ajude muito pra que isso se realize! Amen!

  7. Rachel permalink
    26/02/2012 21:07

    Sim, concordo com o Antônio.
    Por sinal, detesto esse negócio de brasileiro toda vez que vai se aproximar de um estrangeiro ou depois que o abordou, ficar pondo as mãos nas costas da pessoa.
    Chega a ser ridículo!
    beijos.

  8. Willian Brasil permalink
    07/04/2012 19:11

    É o que eu imaginava… é lugar-comum dizer que brasileiro é gente alegre! É uma das maiores falácias do senso comum, pois japoneses também são alegres, assim como alemães e outros tantos estrangeiros… Eu particularmente me incomodo bastante com gente invasiva, que fala te pegando, pergunta onde você trabalha, com quem mora… isso pra mim não é calor! Prefiro o “frio” dos alemães, hehehe.

  9. 02/05/2012 22:47

    Conheco muito bem os alemaes e posso dizer com tranquilidade que nao sao necessariamente frios, porem sao extramemente egoistas! Tanto em questoes pessoais como financeiras. Nao gostam de dividir nada, sao cheios de segredos e nao confiam em ninguem.

    Mas sao melhores de cama do que os ingleses! 😀

    • Jane permalink
      08/05/2012 11:40

      Connheco uns cinco alemaes….todos gente boa,alegre…somente um era bem reservado. E nada egoistas. Nunca generalize. Cada um tem sua personalidade…tem brasileiro gente fina…..tem brasileiro requenguela….tudo depende do modo e do angulo que se ve.

  10. 22/05/2012 19:38

    Não sei se existe uma regra fixa para isso. Eles podem ser frios e/ou não. Tive contatos com eles e achei o povo muito frio mesmo.

  11. helena permalink
    27/06/2012 16:06

    Uma coisa é certa… os alemães não gostam nada de improvisos…tudo tem de ser bem planeado… são muito rigorosos! Nisso não combinam nada com os latinos que têm por lema “Não faças hoje o que podes fazer amanhã!” 😉

    • 30/06/2012 21:15

      rsrsr….
      “Não faça hoje o que podes fazer amanhã!” Essa foi boa!! Será que somos assim mesmo?!?!?!?!?
      AHHHH… VOU MUDAR ESSE JEITO LATINO DE SER, JURO QUE VOU!
      rsrs
      OU ENTÃO, RENUNCIO MINHA CONDIÇÃO DE LATINO!! VOU FAZER DE CONTA QUE SOU ANGLO-SAXÃO PARA VER SE MUDO ESSE MEU COMODISMO!
      Gente, tomemos cuidado com os esteriótipos!! Na rua onde moro por exemplo, 90% são nordestinos, (cearenses, piauienses, paraibanos, pernambucanos), e são obstinados e super-trabalhadores! Basta ver que encaram obras pesadas na construção, e logo estão construindo suas casas que dão inveja à Beverly Hills!
      Outra coisa, gente fria e indiferente, aqui há milhares!!! De norte a sul do Brasil, por isso repito, não generalizemos os alemães…

  12. Romário Vargas permalink
    11/09/2012 18:35

    dona talita francamente
    imigre minha filhae veja se sera bem tratada la
    é engracado que esses descendentes falam do brasil mas se esquecem que seus antepassados imigraram pra ca porque formavam as classes mais pobres de seus paises naquela epoca e eram inclusive desprezados
    hoje os maiorais desprezam o prato onde comeram e comem.

    • 22/09/2012 13:30

      Com certeza amigo. Já passei por situações que se eu fosse um alemão, dinamarquês ou outro bicho, iria ficar traumatizado com o modo frio com que fui tratado. E isso em meu próprio país e com gente nascida aqui!!! Imagine se isso acontecesse à primeira vez que aqui viesse. iria ter o mesmo pensamento de alguns daqui do blogue.

  13. analuciamedeiros.loca@gmail.com permalink
    04/10/2012 14:56

    Após um ano na Alemanha digo que: Alemaes nao gostam de improvisos. Sao inflexiveis. Tem dificuldades de lidar com mudancas. E quando ficam chateados ao contrario dos italianos, eles nao explodem ou falam claramente, mas comecam a fazer algumas perversidades para lhe atacat e fazer da sua vida um pequeno inferno. Ate que eles se acalmem e sinta pena de voce. Por traz da carinha de anjinhos, educados, ou racionais ou controlados existe muitas vezes um perverso!

    • 04/10/2012 17:44

      Mas Ana Lúcia, posso dar meu pitaco aí?
      Mas e os brasileiros? Ficam atrás??
      Não minha querida, não! Acho que a reação dos alemães ao qual você se refere faz parte da NATUREZA HUMANA!!! Minha amiga, veja o Cristo!! Por que será que Ele foi duramente crucificado pelos seus algozes?
      Por inveja e MEDO DE MUDANÇAS!! OLHA ANA, AQUI MESMO NO NOSSO”BRASILZIM”, tão cantado em prosa e versos pelos poetas de plantão, já sofri retaliações de colegas de trabalho, por querer desenvolver um sistema para melhorar na qualidade do serviço, e por querer inovar!
      FIZERAM-ME DE TUDO! O MAIS VULGAR ALÉM DE ME CHAMAREM DE “PUXA-SACO, E OUTROS ATRIBUTOS, FOI QUANDO TIVERAM A PROEZA DE ESCREVER MEU NOME NA PORTA DO BANHEIRO DO REFEITÓRIO ME EXPONDO COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO E COM VULGARIDADES.
      E isso veio de pessoas que diziam ter ensino médio e tudo mais. Chegaram a armar complô contra mim! Quase pedi as contas, pois já estava deprimido! Noutra empresa, um amigo era ridicularizado por ter sido premiado com uma promoção!
      Então Ana, esse tipo de comportamento não é privilégio nem de alemães, nem de gregos nem de troianos!
      ISSO É A NATUREZA HUMANA, QUE NÃO ESCOLHE NACIONALIDADES! Se esse problema fosse só da parte de alemães, seria preocupante, mas AQUI MESMO NA PÁTRIA AMADA, já vi um cara, depois de ter passado por esse inferno que você cita, pegar um tipo desses pelos colarinhos e saírem aos pontapés em pleno setor da fábrica! O camarada era perseguido e tudo que fazia era menosprezado por um grupinho protegido pela gerência.
      SEMPRE DIGO, NÃO GENERALIZEMOS AS PESSOAS POR CONTA DE RAÇA, CREDO, ORIGEM OU NACIONALIDADE, POIS PODEMOS NOS SURPREENDER.
      Um abraço a ti.

    • 10/06/2014 15:42

      Acho que concordo um pouco com Ana Lúcia Medeiros

  14. 02/01/2013 2:17

    Então eu também sou fria, pois me pareço muito com eles ^^

  15. Claudio Bueno permalink
    17/10/2013 13:08

    Eve, eu moro aqui em Berlim há 33 anos. Ví o muro cair depois de dez anos de ser berlinense. Antigamente, eu via muita diferenca entre as diferentes culturas. Hoje em dia, mais e mais, talvez pela globalizacao, me dou conta que as pessoas sao basicamente iguais. Tem alemao que mais parece brasileiro e brasileiro que é mais frio do que alemao. Acho que sao clichés ultrapassados. Quando digo que sou brasileiro, coisa que eles nunca imaginam, eles esepram que eu pegue as maracas e sambe fazendo embaixadinha. Minha vizinha é uma fofoqueira que se mete na vida de todo mundo. Meu dentista me dá dois beijinhos me comprimentando (ele nao é gay, casado com filhos). Quando vou ao BraZil, me chamam de frio, talvez pq tenha aprendido a respeitar o espaco alheio e gosto que respeitem o meu, mas no resto, sou carioca da gema, nascido na Guanabara. Essa tirei do baú mesmo. Alles gute weiterhin.

    • 20/11/2013 22:03

      Concordo com você e discordo de boa parte dos comentários a cima…. “Clichés ultrapassados.”

      Não se pode englobar em totalidade toda uma nação em clichês a atribuir a uma ótica fixa, distorcida. É o mesmo que dizer: “Todos! São assim.”Quando não são.Todos incluem até quem diz a frase….

      E sem essa de jogar o país para baixo sem nenhum ação de contribuição, em suma, muitos brasileiros e acredito que estrangeiros também, cada um em suas fôrmas; tem o hábito de mencionar o Brasil de forma degradante …
      “Todos” os gringos são assim e assado e por ai vai? Ou em parte uns são de um jeito e outras partes são iguais a outra nacionalidade?….Acho que é por ai….

