Skip to content

Roma, 2767 anos, você sabia?

23/04/2014

bz_italia
Carla – Roma, Itália
 
 

Roma completou no dia 21 de abril 2767 anos desde a sua fundação (segundo a “lenda”, Romolo a fundou em 753 a.C). Esta comemoração é conhecida como “Natale di Roma” ou “Romaia”.

É a capital da Itália e vem definida como “Cidade Eterna”, mas também como “Caput fidei” (capital da fé), “Caput mundi” (capital do mundo”, Cidade Santa, Cidade da Água (pelas suas fontes, os dutos, a simbiose com o rio Tevere e a grande disponibilidade de água em geral).

É extensa e populosa, tem mais de 2 milhões e 600 mil habitantes.

Roma é uma cidade infinitamente mágica e cheia de história, em cada pedacinho seu.
Eu teria uma infinidade de coisas pra falar de Roma, hoje falo sobre algumas curiosidades da cidade eterna.

Você sabia que:

– Desde 2010 Roma não é só um comune ou uma cidade? Não é o “Comune di Roma”, mas sim “Roma Capitale” (mais autonomia na gestão do território do que outra cidade metropolitana);

– Os gatos são patrimônio biocultural de Roma? São mais de 300.00 gatos na capital, 1/3 em propriedades privadas e outros tantos divididos em mais de 400 colônias pela cidade.
– Roma é a capital mais verde de toda a Europa??? São 52000 hectares de área dividida entre área verde (40000 hectares de área de preservação ambiental) e agrícola.
– Roma tem uma pirâmide? É a Piramide Cestia, construída entre os seculos 18 e 12 a.C aproximadamente. Serviu de túmulo para Caio Cestio Epulone (membro de um colegio religioso importantíssimo na época).
– Roma é a única capital europeia que conservou quase totalmente o circuito de suas muralhas? São subdivididas em seis diferentes sistemas defensivos: da muralha romulee à serviana, da aureliana à leonina, da vaticana à gianicolensi.
 
– Roma tem também um farol?? Sim, é o Faro di Gianicolo foi presenteado pelos ítalianos da Argentina, em 1991. À noite o farol emite as cores da bandeira italiana.
– Que atualmente existem cerca de 2500 de “nasoni” em toda Roma? Os tradicionais bebedouros romanos. São mais de 200 só no centro histórico.

nasone 

E então, você sabia???

Não dá pra vir para a Itália sem conhecer Roma!

Arrivederci!

* Carla Guanais é cientista, blogueira e mora na Itália desde 2010, onde cursa um doutorado. Saiba mais sobre ela clicando aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: