Skip to content

Curso universitário na Itália

24/11/2011

 Carla Guanais –  Milão, Itália
 .

Muita gente tem o sonho de estudar aqui na Itália (como eu), mas as coisas não são tão simples como podem parecer.

Primeiro, para fazer uma universidade aqui, tem que ter 12 anos de estudos, e não 11 como nós brasileiros. Então significa que, ou você vem já com pelo menos 1 ano de faculdade feita no Brasil, ou tem que fazer mais 1 ou 2 anos de ensino médio aqui (que se chama Liceo).

Bem, antes de vir, todos os títulos de estudos devem ser legalizados pelo Consulado Italiano no Brasil, para a obtenção da “Dichiarazione di Valore in Loco”. Só assim conseguirá se matricular. Para saber como fazer, clique aqui, e veja lá no meu blog toda a lista de documento e o processo para a obtenção do documento com o Consulado.

A mesma coisa deve ser feita pra quem já fez a faculdade e quer fazer uma pós aqui.

Agora, por quê não é simples estudar na Itália?

Bem, uma porque o sistema de ensino é diferente. A maioria ou quase todos os cursos são integrais, então fica difícil trabalhar. A maioria das faculdades são públicas, sim, mas existem taxas que variam de acordo com a renda da pessoa. Claro, há oportunidades de bolsas e insenções, mas o que atrapalha mesmo é a BU-RO-CRA-CIA!

Os cursos universitários são divididos em:

 Ou seja:

Laurea: é o curso de “Primo ciclo”, com duração de 3 anos

Laurea Magistrale: é o curso de “Secondo Ciclo”, antiga Laurea Specialistica. Pode ser feita após a Laurea de Primo ciclo, com 2 anos de duração, ou em Ciclo Único, se não tiver ainda a Laurea Triennale, com duração de 5 ou 6 anos, dependendo do curso.

Master di I o II livello: É um curso de alta formação, de aperfeiçoamento científico, é como se fosse uma especialização latu-sensu no Brasil. Têm a duração de pelo menos 1 ano. São cursos caros e difíceis de se conseguir bolsa.

Corso di Specializzazione: Um curso de especialização, formando especialistas em determinada profissão, tem a duração mínima de 2 anos.

Dottorato di Ricerca: É como o nosso doutorado. Tem duração de pelo menos 3 anos e existem diversas oportunidades de bolsas de estudos. O Dottorato di Ricerca, exige que se tenha a fluência em inglês, além do Italiano. Portanto, se você se interessa, como eu, corra atrás do prejuízo e aprenda inglês!! =)

Repararem que não existem cursos equivalentes ao nosso Mestrado. Pois é. E um Master não é equivalente ao mestrado, pois não há defesa da dissertação final e tal, dificilmente será validado no Brasil como mestrado, mas com certeza é de grande valor em qualquer lugar que você chegar com um diploma deste, assim como o Dottorato di ricerca.

A Laurea Magistrale pode ser reconhecida como mestrado no Brasil se tiver a mesma grade, créditos e defesa da dissertação como um mestrado brasileiro. É preciso verificar antes, não são todas que têm, depende da área, universidade e curso.

É possível ainda, fazer os cursos rápidos de Perfezionamento, têm curta duração (2, 3 ou 4 meses em média), e pode servir para você conseguir se adaptar à metodologia de ensino italiana, e ficar mais fluente no idioma. O problema é conseguir que os cursos abram turma. Já me inscrevi em um, fiquei super ansiosa, e no final não atingiu o mínimo de inscrições.

Se você já fala italiano ou está estudando, dê uma olhada neste site, lá explica em detalhes os tipos de cursos de nível superior.

Uma coisa que digo é o seguinte: difícil ou não, é importante não desistir do sonho. Continuar correndo atrás das oportunidades até conseguir estudar. Com certeza os estudos de joga pra frente! Aqui, no Brasil, em qualquer lugar! Estou aqui há um ano, ainda não consegui entrar na pós, mas não desisti!

Baci!

______________

Carla Guanais é cientista, blogueira e mora na Itália desde 2010. Saiba mais sobre ela clicando aqui. Sigam-nos no Facebook, Twitter e Instagram para notícias sobre estudar, trabalhar e turistar pelos quatro cantos do mundo! 

16 Comentários leave one →
  1. 25/11/2011 16:48

    Força Carlinha.

    Voce consegue.

    Como sempre disse:sistema escolar,sistema de saude,entre outros sao culturais.Sao diferentes em cada pais e nem sempre sao realmente melhores como imaginamos.Eu e minha esposa somos enfermeiros e a burocracia e a qualificaçao técnica do Brasil com relaçao a Italia sao completamente diferentes.Isso vale para os EUA,Reino Unido e Australia(lugares em que ja trabalhei).

    Outra coisa,dependendo o curso universitario no Brasil a formaçao obrigatoria é mais longa.E sobre o ensino médio nao quer dizer que um ano a mais faça diferença na pratica(so na burocracia)..

    Cultura é cultura.Essa é pra pensar: se é dificil pra estudarmos aqui na Italia,porque nao dificultamos tambem pra extrangeiros estudarem no Brasil ja que no mundo do trabalho a formaçao brazuca muitas vezes nao deixa nada a dever(depende a profissao e da Universidade cursada,obviamente).

    Cuide-se garota

    • 27/11/2011 9:47

      é isso aí Druida! um dia consigo. bj

      • 20/12/2011 20:18

        Oi Carla!! Me chamo Joao e tenho algumas duvidas sobre estudar na italia e gostaria que voce pudesse me ajudar!

        Meu email: apenasjoao@live.com

        Aguardo sua resposta!

        Valeu!

        – Joao

      • sonhosnaitalia permalink
        21/12/2011 12:27

        olá João, acabei de responder ao email que me enviou!

        abraços

  2. www.ericaema.blogspot.ocm permalink
    08/10/2012 20:31

    Ola Carla,
    Estou procurando informaçoes sobre como fazer um master na Italia. Sou formada no Brasil (4 anos) e ao buscar informaçoes nas universidades da Italia me disseram que preciso fazer uma declaracao de valor. Fui no site do consulado italiano em Sao Paulo e achei bem confuso. Em teoria preciso fazer documentos do 1o e 2o grau, alèm do diploma universitàrio? Vc chegou a fazer o processo?

    muito obrigada

    abs

  3. Carolina permalink
    12/08/2014 3:31

    olá carla! muito bom o texto! poderia me dizer sobre a entrada na faculdade na itália? tem “vestibular” que nem aqui? como funciona?

    • sonhosnaitalia permalink
      16/08/2014 11:39

      olá, para alguns cursos tem sim. Mas precisa consultar diretamente no site da universidade, no edital para saber como funciona.

  4. mthedreamer permalink
    15/09/2014 21:14

    Oi, adorei seu post!
    Estou tentando a laurea magistrale na statale e minha entrevista e nessa quarta via skype, nem preciso dizer do nervoso ne?
    Gostaria de manter contato, assim chegando ai já teria uma companheira de sonhos!

    Eteriskt@gmail.com

  5. Stella permalink
    19/10/2016 15:47

    Estou pra entrar em uma universidade na Itália no curso de biologia mas nesse momento bateu aquela crise “será que vou me adaptar?” , como é o ensino ai ? Aqui no Brasil os professores são bem família e todos se ajudam , na Itália também é fácil a convivência ou é mais cada um por si e goodluck ?

    • 24/10/2016 18:15

      É bem diferente, partindo ja do sistema de ensino e tbm à cultura deles. Todo mundo é meio auto didata. Boa sorte.

  6. Ronaldo permalink
    13/01/2017 13:53

    olá, gostaria de saber os custos de morar e estudar medicina na Itália e se teria uma universidade onde o acesso seria mais fácil para os brasileiros. pode me ajudar?

  7. claudio.carlomagno permalink
    28/02/2017 18:39

    Olá!Eu queria saber se existe algum documento que fale dessa equivalência entre títulos academicos italianos e brasileiros… entre Laurea Magistrale e Mestrado aqui no Brasil. Obrigado!

Trackbacks

  1. Estudar em uma Universidade italiana | Brasil com Z

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: