Roma completou no dia 21 de abril 2767 anos desde a sua fundação (segundo a “lenda”, Romolo a fundou em 753 a.C). Esta comemoração é conhecida como “Natale di Roma” ou “Romaia”.

É a capital da Itália e vem definida como “Cidade Eterna”, mas também como “Caput fidei” (capital da fé), “Caput mundi” (capital do mundo”, Cidade Santa, Cidade da Água (pelas suas fontes, os dutos, a simbiose com o rio Tevere e a grande disponibilidade de água em geral).

É extensa e populosa, tem mais de 2 milhões e 600 mil habitantes.

Roma é uma cidade infinitamente mágica e cheia de história, em cada pedacinho seu.
Eu teria uma infinidade de coisas pra falar de Roma, hoje falo sobre algumas curiosidades da cidade eterna.

Você sabia que:

– Desde 2010 Roma não é só um comune ou uma cidade? Não é o “Comune di Roma”, mas sim “Roma Capitale” (mais autonomia na gestão do território do que outra cidade metropolitana);

– Os gatos são patrimônio biocultural de Roma? São mais de 300.00 gatos na capital, 1/3 em propriedades privadas e outros tantos divididos em mais de 400 colônias pela cidade.
– Roma é a capital mais verde de toda a Europa??? São 52000 hectares de área dividida entre área verde (40000 hectares de área de preservação ambiental) e agrícola.
– Roma tem uma pirâmide? É a Piramide Cestia, construída entre os seculos 18 e 12 a.C aproximadamente. Serviu de túmulo para Caio Cestio Epulone (membro de um colegio religioso importantíssimo na época).
– Roma é a única capital europeia que conservou quase totalmente o circuito de suas muralhas? São subdivididas em seis diferentes sistemas defensivos: da muralha romulee à serviana, da aureliana à leonina, da vaticana à gianicolensi.
 
– Roma tem também um farol?? Sim, é o Faro di Gianicolo foi presenteado pelos ítalianos da Argentina, em 1991. À noite o farol emite as cores da bandeira italiana.
– Que atualmente existem cerca de 2500 de “nasoni” em toda Roma? Os tradicionais bebedouros romanos. São mais de 200 só no centro histórico.

nasone 

E então, você sabia???

Não dá pra vir para a Itália sem conhecer Roma!

Arrivederci!