Ana Fonseca – Amsterdam, Holanda
.

Todo mundo sabe que os países do norte do nosso planetinha têm as quatro estações bem marcadas, e a Holanda é um ótimo exemplo de país nesse aspecto. Aqui você tem a primavera-verão-outono e inverno… num só dia!

Se adulto fica doido com o abre e fecha de guarda-chuva e põe e tira de casaco, abre e fecha a janela, imaginem vocês as crianças. Minha filha de 5 anos ainda não sabe muito bem o que são conceitos abstratos de “um pouco frio”, “quase seco”, “úmido” e outros.

Quando meus pais estiveram aqui no verão bagunçou ainda mais a cabecinha dela. Ela perguntava a mim se estava frio e se tinha que por o casaco pra sair. Eu respondi: “Não, não tá frio não, apenas fresco, pode sair assim mesmo sem casaquinho” e meus pais já na rua comentavam: “Olha só, agora está fazendo frio e ela está sem casaco… Põe casaquinho nela porque está fresco!”. Sem falar que ela confunde agora manhã, tarde, noitinha e noite. Explico: não dá para dizer que “manhã é quando o sol se levanta”, pois no inverno ela levanta para ir à escola e está tudo escuro até as 8:30. Também não dá para dizer que “noitinha é quando fica tudo escuro” porque na primavera e mais tarde no verão holandês rola um solzinho (fajuto tá, eu sei) até as 22h. Também não dá dizer que “o sol está no ápice ao meio-dia” porque mesmo no verão só começa a esquentar a partir das 15h.

Solução:

Manhã (‘s ochtends / morgen): Hora de levantar, as pessoas tomam café da manhã e vão começar o dia de estudos e trabalho.
Tarde (‘s middags): Começa depois que você devora em 15 minutos o sanduíche do almoço.
Noitinha (‘s avonds): É quando você vai para casa para jantar. Depois vê televisão, toma banho, põe pijaminha, escuta estorinha e se prepara para dormir.
Noite (‘s nachts): muito, muito tarde. Bichos e pessoas dormem, faz muito silêncio e é bem escuro sempre.

Assim as crianças holandesas associam as partes do dia à atividades usuais – e não se está claro/escuro, frio ou quente.

E elas piram quando vão para países quentes (leia-se: Brasil). Piram. Escuro na hora do jantar? Piscina e praia já podem de manhã cedinho? E faz calor de manhã tão cedo? Vai entender…

_________________

Ana Fonseca mora na Holanda. Curtam nossa página no FB e nossa conta no Twitter para atualizações da vida no exterior. Quer ver fotos lindas de Amsterdã e outras cidades pelo mundo? Sigam nosso perfil no Instagram. Blog Brasil com Z, um blog feito por expatriados brasileiros, vivendo nos quatro cantos do mundo!