Skip to content

Brasileiros na Itália

26/06/2012

 Carla  – Milão, Itália
.

Brasileiros estão em todo o mundo. E na Itália não é diferente. São cerca de 47 mil brasileiros residentes na Itália (legalmente, pois por incrível que pareça, tem muita gente há anos aqui ainda sem documentos, “in nero” como se diz por aqui, e com estes dizem que o número pode passar dos 120 mil, mas não sei, pois não há dados oficiais, claro).

Então é comum encontrar brasileiros em todos os cantos, principalmente na Região da Lombardia, onde está a maior parte deles (ou de nós! rs). Desses brasileiros, uma parte tem cidadania italiana e a grande maioria, Permesso di Soggiorno, o visto/permissão para residir aqui, seja por trabalho, por família, por estudos, etc.

Os brasileiros são bem recebidos, e pelo que ouvi e vi por aqui, têm a boa fama de ser gente trabalhadora (ainda bem!). Apesar que ultimamente com essa história de crise, nós brasileiros, o que mais ouvimos é: “O que você está fazendo ainda aqui na Itália?? Com o Brasil bom do jeito que tá?”

Pois é, mas muita gente vem pelo sonho de morar no exterior, ter uma experiência diferente (seja trabalho ou estudo), e isso, com crise ou não, sempre será válido. Agora, os brasileiros que vêm com o intuito de “fazer dinheiro” se decepciona e volta para o Brasil rapidinho.

Muitos também vêm com o intuito de acelerar o processo de obtenção da Cidadania Italiana, que no Brasil pode demorar até 9 anos na fila! (uau!) E obter a cidadania italiana não significa que tem que ficar na Itália não é mesmo? O passaporte italiano é o passaporte europeu, tem entrada livre em todos os países da UE e fácil acesso a muitos outros países do mundo, inclusive EUA. Muitos cidadãos ítalo-brasileiros estão na Inglaterra, França, Alemanha e outros países!

Eu e meu blog Sonhos na Itália, estamos com uma parceria na Assessoria em Cidadania Italiana, com o Blog Benvenuti Cidadania Italiana. Tudo sobre obtenção da cidadania, pesquisa de documentos, traduções, entre outros serviços. Façam uma visitinha lá, divulguem, com certeza tem muita gente por aí com o sonho de conseguir a cidadania, afinal, no Brasil tem mais de 25 milhões de descendentes de italianos, com direito à cidadania italiana. E o passaporte italiano é porta aberta para o mundo!

Já pra quem não tem descendência italiana, residir na Itália legalmente, dependerá de um Permesso di Soggiorno, possível obter só por motivos de Família, Trabalho ou Estudos. Por isso a dificuldade e tantos brasileiros ilegais aqui, ainda mais por ter tantos trabalhos ilegais “in nero”, sem registro e sem dar direito ao documento de permissão. Pois é!

Querem saber mais? Visitem meu blog!

Baci a tutti!

Carla Guanais é cientista, blogueira e mora na Itália desde 2010. Saiba mais sobre ela clicando aqui.

120 Comentários leave one →
  1. Eder da Silva permalink
    06/07/2012 13:33

    Bom Dia
    Bem na verdade a Itália está ruim para trabalhar e ganhar dinheiro ou só ilusão.
    Na verdade pretendo ir mais não sei por onde começar,tenho avós italiano e estou no processo da documentação para que possa ir legal,mais também quero ter certeza que vale a pena investir.
    Gato,fico no aguardo do seu retorno.

    • sonhosnaitalia permalink
      06/07/2012 14:08

      A Itália tá realmente em crise, tá difícil arrumar emprego, e como disse, o sonho de ficar rico aqui é uma ilusão. Mas se tem objetivo de viver em outro país, por experiência, uma nova cultura, viajar, e também para estudar, etc, é sempre válido!
      Se tem direito à cidadania, fica muito mais fácil, abre muitas portas!

      Escreva-nos benvenuticidadania@gmail.com
      e visite o blog http://benvenuticidadania.blogspot.com

      baci!

  2. Sergio permalink
    02/08/2012 5:11

    Olá Carla, acompanho seu blog pois tenho planos de estudar na Italia.
    Tenho 26 anos e c/planos de estudar na Italia,sou natural do RJ e cidadão italiano. Estou no intensivo para aprender a lingua, pois pretendo fazer Graduação em Arquitetura na Politecnico de Milano, mas ainda tenho receio e poucas informações de quem ja vive ai.
    Gostaria de saber se você tem alguma recomendação dessa faculdade. Se com a crise até para os estudantes as coisas ficaram mais complicadas tambem.
    E finalizando, se voce considera essa minha ida uma loucura sem sentido e seria melhor eu fazer a graduação no Brasil (papo de pai heheh).
    Muito Obrigado Sergio

    • sonhosnaitalia permalink
      02/08/2012 18:01

      Olá Sergio!
      Talvez ja me escreveu nao? Bem, então, a faculdade é ótima, de nome e história, quanto a isso nao teria com o que se preocupar. Se considero uma loucura, tudo depende das condições que você virá! Está tentando bolsa? Tem uma boa reserva de dinheiro? Já pegou informações com a universidade? Tem um ano de faculdade no Brasil? (senao nao consegue iniciar uma faculdade aqui)… Tudo isso porque: a faculdade mesmo sendo pública, existem taxas a serem pagas, e não são poucas. Os cursos, em sua grande maioria, são em período integral, dificilmente conseguirá conciliar com trabalho (ainda mais com crise, ta dificil arrumar qualquer trabalho). Muitos cursos têm pré-seleção, o interessante seria vc já vir selecionado, claro, com todos documentos certos e tudo o mais.
      Fazer a graduação no Brasil, ou na Itália, tudo depende dos seus objetivos, e claro, do que voce conseguir em relação à Italia. Qualquer coisa, comece no Brasil e tente um Erasmus Mundus… alguma coisa asssim!

      Te desejo boa sorte!
      baci

  3. Igor Cardoso Vaz permalink
    16/09/2012 23:41

    Boa noite, Carla!

    Parabéns pelo texto! Eu e minha esposa queremos morar na Itália. Infelizmente não somos descendentes e por isso sabemos que será um caminho longo. Não pretendemos ficar ricos ou algo do tipo, apenas queremos mudar para a Itália. Adoramos a cultura, povo, culinária, etc. italiana. Apesar da crise você acha que conseguiremos algum emprego aí? Você acha loucura nossa querer morar na Itália? Qual seria a melhor região para começarmos uma vida nova?

    Abraços,
    Igor

    • sonhosnaitalia permalink
      17/09/2012 5:58

      Olá Igor, é uma questão difícil! Muitos vêm pra cá, como escrevi no post no Brasil com Z, e ficam anos vivendo aqui “prisioneiros”, vivendo normalmente, mas sem documentos, então não podem sair do país, nem voltar para o Brasil. Vim sem cidadania, ou sem já um visto valido, como o de trabalho por exemplo, é um desafio. Eu confesso que jamais faria! E conseguir um visto de trabalho hoje em dia é dificílimo, pra nao dizer impossível… Conselho: Se programem, aprendam o italiano, se falar inglês melhor ainda, e tentem vir com visto de estudos. Vcs têm faculdade? Podem tentar uma pós aqui e assim obter o visto de estudos.. E dspois correr atras de um visto de trabalho , com mais tempo. Boa sorte!

  4. Marly permalink
    06/10/2012 12:28

    Ola! meu nome é Marly, e gostaria de saber se pra viajar pra italia ou espanha eu preciso de algum visto?? pretendo passar uns 20 dias de ferias…obrigada pela informacao!

  5. Giuseppe permalink
    27/10/2012 17:39

    Ciao a tutti! Sou o Giuseppe, morei em Parabiago (MI) por 6 meses, onde consegui a cidadania. Voltei para o Brasil, mas tenho muita saudade da Itália, quase todos os dias penso em voltar, mas sei que não está fácil. Mas está muito difícil mesmo conseguir lavoro ai? Em hotéis, ou restaurantes como lavador de pratos, etc? Tem a possibilidade de conseguir lavoro daqui no Brasil na Itália, algum site de empregos ou outra forma?

    Saluti!

    • sonhosnaitalia permalink
      28/10/2012 7:24

      olá Giuseppe, estou pertinho de Parabiago! Realmente aqui não tá fácil! Não tem emprego, não é um bom momento para voltar. É melhor esperar o próximo ano, que talvez as coisas começam a melhorar! Existem sim sites para procurar emprego, mas se pra quem ta aqui ja ta dificil, quem ta ainda no Brasil fica praticamente impossivel arrumar um emprego assim À distancia. Visite meu blog pessoal, tem um post sobre emprego com dicas de sites de emprego. baci http://sonhosnaitalia.blogspot.it/2012/04/corrida-do-emprego.html

  6. Spencer Souza permalink
    14/12/2012 17:10

    Boa tarde Carla, tudo bem?
    Sou descendente de italianos e assim como muitos aqui gostaria de saber mais sobre meus ancestrais e minhas raízes, também sonho em conhecer a Itália, mas infelizmente a maioria dos meus dos familiares que tinham informações sobre os parentes italianos já faleceram, e as únicas informações que eu tenho são seus nomes, sobrenomes e a possível cidade e província de onde eles vieram, não tenho as datas de nascimento nem a de chegada aqui no Brasil. Você teria alguma informação ou dica de algum órgão aí na Itália onde eu pudesse tentar obter alguma informação sobre meus ancestrais?
    Segundo informações meu trisavô era da região Lombardia, precisamente das províncias de Milano, Pavia e Varese.
    Desde já agradeço a sua atenção.

  7. Eduardo permalink
    12/01/2013 3:21

    Oi Carla, estou morando na Italia, eu queria saber como eu faço pra fazer uma pos graduação aqui…??? sou farmacêutico. Vc acha que e complicado? Eu so falo um pouco de italiano, mas pretendo estudar mas uns 6 meses antes de fazer a pos… parabens pelo trabalho com o blog. Tbm te achei mt linda!

    • sonhosnaitalia permalink
      12/01/2013 8:41

      olá Eduardo. Vc pode procurar por masters, corso di perfezionamento, etc.. obrigada

  8. Heina Mattei permalink
    23/02/2013 15:12

    Ola, estou indo mora em Milão,para estudar aprender falar o italiano
    Sou formada em moda,e gostaria de saber se eu consigo emprego fácil lá,como funciona?!
    Obrigada

    • sonhosnaitalia permalink
      01/03/2013 23:20

      olá! A italia está em crise, e emprego não está nada fácil. Mas claro, tudo vai depender de vc, do seu empenho e sorte.

  9. 19/04/2013 7:06

    oi mim chamo carla e moro na italia da 14 anos trabalho com show,vivo com meu namorado brasileiro ele tem 2 anos qui esta aqui e agora quer voltar para o brasil,ele trabalha de garço no hotel in nero ganha pouco ,gostaria de saber, faço bem voltar para o brasil.e tenta tudo do inicio.

    • sonhosnaitalia permalink
      19/04/2013 11:34

      oi, dificil opinar em relação a isso! vc tbm é brasileira? A Italia está em um momento dificil.. mas no Brasil nada é tao facil tbm, melhorou pra quem tem qualificação, ta estudando e se aperfeiçoando, caso contrario é tao dificil como aqui . analise bem e decida.

  10. eliane permalink
    22/04/2013 9:31

    sou de salvador
    e moro em portugal
    e estou querendo ir a italia com meu marido e filho meu marido
    e holandes e meu filho tem dupla nacionalidade e dois passaporte
    mais gostaria de saber como ea vida ai

    e como faria indo de portugal a italia

    beijos e um obrigadao

    • sonhosnaitalia permalink
      22/04/2013 16:59

      Olá… A vida aqui quando se tem emprego e renda estável é ótima, mas o pais esta em crise e ta muito difícil se ver numa situação assim, mas você com marido europeu da entrada na sua permissão de morar e trabalhar na Itália normalmente.

  11. Ingrid permalink
    27/04/2013 16:49

    Olá, esse ano vou estudar em uma universidade, durante 1 ano, na Itália pelo Ciência sem Fronteiras, provavelmente conseguirei o visto. Mas o meu problema é, existe como o meu esposo ir junto comigo e ele conseguir visto para ficar lá (visto para trabalhar), ou alguma outra forma?
    Gostaria muito de saber sobre isso. Espero ansiosamente pela sua resposta.
    Muito obrigada!
    Ingrid

  12. Anderson Nunes permalink
    10/06/2013 20:57

    Olá.. eu estou aqui na italia a 2 meses como turista e consegui trabalho, mas estamos encontrando dificuldades por conta do Flussi(abertura para contratações de brasileiros) que está fechada segundo a insituição contratante…
    Vc sabe alguma coisa sobre essa questão?
    Desde já te agradeço e te parabenizo pelo seu trabalho em ajudar as pessoas interessadas em vir para italia…
    Um abraço

  13. edi silva permalink
    17/06/2013 0:31

    Olà querida !! quero parabenizala pelo seu blog !! queria tirar uma duvida, fiquei 6 meses, na Suissa, qd voltei ao Brasil a policia da suissa mandou uma carta pra mim falando que eu so podia retornar a suissa em fevereiro de 2014, vc acha que posso entrar na italia sem problema ???? por favor espero sua resposta sem falta !!

  14. edi silva permalink
    17/06/2013 1:27

    Olá !! Muito bom seu blog, parabéns !! queria tirar uma duvida … fiquei na Suissa por 6 meses em 2011, dai quando voltei ao Brasil, com poucos dias a policia da suissa mandou uma carta pra mim, falando que eu só podia entrar no pais com 2 anos, a partir de fevereiro de 2014,e que meu nome constava na lista do espaço Schengen, mais eu não consigo entender isso até agora, porque eu já passei mais tempo do que isso, e nunca tive problema nenhum, agora eu recebi um convite maravilhoso, para ir pra Italia !! será que eu posso entrar na Italia sem problema ?? você tem como me ajudar na resposta ??? agradeço desde jà ! muito obrigado !

    • sonhosnaitalia permalink
      17/06/2013 14:11

      olá, pode vir para a Italia sim. A fronteira aqui não tem esse controle com os outros países. ciao!

  15. edi silva permalink
    17/06/2013 16:44

    Olá meu anjo, sou eu de novo, você entendeu a minha pergunta ? essa carta que a policia da suissa mandou pra mim , fala que meu nome consta na lista do espaço Schengem ???? e que eu só posso entrar na europa a partir de fevereiro de 2014, porquê o schengem está sobre 25 paises da europa, por isso eu tenho medo de viajar !!! Será que você podia me explicar o que é espaço Schengem, e se eu posso aceitar o convite para a Italia ??? Por favor me explique que eu não consigo entender nada !! Muito obrigado mais uma vez, e desculpa por insistir nesse assunto !!

    • sonhosnaitalia permalink
      17/06/2013 16:56

      oi, antes vc nao tinha dito isso: proibição de entrar na europa…se a proibição é de entrar nos estados Schengen então vc não pode entrar na Itália. Seu passaporte provavelmente fica registrado. Mas o que aconteceu na Suíça pra eles terem te enviado essa carta?

  16. edi silva permalink
    17/06/2013 17:01

    até agora eu nao consigo entender nada !! só falaram pra mim que o motivo disso é porque eu fiquei 6 meses na suissa !! será que existe alguma forma que eu possa fazer para entrar na Italia ???

    • sonhosnaitalia permalink
      17/06/2013 17:20

      Acredito que não. Mas melhor se informar em outro lugar, consulado, algum advogado especialista, não sei.. boa sorte

      • Sabrina permalink
        19/06/2013 15:26

        olà ! gostaria de tirar uma duvida com você… estou interditada de entrar na Espanha por 4 anos, se eu tirar outro passaporte novo, você acha que eu tenho como entrar na Europa ????? Agradeço pela resposta !

  17. Lucas B Ferreira permalink
    29/08/2013 1:19

    Boa noite, sou brasileiro, tenho 21 anos. Conheci minha namorada no Brasil enquanto ela fazia intercâmbio aqui, ela é italiana e voltou pra Itália há dois meses. Ela vive me chamando pra morar lá e em dezembro estou indo a princípio a passeio. De início ficarei 1 mês na casa dela, na província de Emilia-Romagna e gostaria de saber se é muito difícil conseguir a documentação para ficar ai legalmente e trabalhar. Como está a situação aí? Vou chegar na metade de dezembro então se tudo der certo vou ficar aí para 2014. Está mesmo muito difícil de conseguir um emprego? Não é para ficar rico, isso eu já estou cansado de ler várias pessoas relatando, estou procurando mais uma mudança de vida e um aprendizado de morar e trabalhar fora. Espero que me ajude ! Obrigado.

    • sonhosnaitalia permalink
      01/09/2013 11:28

      Ola Lucas. Para morar legalmente na Itália precisa de um visto, por trabalho, estudo ou familiar. é difícil, principalmente a de trabalho, a crise está sim feia e não seria um bom momento para arriscar. Para não ficar ilegal vc deve já sair do Brasil com o visto. Outra solução seria se casar com sua namorada. boa sorte

      • Lucas B. Ferreira permalink
        02/09/2013 14:30

        Muito obrigado pela ajuda! Gostaria de saber mais uma coisa. No meu caso estou indo apenas a turismo, é possível pedir para ficar mais tempo quando eu já estiver na Itália, no caso de eu resolver morar ai? Obrigado

      • sonhosnaitalia permalink
        03/09/2013 10:36

        o melhor é se informar no consulado italiano.

  18. Sabrina permalink
    04/09/2013 0:20

    olà ! gostaria de tirar uma duvida com você… estou interditada de entrar na Espanha por 4 anos, se eu tirar outro passaporte novo, você acha que eu tenho como entrar na Europa ????? Agradeço pela resposta !

    • sonhosnaitalia permalink
      04/09/2013 7:52

      Não tenho experiência disso, mas acredito que não. Senão ficaria muito fácil né? boa sorte

  19. Sabrina permalink
    16/09/2013 17:00

    olá !! Boa tarde. Gostaria de tirar outras duvidas… se alguem passar mais de 3 meses na Italia, ou seja… Já estar na Italia, há mais de 7 meses, clandestino, sem documento nenhum, e sem emprego fixo… acontece alguma coisa com o Brasileiro quando vim ao Brasil, na hora em que for passar pela alfândega ?

    • sonhosnaitalia permalink
      17/09/2013 8:16

      O melhor a fazer é procurar a embaixada brasileira e pedir informações, eles estão do nosso lado pode acreditar. Mas os casos que vi tiveram sorte e não foram barrados. Boa sorte

  20. Sabrina permalink
    25/09/2013 17:14

    olá !! boa tarde ! queria tirar outra duvida. Para ter cidadania Italiana, é só tirar os documentos com a ajuda de um bom advogado, ou tem que ter alguma decendência italiana ?

    • sonhosnaitalia permalink
      25/09/2013 17:42

      Boa Tarde. Cidadania é um direito pra quem é descendente de italianos. Falsificar documentos, comprar/vender cidadania italiana é crime!

  21. Fátima permalink
    02/10/2013 16:35

    Boa tarde, tenho permesso por familia, mas estou no Brasil e o meu permesso venceu em 2011, meu marido tem cidadania, posso voltar para Itália renovar o permesso lá?

    • sonhosnaitalia permalink
      16/10/2013 8:41

      acredito que precise de um novo visto de familia para solicitar um novo permesso… Mas o melhor é se informar no consulado italiano ai no Brasil, da sua regiao

  22. Paulo Bottan permalink
    15/10/2013 16:58

    Boa tarde Carla,
    tenho 55 anos de idade e dupla cidadania( passaporte e carteira de identidade italiana) ..morei a mais de 20 anos atrás em Vicenza e trabalhei por 1 ano lá…minha pergunta é se puder me ajudar claro,
    sou sozinho e gostaria de voltar a viver na Itália tenho uma pequena loja de informática aqui no Brasil e gostaria de saber como funciona a aposentadoria por tempo de serviço e por idade na Itália se você souber, e se no meu ramo posso conseguir algum emprego.
    Obrigado pela atenção

    Paulo Bottan

    • sonhosnaitalia permalink
      16/10/2013 8:42

      sei pouca coisa sobre o assunto, o melhor é se informar no consulado italiano. boa sorte

  23. Marcelo tozzo permalink
    23/10/2013 11:51

    Bom dia Carla.
    Meu nome é Marcelo e estou pretendendo viajar junto com a minha namorada para a Itália para morar.
    Moramos no Brasil a vida inteira e pretendemos buscar novos desafios.
    Sou descendente de italiano e iria atrás da minha nacionalidade na Itália, pois no Brasil demora muito.
    Tenho algumas duvidas e gostaria de tira-las com você
    Como é morar num pais totalmente diferente?
    Como esta os empregos na Itália?
    Eu posso trabalhar na Itália antes de conseguir a nacionalidade?
    Uma cidade boa para se começar.
    Minha namorada consegue a nacionalidade se casando comigo?
    Tenho mais duvidas mais não vou fica perguntando tanta coisa, essas são as principais.
    Agradeço se você me responder.
    Obrigado.
    Marcelo Tozzo

    • sonhosnaitalia permalink
      24/10/2013 10:56

      Olá Marcelo!

      Bem, morar num pais diferente é diferente! tudo questão de se adaptar, mas dependendo pra onde vai isso é muito facil.
      A Itália está em crise, com pouquíssimas ofertas de emprego…
      Legalmente falando não se pode trabalhar enquanto está tirando a cidadania, pois vc estará como turista ou com um permesso di attesa di cittadinanza, o que não dá o direito de trabalhar legalmente.
      Sua namorada consegue a nacionalidade após 2 anos de casada com vc e morando na Itália. 3 anos se morarem fora da Italia. Durante esse período ela fica com uma permissão para morar e trabalhar legalmente no país por motivo de família. Se chama permesso di soggiorno per ricongiungimento familiare.
      Só venha para a Italia se estiver com toda a documentação para a cidadania certa e legalizadas pelo consulado italiano da sua jurisdição.
      Caso contrário só perderá tempo e dinheiro.
      Consulte um assessor, é a melhor e mais rápida forma. Indico o blog http://benvenuticidadania.blogspot.com, maiores duvidas me escreva no email sonhosnaitalia@gmail.com

      boa sorte

  24. Simone permalink
    31/10/2013 20:01

    Olá sou Simone e tenho a cidadania Italiana, meu filho vai cursar a faculdade aqui no Brasil a partir do ano que vem. Gostaria de saber se vc tem informações de como ele pode fazer a pós graduação em alguma universidade da Itália. Não sei como procurar isto. Ele também é cidadão Italiano.

    • sonhosnaitalia permalink
      01/11/2013 15:56

      Ola, ele termina a faculdade e valida todos os titulos de estudos no consulado italiano da sua jurisdição. Procura o curso que quer e se inscreve.. não tem segredo. Deve procurar as opções direto nos sites das universidades.

  25. 27/11/2013 20:17

    Olá!
    Gostaria de uma informação:
    Quero passar 20 dias na Itália, vou só, mas
    quero ir de Roma para algumas cidades.
    O que vc me sugere e se trem de cidade
    a outra é fácil
    Obrigada!

    • sonhosnaitalia permalink
      27/11/2013 20:47

      Olá Arlete,
      Tem sim trens pra varias cidades nos quatro cantos da Itália. Os bilhetes podem ser comprado antecipadamente online tbm. Veja em Trenitalia.it e Italo.it boa viagem!

  26. Thiago Cardoso permalink
    01/01/2014 23:08

    Olá!
    Bem , eu falo bem Italiano, e estou na metade do meu curso de Engenharia aqui no Brasil. Gostaria de saber se tenho como terminar a graduação ai, ou fazer algum curso de aperfeiçoamento neste período mas preciso trabalhar. Tem alguma agencia de empregos ou a universidade dá alguma bolsa para estudantes que são de outras nacionalidades?

    • sonhosnaitalia permalink
      03/01/2014 16:44

      Pode tentar intercâmbio da graduação pelo Ciencia sem fronteiras.

  27. 12/01/2014 20:02

    Ciao Carla! pois e li seu comentario e finalmente uma pessoa para eu conversar o desabafar,como vejo que vc intende bastante desse assunto que te contar como vin parar aqui e quem sabe vc pode me ajudar,me aconcelhar,pois e estou aqui em italia des de dezembro de 2009,tenho uma parente que mora aqui e casada com italiano mais ainda nao tem cidadania por tanto nao pode fazer meu permesso voltando de quando eu cheguei,quando cheguei vim a chamado da minha parente para trabalhar como babicitter bem cheguei num sabado e na segunda ja estava trabalhando meu patrao pai das crianças fez a riquesta de permesso de soggiorno que nao chegou em minhas maos ate hoje,acabei saindo daquele emprego porque eles viajaram pra ameria por dois meses e eu nao podia ir sem o permesso enfin venceu meu tempo de pemanencia que e de tres meses eu arranjei outro trabalho in nero e stou aqui ate hoje sem o permesso, a colpa nesse caso e de quem por eu estara qui sem documentos,minha nao e por foi dada entrada pero nunca saiu,,nunca fui chamada e agora tem como eu conseguir de outra forma?Deonizia

    • sonhosnaitalia permalink
      13/01/2014 9:25

      Ciao Deonizia! Vc está ilegal desde 2009 então… acredito que a única forma seria encontrar um emprego que te desse o permesso, coisa que é rara e difícil de acontecer principalmente nos dias de hoje. Não sei como te orientar. Mi dispiace

  28. Fabiana permalink
    21/01/2014 14:50

    Oi.
    Eu já reuni todos meus documentos para a cidadania, falta só traduzir, legalizar no consulado e talvez fazer algumas retificações.
    Pretendo fazer o processo aí na Itália e gostaria de saber quanto tempo em média demora para a cidadania ser reconhecida?
    Posso fazer na cidade dos meus avós paternos que é Cernobbio na Lombardia?
    Também gostaria de saber quanto eu gastaria com o processo todo, ou seja, morar aí até a cidadania sair e se tem como eu ficar na Itália por um mês no máximo e terminar o processo por procuração?
    Devido ao meu trabalho tenho que ir todo ano a Miami e passo muito constrangimento na imigração por ser brasileira além do custo do visto aumentar sempre da burocracia, como cidadã da UE não precisarei mais pagar o visto para entrar nos EUA nem me submeter aos maus tratos na imigração.
    Tenho 25 anos e estudo a língua italiana desde 2008, tenho um bom nível segundo alguns nativos que conversei.
    Abraços

    • sonhosnaitalia permalink
      21/01/2014 18:41

      Ola! Não da pra dar um tempo certo, depende de cada caso… minimo 3 meses, mas pode demorar 6 ou 1 ano dependendo do caso e onde faz.Nao precisa necessariamente ser na cidade dos seus avós, pode ser qualquer cidade. Sugiro que escreva para benvenuticidadania@gmail.com e veja uma assessoria, para sanar melhor suas duvidas. boa sorte.

  29. Claudia Melchiori permalink
    25/01/2014 22:46

    Olá!
    Parabéns pela iniciativa e ajuda prestada a todos!
    Você teria um modelo de curriculum em italiano para indicar, ou site??
    Desde já, meu muito obrigada!
    Sucessos,
    Claudia Melchiori

  30. Giovanni permalink
    11/02/2014 16:14

    ola, estou indo pra italia daqui 2 meses para conseguir minha cidadania… pode me indicar uma comune ágil? ouvi falar de parabiago e pavia..

    • sonhosnaitalia permalink
      12/02/2014 12:39

      Comunes pequenos. Vc vem tirar sozinho? turista não pode alugar casa e ter direito à residência, só se der mta sorte de ver direto com o proprietário isso. Se precisar de assessoria com o melhor custo benefício escreva para benvenuticidadania@gmail.com.

      • Thais permalink
        20/05/2015 19:45

        Posso tentar a cidadania em Parabiago e ficar na casa de uma amiga?

      • Carla Guanais permalink
        21/05/2015 7:59

        Não posso te dizer Thais, Depende se tua amiga tem residência disponível no endereço que mora, podendo incluir você, e quanto tempo demora o processo lá. Peça pra ela se informar.