  16. Nayara R permalink
    25/03/2014 0:49

    eu gosto dessa ideia de gente mais reservada, na minha opinião esse negócio de “Ah o brasileiro é calouroso” é eufemismo para “brasileiro é intrometido”…

    • Joca permalink
      02/05/2014 8:08

      Vai lá em Tel Aviv e sinta a intromissão do povo até no jeito que tu cuida do teu filho, caso tenha. Aí você vem me dizer quem é intrometido…:)

  17. Robert permalink
    16/07/2014 11:00

    Porque os alemaes sairam falando do povo brasileiro tem algum motivo pra eles falar da gente porque recebemos eles com muito carinho e respeito todo momento que eles estava aqui era so falsidade da parte deles com nosso povo aqui no nosso pais nao podemos deixar qualquer exttangeiro vim aqui e sair rindo da gente achando que eh um povo idiota mas nao somos porque somos pessoa honesta e humilde e trabalhador com muita vergonha na cara

    • Irish Feniano permalink
      16/07/2014 19:14

      Sim Robert , admiro muito o Povo Alemão e todas as Suas já exaustivamente comentadas Qualidades , bem como assistí a toda a odisséia da Seleção Alemã em Território Brasileiro: socialização com população local , lições de disciplina , de respeito ao próximo , virtude , de objetividade , de coletividade , autocontrole , cheque para o Povo Pataxó etc. Tudo correto , tudo perfeito Germânicamente métrico demais.. mas , para ser franco , não sei simplesmente tudo Me pareceu forçado e até mesmo Me arrisco à dizer ensaiado demais. Veja.. não que Eu seja admirador do“jeito brazuca de ser´´,ou seja , desorganizado , alienado políticamente , procrastinador , manía de querer levar vantagem em tudo , folgado , não saber conservar o bem público & agir no coletivo ( coisas em que justiça seja feita , O Povo Germânanico é sim muito Bom ) , mais emoção do que razão , tagarela e por vezes escandaloso , supersticioso e etc. a lista é interminável , mas não é bem isso.
      O que Me parece , para ser sincero , é que o brasileiro as vezes é , abusando da fama que têm ( o“homem cordial´´),cordial demais , permissivo demais , passivo demais , sorridente em demasía , muitas vezes tratando mal seu irmão compatriota e tratando o turista estrangeiro bem , como se este fosse um semi-deus.. sempre ofertando o melhor ao estrangeiro e entregando até mesmo o que existe de mais caro ao Ser-Humano que é a sua própria dignidade ( o pouco que ainda lhe resta ) e sabe de uma coisa..? As demais Nações detestam isso: simplesmente nã vêm isto como sendo algo positivo , e o Europeu rí à socapa , desta“atitude subserviente , lambe-bota mesmo ,comum aos latino de um modo geral mas , acima de tudo , ao brasileiro ( os vizinhos hispânicos , um pouco menos em particular contra o americano, pelo anti-americanismo , que eles compartilham )… daí a fama de idiota do brasileiro tupiniquim que o Sr. tão inteligentemente observou.
      E , só para concluir , os Alemães , à despeito do que apresentaram por ocasião dessa copa pra gringo vêr ( com minúscula mesmo , fifa , ladroeira , povo passando fome e morrendo em filas de hospitais , educação pela hora da morte , inversão total de valores , fiasco da seleção , arrogante pançudo felipão ), apesar de notáveis , são sim frios.

  18. 27/07/2015 1:41

    Eu adoraria viver na Alemanha, odeio pessoas invasivas : ‘ Vc é casada? Você tem filhos ? Não!? Porque, vc pode ter filhos? Vc mora com sua família? Você comprou o que,qto custou?? ” Eu detesto essas e outras perguntas pessoais, eu iria amar conviver com pessoas educadas e que respeitassem o espaço alheio. Nasci no país errado com certeza…. essa “frieza” me faria muito feliz.

  19. Daniel permalink
    14/01/2017 11:30

    Sou brasileiro, nunca visitei um país europeu, mas pode-se ter muito conhecimento à respeito de suas culturas estudando. Mesmo que não eu não conhecesse outras culturas eu afirmaria que detesto o jeito brasileiro de ser: expansivo, falador, folgado, invasivo, indiscreto, barulhento, a lista é grande. Gosto muito de paz e sossego e ambientes onde um não invade o espaço do outro, onde há o respeito a privacidade alheia, onde pessoas se reúnem para discutir ideias, falar sobre filosofia, história e cultura.
    É, definitivamente eu vivo no lugar errado, detesto pagode e música sertaneja, não curto beber, detesto me expor, falar de minha vida íntima e particular ou me reunir pra falar de outras pessoas, por isso devo ser taxado de esquisito, ou alguém que não se mistura, não tem amigos ou é antipático. Quem sabe um dia pelo menos eu possa morar numa cidade tipicamente alemã.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: