Skip to content

É possível ver algum campo de lavanda na Provence em maio?

26/03/2012

Ana Tereza Merger
Provence, França
.
 

 Não é possível ver um campo de lavanda florido em maio simplesmente porque este arbusto flore entre o fim de junho e agosto.

Em julho começa a colheita das flores para a preparação dos óleos essenciais que vão dar origem ao conhecido perfume. Doce e leve nos lembra roupa limpa e passada esperando sair da gaveta e isso acontece por uma boa razão: a lavanda tem propriedades antisépticas, bactericidas, desinfetantes, calmantes e antiespamódicas. Se você tem alguma dúvida sobre esse odor é só pensar na alfazema, nome da lavanda em português.

Engraçado como a mesma planta traçou caminhos tão diferentes. Se no Brasil ela não é levada muito à sério e é usada como base em perfumes relativamente baratos na Provence ela tem outro status. A lavanda se adaptou tão bem ao clima e ao solo calcário do sul da França que se tornou uma das forças da região. Hoje, mais de 8.400 hectares são dedicados à plantação da lavanda e 2.350 ao lavandin (que rende muito mais do que a lavanda tradicional, mas que tem um perfume inferior). Normalmente a colheita pode ir até setembro e depois de dois ou três dias de secagem as flores são levadas à destilaria equipada de um alambique clássico. A essência de lavanda é reservada aos perfumes finos e aos cosméticos, já o lavandin perfuma os sabões, os amaciantes e os produtos de limpeza. As flores de lavanda também podem ser usadas secas em sachês e ursos de pelúcia que vendem nos mercados das praças de Aix-en-Provence.

Para quem quer levar para casa outro tipo de lembrança o ideal é passear pelos magníficos campos de lavanda no planalto do Vancluse, no departamento de la Drôme, do Gard e ao norte de Nîmes.

3 Comentários leave one →
  1. 26/03/2012 20:50

    Já vi na televisão a colheita da lavanda e como são processadas.
    Achei lindíssimo e cheguei a “sentir” o cheirinho, que adoro!
    Obrigada pela aula.
    Boa semana.
    Beijos.

  2. sonhosnaitalia permalink
    27/03/2012 10:04

    correr por esses campos deve ser um sonho!!!

  3. ellen permalink
    12/06/2012 2:27

    Passei 20 dias em julho de 2011,no sul da Franca.
    Mais precisamente na regiao dos mais belos campos de lavanda.Foi um sonho realizado aos 63 anos.Fomos eu e minha irma um pouco mais nova que eu.Alugamos um carro com um GPs e nos aventuramos em busca do sonho.Foi inesquecivel e voltei completamente renovada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: