Estados Unidos

E para validar meu diploma nos EUA, o que eu faço?

Lorna
Birmingham, Alabama -EUA

Você (quer mudar ou) muda para os EUA  já formado e não tem interesse nenhum em mudar de área e/ou iniciar um curso universitário. O que fazer para validar seu diploma e começar a trabalhar na terra do tio Sam?

A resposta é depende. Depende da sua área de formação. Aqui nos EUA a maioria das profissões exige que você seja acreditado por alguma instituição. Como no Brasil o médico precisa do CRM, aqui também existe isso, com a pequena diferença de que no Brasil, quando o médico se forma só precisa mandar a papelada para o Conselho (e pagar as taxas) que  receberá a carteira médica, aqui não, para cada acreditação precisa fazer pelo menos uma prova (e pagar as provas + as taxas).

Bom, a primeira coisa que você precisa saber é como sua profissão funciona aqui. Por exemplo, se você for médico, dentista, psicólogo a ideia de validar o diploma é péssima. Isso porque você vai gastar dinheiro e tempo. No caso dos dois primeiros, o indicado seria fazer residência. Quando a residência terminar, você “só” precisa fazer uma prova e poderá praticar a profissão aqui (tendo em vista que existem diferenças entre um estado e outro). O processo para entrar na residência aqui é meio complicado, mas possível (quer saber mais da residência médica? Clica aqui). No caso de Psicologia, exige-se que o candidato tenha mestrado ou doutorado numa universidade americana para que se consiga uma acreditação e depois é “só” fazer as provas e poder praticar a profissão. Porém, se você for formado em contabilidade no Brasil, vale a pena revalidar seu diploma aqui. Você precisará voltar a faculdade para pegar algumas matérias, entender as leis do país, os programas utilizados nas empresas etc. Precisará de estágio na área e depois de algumas provas para se certificar será contador.

A primeira coisa que você precisa saber é como sua profissão funciona desse lado do mundo e para isso precisará do google. Existem livros que explicam as carreiras como esse e esse. Eu li o primeiro deles e achei maravilhoso, entendi exatamente as possibilidades que eu tenho, o que preciso fazer para ser psicóloga desse lado do mundo. Visto isso, você começa a pesquisar nas faculdades o que é necessário para iniciar seu processo, normalmente o TOEFL é pedido, mas não é regra (por exemplo, medicina não exige qualquer teste proeficiência, em contrapartida, o candidato terá que atender 10 pacientes-atores, fazer anamnese, indicar medicação e o inglês é avaliado assim). Além dele, se o curso for de mestrado ou doutorado o candidato precisa do GRE. Caso a idéia seja fazer residência em medicina, você precisará dos steps e se for em odontologia, completar os boards te deixará mais competitivo. Outra questão importante é a tradução do diploma e outra vez é necessário que você veja nos sites das universidades. É possível fazer no Brasil com um tradutor juramentado ou a universidade lista as empresas que aceita (no Alabama eles requisitam a WES), então, veja isso direito para não perder dinheiro.

Em relação ao custo, aí sim é algo que depende e muito. Os cursos de doutorado normalmente pagam uma bolsa para os alunos e não há necessidade de pagar para estudar. Em contrapartida, o aluno tem de trabalhar 20 horas/semana em laboratórios ou dando aulas. O mestrado aqui normalmente é pago, mas é possível conseguir bolsa em alguns casos. No caso de contabilidade, é necessário pagar pelas matérias que serão cursadas. O residente de medicina não paga para estudar/trabalhar e recebe uma bolsa que dá conta dos custos com aluguel, alimentação, roupa etc. O residente de odonto tem que pagar para estudar/trabalhar e é difícil receber bolsa, quando isso acontece, o valor é bem inferior aos custos.

Não, não é simples e sim, pode ser demorado e sim custa caro, mas é possível.

UPDATE: Infelizmente eu não tenho conhecimento sobre outras áreas. Medicina e psicologia, conheço bem e posso ajudar, mas as outras áreas, não tenho informação e aconselho você  a entrar em contato com o board da sua área.

_______________________

*Lamentamos informar que a Lorna não é mais autora do “Brasil com Z”, e portanto não responderá mais aos comentários do post.  Agradecemos a compreensão.

Sigam a fanpage do blog no Facebook: http://www.facebook.com/blogbrasilcomz Todo dia post novo de algum autor pelo mundo!

392 comentários

  1. Uma coisa que eu notei diferença é que quase tudo precisa certificação e as certificações são por meio de provas. Por exemplo, para fazer uma reforma na casa você não precisa de engenheiro ou arquiteto para assinar. Precisa só do empreiteiro que para ser empreiteiro precisou estudar pelo menos 2 anos em qualquer área técnica da construção civil e depois fez as provas e se “certificou”. Praticar empreiteirorismo sem licença dá cadeia pois o empreiteiro tem que conhecer as leis e os códigos do país já que TUDO que pode dar errado DÁ PROCESSO porque é uma maneira de o povo ganhar dinheiro aqui. Na minha área de Interior Design eu terei que trabalhar 2 anos sob a licença de um outro Interior Design licenciado ou arquiteto e depois passar pela temível prova do NCIDQ (National Council for Interior Design Qualification) http://www.ncidq.org/Exam.aspx
    É mais ou menos como os advogados no Brasil que têm que fazer o exame da OAB para poderem praticar a profissão, a diferença é que aqui é pra quase tudo…o que às vezes é um saco, mas que no entanto protege a sociedade dos “picaretas”…
    Ótimo post Lorna!

      1. Lorna, tenho uma graduação em Gestão Ambiental e gostaria de saber se é possível trabalhar nessa área nos Estados Unidos. Poderia me ajudar por favor?

  2. Olá!
    Adorei a clareza do post, e gostaria muito de saber, se possivel é claro.. mais informações sobre a profissão de Enfermagem.
    Agradeço..

  3. Olá Lorna,

    gostaria de uma informaçao mais específica sobre a odontologia, se possível, se entendi no post, o fato de eu ingressar em um mestrado de odonto, me habilita a trabalhar nos EUA? att
    Alexandre

      1. Oi Lorna! Gostaria de saber se podemos trocar o email para que vc me de dicas sore a psicologia. Acabei de me formar.. E tenho bastante interesse em morar nos eua. Gostaria de dicas de mestrado ou doutorado que eu possa fazer. Pretendo ir em junho e nao queria ficar ilegal no pais. Vc poderia me ajudar?

      2. *A Lorna não é mais autora do Brasil com Z, portanto não responderá mais aos comentários do post. Se tem alguma dúvida entre em contato com ela diretamente através do seu blog pessoal Aventuras na Magic City. Agradecemos.

      3. *A Lorna não é mais autora do Brasil com Z, portanto não responderá mais aos comentários do post. Se tem alguma dúvida entre em contato com ela diretamente através do seu blog pessoal Aventuras na Magic City. Agradecemos.

    1. Oi Lorna,

      Sou dentista e tenho especialização, penso em ir para os EUA mas vejo as dificuldades de se habilitar a profissão por aí. Gostaria de saber se eu for como professor em uma universidade americana, isso me habilitaria para o exercício da odonto.
      Obrigado

      1. Alguns estados, depois de um tempo X como professor, o odontólogo estaria apto a aplicar para o board e se certificar para atender pacientes. Eu conheci um dentista aqui que veio fazer o mestrado e foi contratado como professor. 10 anos depois, ele conseguiu os requisitos para se certificar na Flórida. Mas eu não conheço o processo, talvez voc6e possa pesquisar nos sites dos boards.

  4. Olá,

    Gotaria de informações sobre o curso de farmacia, se é possivel validar o diploma e trabalhar nos EUA, por onde começar?

    Obrigada

    1. Vejo que faz muito tempo que você fez a sua pergunta, mas vou postar a resposta para que outras pessoas que cheguem aqui através do Google possam saber como funciona com farmácia: farmácia (pharmacy school) nos EUA é pós-graduação, assim como medicina, psicologia, e direito, por exemplo. Isso significa que seu diploma no Brasil (que é equivalente ao que os Americanos chamam de college) não tem validade para a prática da profissão. Após o college (em qualquer área), o aluno precisa entrar na pharmacy school propriamente dita (que não é um mestrado ou doutorado, nem pós da forma como conhecemos no Brasil, é a escola profissionalizante propriamente dita e para isso você precisa de um diploma universitário qualquer, não precisa ser relacionado à área biológica ou de saúde). Somente com graduate school em pharmacy é que você pode prestar o teste de licenciamento (que varia de estado pra estado) e então se torna farmacêutica no estado em que você prestar o teste (não podendo praticar a profissão em outros estados, somente no estado em que você fizer o teste).

  5. Maria, infelizmente não conheço ninguém da área para perguntar sobre o processo. Acho que você pode procurar no google as associações dos profissionais de farmácia americana e as universidades daqui, daí você pode mandar email diretamente para eles. As pessoas aqui são super solícitas e respondem relativamente rápido as dúvidas.

  6. Marina, o que eu sei é que caso você já esteja morando nos EUA, você consegue financiamento sim. No meu caso, eu sou considerada residente do Alabama (moro há mais de 1 ano), consigo financiamento pela universidade ou pelo meu banco. Para quem mora no Brasil, eu acho que não, pois a universidade pede o comprovante do valor do curso. O que algumas pessoas fazem é pagar o primeiro ano e pedir financiamento a partir do segundo ano. Nesse caso, já será residente do estado e terá seguro social para aplicar para um financiamento.

    1. Lorna e Cathatina,

      Tambem gostaria de obter informacoes sobre administracao e comercio exterior?
      Sou formada no Brasil e estou pensando em ir para os EUA, gostaria de saber se consigo uma extensao, como funciona?
      Aguardo retorno.
      ATT,
      Miriam

      1. Miriam, acho que no seu caso, o melhor é procurar nos sites das universidades. Cada universidade tem um programa diferente e você pode encontrar detalhes nos sites. Depois é só mandar email para as universidades e tirar as dúvidas. Infelizmente eu não conheço ninguém da área por aqui.

  7. Lorna, você é psicóloga nos EUA? Estou atualmente fazendo graduação em Psicologia na USP e gostaria de um dia ir para os EUA para ser um psicólogo clínico e, simultaneamente, dar aulas de Psicologia em alguma universidade americana. Sei que para isso é necessário tirar uma habilitação, que possui como requisito o título de Ph.D em Psicologia. Como ainda falta bastante tempo (ainda estou no meio da graduação) e tenho vários caminhos que posso escolher para alcançar meus objetivos, gostaria de um conselho seu sobre o que eu deveria fazer para aumentar minhas chances. Estou em dúvida se faço intercâmbio de 6 meses na graduação (não sei o quanto isso seria realmente importante, só sei que seria bastante caro). Também não sei se faço o mestrado na USP mesmo; o lado bom é que além de ser de graça, ganharei bolsa. E com relação ao doutorado, você acha melhor fazer direto lá? Seria muito complicado validar meu doutorado brasileiro nos EUA? Ouvi falar também sobre um “doutorado sanduíche”, que é feito em partes no Brasil e em partes nos EUA. Será que ele torna isso mais fácil? Enfim, são muitas possibilidades. Você poderia me dar alguns conselhos para quais caminhos eu poderia seguir?

    Obrigado!

    1. Oi Renato,

      Eu sou psicóloga no Brasil, aqui nos EUA ainda não. Bom, aqui normalmente o psicólogo ou dá aula ou é psicólogo clínico Para unir as duas coisas, pode ser professor da universidade e a matéria que ministra é supervisão da clínica. Inclusive, existem duas possibilidades de doutorado: o PhD que foca mais a pesquisa e o profissional acaba se formando e sendo professor e/ou pesquisador; e o PsyD que é focado na clínica. Os 2 duram mais ou menos o mesmo tempo e os 2 exigem 1 ano de internship. Normalmente as universidades dão bolsa para o doutorando, em contrapartida o candidato precisa dar umas aulas, monitoria, trabalhar no laboratório, enfim, se encaixar em um trabalho na área do estudo. Para se candidatar a um curso de doutorado, o candidato precisa de bons escores no TOEFL, no GRE e boas notas na graduação. Alguns lugares exigem experiência em pesquisa, mas independente disso, quanto melhor o currículo (pesquisa publicada em revista internacional…), mais o candidato fica competitivo. Os cursos de doutorado em psicologia normalmente não exigem um curso de mestrado anterior, no próprio doutorado, você acaba fazendo o mestrado, mas ter o mestrado é mais ponto para o candidato.
      Eu sinceramente nunca ouvi falar de validar o doutorado brasileiro nos EUA, não posso te informar a respeito. O doutorado sanduiche é interessante, mas você se gradua no Brasil e não aqui nos EUA.
      Ah, não posso esquecer que para aplicar para um curso de doutorado, você precisa de cartas de recomendação de pelo menos 3 professores. Sendo bem realista, um deles precisa trabalhar nos EUA para que a carta tenha um peso bom. Para conseguir a carta você precisa ter uma experiência desse lado do mundo (pelo menos em teoria, porque na prática, um professor daqui pode trabalhar em um projeto com um dos seus professores daí e ele pode te dar uma carta de recomendação), aí, talvez fazer intercâmbio durante a graduação pode ser uma forma de conseguí-la.

  8. Lorna, adorei seu post é exatamente o que eu quero fazer, residência depois de formada, já que as faculdades de medicina ai sao caríssimas! Eu to no segundo ano de medicina e queria saber se você sabe se tem algum modo possível para eu poder participar dos summer programs ai!? Tem alguma outra coisa que eu possa fazer agora, no meio do curso, pra poder melhorar meu “currículo” pra quando eu for fazer residência ai?
    To adorando seu posts 🙂

    1. Thamires, para melhorar seu currículo se envolva com o máximo de atividade na área da residencia que voc6e quer, tipo ligas, ambulatórios. E claro, pesquisa. Publicação em revista internacional conta muito. Quanto aos programas de verão, cada universidade tem o seu e o ideal é você pesquisar diretamente nos sites. Ah, lá no blog você pode encontrar mais informações, nesse post http://aventurasnamagiccity.blogspot.com/2011/02/como-fazer-residencia-medica-nos-eua.html no final eu sugiro como procurar estágio aqui, talvez ajude.

  9. Olá Lorna
    Estou pra começar o curso de medicina, e gostaria de saber se tem como eu começar os steps quando eu estiver encerrando meu curso ou se eu tenho que terminar o meu curso primeiro para depois eu entrar nos steps.
    Desde ja muito obrigado, o post me ajudou a esclarecer muitas duvidas.

    1. VoCê pode fazer durante o curso de medicina sim. Meu marido fez o step 1 no último ano. Ele disse, que se soubesee desde cedo que queria fazer a residência aqui nos EUA, teria feito o step 1 logo no 3 ano, por conta do conteúdomais básico que vai sendo esquecido no final do ano. Mas aí, é quetão de escolha e de estar bem preparado para a prova.

  10. Hey Lorna. How are you?
    bom, morei 3 meses nos EUA e gostaria de voltar para terminar a faculdade ai. Estou no 2º ano de psicologia e queria transferir pros EUA. Vc acha que vale a pena? I mean, eu acho que as oportunidades ai são melhores, me identifiquei muito com a cultura, sinto até que nasci no pais errado, rs. Enfim, o que eu gostaria de saber é o que eu preciso para transferir o curso, se o tempo para conclusão é o mesmo, se as matérias já cursadas podem ser validadas ai, se é preciso o toefl, etc… Se vc puder me ajudar, eu ficaria muito agradecida pois não faço idéia do que preciso fazer para transferir a faculdade. Muito obrigada pela atenção.

    1. Oi Maureen,
      Bom, esse negócio de valer a pena é complicado, mas vou tentar. O curso de psicologia aqui é undergraduate, então são 2 anos de matérias gerais como inglês e matemática e 2 anos de psicologia. Eu tenho quase certeza que você não irá aproveitar muita coisa do curso que já fez. Com certeza você precisará de algum teste para comprovar seu nível de inglês que pode ser o toefl ou outro, depende da universidade. Eu acho muito mais prudente, terminar o curso aqui e tentar o mestrado ou doutorado lá nos EUA (eu estou de férias no Brasil). Você pode, junto com a sua universidade, ver algum programa de intercâmbio e assim, conhecer professores americanos da área e conseguir as cartas de recomendação.

  11. Ola, ótimo post, parabéns!!!
    Gostaria de saber se você sabe alguma informação sobre validação do curso de Direito realizado no Brasil ou algum meio que eu possa obter as informações.
    Oobrigada

    1. Gabriely, infelizmente eu não tenho informação. Eu acho que a faculdade de direito no Brasil não vale muito aqui poraqui no Brasil o direito é baseado no direito romano enquanto que aqui na common law. Como aqui a faculdade de direito é uma espécie de pós-graduação (assim como medicina e odontologia), eu imagino que você teria que fazer o mestrado mesmo. mas olha, entra no google, vê uma faculdade de direito qualquer, manda um email perguntando o que voc6e deve fazer. Eles são solícitos e respondem rápido.

  12. ola gostaria de saber se meu diploma de fisioterapia pode ser validado ai?? e quais os procedimentos pois nao consigo encontrar informaçoes suficientes na net desde ja grata

  13. Olá Lorna,
    você sabe algo a respeito da validação do curso de ciências da computação?
    Já vi bastante gente comentando sobre a área da saúde, mas nada sobre exatas. Pretendo trabalhar nos EUA, pois no Brasil a profissão não é reconhecida. Agradeço desde já!

  14. Oi Lorna. Sou dentista com especialização e mestrado e estou pensando em morar no exterior, preferencialmente nos EUA e estou verificando as dificuldades e o que é necessário para conseguir atuar na minha área. Pelo q entendi a maneira mais “fácil” seria começar um curso como mestrado/doutorado?

    1. Cláudia, pelo que eu vejo aqui, a maneira mais fácil é fazendo um curso. Para validar o diploma aqui, você teria que fazer a residência e é muito concorrido. Fora que a residência em odonto não paga salário como a de medicina. Mas conheço 4 dentistas aqui, dois que fizeram resid6encia direto (lá no norte do país, acho que aqui tem poucas vagas), 1 que fez mestrado e depois foi contratado para dar aula na universidade (e só 9 anos depois, como professor, conseguiu o registro para ser dentista de verdade- atender pacientes) e uma amiga que tentou entrar na residência por 2 anos, não conseguiu e entrou no fellowship primeiro para depois ter mais chances e boas cartas de recomendação para aplicar para a residência e assim ser dentista aqui.

  15. Olá, LornaBittencourt. Tudo bem contigo? Gostaria de saber se é possível homologar meu diploma de Letras (port./ingl) nos EUA? Pois meu objetivo é estudar Mestrado em Intérprete de Conferência. Você poderia me dizer algo sobre? Obrigado, desde já.

    1. David, se o seu objetivo é fazer mestrado, então você não deve se preocupar agora com a homologação. A universidade americana vai solicitar tradução juramentada (as vezes tem de ser feita por uma empresa americana, outras pode ser feita no Brasil) e como o curso de graduação no Brasil é mais completo que o americano, isso não é problema. Isso não significa que você terá um diploma americano, a idéia da tradução juramentada é comprovar que você fez um curso superior no Brasil e que pode fazer o mestrado. Com o mestrado, aí sim você teria como trabalhar na área.

  16. Oi Lorna, para quem esta em processo de greencard precisa de todas essas exigências para fazer um mestrado em psicologia? Toefl, GRE, etc? É que sou psicóloga e psicanalista e irei me casar com um americano e ir morar nos EUA, no estado de Indiana. Sei que como brasileira preciso de todas essas exigências, mas depois que sair meu greencard provisório (o primeiro que vale por dois anos) será que eu posso apply na universidade como residente e nao mais como estrangeiro?

    Obrigada pela ajuda

    Renata

    1. Renata, o GRE é exigência independente da sua nacionalidade. Todo mundo para iniciar o mestrado precisa da nota do GRE (ou de alguma prova semelhante se a área for outra), O TOEFL depende da faculdade. A faculdade que eu estudo só não exige o TOEFL caso a pessoa tenha alguma formação em alguma faculdade americana, independente da pessoa possuir ou não green card. Mas mestrado em psicologia é muito raro aqui, talvez na área organizacional tenha, fora isso, é bem difícil. Mas tem muito curso de doutorado…

  17. Bom dia tu sabes me dizer sobre o curso de Secretariado Executivo Bilingue? Sou formada e pretendo morar nos EUA. Aguardo Resposta.
    Obrigada

  18. Parabéns pelas dicas. Sou graduada em turismo, em pedagogia e pós graduada em psicopedagogia. Meus planos sao de ir morar nos Estados Unidos no ano que vem. Você sabe como faço para poder atuar na área? Oque é mais fácil conseguir: turismo, pedagogia ou psicopedagogia? Só mais uma coisa: vi que as regras mudam de estado para estado. Minha ideia é ir pra Miami. Existe a possibilidade de fazer a validação do diploma direto? Se sim, quem faz, algum órgão ou faculdade?
    Um beijo e obrigada,
    Luciane

    1. Oi Luciane!!
      Estava procurando informações sobre este assunto na internet e me deparei com sua postagem! E fiquei curiosa! E aí… Vc foi morar nos EUA? Pois eu sou formada em gestão ambiental, pedagogia e psicopedagogia e tô querendo ir pra lá….
      Beijos,
      Carol

  19. Lorna, minha esposa já é medica a mais de 10 anos, tem duas especializações, pediatria geral e reumato pediatria, tem também mestrado, além de ser professora de uma universidade particular aqui em Fortaleza. Gostaríamos de passar um tempo nos Estados Unidos para estudos e trabalho, mas só seria interessante se ela conseguisse trabalhar em sua área aí e quando digo em sua área seria como médica, preferencialmente nas suas especialidades. Poderia me dar algumas informações?

  20. oLÁ, MEU MARIDO É AMERICANO,MAS MORA DESDE CRIANÇA NO BRASIL E SE FORMOU EM ARQUITETURA E HOJE PRECISAMOS MORAR NOS EUA PARA QUE ELE PASSAR A CIDADANIA AOS NOSSOS FILHOS, SERÁ MAIS FÁCIL A VALIDAÇÃO OU INGRESSO EM PÓS-GRADUAÇÃO POR SER AMERICANO? VC SABE COMO POSSO VERIFICAR ISSO? GRATA VANÊSSA

  21. Olá Lorna,

    Tudo bem?
    Flor, você sabe me informar como faço para validar meu diploma nos Estados Unidos, especificamente em Seattle?
    Tenho graduação em Ciencias Sociais e mestrado em Sociologia.
    Queria saber se é melhor ir fazer uma pós ou apenas fazer a validação para permitir ser contratada para aí.
    Caso eu vá fazer um outro mestrado ou doutorado a Universidade já faz a validação dos meus diplomas (como é no CANADA)?

    Espero que você possa me ajudar!

    Desde já grata.

    Simone.

    1. OI Simone,

      Eu acho, que como em psicologia, não há emprego para quem é formado em sociologia. Eu acho que você tem de fazer um mestrado ou doutorado. Quando você aplica para as universidades, eles pedem um monte de documentos e dessa forma seu título no Brasil é validado. No meu caso, eu faço mestrado, eles consideraram que eu sou formada em psicologia no Brasil e que posso cursar o mestrado. Outra coisa é voc6e entrar em contato com o Board de Sociologia em Seattle.

      1. Board de Sociologia? Lorna, isso nao existe para sociologia.

  22. Lorna, você poderia falar mais a respeito da residência odontológica aí? Conhece alguém para quem eu poderia pedir informações sobre isso?

    1. Aline, infelizmente eu não tenho informação. Sugiro que você procure nos sites das universidades aresidência. Deve ter todas as informações lá. Eu coloquei no google “resindecy odontology”e achei esse, por exemplo http://www.dentistry.ubc.ca/Education/PostGrad/GPR/. Você pode entrar em contato com o pessoale tirar suas dúvidas. Uma coisa que eu sei é que para ficar competitiva, você precisa fazer os boards, entra no site http://www.abgd.org/ e dá uma olhada.

      1. Ok, muito obrigada. Mais uma pergunta: na residência se recebe salário? Não é necessário pagar para fazer a residência ,certo? Porque estava dando uma olhada nos cursos para se revalidar o diploma aí nos EUA e os preços são altíssimos. Obrigada pela atenção.

      2. ok, mas também não é necessário pagar para fazer a residência não né?

  23. Gostei muito da postagem, mas fiquei com uma dúvida: eu tenho todo um processo legal para revalidar diplomas e obter registros para exercer minha profissão nos EUA. Mas eu li que o diploma de medicina brasileiro não é aceito nos EUA, mesmo que seja revalidado, pois a formação de lá é bem diferente da nossa. E o contrário? Eu posso fazer medicina nos EUA e mesmo assim exercer a profissão no Brasil?

    1. Douglas, eu não entendi o que você quis dizer com “o diploma brasileiro não é aceito nos EUA”. Na verdade, para validar o diploma de medicina nos EUA, o médico brasileiro (americano, canadense…)precisa fazer as provas dos steps. Agora para poder clinicar nos EUA, todo médico, independente se for graduado nos EUA, no Japão ou no Egito, precisa fazer a residência médica aqui nos EUA. Quanto a aceitação pelo governo Brasileiro dos estudos de medicina nos EUA, eu não tenho certeza, mas tenho impressão que o médico terá que pegar uma série de matérias no Brasil para receber o diploma aí. Digo isso porque a faculdade de medicina aqui nos EUA dura somente 4 anos e no Brasil são 6. Aqui não tem o internato que temos no Brasil. Fora que eu imagino que algumas matérias devem ser diferentes…

  24. Vo começar minha facu de enfermagem ano que vem mais os meus planos é de ir morar no cànada , austràlia ow africa do sul , queria muito saber se vale a pena eu me formar nessa area aqi no brasil e ir trabalhar de enfermeira la? Sera se vale a pena?

  25. Ola Lorna. Acabei de descobrir este Blog e adorei. Muito explicativo e simpatico!!! MAS, tb tenho uma pergunta: sou brasileira, tb formada em Psicologia em SP e moro no exterior ha varios anos. Sempre consegui trabalhar na minha area, n ao com o titulo de Psicologa,mas isso nunca me importou. So’ tenho uma grande duvida: qual titulo academico eu teria nos EUA? No meu tempo, no BR nao existia essa coisa de MINOR e MAJOR,como nos EUA. So’ a titulo de curiosidade, vc saberia me dizer como eu me classificaria????? Eu precisaria saber disto.Agradeco antecipadamente. Rosana( morando na China)

  26. Olá
    Me formo em Engenharia Civil ano que vem e gostaria de me mudar para os EUA. Queria saber se é possível validar meu diploma de engenharia e se é muito difícil, e se a existe campo para a profissão.
    grata

  27. Oi, gostei muito dessa sua matéria.
    Agora, eu gostaria de saber se você sabe algo sobre “direito”. Pretendo cursar direito em 2013 e gostaria de saber se é possível conseguir arrumar emprego por aí nessa área. Será que também há a necessidade de fazer provas ou algo assim? Mesmo que eu estude os 4 anos aqui e faça o último fora?
    Será que você poderia me indicar algum livro ou alguma outra coisa que eu possa me informar melhor, caso você não saiba?

    Muito obrigada pela sua atenção.

    1. Cássia,

      Direito aqui é curso de pós-graduação e diferente do direito no Brasil, não é baseado nas leis romanas. Isso significa que voc6e terá que refazer o curso aqui. Para ter mais informações, voc6e precisa entrar em contato com a associação dos advogados em algum estado.

  28. Li seu post e achei super interessante, porém alguns relatam que é difícil conseguir emprego com diploma estrangeiro, que em alguns lugares só se aceita profissionais com diploma de universidade americana e, validado ou não, o diploma continua sento estrangeiro, correto? Sendo assim, é vantagem gastar tempo e dinheiro na validação de um diploma ou é melhor investir em outro curso numa universidade americana?

  29. por favor, gostaria de saber mais como fazer para fazer para poder trabalhar nos eua
    estou no ultimo ano de ODONTOLOGIA e meu sonho é trabalhar nos EUA.
    agradeço desde já.

  30. Olá eu estou prestando meu primeiro ano de medicina aqui no Brasil e a partir do segundo ano quero fazer transferencia para os E.U.A. como eu faço para fazer?e outra coisa se eu fazer transferencia lá eu já vou direto pra residencia porque lá voce nao faz os 6 anos e depois vai pra residencia,lá é residencia direto!

    1. Murilo, sinto não ter informações para te ajudar. Sugiro que você entre em contato com as universidades, mas eu adianto que deve ser extremamente caro, tendo em vista que para o americano o custo gira em torno de$300,000.00 depois dos 4 anos. Uma coisa é que eu não sei se transferir o curso para os EUA é algo possível tendo em vista que o curso de medicina aqui é considerado um curso de mestrado (primeiro o estudante se forma em algo como biologia, psicologia ou faz os 4 anos de pre-med e só depois entra na faculdade de medicina, totalizando 8 anos de estudo para se graduar em medicina e mais os anos de residência já que somente com a graduação o médico não pode atuar aqui nos EUA, tem de ter a resid6encia). Outra coisa, quando o curso de medicina terminar para entrar na residência independente do local que você se forme e independente da sua nacionalidade, você terá que fazer os steps, as entrevistas, ou seja, passará de forma igual pelo processo para conseguir uma vaga na residência.

  31. Ola Lorna.
    Adorei o post. Gostaria de algumas dicas. Estou terminando o doutorado em Epidemiologia e Saúde Pública no Brasil e minha noiva é formada em medicina no Brasil. Temos interesse de ir para os EUA. Pelo que entendi, a forma mais facil de trabalharmos ai, seria ela fazer a residencia ai, sendo que para isso deverá passar nos steps e eu atuar como professor pesquisador (o que mais me interessa). Sabe do que é preciso para ser um professor/pesquisador nas universidades americanas, sendo que fiz o doutorado no Brasil? E para fazer os steps, minha noive deverá ter TOEFL ou semelhante? Obrigado..

    1. Felipe, para maiores invormações sobre a residência médica, entra lá no blog e procura nos marcadores “residência médica nos EUA” que eu detalho algumas questões (http://aventurasnamagiccity.blogspot.com/). Você pode ler os comentários dos posts, pois tem muita pergunta que pode te ajudar. Quanto ao TOEFL, ela não vai precisar. Eu não sei como é o processo de ser professor pesquisador aqui nos EUA, o que eu vejo muita gente fazendo aqui é vir fazer fellowship ou pós doc, daí depois acaba arrumando algo para fazer.

  32. Oi Lorena,gostei muito das informações que você passou no inicio. Estou interessada em validar meu diploma de Arquitetura na Florida.Ja cheguei a entrar num site que é o órgão responsável na minha área la na Florida, e segundo eles tenho que enviar meu diploma e todas as materias que eu cursei traduzidas, voce sabe algum site onde posso encontrar mais informações sobre essa validação? Preciso da sua ajuda! Obrigada!!

    1. Aline,

      Há várias empresas, inclusive alguns órgãos listam as empresas que eles aceitam. Eu fiz a minha tradução pela WES (wes.org). Você podeentrar no site e dar uma olhada.

      Ps: meu nome é Lorna e não Lorena 🙂

    2. Aline, desculpe a invasão, mas você poderia me informar qual é o órgão responsável na Flórida, onde eu possa ver as necessidades para validação de diploma de arquiteta? Obrigada desde já!

  33. Olá Lorna. Ajude-me com uma dúvida. Eu sou estudante de medicina e estou no 3 ano da faculdade. Eu posso fazer os steps em tempos espaçados? Por exemplo, fazer o step 1 no ano de 2014 e o outros steps depois de formado? Obrigado.

  34. eu quero fazer faculdade de engenharia de software, mas meu sonho sempre foi ir pros estados unidos minha família não tem condição nenhuma de pagar uma faculdade pra mim aí nos estados unidos, queria saber se é uma boa fazer a faculdade aqui e ir pra Florida – Estados unidos

    1. Felipe, eu não entendi sua pergunta. Bom, uma coisa interessante que você poderia tentar enquanto estudante brasileiro de engenharia é o programa “brasil sem fronteiras”. Aqui na UAB tem um grupo grande de estudantes ligados a esse programa. dessa forma você poderia ver de perto a vida aqui. eu não sei como é a validação do diploma para engenheiro aqui nos eua.

  35. Ei Lorena, achei super legal da sua parte sobre post !
    Sou estudante de Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, estou do 2 anos de faculdade. Gostaria de saber se você sobre a residência de fono aí, se existe, se vc já ouviu falar ?
    Desde já muitoooo OBRIGADA !
    Att,Letícia Dornelas

  36. Oi lorena ! parabens pelo blog..

    Eu moro em NJ e sou residente, estou tentando entender como validar meu diploma de Contabilidade aqui. Voce sabe me informa como faco isso?
    Eu li no seu post acima sobre, mais nao consigo achar mais informacoes de como fazer 🙁

    obrigada

    1. Fernanda, só para esclarecer, meu nome é Lorna mesmo 🙂
      Eu não sei os passos, o que uma amiga formada em contabilidade fez foi entrar em contato com o board de contabilidade. Ela recebeu uma lista de coisas que precisava fazer. No final, ficou precisando pegar 4 matérias para validar o diploma, ela fez isso, fez as provas do board e se certificou.

  37. Oi Lorna! Encontrei seu blog numa pesquisa do google sobre validar diploma nos EUA. Meu diploma não é nada específico que precisa de uma prova a mais pra exercer a profissão como medicina, enfermagem, etc. Minha graduação é em Relações Internacionais e queria apenas validar o diploma para procurar emprego nos EUA caso consiga o green card. Você sabe como funciona esse processo? Só preciso tradução juramentada do diploma? Preciso também da lista de aulas ou algo assim?

    Muito obrigada e parabéns pelo blog. 🙂

    1. Camila, infelizmente eu não sei. Cada área solicita coisas diferentes. Você teria que entrar em contato com a associação responsável pela área e eles podem te orientar nos passos. Eu acho que na sua área uma outro possibilidade seria um curso de MBA ou mestrado, nesse caso, facilmente seu curso no Brasil seria validado.

  38. oi,sou pedagoga tenho 20 anos,estou indo para o EUA morar com meu namorado,ele já esta lá a muito tempo,já tem uma carreira sólida. Quero saber como faço, eu volto para o ensino medio, ou faço outra graduação no EUA. Me ajudem, tá tão complexo isso tudo.

    1. Oi fernanda,

      Não vejo nenhum cabimento em você voltar para o ensino médio, já que já o concluio no Brasil. Aqui nos EUA eu não acho que exista pedagogo como no Brasil (eu não tenho certeza, mas nunca ouvi falar da área por aqui). Bom, você pode fazer uma graduação aqui ou tentar um mestrado, o que eu acho que seria mais interessantem tendo em vista que só ter a graduação aqui na área de humanas é praticamente não ter nada. Você pode começar a procurar cursos nos institutos de educação das universidade americanas. daí, você manda email para eles com suas dúvidas, que o pessoal aqui ajuda muito. Vale ressaltar que o custo da educação nos EUA é extremamente caro, mas algumas faculdades dão descontos se você mora no estado há mais de 1 ano (e se o visto não for o F)

  39. Olá, atualmente estou cursando o ensino medio aqui no brasil, sou cidadã americana e estudei lá em rede publica ate a sexta serie do fundamental. Pretendo fazer medicina veterinaria aqui mas nao encontro informaçoes sobre como posso ou se posso validar um diploma de veterinaria lá, e fazer pos-graduaçao. Tambem tenho duvida sobre se existe diferença nos diplomas de universidades federais brasileiras e particulares na validaçao nos Estados Unidos. Se puder tirar as minhas duvidas ficarei imensamente grata !

    1. Anna, não sei como é a questão d evalidação de diploma para veterinária. Sugiro que você entre em contato com o board da profissão aqui nos EUA. Eu nãoacho que existe diferença entre os diplomas brasileiros.

  40. Lorna, bom dia!
    Por favor, me esclareça uma coisa, se souber…
    fiz faculdade de Arquitetura e Urbanismo aqui no Brasil, porém até o 3º ano minhas notas não são das melhores (depois melhoraram consideravelmente até o fim do curso).
    Você acha que eu teria problemas por isso para ser aceito em algum curso de pós/mestrado ai nos Eua?

    Obrigado!

  41. Olá Lorna
    Adorei seu post.
    Sou Cidadã americana, mas moro no Brasil desde pequena.
    Sou formada em psicologia, e atuo na área clínica aqui em SP, capital.
    Já atuei em RH tb.
    Gostaria de saber se há possibilidades de clinicar apenas para Brasileiros nos EUA (estou de mudança para os EUZ inicio do ano que vem)…ou trabalhar em escolas, etc.
    Obrigada!

  42. Lorna,
    adorei o seu blog. Me ajude, por favor!
    Estou terminando psicologia em uma federal aqui no Brasil. Indo para ai poderia trabalhar como psi clinica? O que seria necessario?
    Vocé sabe me indicar universidades com bolsa para doutorado? Com meu diploma daqui eu pelo menos posso trabalhar como assistente em algo?

    1. Para ser psicóloga clínica tem que fazer o doutorado aqui nos EUA ou fazer um mestrado em counseling (nesse caso você não será uma psicóloga nos padrões brasileiros, mas terá a mesma função que um). Não tenho conhecimento sobre bolsas de estudos por aqui.

  43. Ola Lorna! Quero validar meu diploma de psicologa em Orlando mas nao sei por onde comecar. Tens alguns links ou passos para me dar? Muito obrigado pela atencao desde ja!

  44. Oi Lorna, obrigada pelo post. Muito informativo! Queria te fazer uma pergunta. Eu estou terminando meu bachelor’s com major em psicologia este semestre. No momento estou pesquisando cursos de pos-graduacao e vi que em algumas faculdades o departamento de counseling oferece o curso para tirar licença como MFT. Eu pretendo voltar pro Brasil e revalidar meu diploma la. Mas eu penso que nao existe essa profissão no Brasil. Sera que encontrarei algum problema em revalidar como mestrado em psicologia?

    Obrigada desde ja,
    Amora

  45. Quero validar meu diploma de Engenharia obtido no brasil nos EUA, teria algum problema de eu ter cursado em uma universidade privada? Ou não depende disso.

      1. Lorna, no meu edital de validação de diploma é solicitado que meu curso tenha sido realizado em uma universidade/escola acreditada/reconhecida, porém não especifica a jurisdição, ou seja, minha dúvida é se minha universidade deve ser acreditada para o Brasil ou para os Estados Unidos. De toda forma, eu estudei em uma universidade pública federal. Pela lógica, acho que não teria problema já que o governo financia as universidades federais. Qual sua opinião? Agradeço desde já seu comentário.

      2. Danillo,
        Eu acho que não tem problema. Vejo alguns Brasileiros validando o diploma aqui e a universidade no Brasil, mesmo que particular, nunca foi problema para p processo.

  46. Ola,
    Eu to completando meus 2 anos de Community College aqui nos EUA.
    Voce saberia me informar a que se equivaleria este diploma de Associate Degree no Brasil?
    Muito obrigado!!!

    1. Rick, eu acho que nada.
      Pelo que eu sei, no Brasil nenhum curso superior tem somente 2 anos. Na UFBA existe o curso de bacharelado Interdisciplinar que eu acho que é o que mais se aproxima do seu caso. Mas as matérias são bem diferentes…

  47. Olá, eu pretendo me formar em geologia, vc sabe se nos EUA é muito difícil reconhecer o diploma da UNB? E se foi muito difícil/demorado pra você conseguir um emprego nos EUA na sua área e se vc tentou outro tipo de emprego

  48. Oi, Vc tem alguma informacao pra quem e formada em Fisioterapia pela Faculdade Catolica do Parana, e ja mora nos EUA a 2 anos e tem Green Card. como fazer para legalizer o diploma por aqui?

  49. ano que vem começo minha faculdade aqui no brasil de letras português e inglês seria muito difícil depois eu ser professor ai nos eua? se possivel passa informaçoes site ou email de algum brasileiro que é professor la agradeço.

    1. Oi Ruan, eu moro nos EUA e fiz a mesma faculdade. Não valeu de nada (se há alguma outra forma de trabalhar, eu não descobri ainda)! Agora tentando começar um curso aqui , e aí, depois de concluir, poderei trabalhar. Para começar, pode ser o curso de Early Childhood, Teacher Assistant e depois partir p/ o associate e, enfim, o degree (4 anos). Mas, de qualquer forma, faça e tenha fé! Professor é valorizado aqui, graças a Deus!
      Boa sorte! Espero tê-lo ajudado!

  50. Você poderia me informar se posso trabalhar nos EUA legalmente na marinha mercante? Pois sou formado na marinha mercante brasileira.

  51. olá,obrigada pelo post, muito esclarecedor. Eu sou psicologa no Brasil e estou de mudança para os EUA, nao queria abandonar a profissão e estou procurando uma forma de fazer com que meu diploma seja valido aqui nos EUA.acabei de descobrir atravez das suas informaçoes que eu preciso de um doutorado. Se for possível eu gostaria de saber qual o processo para conseguir iniciar meu doutorado. Obrigada pela atenção.

    1. Graziele, cada universidade tem um processo diferente. Você precisa fazer a pesquisa no próprio site da universidade. Normalmente eles pedirão o GRE, TOEFL, 3 cartas de recomendação, entre outras coisas.

  52. Olá Lorna, você tem alguma informação para certificar cursos da área de agrárias, mais especificamente Zootecnia. Sou formado em Zootecnia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e gostaria de trabalhar nos EUA, pois minha madrinha reside em Dallas, TX.

  53. Bom dia Lorna, primeiramente amei as suas informações tirei muitas dúvidas e até tive uma esperança de conseguir validar meu diploma nos EUA. Estou no primeiro ano de faculdade de Ciências Contábeis (Contabilidade) e gostaria de validar meu diploma para exercer a profissão nos EUA, qual a forma correta de fazer isso qdo me formar? E existe alguma coisa que eu possa fazer durante o curso que me ajude? Obrigada beijos

    1. Paula, a minha amiga entrou em contato com o board do Alabama (cada estado tem uma regra diferente), enviou as transcrições do curso e foi pedido que ela fizesse algumas matérias. Depois dessas matérias, ele começou afazer as provas para ficar certificada nas funções da área. É um processo longo.

      1. Olá querida! Esse processo longo leva mais ou menos quanto tempo?
        VC SABERIA ME RESPONDER? Grata

      2. Renata, depende do que o board vai aceitar de materias, do quanto voce tera que refazer nos EUA, da quantidade de materia que voce pode pegar no mesmo semestre etc

  54. Eu vou ano que vem pra Kursk para me formar em medicina, mas eu gostaria de trabalhar no EUA logo que eu terminar a faculdade, o diploma russo vale por toda Europa mas eu n sei sobre o EUA, eu só vou me formar em 7 anos mas como meu objetivo é trabalhar nos Estados Unidos eu já estou pesquisando. Se tiver alguma informação sobre isso poderia me mandar por email? Obrigado.

  55. Olá Lorna, sou arquiteta aqui no Brasil e gostaria de saber se você sabe como funciona o diploma por ai…Adorei o seu Blog! Tem várias informações úteis…agora só preciso de tempo e ler tuuudo…rss 🙂 Obrigada

  56. Existe um limite de idade para fazer residencia nos EUA? estou no segundo ano de medicina mas já tenho 28 anos, terminarei aos 32 anos.
    Isso pode ser um impedimento tendo em vista que geralmente as pessoas nessa idade já estão terminando?

  57. Lorna, parabéns pelo post!
    Para Odontologia, quando vc informa que é necessário fazer Residência, essa deve ser cursada nos EUA ou Residência cursada Brasil é equivalente?
    Abçs!

  58. Lorna, muito esclarecedor suas respostas, parabéns.
    Vc sabe onde consigo uma relação de faculdades de odontologia nos EUA
    para fazer mestrado ?
    Abraço.

  59. Olá Lorna! Obg pelo post. É muito dificil encontrar algo tão informativo na net sobre esse assunto. Meu marido é americano e se formou em letras aqui no Brasil. Está fazendo uma especialização no momento. Temos planos de voltar para os EUA com nossa família. Nossos filhos são cidadãos americanos tbem. Gostaria de saber como ele pode validar seu diploma. Se vc acha que seria mais proveitoso ele fazer logo um mestrado aqui ou lá ja que sua meta é ser prof. universitario. Obrigada pelo seu tempo.

  60. Oi Lorna, Muito bom o post! Sou psicóloga clínica no Brasil (e tb psicoterapeuta de casal e família). Fiz PUC/SP mas não fiz mestrado nem doutorado. Tenho apenas um livro escrito e já lançado no mercado. Eu e minha família temos interesse em morar em Miami. Vi que teria que fazer doutorado nos EUA. Tenho muitos pacientes se mudando para Miami e sinto que há uma demanda de psi brasileiro. Como eu poderia saber em que universidade da Florida seria bom e quais os trâmites? Mto obrigada! Abs Natércia Tiba

    1. natércia, para você ser psicóloga aqui, tem de fazer o doutorado. Eu vi que na Flórida eles permitem fazer a validação do diploma, caso a pessoa tenha doutorado no país de origem, mas isso é um processo que eu não tenho muitas informações. O mestrado aqui só te permite ser counsellor, que na prática é a mesma coisa que psicólogo no Brasil, mas ganha menos e não pode aplicar teste. Para descobrir as universidades você precisa pesquisar pelo google mesmo. Cada universidade tem um processo de seleção diferente, mas eles divulgam o que é necessário para poder aplicar.

  61. Olá obrigado pelo post . Voce sabe como eu faco para Me informar sobre os steps necessários para validação do diploma em medicina ? Estou no internato no Brasil e nao consigo encontrar muitas informacoes a respeito. Algum site ? Ouvi dizer qu posso comecar os steps antes de me formar procede?
    Obrigado

  62. Nossa muito legal o link do seu blog. Achei esse post perdido no google! Parabéns
    Até agora não conheço nenhum professor que conheça bem o manejo da validação do diploma conheço muitos que acompanharam médicos americanos mas não a validação do diploma propriamente dita.
    Seu blog me tirou muitas duvidas mas ainda estou um pouco perdido …
    Eu ouvi um colega dizer que eu precisaria de um fellow de dois anos para só depois começar a minha residencia, procede ? Eu li em um dos posts do seu blog qu experiência é fundamental … Um estágio ainda como acadêmico nao resolveria esse problema ?

    Muito obrigado pela atencao !

    1. Normalmente a médico faz o fellowship depois da residência. SE você quiser ser édico aqui, precisa da residência, mas não precisa fazer o fellow antes. Se você já tiver residência no Brasil, pode aplicar para o fellow aqui e depois refazer a residência aqui. Precisa ter experiência em serviços americanos, pode ser estágio. O mais importante são as cartas de recomendação.

      1. Legal Lorna … muito obrigado !
        Eu ainda não sei como vou fazer com essas cartas de recomendação mas ainda tenho alguns anos para fazer o estágio … Precisa ser necessariamente feita por um medico que atua nos EUA certo ?
        Outra pergunta: Você sabe onde eu faço o step 1 e o 2 teórico ?
        Parece que a prova é online e pode ser feita no Brasil …
        Onde eu faço isso ?
        Desculpe se vc já tiver respondido essa pergunta em outro post de seu blog :/ eu não achei …
        Obrigado novamente!

      2. Pelo menos uma das cartas de recomendação tem de ser de um médico que atua aqui. Você pode procurar os locais de prova no site da prometric (o sponsor é o usmle). Sei que no Brasil tem em salvador, Rio, Sampa, Brasília e BH.

  63. Diante das diversas maneiras e de uma sensacao de uma acao quase impossivel Alguém poderia me dar alguma dica ou recomendação de onde procurar métodos de validação de diploma para os US na área de Educação Física? Desde ja agradeço.

  64. Oi Lorna!
    Muito legal sua página aqui… eu estou querendo fazer arquitetura e meu namorado mora nos EUA então pensava em qd terminar ir morar comitir ele.. mas nao querem desfazendo da minha profissão, vcs sabe me dizer sobre o mercado de arquitetura pra estrangeiro nos EUA? E se é muito difícil validar o diploma lá?
    Obrigada.
    Bjs

  65. Prezada LornaBittencourt,

    Primeiramente, parabéns pelo tópico! Este assunto de revalidação de diplomas e exercício da profissão no exterior é muito complicado.
    Sou contador no Brasil e gostaria de saber mais a respeito da validação do diploma e da possibilidade de me tornar contador nos Estados Unidos. Em quais faculdades o processo seria mais célere, quais ou quantas matérias terei que cursar na faculdade, quanto tempo demora o processo, etc. Você conhece alguém que já efetuou esta revalidação e que poderia me dar dicas para o processo?

    Desde já, agradeço.

    Leonardo

    1. Leonardo, minha amiga era contadora no Brasil e o que ela fez foi entrar em contato com o Board de contabilidade aqui.Eles solicitaram a documentação da universidade e apontaram as matérias que ela deveria fazer. Porém, vale lembrar que o governo americano não dá visto para validação de diploma.

      1. Muito obrigado pela resposta, LornaBittencourt.
        Essa sua amiga poderia me fornecer maiores detalhes de como ela conseguiu a revalidação? Algumas dicas seriam muito bem vindas. Você poderia encaminhar o contato dela por email? O meu é leonardolsc@yahoo.com.br.

        Desde já, muito obrigado!

  66. Oi. Gostei do post. 🙂 parabéns.. Vc sabe me dizer se Economia ( Ciências Econômicas ) precisa ser regulamentado? e, se a resposta for positiva, demora quanto tempo? Obrigado.. fique com Deus

  67. Lorna parabéns pelo post. Sou contador e MBA concluida no Brasil. Pretendo mudar para Florida no inicio de 2014. No post voce comentou que os contadores tem que concluir algumas materias para depois realizar a prova estadual. Voce saberia me dizer o nome do orgao responsavel pelos contadores na Florida? Irei entra em contato ou ate mesmo encaminhar minha cocumentacao para analise. Obrigado

  68. Olá Lorna, eu gostaria de saber se vc tem informações sobre o que preciso fazer pra atuar na minha área, que no caso é fisioterapia. Quero terminar minha faculdade aqui e depois tentar validar meu diploma pra me mudar pros EUA. Será que voce poderia me informar? ou pelo menos me indicar sites onde eu possa achar o que eu preciso fazer?

  69. Boa Tarde Lorna….
    Minha formação e Engenharia Civil… gostaria de saber alguma informação para validar meu Diploma “CRE-MG” para USA. Você teria alguma informaçao sobre isso, algum site possa me ajudar. Obrigado pela atenção.

  70. Oi, Lorna!
    Que bom que existem pessoas como vc pra ajudar a quem precisa.
    Cheguei a te mandar um email, mas resolvi comentar aqui tb por não saber qual a maneira mais acessível pra vc.

    Meu noivo é engenheiro e recebeu uma proposta de trabalho em NY. Já pra ir no final do ano e permanecer por 2 a 3 anos.
    Quero acompanhá-lo nesse período e não ficar parada.

    Sou médica recém formada.
    Pelo que entendi, vou precisar de uma carta de recomendação para iniciar qualquer processo. Acho que meu meio de conseguir isso seria fazendo fellowship.
    Vc sabe como consigo isso?

    Tem alguma outra sugestão de atividade que eu possa fazer nesse período de 2 anos?
    (Acho que a residência é bem mais demorada que isso, né?)