  31. Ney Mariotti permalink
    03/04/2014 9:07

    Ola gente… Cheguei na Italia em Dezembro, tenho a carta de soggiorno ! Estou em provincia de Roma ( Mentana ) Como posso me mover para achar emprego? Falo muito bem Italiano, Mais nao sei aonde posso ir e como fazer. Ja preparei meu Curiculum , etc…

    Agradeço desde ja!! Ney Mariotti

    • sonhosnaitalia permalink
      03/04/2014 12:31

      Ola Ney, se tem a documentação toda certinha, então vá com curriculo nas agencias de emprego, e cadastre-se pela internet. Comece procurando pelo google, Lavoro Mentana, etc. Agenzie lavoro Mentana, na internet se acha tudo. Sites como o bakeca.it e subito.it também tem bastante anuncio. boa sorte!

      • Ney Mariotti permalink
        03/04/2014 12:34

        Ok, Obrigado.

  32. João permalink
    07/05/2014 20:56

    Oi gente boa noite, estou indo para a Italia (Milão) em outubro e só vou ter a carta de um amigo meu que reside legalmente lá. Como posso fazer para conseguir um emprego?

    • sonhosnaitalia permalink
      08/05/2014 8:37

      Como vc deve ter lido no post, sem cidadania italiana, sem um visto que te dê direito ao permesso di soggiorno fica dificil arrumar emprego legalmente. Só se vc tiver algum contato já que consiga te contratar e fazer seus documentos, coisa rara. A carta do seu amigo so serve pra vc provar que vc tem onde ficar durante o turismo, periodo maximo de 90 dias.

  33. Márcio permalink
    21/05/2014 0:50

    Boa noite. Possuo a cidadania italiana , sou padeiro e falo italiano intermediário. Pretendo viver na Italia.Gostaria de saber se consigo trabalho na área, e qual a melhor região para minha profissão. Muito obrigado.

    • sonhosnaitalia permalink
      21/05/2014 8:29

      Olá Marcio, na verdade a melhor região será onde vc tiver contatos, conhecidos. Senão qualquer lugar é lugar. Claro que cidades maiores, com mais imigrantes se tem mais chances. boa sorte

  34. Thiago Rodrigues permalink
    26/05/2014 14:02

    Olá! Tenho 33 anos, uma esposa e duas filhas, estou pensando em ir morar na Itália sem pretensões de riqueza, mas de uma vida mais segura e um trabalho que me dê um sustento razoável para a manutenção de minha família, não falo italiano, mas tenho facilidade de me comunicar com alguns clientes italianos investidores que atuaram comigo no Brasil. O questão que lhe procuro é: é possível para uma pessoa como eu, sem curso superior, mas com uma grande bagagem em grandes empresas de petróleo e gerenciamento de pessoas conseguir um trabalho estável e um lugar confortável e seguro para morar? Agradeço sua ajuda!

    P.S o trabalho não precisa ser em minha área.

    • sonhosnaitalia permalink
      26/05/2014 15:00

      É uma pergunta impossível de ser respondida. Existem tantos fatores a serem considerados. Primeiro, como fala o post, ter cidadania italiana ajuda e principalmente falar o italiano, além de ter contatos, etc. A Itália ainda está em crise, trabalho estável praticamente não existe atualmente, infelizmente.

  35. 03/06/2014 20:16

    Olá, Boa tarde! Sou carioca e estudante de design de interiores. Estou me programando para fazer um curso de verão na Florence Institute em junho do ano que vem. A principio estou aprendendo um pouco de italiano e inglês (já que as aulas são ministradas na lingua inglesa) e já juntando capital.

    A questão toda é, já sei que não é necessário visto, já que o curso dura apenas 1 mês. Eu gostaria de saber se você tem alguma idéia de como é a área de design de interiores na Italia, pois pretendo terminar o curso e voltar para a Italia posteriormente com meu filho, que já tem 10 anos.

    Também há outra questão, mas à parte: Meu namorado está buscando a cidadania Italiana, já que seu avô é nascido na Itália. No caso de nos casarmos e sair a cidadania dele, como ficaria a minha questão? Eu consigo visto por ser casada com um cidadão italiano, há a possibilidade de conseguir uma cidadania também?

    Obrigada, desde já.

    • sonhosnaitalia permalink
      04/06/2014 8:03

      Ola! Então, não conheço muito sobre a área, talvez quando vc estiver no curso sentirá como está o setor, falando com gente da área e tal. Quanto à cidadania do seu namorado, vcs se casando vc tem o direito ao permesso di soggiorno por família, e depois de 2 anos casados morando na Itália pode dar entrada na sua naturalização.

  36. Jennifer minani zampieri permalink
    08/06/2014 19:45

    Olá,
    Adorei esse blog, queria saber se pode me ajudar com uma dúvida, estou pensando em morar na italia sou massoterapeuta e queria trabalha autonoma ai, é preciso tirar o vista aqui no brasil e depois o permesso di soggiorno per lavoro autonomo? Se eu entrar como turista e depois que estiver ai tentar tirar o permesso é possível? Eu trabalho com uma técnica de massagem em que eu posso atuar em locais públicos como praias, parques, etc. Gostaria de trabalhar com ela ai, sem ter problemas com fiscalização. Pode me ajudar esclarecer.
    Desde já agradeço a atenção.

    • sonhosnaitalia permalink
      09/06/2014 8:54

      Jennifer, o melhor a fazer é pedir informações precisas no consulado italiano. Boa sorte.

  37. 10/07/2014 18:03

    Boa tarde.
    Adorei seu blog, estou indo passa alguns dias em Roma. ( em torno de 20 dias ).
    Meu sonho é morar em Roma, mais como você citou, a Itália ainda está passando por crises?
    Porém, não sei falar nada em Italiano. Vou ter muitas dificuldades?
    Obrigado.

    • sonhosnaitalia permalink
      15/07/2014 20:06

      ola! O país, assim como toda Europa, ainda está em crise sim. Mas só vai perceber quem mora aqui mesmo. Sem falar italiano fica um pouco dificil, mas nada impossivel. Se vc falar ingles ajuda, pois nos centros turisticos todo mundo fala ingles. Senao vai no portugues mesmo e tenta se virar. compra um guia basico de italiano para turista, ajuda. Boa viagem.

  38. 23/07/2014 18:46

    olá,
    Primeiramente, adorei o blog!! e queria te pedir uma ajuda. Este ano vou tentar o programa do governo, ciências sem fronteiras, para estudar arquitetura na Itália, só que estou em um enorme dilema para qual cidade ir. Eu sou do Rio, então queria ficar em uma cidade agitada, só que estou na duvida entre Roma e Milão … O que você acha das duas? E qual você considera melhor para morar??
    Obrigada, aguardo sua resposta.

    • sonhosnaitalia permalink
      27/07/2014 21:20

      Olá Thais! então, primeiramente acho que sua escolha deveria ser pela universidade, não pela cidade. Veja qual é melhor na sua área. Eu pessoalmente amo Milão, já até escrevi no blog sobre a dificuldade de adaptação depois que me mudei pra Roma. Roma é linda, mas pra turismar. Morar tem muitas dificuldades. E Milão tem a melhor faculdade de Arquitetura. rs Mas claro, a escolha é pessoal. Boa sorte

  39. Soraya Alves permalink
    04/09/2014 16:11

    Olá! Amei este blog e a forma como você explica e tenta ajudar os leitores.
    Estou indo para a Itália em janeiro ou fevereiro do próximo ano e gostaria de ficar ao menos 6 meses no país. Estou indo pela experiência e para vivenciar a cultura do país.
    Já estou estudando a língua para ter mais chances de conseguir uma ocupação.
    Caso consiga um trabalho dentro dos 3 meses iniciais permitidos para permanência, consigo obter um visto e ficar legal no país após os 3 meses?
    E se ingressar em algum curso na Itália, consigo visto, mesmo já estando na Itália?
    Muito obrigadaa até aqui. Abraço.

  40. Maria Gabriela permalink
    08/09/2014 14:19

    Olá,

    Você mora na Itália?

    Tenho vontade de passar algumas semanas na Itália, como estudante de arquitetura, a Itália seria sem contra opinião o lugar TOP MASTER para conhecer a fundo minha área.

    Conheço algumas pessoas que fizeram intercambio e me disseram que as vezes fica mais fácil conhecer alguém no país, para que possa me ajudar quando eu for.

    Poderia me dar algumas dicas?

    Obrigada =*

  41. natalia permalink
    07/10/2014 16:22

    Olá.
    Eu tenho um namorado na italia e viajei pra la e passei 3mês .. não tem nem um mês que eu voltei pro Brasil,
    Ja posso volta pra italia novamente ? Obrigado.

    • sonhosnaitalia permalink
      08/10/2014 8:06

      Olá Natalia, não pode. Deve permanecer 3 meses no Brasil antes de reentrar na Itália. Ciao

  42. 01/12/2014 23:15

    Meu cunhado tem permesso por tempo indefinido mas ainda Não e cidadão italiano ,minha irma ja possui permesso e ja está com dois anos lá eu poderia fazer alguma solicitação de permesso??
    Outra dúvida que tenho e não acho resposta concreta e essa , estive na Itália passei 2 meses e 20 dias cheguei dia 16 de outubro de 2014 quando posso retorna sem que não haja nenhum problema????

    • Carla - Sonhos na Itália permalink
      02/12/2014 7:29

      você não tem direito a pegar o permesso por ela, mas em todo o caso se informe melhor no consulado italiano para esse tipo de informação. Por lei, são 90 dias antes de retornar.

      • 03/12/2014 0:13

        Então eu indo para a Itália na metade de janeiro eu entro tranquilo né , valeu pelas informações Grazie mille ….

      • Carla - Sonhos na Itália permalink
        03/12/2014 8:52

        sim, não deveria ter problemas quanto a isso.

  43. Simone permalink
    12/12/2014 23:33

    Sou protética estou indo p italia mais não falo fluentemente a língua quais as minhas chances de conseguir algo nesta profissão também sou artesa

    • Carla - Sonhos na Itália permalink
      13/12/2014 9:33

      sem falar o italiano fluentemente será difícil conseguir qualquer tipo de trabalho que seja, ainda mais com a Itália em crise. Para trabalhar como protética, você tem que reconhecer sua profissão. Boa sorte.

  44. Anselmo permalink
    28/01/2015 16:31

    Olá,

    Estou indo fazer doutorado sanduíche na Politecnico di Miliano. Irei ficar 9 meses no país. Meu problema é que estou levando minha esposa e meu filho pra ficarem comigo. Além da bolsa sanduíche, eu tenho dividendos no Brasil referentes a alugueis de imoveis e não pretendo morar no país por mais tempo. A pergunta que eu faço é se eu preciso ir primeiro pra pedir autorização para a minha família ficar comigo ou se na Itália posso pedir a autorização deles ficarem comigo
    .

    • Carla - Sonhos na Itália permalink
      28/01/2015 16:35

      Oi, então, se você vem com visto de estudante você tem que vir primeiro, pedir a nulla osta para eles, e daí no Brasil sua esposa e filho têm que pedir o visto por ‘ricongiungimento familiare’ e aí sim vir pra Italia. Infelizmente não tem outro jeito. Boa sorte.

  45. Gustavo Rebeldino permalink
    07/04/2015 18:44

    Boa tarde… Sou descendente de Italiano meu bisavô e bisavó eram Italianos e vieram para o Brasil, quando chegaram aqui os cartórios cometiam muitos erros Ortográficos e como eles não entendiam muito o português acabaram ficando errado os nomes teria um meio de pesquisar as certidões de nascimento na Itália de alguma maneira? desde já Obrigado!

    • Carla Guanais permalink
      08/04/2015 7:35

      olá Gustavo, isso é normal, se for problema de terem passado o nome para o português nem precisa retificar os documentos, se for mudança tem que retificar provando com outros documentos que seriam a mesma pessoa. Se você precisa da certidão italiana original e não sabe como começar a procurar, procure a assessoria da minha amiga Daniela do benvenuticidadania@gmail.com. Boa sorte.

