Renato Silveiro Alves
Orlando, Flórida – EUA

.

A idéia que muitas pessoas têm é de que a dieta dos americanos é composta basicamente de hamburguers e comida enlatada. Muitas pessoas no meu blog me perguntam: “E aí? Comendo muita comida enlatada?” Essa pergunta me irrita porque mostra uma certa ignorância com respeito aos EUA. É verdade que o americano em geral gosta muito de hamburguers e as opções de enlatados aqui são as do Brasil multiplicadas por 100. E a mesma coisa pode se dizer sobre receitas e temperos. Quem pensa que os americanos comem mal, não sabe do que está falando. Muitos se alimentam só de produtos orgânicos e sabem cozinhar muito bem. É só assistir ao canal Food Network que a gente percebe que nem só de McDonald’s vivem os americanos. Pelo menos os inteligentes…

De fato, se você vier passar um tempo nos EUA não vai sentir quase nenhuma falta das comidas brasileiras. Se você souber cozinhar, dá para repetir todos os pratos que comemos no Brasil. Nos supermercados você encontra todos os produtos que vai precisar. Alguns tem nomes que não tem como adivinhar. Por exemplo, a nossa famosa Maizena você vai encontrar como Corn Starch. A salsinha que usamos como tempero você encontra facilmente na sessão das verduras e com o nome de Parseley. Na internet você encontra listas de tradução de temperos, verduras, etc. É só googolar e pronto. No supermercado, os produtos estão dispostos assim como no Brasil, as farinhas todas juntas, etc. Então é só procurar.

Mas, existe alguma coisa que não se encontra nos supermercados americanos? Sempre me perguntam. Algumas coisas são um pouco difíceis de encontrar e você vai precisar usar um pouco a imaginação. Eu não encontrei algumas farinhas, como por exemplo a farinha de rosca(que usamos para empanar). Aqui usa-se o bread crumbs mas é diferente da farinha de rosca. Farinha de milho e a farinha de mandioca torrada (a que usamos para fazer a farofa) também não se encontra. Mas todos estes você encontra no supermercado brasileiro que aliás é bem mais caro que os supermercados americanos.

O creme de leite no supermercado brasileiro custa 2,50

Algumas coisas que não existiam nos EUA como o nosso creme de leite(table cream) e leite condensado(sweet condensed milk), hoje você encontra em qualquer supermercado. Quase escondido porque tem bem poucas latas. O americano não conhece e não sabe para o que serve. Várias vezes eu comprei e o caixa ou outra pessoa ao meu lado perguntou pra que servia o creme de leite. Você encontra muitos desses produtos na seção de comidas étnicas. Outros, nós brasileiros é que não estamos acostumados ou mesmo desconhecemos como como Sour Cream, buttermilk, etc.

Requeijão e Nescau são outras coisas difíceis de encontrar. Só encontrei no supermercado brasileiro em Orlando. Mas devido à distância(15km) tenho experimentado produtos similares dos supermercados do bairro.

O feijão marrom que usamos no Brasil aqui chama-se Pinto Beans

O que mais eu escuto no meu blog é sobre o arroz com feijão, acredite. É a mesma coisa que no Brasil. Você acha facilmente uma presure cooker (panela de pressão) pra comprar e tem cada uma! No supermercado facilmente encontra-se arroz, feijão, lentilhas, grão de bico, etc. Você só vai passar mal se não souber conzinhar. Para estes, existe a opção do feijão em lata. Tem de todos os tipos, branco, preto, marrom (que se chama pinto rss), cozido e somente com água. Você esquenta e tempera como um feijão normal. Eu já fiz e ficou a mesma coisa. Mas não uso muito porque embora as latas digam não conter conservante e estabilizantes, eu não sei se eu acredito. É bom ter para aquele dia que você precisa fazer um jantar em 25 minutos.

 

Porém algo que eu gostaria de mencionar é que a comida dos americanos me impressionou. Quem pensa que a comida nos EUA é ruim é porque foi nos lugares errados. No meu blog tem uma lista de restaurantes que eu indico, com preço justo e que deixam muitos brasileiros boqueabertos com o capricho e sabor dos pratos. Muitos dos pratos eu nunca tinha ouvido falar e estou tentando repetir em casa essas receitas americanas. Em uma festa que eu fui em casa de americanos, não provei absolutamente nada que não estivesse delicioso. Tudo feito pelos convidados, no tipo de festa que cada um traz um prato.

Portanto, se você desejar viver nos EUA mas está com receio de sentir falta da maravilhosa comida brasileira, não se preocupe. É possível cozinhar da mesma maneira como no Brasil e gasta-se muito menos.

As deliciosas tortas caseiras típicas do restaurante Perkin's

No entanto, é preciso ter a mente aberta para provar novos sabores,
experimentar receitas típicas do lugar e aprender também da cultura do país em que se está vivendo. Infelizmente, alguns brasileiros que aqui vivem, trouxeram o Brasil na mala. Só conhecem brasileiros, só assistem TV do Brasil, só trabalham para outros brasileiros e nem mesmo falam inglês. Eu sinto pena porque estes não estão aproveitando esta grande oportunidade que é viver em outro país.