    Obrigada desde já =)
    Mts bjs

  71. Oi Lorna
    Eu estava a 4 meses atras nos EUA, fiquei de abril do ano passado até abril desse ano fazendo um intercambio, sou formado em agronomia e tenho enviado curriculum direto as empresas mas não venho obtendo muitos resultados, eu gostaria de voltar a trabalho aos EUA, é possivel com o diploma de bacharel em agronomia?
    Se puder me informar quais os passos, acredito que nao seja impossivel e nao vou desistir tao cedo.
    Muito obrigado

  72. Ola Lorna, gostaria de saber se é possivel e quais são os requisitos e docs, que tenho que ter para trabalhar como médico nos EUA, varios professores da minha faculdade já trabalharam aí e tambem queria ter essa experiencia. Obrigado

    1. Geovani, seus professores trabalharam como médico ou como pesquisador? Para trabalhar como médico clínico, tem que fazer a residência médica, para ser pesquisador não. Se quiser informações mais detalhadas, entra lá no blog e procura pelo marcador “residência médica nos EUA”, eu já publiquei alguns posts sobre o tema que podem te ajudar.

  73. Olá, lorna. Gostei muito do seu post! Tbm sou psicóloga e estou começando a me informar sobre esse processo. Só uma duvida, talvez vc saiba me dizer. Tenho especializações e mestrado em psicologia do Brasil. Isso faz alguma diferença? Obrigada!

    1. OI Vanessa,

      Diferença em que sentido? Eu imagino que ao aplicar para o mestrado ou doutorado aqui, ter mestrado no Brasil deve ajudar, mas o processo para ser psicóloga aqui continua o mesmo: tem que ter o PhD ou PsyD, ou se quiser ser counseling, tem que fazer o mestrado aqui. Eu vi que dependendo do estado, caso a pessoa tenha doutorado em outro país, eles podem validar o estudo, mas não sei de nada sobre o mestrado, infelizmente.

  74. Boa tarde Lorena!
    Você teria alguma informação ou livro para me indicar sobre Doutorado em Odontologia nos EUA?? E por acaso, você saberia me dizer uma universidade referência em Endodontia?
    Obrigada pela atenção!!

  75. Oi, Lorena.
    Sou acadêmico de Contabilidade e eu estou aperfeiçoando o meu inglês pra tentar fazer o Concurso da CPA (Auditores nos EUA). Qual o procedimento de validação do meu certificado? Sem mais, obrigado.

    1. João, o que minha amiga fez foi entrar em contato com o board de contabilidade aqui. Eles solicitaram as ementas das matérias que ela cursou e depois de analisar tudo, disseram que ela precisava pegar mais 5 matérias. Ela pegou as matérias, fez o curso de CPA, as milhares de provas e validou o diploma.

      1. Olá querida, o Joao nao deveria ser cidadao americano pra realizar este concurso CPA de Auditores dos EUA?

      2. Lorna,

        Estou tentando colher o máximo de informações, mas estou precisando confirmar algumas coisas.

        Seria possível eu ter o e-mail de contato dessa sua amiga para maiores informações?

    1. Automaticamente não, porque o direito americano não é baseado no romano como é o direito brasileiro. Então o candidato precisa fazer o mestrado para ser elegível, mas não tenho muita certeza. Entre em contato com o board de direito para informações mais acertadas.

  76. Gostaria de star se eu posso trabalhar no eua como professora. formei em pedagogia mais morei fora 22 anos no eua. queria saber se é valido no eua. sou fluente em english.

  77. Eu e minha namorada temos o sonho de ir morar aí!! Ela cursa odontologia e eu arquitetura e temos um bom dinheiro guardado (pouco mais de 100 mil dólares)
    Aí a pergunta…Seria difícil nos dois irmos morar no EUA depois de formados? Qual os primeiros passos para conseguir o green card?
    Será que adianta enviar curriculum para as empresas de uma determinada cidade daí?

    1. Nossa, acho melhor voce pensar na validacao do diploma antes do green card. Tanto voce como sua namorada vao precisar de cursos para trabalhar aqui. se sua namorada quiser ser dentista aqui, ela precisara fazer a faculdade de odonto ou fazer a residencia. Em ambos os casos, 100 mil dolares nao da para bancar o estudo 🙁

  78. Olá Lorna sei que o post é um pouco antigo, mas me interessou muito, eu sou fluente em Inglês, alemão e Italiano, sou formado em Contábeis pela UFMG, e fazendo MBA em Auditoria e Controladoria, e eu tenho muito interesse em trabalhar in the USA, tendo essas formações seria muito difícil conseguir algo aí? eu estive pensando seriamente nas minhas férias, viajar para os estados Unidos só pra ver isso pessoalmente, saber sobre o custo e tudo mais, por que já iria viajar com todos os papeis e documentos prontos, qualquer informação será bem vinda!

    Muito Obrigado desde já.

  79. Olá, muito legal suas dicas! Especialmente porque a maioria que esta nos USA não fazem muita questão de dar dicas. Você poderia me dizer algo sobre veterinária? Sou graduado e tenho mestrado os dos pela UFPR.
    Obrigado pela atenção!!

  80. Olá, gostaria de conversar com algum dentista brasileiro que está ai , pelo visto é meio complicado estudar , se alguem puder me indicar um blog de algum dentista , Agradeço

  81. Qual a possibilidade de um Bacharel em direito sendo que o msm começou e terminou o curso em chao brasileiro se da bem no exterior, como por exemplo EUA ? Já que as leis, constituição, etc são completamente diferentes … Resumindo , eu sendo um recém formado em direito no Brasil , posso exercer nos EUA ?

    1. Thiago, para advogar aqui você terá que fazer as provas do Bar em algum dos estados do país. Para poder fazer as provas, você precisará de um mestrado aqui, mas como cada estado exige algo diferente, você precisa entrar nos sites dos Bars/estado e pesquisar melhor os pré- requisitos.

      1. Sou bacharel em Direito no Brasil, hoje moro no EUA.
        Qual a possibilidade de poder advogar no EUA?

      2. O direito americano e brasileiro são completamente diferentes. Eu sei que se você fizer algum tipo de mestrado na área, você poderia advogar em alguns estados, mas só entrando em contato com o Bar mesmo.

  82. Oi, boa tarde! Como valido meu doutorado em Saúde Pública nos EUA? Formação original em Enfermagem na UEL. Doutorado pela UFPA e Instituto Evandro Chagas, também no Pará. Marcos

  83. Você é muito generosa LornaBittencourt!, Parabéns por prestar esclarecimentos.Em
    relação a “nutrição” você sabe algo a respeito?Provavelmente exige os mesmos quesitos de cursos na área de saúde e afins não é?

    1. Bom, pra clinicar nos EUA o medico brasileiro precisa fazer residencia aqui. O tempo desse processo eh relativo. Depende da escolha da especialidade e do tempo que o candidato leva para fazer as provas, conseguir as cartas e ser aceito. Coloquei um monte de informacao sobre isso lah no blog, passa lah e da uma olhadinha.

  84. Olá estou cursando Administração, queria saber se caso eu queira iniciar um novo curso nos Estados Unidos como, por exemplo, Ciência da Computação, eu teria que participar de qual processo? O mesmo que se faz quando tentam entrar já a partir do Ensino Médio?

    Obrigado.

  85. Olá Lorna, eu e minha mãe estamos planejando ir morar nos EUA, mas para isso ela precisa de trabalho e eu gostaria de saber se o diploma de advogada dela pode ser considerado lá.Obrigado Atenciosamente Jean.

  86. Olá Lorna, trabalho no Brasil com hipnose há aproximadamente 5 anos, e também sou formado em psicologia. Será que poderia atuar como hipnólogo nos Eua ? Essa resposta que procura, não encontrei em nenhum lugar na net. Obrigado.

  87. Boa tarde Lorna,

    Gostaria de saber como faço pra validar meu diploma da área de Relações Públicas, sendo que pretendo fazer meu mestrado fora.
    Att.

  88. Ola, gostaria de saber , qual é a diferença da arquitetura do brasil com a do eua , porque quero faZer arquitetura ai no eua, porem, nao sei se tem alguma diferenca por exemplo aqui no curso de arquitetura você faz o desenho da casa , o interior , queria saber como é ai , e qual parte da arquitetura o profissional se da bem .
    Grato

  89. Oi Lorna, um formado em Turismo ou Letras Português e Inglês, como fica para trabalhar nos EUA? Começo a faculdade agora, um desses dois cursos, mas não sei como é o mercado de trabalho ai fora e queria muito cursar o que me desse emprego ai fora e que não fosse muito burocratico, poderia me ajudar por favor?

  90. Oi. Gostaria de saber como um radiologista pode exercer a função nos EUA? Pois sou formada em técnica em radiologia, e pretendo ir morar nos exterior.

  91. Olá Lorna, minha esposa é médica com 2 especializações (Pediatria Geral e Reumato Pediatria), tem mestrado, é professora da melhor universidade particular de medicina de onde moramos e gostaríamos de nos mudarmos para os Estados Unidos, sabe dizer se esse currículo pode ajudá-la de alguma forma a revalidar o diploma médico dela ai? O que deveria ser feito? Ela inclusive pensa na possibilidade de fazer o doutorado. Soube que talvez ela tenha que fazer uma espécie de residência outra vez, mas se ela estivesse disposta a isso, enquanto faz essa residência ela ganharia algum salário ou poderia tarbalhar na área?
    Desculpe tantas perguntas e obrigado pela ajuda

    1. Luiz,
      Para ser medico aqui nos EUA, eh necessario fazer a residencia aqui, independente dos titulos e cargos que o medico estrangeiro tem em seu pais de origem. O residente ganha salario aqui, mas normalmente nao pode dar plantao extra por conta do tipo de contrato. Bom, lah no blog eu explico os passos para a residencia, o salario, o visto etc. passa lah e busca pelo marcador “residencia medica nos EUA”, acho que voce tera uma visao melhor do processo todo.

  92. Olá Lorna,tudo bem querida? Meu marido é formado em Ciências Contábeis na Federal e ele gostaria de revalidar seu curso nos EUA e pelo que vc já disse aqui no post será necessário realizar algumas matérias faltantes em sua grade; só que a partir dessa informação tivemos a curiosidade de saber mais ou menos quanto ficaria no total essas matérias faltantes e quanto tempo elas durariam. O curso de COntabilidade feito por ele teve a duração de 5 anos, com isso achamos que não serão muitas disciplinas. Teria como vc nos informar mais ou menos o valor dessa grade e sua duração? Obrigada!

  93. Lorna, sobre cursos de licenciatura. Estou cursando a faculdade de licenciatura em historia, como faria para depois de formada ir lecionar nos EUA ?

  94. Ola Lorna,e sobre engenharia eletrica,sou formado na UFPA,tenho 40 anos e gostaria de trabalhar na minha area,tens alguma informacao,dica ou sites que possam me auxiliar com relacao a emprego de trabalho? Grato .

  95. Adorei saber sobre psicologia, vc é psicóloga?..saber dizer qls são as áreas mais atuantes ai?se tem a hospitalar ou so clinica?..se tiver dicas sobre o curso ai gostaria mto de saber, to com interesse em fazer mestrado ai!!obrigada, adorei o seu blog, bjs!!

      1. Como assim o mestrado não capacita?foi oq eu entendi da matéria para a área de psi!!..então oq é preciso para a pessoa atuar como psicóloga ai?obg

      2. Larissa, aqui, para ter o título de psicólogo só com o doutorado. O mestrado te possibilita ser um counselor, mas não um psicólogo. Em termos de diferenças reais, o counselor não pode aplicar teste e ganha bem menos que um psicólogo. Mas fazer mestrado, além de mais barato é bem mais rápido.

      3. Ahh tudo bem, agora entendi!e como vc fez?ja tinha o curso de psi aki do Brasil?fez o doutorado p conseguir o título?foi mto difícil?mto obrigada pelas informações!

      4. Larissa, eu acabei não trabalhando mais como psicóloga. Não fiz o doutorado, fiz um mestrado em saúde pública e trabalho com isso agora.

  96. Olá Lorna ! Gostaria de saber no caso da Nutrição , quero muito fazer residência em outro país como por exemplo nos EUA , quais são os procedimentos ??

  97. Olá Lorna! Fiquei encantada com seu post e com mais vontade de me mudar. Você acendeu uma luz no fim do túnel, hehehe. Mas ainda tenho uma dúvida: estou no último ano de Psicologia e gostaria de saber qual o nosso campo de atuação por aí, se é tão vasto como aqui. Quero dizer, tem psicóloga do trânsito? Do esporte? Escolar? E em área hospitalar e maternidade (as que eu mais me interesso)?
    Aguardo sua resposta. Muito obrigada!

    1. Psicólogo aqui é mais clínico e pesquisador. Tem psicólogo no hospital e em outras áreas, mas não é algo tão comum quanto no Brasil. Como para ser psicólogo aqui é necessário ter o doutorado, existem algumas profissões que não temos no Brasil que fazem funções parecidas com as que vemos o psicólogo no Brasil fazer, como counselor.

  98. Olá Lorena. Meu namorado esta terminando o curso de contabilidade esse ano. E estamos somente aguardo a conclusão do curao para irmos para a Geórgia, nao sabemos ainda se vamos passar muito tempo por la mais ja queria saber como ele pode trabalhar na área de contabilidade lá, e se o lá ele conseguira um trabalho na área. Obrigado bjos.

  99. Olá Lorna. Tudo bem? Algumas perguntas…Sou psicóloga e trabalho na área jurídica aqui no Brasil. Gostaria de saber se esse é um campo em que eu poderia atuar nos EUA, pra ser mais específica, em Miami. Trabalho com violações de direitos, violência, vulnerabilidade, etc. Como funcionam aí as instituições que chamamos ONGs, e têm psicólogos como técnicos? Para ter essa função é necessário doutorado também? É possível um psi trabalhar como auxiliar ou qualquer coisa assim, na sua área, enquanto faz o doutorado? Obrigada!

    1. Eu realmente não tenho informações sobre esta área. Em teoria, em alguns estados, psicólogos com mestrado em psicologia clínica podem aplicar para ser técnicos nos EUA, mas isso não é possível na Flórida e não sei exatamente o que eles fazem. Além disto, em teoria é possível trabalhar e fazer o doutorado, no entanto, se você consegue um visto para estudar aqui, seu visto provavelmente não permitirá que faça as duas coisas.

  100. Lorna, Mais umas perguntas: É sugerido que eu faça doutorado ou counseling para atender na clínica? O valor que eu ganharia seria muito diferente? O custo é alto para estudar? Qual a duração dos cursos? Muito obrigada!

    1. Bom, depende de cada pessoa. Com doutorado, sendo em counseling ou em psicologia, você ganhará mais e normalmente ser psicóloga ganha um pouco mais. Entrar em um doutorado em psicologia aqui é extremamente competitivo e pode ser de graça (você trabalha dando aulas para “pagar”), mas se for pagar, não sai por menos de $150,000. Dá uma pesquisada em Phd psychology, PsyD e counseling para você ver as diferenças.

  101. Lorna, primeiro parabéns pela iniciativa!! Vc está me ajudando muito! Meu esposo gostaria de morar no EUA e como estou no quinto ano de medicina comecei a pesquisar a possibilidade de fazer a residência lá. A minha dúvida é se já posso começar a fazer o step 1…esses exames tem validade de quanto tempo? Pq só me formo no fim do ano q vem… Já posso começar? E outra coisa… Onde pesquiso bons programas de pediatria? Vc conhece algum?
    Obrigada!!!!

    1. Giselle, pode sim começar a fazer as provas. os americanos começam a fazer os steps depois do segundo ano. Para saber mais informações sobre a validade das provas, entra no site usmle.org. Para saber o rank dos programas, tem de pesquisar no google mesmo, eu não conheço muita coisa sobre Pediatria, a não ser que o programa da UAB é excelente.

  102. Olá! Queria te parabenizar pela seu altruísmo! Que bacana! Pelo que eu entendi você é Psicóloga, também estou me formando e pretendo morar em NY, poderia me dar um passo a passo da experiência e o que fez para exercer tua profissão aí? Obrigado…

  103. OI estou no 4 ano de medicina, gostaria de saber se quando eu me formar qual a melhor forma pra mim revalidar meu diploma nos EUA, eu me formar e já fazer as provas ou eu me especializar primeiro e tentar ou se caso eu for fazer um doutorado qual jeito ficaria mais pratico, ou de qualquer jeito eu tenho que passar pelas mesmas etapas ?

    1. Mateus, depende dos seus objetivos. Bom, para poder clinicar nos EUA voce tera obrigatoriamente que fazer a residencia aqui (existem excecoes, mas infelizmente nao tenho informacao) independente se fizer a residencia no Brasil ou o doutorado nos EUA.

  104. Oi Lorna!
    Desculpe, eu deixei recado para voce no facebook! Mas a dúvida que tenho posso escrever aqui!
    Eu sou Psicóloga recém formada pela PUCRS, meu namorado é americano e temos planos de casamento para os proximos meses, sei que vai ser complicado, mas estou muito disposta a fazer tudo direitinho, pretendo um dia trabalhar como psicologa, talvez ministrar aulas, já que sempre tive facilidade para isso aqui, durante a faculdade, nos trabalhos! Falo espanhol fluentemente,estou aprendendo ingles rapidamente,( Meu namorado conversa comigo todos os dias no skype!) e adoro a área organizacional, adoro testes psicologicos, enfim, gostaria de te perguntar tantas coisas… Primeiro tenho que ter o visto, depois tenho que prestar o exame de proficiencia em lingua inglesa, certo? Ja entrei em contato com a Universidade do Texas, que é aonde vamos morar. O que voce acha que facilita para que eu consiga fazer um mestrado e depois um Doutorado, ou posso fazer direto o Doutorado? Ja fui ajudante de iniciação cientifica aqui, mas na área da Educação e processos motivacionais, Com a Dra. Bettina Steren dos Santos, na Pucrs, mas nao cheguei a publicar nenhum trabalho aqui no Brasil, O unico trabalho que tenho publicado foi um trabalho que fiz sobre anatomia facial, na Revista Chilena de Anatomia, é do tempo que eu estudei na Argentina , há oito anos, era estudante de medicina em Buenos Aires, mas nao cheguei a me formar.
    Temos varias etapas para vencer, minha filha de oito anos vai comigo, e ja entrei em vários sites de escolas que ficam proximas à residencia. Acredito que assim que minha filha fizer a adaptação na nova escola, poderei focar melhor no mestrado ou doutorado. Enquanto isso ganho tempo para melhorar a lingua inglesa!
    Sei que no inicio vai ser dificil, mas estamos todos muito dispostos que dê tudo certo! Se puder me dar qualquer conselho, vou escutar com atenção e carinho!
    Abraço!
    Raquel

    1. Raquel, aqui nos EUA, na area de psicologia, voce pode entrar direto no doutorado porque o primeiro ano eh dedicado ao mestrado. para entrar em um Programa, voce precisa de cartas de recomendacaoe talvez seja interessante voce acompanhar algum professor quando chegar aqui. Ha alguns livros sobre as possibilidades de pos graduacao na area de psicologia, acho interessante voce dar uma olhada neles. Eh so colocar na amazon.com, ir para books e digitar “graduate in psychology”, dai tem uma lista de livros. Quando cheguei aqui li um livro desses (nao lembro qual) e achei super interessante para me guiar na area.

  105. Lorna,eu enviei um email para ti,você poderia ver se chegou ? gostaria de conversar com você,pois tenho algumas dúvidas e queria pedir se você pudesse me esclarecer certas coisas…De qualquer forma,se meu email não chegou,ou se você não viu…Poderia me Enviar um email para que eu entre em contato com você de novo?
    Meu Email é : kerua_ac@hotmail.com

  106. Olá Lorna!
    Sou médico, fiz a minha residência médica em “Cirurgia Cardíaca” e também tenho Mestrado.
    Estava pensando em fazer o “Doutorado Pleno” nos EUA (através do Projeto Ciência sem Fronteiras – do Governo Federal).
    Por outro lado, também estou pensando num modo de morar em definitivo nos EUA.
    Daí veio a dúvida: se eu fizer o Doutorado Pleno (que dura 4 anos), eu também terei que fazer nova residência médica para poder exercer a medicina ?

  107. Ei Lorena. Tudo bem? Adorei o texto…. Muito explicativo e esclarecedor. Bom, eu tb sou psicóloga e há um ano mudei para os EUA, pois meu marido trabalha em uma empresa americana. Como só tinha o visto no ano passado de esposa no ano passado não podia mexer os pauzinhos para conseguir a “license” para atuar como psicóloga, mas como conseguimos o Green Card agora posso. Qual foi seus primeiros passos para conseguir atuar como psicóloga??? Pretendo atuar na área de avaliação psicológica, que pelo que eu vi precisa fazer um outra prova para atuar como tal. Você pode me ajudar neste inicio??? Estou naquela fase de reunindo informações ainda, para saber o que é o melhor a fazer…. Obrigada desde já.

    1. Na verdade eu não atuo como psicóloga, eu trabalho em saúde pública aqui. A primeira coisa que você precisa fazer é entrar em contato com o board de psicologia do seu estado, daí, dependendo da sua formação, você poderá ter os pré-requisitos para aplicar para ser técnica em psicologia e no caso poderia fazer avaliação psicológica sob supervisão de um psicólogo. Para ser psicólogo aqui e poder aplicar teste é necessário fazer doutorado.

  108. Olá, estou na metade do curso de medicina aqui no Brasil e já tenho certeza que não quero ficar por aqui, quero fazer residência nos EUA e se possível ficar por lá, pois minha família mora em Boston. Gostaria de saber informações sobre a medicina e a residência ai nos EUA. Minha faculdade aqui no Brasil é particular, existe algum empecilho em relação a isso? Eu falo inglês fluente pois eu morei 6 anos em Boston e voltei para o Brasil apenas para cursar a medicina, que ai eu via como impossível. Espero uma resposta! Adorei seu blog e foi bastante esclarecedor.

      1. Olá Lorna, muito obrigada pela resposta, foi bastante esclarecedor. Tenho uma perguntinha, qual o programa de intercâmbio que seu marido fez na época da faculdade? Estou correndo atrás de intercâmbios e realmente está muito difícil de encontrar um mais acessível. Como ele conseguiu o intercâmbio? e qual o nome do programa? Você sabe me informar? Obrigada desde já.

  109. Olá eu queria saber na área de pesquisador biólogo ou educação fisica que são duas faculdades que pretendo fazer ou senão designer morro de medo de ir para os EUA e trabalhar em empregos desvalorizados. Queria ao menos ter o visto de trabalhador para mim trabalhar na área. O post é muito bom e informativo.

  110. Bom dia Lorna,
    sou psicóloga e seu post foi fantástico para eu começar a dar meus primeiros passos. Já morei nos EUA e fiz curso de Terapia Cognitiva na Philadelphia. Você tem conhecimento sobre mestrado nessa área, como eu faço para aplicar?
    Att.
    Isabella Lobo

  111. Boa Tarde Lorna!

    Gostei muito do seu artigo! Estou partindo para NY o que vem e estou muito insegura, será que posso trocar alguns e-mails com você tirando algumas dúvidas que me vierem surgindo?

    Aguardo resposta.

  112. Lorna, boa tarde!
    Você tem mais informações para formados em pedagogia? Sou da Universidade Federal e devo ir para os Estados Unidos quando terminar minha graduação. Gostaria de trabalhar por lá na minha área e até continuar os estudos por lá, quero fazer mestrado. O que devo fazer?

  113. Oi Lorna,

    Parabéns pelo post. Muito claro e tem ajudado bastante, obrigado.
    Bom, eu estou terminando o curso de psicologia no final deste ano (2014). Penso em me mudar para os Estados Unidos ano que vem e especificamente para San Francisco – CA.
    Pelo o que eu entendi a melhor maneira é aplicar para o mestrado, correto? outra questão é que eu tenho o Green Card, voce acha que isso faz alguma diferença no processo? teria que fazer de alguma outra maneira ou é tudo igual? e se caso tiver algumas dicas sobre algo na area de psicologia em San Francisco agradeceria.

    mais uma vez obrigado.

    1. Sim, mestrado ou doutorado. Sendo residente permanente, será mais fácil conseguir financiamento ou bolsa de doutorado, além de te poupar da burocracia do visto, mas não acredito que seja mais fácil de entrar.

  114. Oi Lorna, estou me sentindo totalmente encrencada e não sei nem por onde começar, rs. Sou psicóloga mas não tenho curso nenhum de especialização. Pretendo mudar para Miami em janeiro ou fevereiro. Claro que preciso trabalhar, entrei no site da FIU e o curso de mestrado (counseling) não me deixa nem sequer me inscrever pois eles ao dão suporte à mudança de visto para estudante (frustrante isso). Preciso muito de ajuda com isso, por onde vc acha que devo começar? e gostaria de saber porque no seu caso vc escolheu fazer mestrado e não um doutorado. É muito caro o mestrad?? Agradeço desde já

    1. Eu optei pelo mestrado porque onde eu morava não havia doutorado na área que eu queria. Euacho que você deve procurar outras universidades…talvez o mestrado seja um pouco mais difícil para conseguir visto, mas doutorado é mais tranquilo. O mestrado para aluno internacional é caro.

      1. E o doutorado Lorna? como proceder?? Estou indo para Miami

      2. Você precisa levantar as universidades que oferecem PhD ou PsyD e entrar em contato com eles sobre a questão do visto. Como cada universidade tem um procedimento diferente, não tenho como te ajudar especificamente. PS, o PsyD é pago…

  115. Olá Lorna, minha irmã é farmacêutica e cidadã americana (naturalizada já há 3 anos), para ela trabalhar na área é bem complicado o processo de validação do diploma. O que você poderia sugerir, um mestrado ou doutorado fariam a diferença? Se sim qual o melhor? Muito obrigado pela atenção!

    1. Aldrin,

      Ela precisa entrar em contato com o board. Infelizmente não conheço nada na área de farmácia. Dependendo dos objetivos dela e das possibilidades, pode ser que um mestrado resolva, mas talvez ela tenha que pegar as matérias que estão faltando aqui para tirar a licença.

  116. Bom dia Lorna ,
    Sou graduado em educação física e estou comecando o mestrado a distancia de uma universidade nos eua, gostaria de saber se com ele será mais facil para validar o diploma da graduação, ou se ele ja seria validado automaticamente

    grato desde ja

    Resp
    Diego

  117. ola Lorna!
    Eu gostava de saber quais sao as areas (com formaçao a nivel superior) em que há mais emprego nos EUA? sabe?
    Aconselha me algum curso que com o mestrado ou doutoramento nos EUA (apesar da licenciatura ter sido feita em portugal) ja possa exercer aí?
    Muito obrigado

    1. Direito, eu sei que você terá que refazer o curso aqui ou fazer um mestrado (alguns estados aceitam essa possibilidade). E ADM, talvez um MBA ou mestrado…tenta procurar informações mais precisas nos boards dos estados que você mais se interessa.

  118. Terminei o curso d agronomia no br estou fazendo estagio em uma fazenda no estado de North Dakota, e gostaria de transferir meu currículo p o eua, você sabe de alguma coisa para meu curso. ???

    1. Fabio , estou tirando o meu visto pra ir pros usa .Tamben sou formado em agronomia ,sera q você me poderia me ajudar em algum estagio por ai

  119. Ola Lorna! Adorei o seu site!
    voce sabe como seria do contrário? Fazer a graduação nos EUA e depois voltar pra viver no brasil? estou em um impasse enorme pq quero muito me graduar nos eua. Muito Obrigada!

    1. Júlia,

      Não sei como seria o processo, mas acho que deve ser mais complicado. Tendo em vista que nos EUA voc6e faz 2 anos de matérias gerais e 2 anos focado na área escolhida (por exemplo, em psicologia), acho que pouca coisa é aproveitada.

  120. Olá muito prazer, faço psicologia em uma faculdade particular no brasil e gostaria de saber como faço para exercer minha profissão nos eua. Gostaria de saber os passos que devo tomar e seu meu diploma é válido na america. Se puder me ajudar agradeço

    1. Oi Saulo,

      Como comentei no texto, você precisa fazer um mestrado ou doutorado. O processo depende da universidade. Recomendo que você pesquise os cursos e veja o que eles exigem para admissão. Provavelmente você precisará da tradução dos seu diploma e histórico (cada universidade exige uma empresa diferente para o processo), o GRE, o TOEFL, cartas de recomendação, curriculo, carta de intenção etc…

  121. Olá, meu marido é médico formado há dois anos no Brasil e começou agora a se preparar para fazer o step 1 ainda. Eu queria “unir forças” quanto a ir para os EUA, fazendo uma faculdade aqui no Brasil em que fosse “fácil” fazer a revalidação, bem como conseguir um emprego por lá. Na sua opinião, qual seria a graduação que eu poderia fazer aqui no Brasil e validar nos EUA sem tanta dor de cabeça? Obrigada desde já!

    1. É que eu não sei o que você chama de “sem muita dor de cabeça” no entanto, imagino que contabilidade, matemática, física sejam áreas menos trabalhosas. Em relação a conseguir emprego depois, não tenho essa informação

  122. Bom… achei otima sua publicação, quero me formar em odontologia aqui no brasil, e dps de formada quero me mudar pra LA, se puder entre em contato pois preciso de algumas informaçoes bem claras sobre essa profissao! Obrigada boa noite

  123. Ola, minha namorada ela faz Psicologia e eu faco Engenharia Civil, e nos queremos nos mudar para os EUA assim que nos Formarmos aqui, e ja estamos indo atras de como funciona os cursos como voce disse ai no pais, e ja que voce tem mais base em Psicologia eu gostaria se voce pudesse nos ajudar mais com isso com esse passo que nos queremos dar. se tem algum contato ? muito Obrigado espero que voce posso nos ajudar. e estamos no 3 ano de faculdade.

  124. Olá
    Sou médica clinica geral. Eu e meu marido pretendemos ir para a Florida. Ele atua na área de tecnologia.
    Como eu posso fazer para poder trabalhar nos USA?

    1. Natalie, lá no blog aventurasnamagiccity.blogspot.com eu escrevi alguns posts explicando melhor essa situação. Passa lá e procura pelo marcador “residência médica nos EUA”. Para ser médica aqui nos EUA você precisa fazer a residência.

  125. oi td bem? parabéns pelo trabalho. Meu nome é Bruno sou formado em letras pela PUC desejo fazer uma pós-graduação em antropologia ai nos EUA, será que fazendo pós ai eu posso atuar como professor. O que preciso fazer para ser professor ai? agradeço a atenção e a ajuda. muito obrigado, Abraços !!!

  126. Ola, Boa Noite. Sou professor de Matemática, dou aula desde 1998, tenho Mestrado em Educação, queria saber se seria possível eu atuar nos EUA como professor de matemática.

    1. Olá Monica, a Lorna não é mais autora do blog e provavelmente não verá seu comentário. Mas você pode entrar em contato com ela através do blog pessoal dela ou então escrever para a Renata, nossa atual autora dos EUA, para tirar alguma dúvida. Tchau

  127. Olá! meu nome é Denis sou estudante de Engenharia civil no 1 semestre e as respostas da página são muito boas ,então parabéns pelo trabalho.Minha dúvida é como faço para validar meu diploma e se no decorrer da faculdade existe uma forma de facilitar o meu ingresso no mercado de trabalho dos EUA ou Europa sei dos testes de proficiência como o TOEFL gostaria de saber mesmo diretamente sobre a profissão!Um grande beijo a todos!!

    1. Olá Denis, obrigada por comentar. Infelizmente a autora do texto não escreve mais pro blog e provavelmente não responderá a sua pergunta. Mas de repente alguém aqui pode te ajudar, ok? boa sorte!