  46. Bela permalink
    20/06/2015 12:51

    Olá . Gostaria de saber como está o mercado de trabalho na Itália ?
    Gostaria de tirar uma duvida , meu namorado não possui cidadania , mas sua mãe mora 10 anos na Itália e é casada com uma Italiano . Ele tem direito a cidadania ?

    Atenciosamente

    • Carla Guanais permalink
      21/06/2015 14:41

      Olá! Está dificil, ainda tem muita crise e desemprego. Quanto ao seu namorado ele não tem direito, mas ele pode tentar pegar permissão pra viver na Itália através da mae. boa sorte.

  47. 22/06/2015 2:35

    Oi boa noite, Carla, Pelo que sei não tenho descendentes italianos, mas como brasileiros são uma mistura completa,bom sou amasiado e eu e minha esposa temos o sonho de morar em outro país , não para ganhar dinheiro mas sim pela cultura e curiosidades, bom pergunta, o que faço para conseguir o visto e se tem como saber de forma clara se tenho descendentes italianos ,desculpe me mas sou bem leigo nisso, desde já agradeço

    • Carla Guanais permalink
      22/06/2015 8:16

      Olá. Bem, o primeiro passo é construir a sua árvore genealógica, e verificar a presença de italianos e em seguida, encontrar documentos que comprove. boa sorte.

  48. Bruno permalink
    22/08/2015 0:31

    Carla.
    Possuo dupla nacionalidade e estou indo embora do Brasil. Gostaria muito de morar na Italia na regiao de Milão mas pelo que tenho sentido esta complicado emprego ate mesmo os mais informais correto? Tenho experiencia em multinacionais no Brasil e falo ingles, acredita que londres ou dublin seja melhor? Milão ate mesmo trabalhos como garçon etc esta dificil? o q q vc acha?
    Obrigado pela atenção

    • Carla Guanais permalink
      22/08/2015 13:56

      Olá, então, emprego tá difícil mas alguma coisa sempre acha. Mas com certeza é melhor Londres. Dublin não, lá não tem emprego. Boa sorte.

  49. José Fernando permalink
    09/09/2015 17:53

    Carla, como vai?

    Acabo de voltar de um intercâmbio de um ano na Itália, e estou louco pra voltar pra lá para viver, mesmo eles ainda estando um tanto mal das pernas depois do auge da crise.
    O grande problema: Não tenho descendência nenhuma que me facilitasse, mas estou cogitando a naturalização através da residência mínima de 10 anos. Não tenho problemas em esperar a cidadania desde que eu esteja vivendo lá legalmente.
    O que tá me complicando é que não acho informações concretas sobre.
    O que você sabe? Após dada a entrada na documentação no Brasil posso fazer todo o trâmite e mudar? Alguma dica?

  50. Priscilla Salerno permalink
    19/09/2015 12:22

    Bom dia Carla
    Meu nome e Priscilla. Tenho descendencia italiana e ja tenho uma pasta aberta ai em Pavia
    feita por um parente da familia.
    Procuro pessoas que possam fazer minha residencia ai.
    Vc pode me dar alguma dica de brasileiros ou italianos que possam me ajudar com isto.
    Abrs.

  51. jorge permalink
    21/09/2015 12:27

    querida carla boa tarde
    meu nome è jorge. estou casando aqui na italia em novembro!..
    minha duvida è: com o visto daqui da italia posso trabalhar em outro pais da uniao?
    ou sò posso trabalhar aqui na italia mesmo?

    abraço
    grato

    • Carla Guanais permalink
      21/09/2015 12:47

      Olá, a principio só na Italia. Se forem pra outro país, sua esposa como cidadã europeia, ela trabalhando pode pedir um visto pra você trabalhar tbm.

      • jorge permalink
        21/09/2015 15:36

        obrigado querida!…

  52. 18/10/2015 18:37

    Olá meu bisavós sao italianos e sempre tive vontade de morar na italia, sera q consigo visto? pois quero morar legalmente

    • Carla Guanais permalink
      19/10/2015 13:05

      Você precisa reconhecer a cidadania italiana então para conseguir viver legalmente.

  53. Monica permalink
    31/01/2016 17:48

    Carla, minha dúvida é: estou na Italia ha mais de 3 meses ..vim sem cidadania e agora possuo. Para que eu possa retornar ao Brasil, posso usar meu passaporte brasileiro? Não me dará problema? Obrigada!

  54. Ronaldo meszaros permalink
    05/06/2016 17:01

    Olá Carla, sou protetico dentário com várias especializações, sou propietario de um laboratorio de protese dentaria em sao paulo, minha noiva que tem cidadania europeia por ser portuguesa, esta sendo transferida a trabalho para acidade de vicenza com cargo de diretora na AGCO empresa de maquinário agrícola ! Eu sendo protetico gostaria de saber se tenho possibilidades de trabalho bem remunerado!!! Na cidade… Não tenho cidadania europeia!!! Grato.

    • 06/06/2016 10:03

      Olá, não sei se a sua profissão é reconhecida aqui. O que você teria que fazer é entrar em contato com laboratórios , sondar o mercado de trabalho e procurar saber como funcionaria para você. Boa sorte.

  55. Hudson de oliveira permalink
    19/11/2016 18:05

    Boa tarde nao tenho descendência italiana e queo viver legalmente ai tenho muito interesse em estudar a culinaria italiana sou formado em gastronomia oque posso fazer

  56. Brenda permalink
    29/01/2017 0:04

    olá. Carla. tudo bem?
    a minha dúvida é a seguinte, se meu Pai tirar a cidadania italiana, eu posso tirar também??? desculpe, eu sou leiga no assunto.
    desde já agradeço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: