Skip to content

É verdade que os americanos comem com as mãos?

26/04/2012

Renato Silveiro Alves
Orlando, Flórida – EUA
.

Na verdade, todos nós usamos as mãos para comer. A pergunta deveria ser: É verdade que os Americanos não usam talheres para comer? A resposta seria “depende”. Depende do que se come. No Brasil também comemos algumas coisas com as mãos. Na minha casa, só éramos permitidos comer coxas e outras partes do frango com as mãos. Todo o resto, tínhamos que usar os talheres, inclusive pizza e batatas fritas. Em alguns estados do Brasil pessoas comem só com a colher (que eu já vi) e em outros as pessoas usam bastante as mãos. O que é o certo? O que é o errado? Segundo a teoria do “relativismo cultural” nada é errado, é somente cultural.

Para alguns tipos de comidas eles usam sim as mãos mais que os brasileiros. Por exemplo, eu percebo que batatas fritas, frango (é claro), sanduíches e pizzas são comidos sem auxílio de talheres. Eu também como, mas uso o guardanapo, eles pegam as coisas com as mãos mesmo. Sanduíches do McDonald’s eles usam as mãos diretamente no sanduíche. Batatas fritas, mesmo que estejam no prato com outras comidas que utilizam talheres, a maioria pega com as mãos. Eu como as batatas fritas do McDonald’s ou Burger King com as mãos, mas porque tenho TOC limpo as mãos a cada 2 ou 3 batatatinhas 🙂

Pratos do Red Lobster que comemos com as mãos

Os Ingleses encomendaram uma pesquisa para saber porque a venda de facas na Inglaterra tinha caído. A pesquisa entitulada “chupa dedo” (finger-licking) mostrou que 1/3 dos britânicos acham agora que não há mal nenhum em comer só com o garfo ou mesmo com as mãos. Um quinto inclusive considera aceitável lamber prato após uma ótima refeição. Eu não atirarei a primeira pedra, mas não faria em público jamais. Até me sinto culpado quando faço em secreto. É comum ver por aqui as pessoas cortando tudo com o garfo. Só quando o bife é duro mesmo que usa-se a faca. De resto, é so de GALFO mesmo.

Para algumas coisas americanos não usam talheres mesmo. Por exemplo, um jantar feito de sanduíches, hamburguers ou cachorro-quentes, batatinhas e outros petiscos, quem os comeria de garfo e facas? A grande diferença eu vejo na Pizza que todos comem com as mãos (menos eu). Se um americano estiver comendo macarrão ou arroz ele(a) usará o garfo, mas a batata ele(a) provavelmente comerá com as mãos.

Alguns restaurantes finos já estão usando

Na maioria das vezes, principalmente em restaurantes, não lanchonetes, você a grande maioria das pessoas comendo de talheres. Aqui na casa, comemos de talheres todos os dias (exceto dia de sanduíches ou pizza). No Red Lobster, um restaurante com pratos de frutos do mar, vêm-se as pessoas comendo mais com as mãos porque o tipo de comida permite. Camarões empanados, espetinhos, e coisas do tipo. Você jamais (será que posso dizer jamais?) verá americanos comendo arroz, massas e outras comidas que é preciso comer com talheres, usando as mãos. Mas enquanto no Brasil, em algumas lancheterias vê-se gente comendo hamburguers de garfo e faca, aqui isso já é bem difícil de notar.

 

Agora vou contar um segredo sujo (literalmente) e você não conta pra ninguém. Sshhhhhhhhiiiiii. Lava as mãos antes de comer que é bom….


No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: