Skip to content

O churrasco da Galícia

07/09/2011

Edu
A Coruña, Espanha
.
 

Solomillo a la brasa

Aqui na Espanha, comer churrasco é uma triste aventura, principalmente para quem vem do Brasil e está acostumado a se esbaldar entre picanhas e outras delícias bovinas das tradicionais churrascarias brasileiras. Acredito que nossos “hermanos” argentinos sofram o mesmo drama.

Eu vivo na região da Galícia que é conhecida nacionalmente pelos mariscos (este sim são inigualáveis), mas também pela carne. Inclusive existe um selo de qualidade chamado “Ternera Gallega” que certifica que a carne que tem este selo é de excelente qualidade. Bom, excelente qualidade para quem nunca saiu da Galícia, porque sem querer fazer trocadilho, “a carne é fraca”.

Já tentei de tudo. Pedi dicas a “especialistas”, comprei carnes de diferentes tipos e preços, mas ainda não encontrei nenhuma peça que pudesse chegar aos pés da carne brasileira. Quando preparo um bife, a carne solta uma espuma esquisita na frigideira, os filés são muito finos, duros e às vezes elásticos.

Tem uma carne aqui na Espanha chamada “solomillo” (que de acordo com o Wikipedia corresponde ao nosso contra-filé), que dizem os “experts” ser o supra sumo das carnes espanholas. Tomara que seja mesmo, porque o quilo custa em torno de 40 euros!!! Eu nunca comprei, porque é um preço que não posso pagar, porém já tive a oportunidade de comer em restaurantes e realmente é uma carne muito saborosa, mas eu ainda não tive a oportunidade de comê-la em “formato de churrasco”.  A que eu comi veio servida assada no forno, ao molho madeira e acompanhada de pimentão e tomate. Portanto, preciso que alguém me convide para um churrasco com solomillo (acho difícil), para ter uma opinião formada.

Já fui convidado para alguns churrascos (feitos por espanhóis) e o sistema deles é parecido ao nosso. Cortam a carne em pedaços e colocam em uma espécie de grelha. Pelo menos aqui na Galicia, não se costuma utilizar carvão, o povo faz o churrasco à lenha, que pessoalmente acho que melhora muito o sabor da carne. Quanto à variedade das carnes, não há muita realmente, e o nível, como disse antes, é “aceitável”.

Em um destes churrascos que fui convidado, levei um tupperware com molho à campanha. A galera estranhou um pouco aquela mistura de pimentão, cebola e tomate picado com vinagre e azeite, porém quando se serviram com a carne, ficaram malucos!!! O molho acabou em 5 minutos.

A carne espanhola é inferior a brasileira basicamente por dois motivos: A raça do boi espanhol é diferente e os cortes são feitos de outra forma. Além disso, aqui na Espanha não existe molho à campanha, nem a nossa farofa, que são itens indispensáveis em um bom churrasco. Sem falar na caipirinha! A próxima vez que me convidarem para um churrasco vou levar molho à campanha, farofa e caipirinha. Tenho certeza que sairei dali sob aplausos!

De todas as formas, os espanhóis são cientes e reconhecem que as carnes sul-americanas (principalmente brasileiras e argentinas) são superiores.  Inclusive, aqui na Espanha existem churrascarias brasileiras e argentinas que costumam estar sempre cheias. Dizem eles (os brasileiros e argentinos), que a carne vem congelada de seus respectivos países. Tenho minhas dúvidas. Mas a qualidade é muito boa. Não é igual a carne servida nas churrascarias brasileiras, mas para quem mora no exterior, está ótima.

Para fechar o post, vou deixar uma curiosidade para vocês. Uma vez me perguntaram o que acontecia com a carne dos touros que eram mortos nas touradas em Madrid. Essa pessoa me perguntou se a carne era doada para a caridade. Quem dera se fosse assim. A carne dos touros mortos nas touradas vai para restaurantes de Madrid que cobram uma fortuna pelo prato. Normalmente eles colocam um cartaz na porta do restaurante avisando que hoje será servida a  carne do touro morto na tourada do dia “tal” pelo toureiro “tal”. E como disse, o prato sai caro. Afinal de contas, não é todo o dia que você come a carne de um touro morto por um toureiro famoso! Coisas de país de “primeiro mundo”.

20 Comentários leave one →
  1. 07/09/2011 14:51

    Edu! Primeiro convém dizer que “marisco” são os nossos frutos do mar, e realmente, quando fui à Galicia foi o que mais comi (caro, mas comi). Segundo, eu acho que a carne é inferior também devido a dois motivos: a alimentação do gado (que aqui é somente a base de ração) e o confinamento, já que no Brasil muitas vezes o gado é criado solto no campo. Terceiro, o que é esse tal de molho à campanha???? Eu NUNCA ouvi falar!!! Lá no sul isso não existe (pelo menos com esse nome!). E quarto e último, vou contar os segredos de como fazer um MARAVILHOSO (dentro do possível) churrasco espanhol no meu post! Afinal, pra alguma coisa as minhas origens gaúchas tem que servir, né?

  2. 07/09/2011 14:56

    Caraca !! Você nao sabe o que é molho a campanha ???? Será que isso é coisa de churrasco carioca !!!???? Se você nao fosse gaúcha, ia pensar que estava falando com uma “amadora”, mas nao é o caso !!!

    No RJ a gente fazia um molho para churrasco chamado “a campanha” que levava basicamente pimentao, cebola e tomate, tudo picado e temperado com vinagre e azeite.

    Dá uma olhada neste linK (a receita aqui é bem mais sofisticada): http://www.cooking.com/recipes-and-more/recipes/Churrasco-with-Molho-Campanha-recipe-10348.aspx

    • 07/09/2011 15:16

      Edu, a gente conhece esse molho com o nome de “vinagrete”. Pela tua explicação e fotos no google, parece a mesma coisa. Vivendo e aprendendo!

      • Ana Paula Gonçalves permalink
        08/09/2011 0:14

        Também sou gaúcha e conheço como vinagrete, recentemente conheci uma carioca aqui em Bogotá, em um churrasco que a gente fez, que ela tb levou o molho, disse que é essencial… Mas pra maioria dos gaúchos que conheço qualquer tipo de molho é dispensável. O negócio é carne e pão hehehe.

      • 08/09/2011 7:19

        É isso ai Ana Paula! Caaaaaaaaaaaarne…e da boa! 🙂

    • 07/09/2011 16:01

      Esse molho a campanha no nordeste (e em vários outros lugares do brasil) se chama vinagrete.

  3. 07/09/2011 15:17

    Bom, se você procurou no Google, entao vc viu que nao é loucura minha 🙂

  4. 07/09/2011 17:49

    Hahaha! Também nao conhecia o nome do vinagrete de outra forma, rs.. vivendo e aprendendo mesmo. hahaha! Bem, aqui na Itália as carnes são caras também e não são tudo aquilo…. e acrescentar os “ingredientes” brasileiros de um bom churrasco também agradou bastante aos italianos, bem, mas isso conto no meu post..rs.. bjuuus

  5. persistenciadamemoria permalink
    07/09/2011 18:14

    Edu,
    Quando meu marido conheceu a carne brasileira adorou…rs
    E molho a campana é vinagrete em São Paulo também, mas não colocamos pimentão.

  6. 08/09/2011 7:36

    Inclua pimentao na sua receita, você nao vai se arrepender !!

    • persistenciadamemoria permalink
      11/09/2011 14:31

      Vou experimentar! Vermelho é?

  7. Lilian Lopes permalink
    08/09/2011 10:32

    Eu moro nas Canarias e aqui eu peço ao carnicero o quadril do boi e ele já separa pra mim a peça, vulgo picanha rsrsr

  8. Isac Luz permalink
    08/09/2011 17:00

    Sou de Floripa, conhecemos como vinagrete e o pimentão também não é utilizado. Outra coisa esse negócio cortar a carne em fatias e fazer na grelha também é pouco utilizado no sul, negócio aqui e no espeto, a churrasqueira pode ser qq uma, desde tijolinhos montados no quintal até aquelas com motorzinho para girar a carne 😉

  9. 11/09/2011 20:15

    Aí gente, vinagrete é o molho clássico francês para salada: azeite (3/4) um pouco de vinagre (1/4) e um tiquinho de mostarda e açúcar (opcional). O molho à campanha é o trio tomate-pimentão-cebola em cubinhos com azeite, vinagre e sal. Eu ainda coloco salsa e cebolinha bem picadinhos. Vinagrete é molho pra salada, viu ?

    • 11/09/2011 21:13

      Anita, lá no sul a gente chama esse tal de campanha de vinagrete. Não vai mostarda nem açúcar, é igualzinho ao que diz o Edu. Deve ser uma variação abrasileirada do vinagrete francês! 🙂

  10. Márcia permalink
    13/09/2011 18:56

    Edu, nao quero ser do contra, mas em Espanha também temos boas carnes, as de Avila e do País Basco sao deliciosas e por aqui fazem churrasco usando carvao, lenha e sarmento. Os animais tambem sao criados soltos e nao comem só raçao como pensam alguns. Para que tenhas um bom corte deves pedir ao teu carniceiro de confiança. As carnes compradas nos Hiper nao estao com nada. Onde vivo como muito churrasco e também faço em minha casa. É claro que se falarmos de rodízio nao há, mas para ser sincera, acho o rodízio um exagero, pues tu comes mais do que aguentas e a farofa também nao é nada de especial (mesmo os restaurantes rodízio fazem uma farofa horrível), gosto mais da banana frita. Em Portugal, também fazemos esse molho que dizes, mas chamamos vinagrete. Tienes que dar uma volta pelo norte de Espanha (Pais Basco y Asturias) para mudares de opiniao e de preferencia ao invés de escreveres “o churrasco em Espanha”, deverias escrever o churrasco em Galicia, se bem que já comprei carne gallega y além de tenra tinha muito bom sabor.

  11. leonel permalink
    11/10/2011 17:13

    Acho q a carne espanhola ñ deve perder mto para a brasieleira ñ, com excessão a carne gaúcha q é considerada carne nobre, o resto ñ é boa ñ … Mas se vc q conheceu tah falando ñ sou eu q irei descordar, pois tbm ñ conheço esse gado espanhol da raça q fazem as touradas…

  12. 09/02/2015 12:17

    Queria dizer que em Goiás o molho se chama Vinagrete também. rs.

  13. deyse permalink
    02/11/2015 17:11

    De que la carne de España es inferior sera solo un comentario tuyo,estuve en Brasil y la carne de alli me parece bastante dura ,parecia suela de zapato .Para gustos no voy a discutir carne de vaca vieja aqui no se come.

  14. deyse permalink
    02/11/2015 17:15

    LAS CARNES DE ESTE PAIS DE GALICIA COMO ESPAÑA PARA MI SON LAS MEJORES
    SOLO ES UNA OPNION ,AQUI NO SE COME CARNE DE VACA VIEJA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: