Skip to content

Depoimento sobre a Graduate School of Management de Aix-en-Provence

15/10/2011

Ana Tereza Merger
Provence, França
.

A minha experiência como estudante em Aix-en-Provence foi muito interessante, mas um pouco diferente do que eu esperava. As minhas aulas – MBA na Graduate School of Management (IAE) – eram todas em inglês e as matérias cursadas foram definidas pela coordenadora aqui na França. Eu tive aula pela manhã, tarde e noite, e depois uma semana de “férias.

Na minha sala aproximadamente uns quarenta alunos entre franceses e outras pessoas de diversas nacionalidades assistiam ao curso. Como resultado desse mix cultural a língua oficial era mesmo o inglês e em consequência disso eu quase não aprendi o francês. O que foi uma pena!

O curso não é uma parceria com o IBMEC, então toda a seleção e preparação da documentação foi providenciada antes de vir. O visa permanente não é um documento exigido para quem pretende ficar até três meses : um acordo entre a França e o Brasil permite a estadia de brasileiros por aqui por, no máximo, 90 dias sem a necessidade de um visa de longa estadia. Esse visa, que por aqui é chamado de titre de séjour, permite a permanência por um período mais longo (a maioria de até um ano) e as viagens para os outros paí­ses do território europeu. Não fiz porque achei que não fosse necessário, mas hoje vejo que teria sido um bom investimento. Entre prós e contras, o resultado final foi super positivo!

Depoimento de Cristina Sena

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: