Apesar de aqui na Holanda ainda estarmos em pleno janeiro – com ameaça de neve, os holandeses já fazem planos sérios para a primavera.  Devido a cultura de planejar o lazer e agendar tudo com muita antecedência, até as férias de verão já são pensadas no início do ano.  Antes do Natal catálogos com campings e hotéis são enviados, e as promoções já começam a ser cobiçadas.

Voltando aos planos primaveris. Para os turistas creio que a partir de abril ser a melhor época para visitar os Países Baixos.  O frio já está reduzido e os campos de flores na Holanda do Norte começam a florir numa profusão estonteante.  Pessoalmente, quase todos os anos vou com minhas crianças de carro até Lisse (bollenstreek)  para fazer fotos com os bulbos ao fundo. E quase todos os anos os amigos e conhecidos no Brasil acreditam que  as fotos são montagens…  ou photoshop !

P1030183

A dica imperdível para quem quer fazer fotos “clichés” – mas nem por isso menos impactantes – é visitar Keukenhof, aberto de 20 de março a 18 de maio . Fui ao sítio há alguns anos atrás com uma amiga e me emocionei. Os mosaicos de flores são constantemente mantidos em condições pristinas por mãos agéis, cuidadosas e resilientes.  Um trabalho muito duro, feito com muita precisão. A criatividade do layout do parque impressiona: além das flores há fontes, esculturas, cerejeiras  e pontes formando paisagens bem bucólicas (os chamados “inspirational gardens”). Há jardins mais tranquilos e outros mais frequentados, mas sempre ha’ a possibilidade de se fotografar com toda tranquilidade.

P1030207

P1030208

Alguns números:

O Keukenhof existe há 62 anos e fica a apenas 30 minutos de Amsterdam (20 minutos do aeroporto Schiphol);

7 milhões de flores de bulbos entre tulipas, narcisos e jacintos distribuídos por 30 hectares;

15 km de caminhos e trilhas para os visitantes;

5 mil orquídeas em 500 variedades;

30 exposições alternadas;

P1030192

É interessante verificar também como grandes arranjos florais são feitos na hora e a possibilidade de se visitar Keukenhof por barco ou bicicleta.

Provavelmente irei  esse ano novamente a Keukenhof com uma querida blogueira de São Paulo que estará na Holanda em abril.  Aguardem !

P1030197

(Todas as fotos nesse post foram feitas nos campos de flores nos arredores de Lisse por Ana Fonseca)