Skip to content

Não que seja melhor ou pior, é simplesmente DIFERENTE!

29/08/2011

Carla  – Milão, Itália
.

Tenho uma série lá no blog que se chama “Por aqui é diferente”, estamos já na parte 9, são os posts que fazem mais sucesso e geram também bastante discussão. E falo sempre: não digo que é melhor ou pior que o Brasil, é diferente e “basta”!

Querem ver alguns exemplos?

MODA: Por aqui a moda é usar a gola de camisas e jaquetas (mas principalmente camiseta pólo) virada pra cima. Algumas têm até o nome da marca estampada atrás, pra mostrar mesmo. Por aqui a moda é usar “ciabatte” de couro, já que eles acham que chinelo tipo havaianas é de usar na praia só! Então as sandálias tipo “tiozão” é comum nos pés dos italianos.

SERVIÇOS: Por aqui é diferente, pois muitos serviços são self-service, chamado aqui como “FAI DA TE”.  Ou seja, você compra a ficha, põe na máquina e faz o serviço sozinho, ou então, se serve e depois paga, ou então, põe o dinheiro e escolhe o que quer. Isso acontece com lavanderias, lava-rápido, posto de gasolina, máquinas de cigarros entre outras coisas!
    

MAQUIAGEM: Por aqui é diferente, as mulheres não saem de jeito nenhum sem maquiagem, muita base, muito pó, muito lápis nos olhos, delineador, etc e tal…. No começo achei estranho, agora acostumei. Garotas indo pra escola, no shopping, nos bares, no trabalho, EM QUALQUER LUGAR, maquiagem sempre! Algumas coisas são bem diferentes mesmo, como o lápis no contorno dos lábios, muitas vezes de cor mais escura que o batom! Por aqui é diferente, as mulheres têm sempre as sombrancelhas feitas “bem fininhas”, exageradamente, na minha opinião. E outras muitas arrancaram tudo e fizeram maquigem definitiva.

E por aí vai! Mais bonito? Melhor? Pior? Não! Apenas DIFERENTE! Porque se fosse igual viver em outro país não teria graça nenhuma né? Visitem o blog e leiam a série toda “Por aqui é diferente”!
Carla Guanais é cientista, blogueira e mora na Itália desde 2010. Saiba mais sobre ela clicando aqui.
27 Comentários leave one →
  1. RenatoAlves permalink
    29/08/2011 15:59

    Que legal Carla
    Sabe que eu já percebi que ninguém gosta de ouvir comparações, principalmente onde o Brasil fica pra trás. Mas adoram ouvir uma comparação onde o Brasil sai melhor. Gostei do seu jeito de dizer que é simplesmente diferente. Acredito, no entanto, que as comparações são invitáveis. É assim que a gente cresce não é mesmo? Existem inúmeras coisas que aqui nos EUA são piores e eu acabo por fazer do jeito brasileiro. Fui no seu blog e li a série inteira. Parabéns!
    Bjs

  2. 29/08/2011 16:12

    Na Argentina tb vi essa mania de colocar a gola da camisa polo para cima… por que será? Hohohoho….

    • 31/08/2011 23:31

      Piada:Resposta.

      Porque argentinos sao italianos que falam espanhol mas acham que sao dinamarqueses hahahahaha

      Ja escutei la piada de brasileiros tambem hehe

  3. 29/08/2011 16:14

    Haha, gostei do “diferente” – para ficar no politicamente correto. Mas a conclusão é muitas vezes “melhor mesmo” ou “pior não dá para ficar”. Ou um ou outro. Não consigo levar a sério uma policial que me aparece de manhã na minha porta com cara de traveco, sobrancelha fininha e SÓ o contorno da boca delineado. Ou carinha que quer tirar pinta de bem sucedido mas usa vááárias correntinhas de ouro e cabelo pintado que nem as asas da graúna… acaba ficando com pinta de “chefão-do-jogo-do-bicho-patrocinador-de-escola-de-samba”. Pior não dá para ficar.

    • 31/08/2011 21:12

      Anita, muito engraçado!Esse mundo politicamente correto é um porre!Tentei deixar uma msg no seu post mas nao deu!Até mais!

  4. sonhosnaitalia permalink
    29/08/2011 16:45

    É verdade Renato, os “patriotas” ao extremo acham que falando alguma coisa boa ou “diferente” de onde vivemos é porque estamos renegando nossas origens, comparando, falando mal, etc e tal, e não é isso! De jeito nenhum! Sim, as comparações são inevitáveis, mas desprezar o Brasil ou vice e versa, jamais! Que bom que leu tudo e gostou, rs.. bjus

    Ah é, na Argentina? Deve ser porque é o país onde tem a maior colônia italiana, rs… e eles acham que estão na Europa né? ahahah … bjus

  5. sonhosnaitalia permalink
    29/08/2011 16:52

    Pois é Anita, muitas vezes não dá pra evitar em dizer se é melhor, mas quando se trata de moda ou cultura, pra gente pode ser estranho, mas pra eles é natural, entao por isso não dá pra julgar, fico no DIFERENTE. Mas não é só por ser “politicamente correta”, é por estar aberta ao novo. Não gosto de quem vem pra outro país e só “mete o pau”, fala mal, critica, etc e tal… se não está aberto às diferenças, entao volte! Mas em alguns casos como esse policial, só rindo mesmo! aí eu digo: que dóóóóóóóó! hahahahah… bjus

  6. 29/08/2011 19:56

    Ah, e tem mais. Há dois tipos de corte de cabelo/penteado femininos na Holanda bem comuns e que eu abomino.
    1) Igual a um pica pau. Elas cortam curtinho, com um topete na frente e passam gel legantando os cabelinhos desde a parte de trás da nuca. Parece um bebê suadinho. Ou que a mãe lavou com xampú Johnson e secou arrepiando com a tolha.
    2) Um cabelo bem anos 1950, tipo Doris Day: curtinho na altura das orelhas, um pouco ondulado e com uma franjinha bem curta e enrolada pra dentro. gerlamente acompanha umas sobrancelhas bem fininhas.
    Pelamor… nada a ver !

  7. 29/08/2011 21:07

    Me acabei de rir com a “sandália tipo tiozão”. Aqui nos eua além desse tipo de sandália tem aquelas tipo rider na cor branca ou preta ( vale ressaltar que a parte de cima da sandália é fechada por um velcro) que os americanos (só para deixar claro, homens e mulheres) usam com meia branca (daquelas que usa-se em escola) até o joelho. Sinceremante, nesse caso não é só questão de diferente, é feio mesmo!

  8. sonhosnaitalia permalink
    30/08/2011 11:24

    Hahaha Anita, o cabelo pica-pau tbm é moda por aqui… agora o outro não, deve ser engraçado..rs….

    Gente, eles gostam dessas sandálias ne? Aqui além das de “tiozão” de couro tem as tipo rider tbm.. mas daí a usar com meia não dá né? hahhahha… Realmente é feio… bjus

  9. 30/08/2011 23:23

    Viva as diferenças!

  10. 31/08/2011 11:09

    viva Aline!!

  11. 31/08/2011 20:52

    Sou um leitor da Carla e concordo com ela, porém ela tem uma visao mais boazinha/pacifica da coisa.Também concordo com o Renato, patriotas que dizem que o Brasil nao tem falha e supera a Noruega ou Suécia em quesitos coletivos da sociedade(educaçao,etc).Por outro lado, deslumbrados que NUNCA serao estrangeiros e que negam ser brasileiros criticando tudo do Brasil pra tentar fingir que se adaptam sao pessoas sem atitude e fingem ser bem resolvidos.Dividindo por itens pra ficar mais claro penso que:

    -Diferenças culturais nao podem ser criticadas pois dependem de inumeros fatores com tempo, religiao, historia,etc.Isso vale pra alimentaçao,musica,roupas,religiao,cerimonias,etc AO mesmo tempo suportar criticas disso tudo ao seu pais por outros que NUNCA foram la so pra dizer que voce se adapta e é normal é muita babaçao de ovo(no caso de brasileiros que adora negar a propria cultura e nao refiro ao samba,mulata,carnaval,ok?).

    -Esse papo de aceitaçao que brasileiro faz é muito inocente ou fingimento. Vejamos,na Italia existe uma palavra chamada extracomunitario(que pode vir com “adjetivos”) que quer dizer no pratica, qualquer um nao italiano porém de um pais mais ralé.Isso é usado pelo governo, TV, midia,pessoas e as pessoas acham”normal”.Tem brasileiro que segundo os italianos é extracomunitario como um africano, do leste europeu mas ele diz”nao, tenho que me adaptar isso é assim pros outros mas pra mim é normal”.

    -No inicio do meu blog recebia mensagens de um conhecido da Carla, o Franco.Bem,o cidadao mora no Brasil, casado segundo os italianos com uma “extracomunitaria” brasileira,so desce o pau no Brasil desde a culinaria(cultura,lembre disso),do povo que é muito amigavel,isso e aquilo.Veio reclamar no meu blog que nao critica o obvio e nao a cultura local, dizendo que “brasileiro nao pode ver reclamar do seu pais”.Opa,sendo superior como citei antes em educaçao, cultura ATUAL,etc respeito e quero copiar. Mas o cidadao vem de um pais aonde a corrupçao é igual a do Brasil,politicos idem,partidos xenofobos que tem projetos pra dividir o metro em italianos/nao italianos,etc e vem falar de respeito?

    Bem, o Brasil nao é o paraiso e esta longe de ser, mas tambem nao é o Iraque!Lembrando que tenho conhecidos de SP que reclamam do Brasil aqui na Italia d+ mas que adoram dizer que la nada funciona e que quando levam multa nao pagam ou subornam o guarda!Coerencia e sem deslumbre, galera!

  12. 31/08/2011 21:10

    Brasil Italia-diferenças:
    -Culinaria: o Brasil tem sorte e clima favoravel com varios produtos e muitos sao exportados como o nosso café que virou italiano( a Italia nao produz quase nada de de café)..Temos influencia africana, arabe,europeia de toda Europa, asiatica, indigena,etc.Italianos tem no maximo uma influencia alema ao Norte e arabe( que negam) ao sul.Brasileiro come de tudo, culinaria italiana prioriza os carbohidratos em 80%.Brasileiro prova de tudo, italiano vai no exteriro pra comer comida italiana e dizer que nao é igual ao pais dele.
    -Preconceito/racismo: No Brasil ( e no mundo tambem)existe mas no Brasil o preconceito é + social e isso é crime inafiancavel. Na Italia o guarda finge que nao ve, o povo acha normal, o povo vota em partidos que fazem leis malucas quando nao apoiam a tortura para estrangeiros.Tem ate palavra pra isso: o extracomunitario.
    -Visao do estrangeiro.Estrangeiro no Brasil é visto como a perfeiçao, o todo desenvolvido.Claro, alguma nacionalidades sao vistas piores mas em geral,brinca-se,tira-se onda e é tranquilo.Na Italia,como ja escutei”voce é brasileiro mas trabalha”,sendo que nunca tinham visto um brasileiro.Ou entao,tem essa idéia de que estrangeiro é bandido, nao trabalha, nao respeita leis etc.
    -No Brasil quase todo mundo recebem bem,seja bandido, terrorista, ladrao pois o governo paz e amor é “compreensivo”.Na Italia voce ja sendo visto como bandido tem que se “adaptar”.Se criticar algo no minimo motivo de critica como a burocracia ou atraso de trens voce tem”que voltar pro teu pais”pois no Brasil voce”passa fome e so tem favelas”.
    …..Essa lista é grande e como disse antes:habitos culturais sao impossiveis de criticar em um planeta com mais de 130 paises, mas receber todas criticas,se omitir porque no “Brasil nada presta”sendo que a critica nem sempre é justa ou vem de alguem pior que nos ou igual e dizer “ah,somos tolerantes” é muita inocencia e passividade!Quando pessoas assim vao conseguir respeito:nunca!

  13. 31/08/2011 21:32

    Brasil-Italia: coisas iguais e bem facil de entender…

    -Ambos sao paises de origem latina apesar de brasileiro querer entender italiano e qualque lingua e italianos dizerem que nao entendem nada de portugues(apesar de esa vir do latim e ser similar ao italiano)
    -Ambos paises tem cidades aonde o crime organizado é forte(Italia em Napoles , Brasil no -Rio e Sampa)
    -Na Italia existem varios tipos de mafia:Camorra,Cosa Nostra,Sacra corona unita,etc.No Brasil Comando Vermelho, PCC.
    -Em ambos paises o nivel de corrupçao é praticamente igual segundo dados estatisiticos.
    -Possuem igualmente( com excessoes é claro) polos de pobreza,praias lindas e riqueza.Na Italia com o sul + pobre e com praias lindas e no Norte com mais riqueza. No Brasil em é o contrario. (a grosso modo)
    -Além de desviar verbas, politicos aumentam proprio salario, tem ferias, carros, apartamentos, alimentaçao tudo pagos e ainda contratam parente.
    -Em ambos paises falar uma segunda lingua nao é valorizado. Dou uma chance ao Brasil por nao estar em um centro plurilinguistico como a Europa.Ja a Italia….
    -Ambos possuem futebol como primeiro esporte.
    -Ambos tem uma visao deturpada do estrangeiro:Brasileiro vendo italianos como salvadores,parentes,vozinhos da novela das 8,amiguinhos.Italianos vendo os brasileiros como selvagens, do mato e as brasileiras como as faceis do turismo sexual.
    -Ambos votam em aberraçoes como Berlusconi,Bossi na Italia ha 17 anos e Tiririca,Malluf,Marta Suplicy(Brasil,)
    -Ambos nao sabem exercer o voto de modo decente apesar de no Brasil ser obrigatorio e na Italia ser facultativo.
    -Ambos dao muito valor a reallity shows(o Brasil pensando que copia so”coisa boa”acho que esta copiando a Italia cada vez mais).
    -Ambos possuem cantores que fazem apologia ao crime(Brasil, funks da vida,Italia musicas em homenagem a mafia)
    -Ambos gostam de sol, praia e festa(bem, poucos nao gostam)
    -Em ambos a TV e aparecer conta muito!
    -Ambos paises possuem uma inversao de valores absurda e quando voce critica ou é “certinho, preconceituoso, de direita ou de esquerda”.
    -Ambos falam mal do seu pais mas pouco fazem para muda-lo.

    continua…

  14. 01/09/2011 11:27

    ai Druida… nem preciso falar que vc me cansa né? rs…

    • 01/09/2011 15:11

      Carlinha.Sou seu fa mesmo assim.Voce tem um grande blog.Sempre me inspiro nele. Mas claro, acho as vezes ele um pouco “fofura, amizade,energias positivas,”etc que da tolerancia ao lobby italiano, enquanto so levamos criticas.Meu canal do YT atraiu varios italianos que ofendem tudo e todos.Qual a reaçao do povo brasileiro daqui:ah temos que tolerar, eles sao amigos, viva a Lega,etc.

      .Existem outros blogs bem deslumbrados e que olham aqui como se fosse a Terra Nostra da novela.Um sentimentalismo barato so de gente que so ve TV e nao a Italia real.O seu é diferente.Um pouco inocente,talvez voce seja asiim,mas com muito assunto bom. Seu post sobre as mulhers brasileiras foi otimo, espetacular.Mas enfim voce escreve o que quer,Eu dou so opinao como leitor 🙂

      Olhe o desequilibrio: um fala mal, o outro se omite e consente.Quem perde?O omisso!

      Aquela coisa, somos vistos como macacos por sermos brasileiros,da selva, sem comida e eles sao vistos como aqueles que podem tudo, os superiores que quando sao criticados, aparece um descendente que nunca veio aqui e vem falar de tradiçao, cujas familias bestemavam contra a Italia quando iam embora para o Brasil.Ou de futilidades que mudam obviamente pois é outro povo, pais.Talvez sinta-me cansado de tentar mostrar a verdade, nada mais que a verdade e…… sozinho.Da pra entender pq votam no Malluf ate hoje no Brasil. Brasileiro se une so pra falar do que:coisas triviais!

      Mas vamos la,Druida.Voce é brasileiro,carioca, filho de baiana com gaucho. Voce é forte e além de tudo brasileiro que nao desiste.Um dia o povo acorda.Assim eu espero.
      PS:Desculpe o desabafo!

  15. sonhosnaitalia permalink
    01/09/2011 16:12

    Druida, obrigada… E quero dizer que concordo com TUDO com o que vc diz! Mas só as palavras não bastam. Procuro viver aqui, meu cotidiano, lutando sempre contra tudo isso, o preconceito, o julgamento, a prepotência deles etc e tal… Só assim as coisas vão mudar. Não acho que eu seja ingênua, é só que o objetivo do meu blog não é esse. Não temos que desistir mesmo, eu vc e todos que são conscientes de tudo que acontece. Só com respeito teremos respeito em troca! Nunca fui no seu “canal” do Youtube, mas vou la dar uma olhada. bjus

  16. 22/05/2012 11:21

    Oi, Carla
    Seu texto (que já li e comentei no seu blog) me fez lembrar um certo incômodo pelo qual passei hoje de manhã e quem não vem ao caso citar a fonte. Tudo porque fiz uma inocente comparação entre Brasil e Itália nesse mesmo estilo que você fez, ou seja, sem intenção de criticar ou ofender. A pessoa, italiana, tomou como competição entre os países.
    Sei que não tem a ver agora, mas precisava desabafar com alguém 😀

    • sonhosnaitalia permalink
      22/05/2012 16:22

      OOi Ju, é assim mesmo… As pessoas se ofendem por nada…. e isso acontece inversamente tbm, e muito.. nao ligue. bjus

      • 22/05/2012 18:12

        Oi Juliana.Tudo bem?
        Seja bem vinda ao clube e explico o motivo tal ato acima do seu amigo ou amiga local.

        Somos inteligentes e sabemos que o mundo é mais que o nosso umbigo e pais.Cada lugar tem seus pontos fortes e fracos.Obvio e nao precisamos falar nisso.Uns mais fortes e primeiro-munditas que outros como ALGUNS e nao todos paises da EuropaComo diz um amigo meu o primeiro-mundo começa ao nortes dos Alpes.E nisso podemos viajar pelo mundo e vamos encontrar coisas boas,paises bons mas nunca o paraiso.Comparar é natural mas nao pode ser competiçao(a nao ser quando voce quer responder como o nosso blog faz).

        Aonde eu quero chegar?
        Simples.A Italia nao esta nos paises acima tido como evoluidos.Possui muitos problemas simlar a um pais da América Latina e paises pobres.Possui crime organizado secular(mafia),corrupçao,burocracia,etc.Possuem aquele papo do passado de antes de cristo bla bla bla.No meu blog cheguei a receber ofensas para agradecer aos italianos por terem descoberto o Brasil(?)Sim, é serio.E como sempre falamos, para grande partes dos italianos,o mundo nao presta:Os franceses sao frescos,os alemaes sao frios,os americanos so fazem guerras, os norte europeus sao sem sentimentos,os africanos sao selvagens,os brasileiros sao isso e as brasileiras sao garotas de programa…

        Grande parte ira sempre ver os defeitos do Brasil,mas nunca as qualidades e quando forem vistas,sera como um acaso ou sorte do destino.Adoram reforçar o estereotipo e a visao da dicotomia civilizado(eles)x selvagens da terra que tudo pode( Brasil).Muitos brazucas ainda apoiam isso por acharem ¨cultural¨(ao meu ver,covardia de brazuca)

        Por isso surgiu o nosso blog pacifico mais com arguentos,como ferramente de respostas.Nao fazemos parte da turma do deixa isso ou que ve o mesmo problema da Italia como cultura e do Brasil como o inferno,coisa que brasileiro deslumbrado adora fazer.

        Eu tenho conhecidos e amigos locais e nem falo com eles sobe isso.Nunca irao dizer que o Brasil possui algo melhor que eles que adoram estereotipos.Nao falo por competiçao,falo por ser fato.Possuimos coisas ruins tambem mas eles fazem questao de so lembrar das ruins.

        E acho que quando quem mora aqui começar a pensar como eles,deve viajar um pouco para paises mais evoluidos e notar o quanto tem de italianos lavando banheiro,trabalhando em subempregos como nos,brasileiros.E lembro também que foi um povo que migrou para todo o mundo,foi muito mal visto nos EUA mas hoje tiram uma onda…

        Relaxe e tente nao se estressar com isso,mas nao se omita ao eles falarem besteira.Respeito tem que ir,mas tem que voltar também.Isso é reciprocidade.

  17. 23/05/2012 6:17

    Carla e Verdadeira Itália: eu tomei como despeito dessa pessoa italiana. Era uma pessoa emigrada no Brasil e das minhas experiências, pude notar que grande parte deles querem se achar superiores no nosso país “sul americano” (porque a imprensa difundiu este termo como sendo negativo) e “subdesenvolvido”.
    Aqui na Itália conheci italianos que admiram nosso país por outros aspectos longe de carnaval e mulher (o nosso futebol continua no gosto deles :D). Talvez tenha conhecido gente sensata, o fato é que nunca ouvi considerações negativas a respeito do Brasil. Respeito a minha pessoa? Prefiro acreditar que há pessoas inteligentes no mundo que não julgam apenas pela aparência e estereótipos.

  18. joymatta permalink
    25/02/2015 12:46

    Nem tao negativo, nem tao positivo. Nem porque os outros acham melhor a gente precisa concordar e nem porque acham pior. Tem coisa que é subjetiva mesmo e fica no patamar do “diferente”. Se nao fosse pelo diferente, nao haveria individualidade. Adoro o diferente, mesmo quando nao gosto!!

  19. Sylvia permalink
    27/04/2015 9:43

    Carla adorei você vou te seguir, muito bom mesmo, quero saber mais, um bom dia para você

    • Carla Guanais permalink
      27/04/2015 9:51

      Que bom , obrigada! Siga meu blog pessoal Sonhos na Italia também! baci

Trackbacks

  1. 100 observações de uma brasileira na Itália | Brasil com Z

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: