Carla  – Milão, Itália
.

Tenho uma série lá no blog que se chama “Por aqui é diferente”, estamos já na parte 9, são os posts que fazem mais sucesso e geram também bastante discussão. E falo sempre: não digo que é melhor ou pior que o Brasil, é diferente e “basta”!

Querem ver alguns exemplos?

MODA: Por aqui a moda é usar a gola de camisas e jaquetas (mas principalmente camiseta pólo) virada pra cima. Algumas têm até o nome da marca estampada atrás, pra mostrar mesmo. Por aqui a moda é usar “ciabatte” de couro, já que eles acham que chinelo tipo havaianas é de usar na praia só! Então as sandálias tipo “tiozão” é comum nos pés dos italianos.

SERVIÇOS: Por aqui é diferente, pois muitos serviços são self-service, chamado aqui como “FAI DA TE”.  Ou seja, você compra a ficha, põe na máquina e faz o serviço sozinho, ou então, se serve e depois paga, ou então, põe o dinheiro e escolhe o que quer. Isso acontece com lavanderias, lava-rápido, posto de gasolina, máquinas de cigarros entre outras coisas!
    

MAQUIAGEM: Por aqui é diferente, as mulheres não saem de jeito nenhum sem maquiagem, muita base, muito pó, muito lápis nos olhos, delineador, etc e tal…. No começo achei estranho, agora acostumei. Garotas indo pra escola, no shopping, nos bares, no trabalho, EM QUALQUER LUGAR, maquiagem sempre! Algumas coisas são bem diferentes mesmo, como o lápis no contorno dos lábios, muitas vezes de cor mais escura que o batom! Por aqui é diferente, as mulheres têm sempre as sombrancelhas feitas “bem fininhas”, exageradamente, na minha opinião. E outras muitas arrancaram tudo e fizeram maquigem definitiva.

E por aí vai! Mais bonito? Melhor? Pior? Não! Apenas DIFERENTE! Porque se fosse igual viver em outro país não teria graça nenhuma né? Visitem o blog e leiam a série toda “Por aqui é diferente”!
Carla Guanais é cientista, blogueira e mora na Itália desde 2010. Saiba mais sobre ela clicando aqui.