Anatê Merger
Provença, França
.

E que espetáculo de piscina com vista para a montanha Sainte-Victoire e campos de lavanda no jardim!

Mas vamos ao que interessa: o churrasco à la française. Esqueça o que você sabe sobre o assunto, por aqui churrasco é muito diferente do que conhecemos no Brasil. Para começar os acompanhamentos: salada verde, salada de arroz, salada de macarrão, enfim, salada. Nada de batatas com maionese, nem purê, vinagrete e muito menos farofa.

Francês não sabe o que é farofa e também não faz idéia do que seja um churrasco com picanha, frango com bacon, costelinhas, etc. Na brasa, elétrica, lingüiças e coxas de pato. Não, não me enganei e troquei de ave. Pato mesmo, o que faz “qua-qua”.

De sobremesa, frutas da estação (pêssegos, nectarinas, melão, etc.). Tudo muito bom, evidentemente. Mas não sei porque ir para um churrasco por aqui sempre me deixa com uma saudade do Brasil…

Para quem quiser inovar no churrasco brasileiro segue a receita da salada de macarrão que estava deliciosa e aparentemente é bem simples de fazer.

Ingredientes:
– azeitonas,
 – tomates-cereja,
– macarrão farfale (borboleta ou gravata),
– molho pesto,
– queijo grego (feta),
– pignons,
– azeite de oliva,
– sal e pimenta a gosto.
 

Modo de fazer:

Prepare o macarrão normalmente e misture com o molho pesto caseiro ou pronto (isso fica ao seu critério). Deixe esfriar. Enquanto isso misture os outro ingredientes em uma vasilha. Em um pirex profundo e transparente faça uma camada com o macarrão e cubra com a mistura de azeitonas, tomates, pignons e queijo. Regue com bastante azeite de oliva e tempere a gosto. Cuidado com o sal, esse queijo já é muito salgado.