Skip to content

Top 5 – Por que é bom morar na Itália?

22/05/2014

bz_italiaCarla – Roma, Itália
 

Já que dizem que o pior da Itália são os italianos, então o que é o melhor da Itália???

Ou melhor, por que é bom morar na Itália??

Hummmm…

Secondo me, o melhor da Itália é em primeiro lugar, sem dúvida, a culinária!! (gulosa!!!rs)

Não só os pratos, mas também os ingredientes (azeite, vinagre, queijos, presuntos, salames, leite, iogurte, as massas, os temperos, as hortaliças, verduras e frutas de cada época, huuuuuuummmmm).

Ô Dio! Só gostosuras! E como custa pouco comer bem por aqui! Difícil é manter o peso ideal. 🙂

cibook

Baixa desigualdade social.

Salários justos, preços justos, a maioria consegue viver bem com um salário mínimo. E a maioria ganha dentro de uma mesma faixa de salário.

Se consegue comer bem, ter moradia, carro, saúde e educação e ainda viajar nas férias (A crise afetou um pouco isso, mas quem tem um emprego continua bem).

soldi

O clima, mais precisamente a percepção da passagem de todas as estações do ano (claro, vai depender de onde morar também).

As tons avermelhados do outono, a diversidade de cores na primavera, o calor do verão, a neve do inverno.

stagioni

A geografia do país. Montanhas, planícies, vales, colinas, rios, lagos e  praias. Se tem de tudo em uma área pequena.

Boa parte da Itália é reserva natural. Além de ser muito valorizado o lazer, como praças e parques.

Incluo neste item também toda a parte histórica do país. A Itália tem muita coisa que é patrimônio da humanidade.

mare montagna

Qualidade de vida!

Que no fim é uma soma de tudo. 🙂

images

O pior da Itália? Hum… Isso fica pra uma próxima vez!

Arrivederci!

* Carla Guanais é cientista, blogueira e mora na Itália desde 2010, onde cursa um doutorado. Saiba mais sobre ela clicando aqui.

49 Comentários leave one →
  1. 22/05/2014 17:09

    Acho que os italianos devem ser mil vezes mais afáveis e sinceros que os holandeses, que podem ser beeeem distantes. Certamente, os italianos podem ser mais rudes. Mas acho a distância, o silêncio, o resguardo de opinião dos holandeses bem desagradável. Enfim, cada povo com sua mania.

    • sonhosnaitalia permalink
      22/05/2014 17:45

      Ainda não conheço os holandeses, mas alguma diferença deve ter sim. Também não dá pra falar que todos os italianos são iguais, muda de região pra região, até de família pra família… Cada um com sua mania, rs . bju

  2. chica permalink
    22/05/2014 18:56

    Eu, como casada há 45 anos com um romano, gosto dos italianos e tudo do que tem por aí! Adoro a Itália, mesmo com seus problemas e defeitos, que existe, como em cada lugar! bjs,chica

  3. Francesca Romanato permalink
    22/05/2014 19:46

    Não vejo a hora de poder me deliciar na culinária deste país!!!!

    • sonhosnaitalia permalink
      23/05/2014 8:09

      Vc vai ver como é difícil manter a dieta! hahahha. bjus

  4. david permalink
    26/05/2014 12:51

    Olá Carla.
    Gostei do seu texto. Mas eu só não entendi a parte que vc fala: “dizem que o pior da Itália são os italianos” ? Seria pelo fato da Itália ter fama de xenofóbica ou alguma coisa do tipo ?

    Na sua opinião esta seria uma fama justa ou apenas um preconceito mundial em relação ao país ?

    • sonhosnaitalia permalink
      26/05/2014 14:57

      Então, é uma frase que usam pra qualquer outro lugar que é cheio maravilhoso mas também cheio de problemas, principalmente no que se refere à gestão do país, ou seja, a política. Dizem o mesmo do Brasil: O que estraga o Brasil é o brasileiro.

  5. Eli permalink
    30/06/2014 18:45

    Olá! Dá pra morar na Itália sem falar italiano? Só falando inglês? Obrigada

    • sonhosnaitalia permalink
      01/07/2014 7:44

      dá! mas vai ter dificuldade. Só se fala inglês no centro turístico, vai ter que ir se virando no portuliano, rs.. e no fim vai aprendendo italiano aos poucos.

      • Eli permalink
        02/07/2014 15:10

        Obrigada! Vou treinar meu “portuliano” rs

    • Marlon permalink
      15/07/2014 13:52

      Olá Eli, eu morei 5 anos em Verona, conheço a Italia inteira, trabalhava com um caminhãozinho para entrega de placas de propaganda, em supermercados e etc… não tem como se virar somente com o Inglês, o povo Italiano não fala muito inglês não, e nem faz muita questão, e procure aprender o italiano correto, eles detestam quando falam errado, como “mim vai” “nois vai” coisas desse tipo

      • vernalha permalink
        08/11/2014 15:04

        ola Marlon voce voltou aqui para o brasil? consegue facil este tipo de emprego la de motorista de caminhao. abraco

  6. 16/07/2014 22:09

    Muito bom o post. O melhor de tudo de morar na Itália para mim é a segurança e a baixa desigualdade social. Você anda tranquilo sem medo ser atacado ou assaltado, ou vir um carro desgovernado por um bêbado em sua direção, claro já vi isso lá, mas é raro, coisa comum no Brasil. Como foi mencionado sobre a baixa desigualdade social, é muito bom você poder se arrumar com uma roupa digna, jantar em bom restaurante e sentir bem ao lado de pessoas com mais ricas, pois mesmo mais ricas vivem igual a você. Vivi por 7 anos na Itália, se não fosse o frio que detesto e a falta da família, ficaria lá para sempre.

    • sonhosnaitalia permalink
      17/07/2014 8:02

      Oi Lu, com certeza a segurança, que não foi citada na minha top 5. Mas também depende muito de onde se mora na Itália. Alguns lugares tem menos segurança que outros, mas sempre nada comparado ao Brasil. Baci

  7. 21/07/2014 6:08

    Perfeito esses top 5, meu sonho é morar na itália. O clima, a cultura, as comidas, maravilha demais.

    Tenho uma dúvida, estou em processo de cidadania portuguesa eu tenho mais facilidade em arrumar um emprego pela itália?

    Sou formado em técnico em química e técnico em desenho mecânico (Projetista CAD), por acaso tem emprego nessas áreas?

    Grazie, arrivederci

    • sonhosnaitalia permalink
      21/07/2014 7:41

      Olá! Com cidadania portuguesa para residir legalmente na Itália precisará de um visto de trabalho, não se pode dizer que a cidadania portuguesa facilita a busca por emprego. Se fosse italiana, em partes sim. Para trabalhar nessas profissões vc teria que validá-las e reconhecê-las junto ao governo italiano. O que é um processo um pouco demorado. Não sei dizer se tem emprego nessas áreas. O país está em crise e arrumar emprego está cada vez mais concorrido e difícil. Boa sorte.

      • Andre Cirello permalink
        26/08/2014 14:07

        Olha, não é por nada não, mas acho que você está enganada viu. Eu por exemplo, sou brasileiro com cidadania Portuguesa e estou morando (legalmente) na Inglaterra sem precisar de visto de trabalho algum. E todos dizem que qualquer cidadania européia (de qualquer nacionalidade) dá direito à viver legalmente em qualquer país da união européia sem precisar de mais nada!
        Concordo que talvez possa ser mais difícil conseguir um emprego (dependendo da área) com uma cidadania Portuguesa, Espanhola, etc, do que com a própria italiana. Mas é só. Pra morar não.
        Eu com meu passaporte português, se eu quiser ir pra Itália amanhã e não voltar nunca mais, basta ter meu passaporte português em mão es estarei legal pelo resto da minha vida.
        Abraços.

      • sonhosnaitalia permalink
        26/08/2014 14:49

        Andre, sinto dizer que não é assim que funciona. Tem que ter um trabalho ou provar que tem renda suficiente para sobreviver no país sem precisar de nada do Estado. Veja você mesmo as regras italianas aqui http://www.poliziadistato.it/articolo/10387-Cittadini_della_Comunita_Europea/

  8. Viviane permalink
    27/09/2014 15:32

    Como faço para validar meu diploma na Itália? Grata, Viviane

  9. João Victor Souza permalink
    16/10/2014 16:27

    Olá, queria saber se é difícil aprender o italiano, pois não sei absolutamente nada ‘-‘.

    • sonhosnaitalia permalink
      16/10/2014 18:36

      como toda língua, precisa se dedicar, mas como é uma língua latina é menos difícil de se aprender.

  10. carol permalink
    29/11/2014 0:29

    muito bom conhecer um pouco da experiência de cada um aqui! eu e minha família vamos começar a nos organizar para mudarmos ano que vem para Verona. Estamos em busca do 5º item: qualidade de vida e segurança. bjs

    • Carla - Sonhos na Itália permalink
      29/11/2014 9:49

      Verona é linda! desejo boa sorte na nova vida. ciao

  11. Flávia Spares permalink
    08/12/2014 13:39

    Carla queria saber como ´´e realmente viver na Itália,como é em questão de trabalho,pessoas,estou namorando um italiano e não estou gostando da ideia de se eu me casar ir morar lá.Penso que será entediante,pessoas frias,não ter lugares para sair,não ter amigos,não poder trabalhar,na minha cabeça é um país em crise e que todos estão passando por um momento difícil.Porque o Brasil tem vários defeitos mais é um país com pessoas alegres,posso ir na casa da minha vizinhas e ficar conversando,saio na minha rua e vejo meus vizinhos na porta de casa conversando,as crianças brincando,festas para ir,lugares legal,shoppings.

    • Carla - Sonhos na Itália permalink
      08/12/2014 13:58

      oi Flávia, é difícil dizer. Tudo depende pra onde viria também. Não é em toda a Itália que as pessoas são mais frias… A adaptação é difícil neste sentido mesmo, da amizade, aqui é muito difícil em se fazer a amizades, ir na casa um do outro, jogar conversa fora… Pese bem a sua escolha, veja seus objetivos de vida, não só o de ficar com seu namorado, tudo deve ser balançado. Boa sorte.

  12. Fabiana Novelli permalink
    19/12/2014 12:19

    Oi Carla….adorei suas dicas…bem objetivas e Claras. Pretendo ir morar na Itália com minha irmã, em busca de um tratamento de saúde Crônica. Ela tem Hepatite C e aqui não existem remédios eficazes.. Temos Cidadania Italiana. Li que o tratamento ali está avançado, com remédios de cerca de até 100% de cura.
    Quero tb validar meu Diploma e trabalhar se puder na área ou em qualquer outra área, para sobrevivência. E melhorar o idioma.
    Pretendemos ficar pouco tempo, até o total tratamento.
    Pode me dar dicas… de apto para alugar, locais mais baratos, mas perto de grandes centros.
    Att
    bjossss

    • Carla - Sonhos na Itália permalink
      19/12/2014 13:37

      olá, difícil te ajudar nesse sentido. Você precisa ver qual hospital tem o tratamento pra ela, ja tudo antes, pra saber pra onde vai e daí procurar onde ficar e tudo o mais. Indico o norte, a princípio, onde tem o sistema de saúde melhor. boa sorte.

  13. Touché Guimarães permalink
    26/12/2014 15:16

    que texto tão agradável! adorei.

    • Carla - Sonhos na Itália permalink
      26/12/2014 16:21

      você sempre tão gentil! obrigada. beijo 🙂

  14. Cristina permalink
    05/02/2015 12:06

    Ola gostaria de uma dica onde posso procurar emprego secundario na Italia antes de ir, vou em abril /2015 .Onde faço esse contato, ja falo o idioma e escrevo obrigada

    • Carla Guanais permalink
      05/02/2015 13:10

      olá, você tem documentos? (cidadania italiana ou um permesso válido) Porque só consegue se tiver documento, ou se der sorte de alguem te contratar à distância e te darem um visto por trabalho. Poderia começar procurando pela internet, procure no bakeca.it, subito.it, e digite no google lavoro in + o nome da cidade pra onde vai.. aparecerão vários sites. Boa sorte

  15. 21/02/2015 1:13

    boa noite, gostaria de um conselho seu, ha muito tempo tenho vontade de mudar para italia, tenho cidadania, sei falar ler e escrever, sou filho de italianos temos uma pequena casa em ortona regiao do abruzzo, mas o maior problema seria o tal do trabalho para sobreviver certo? aqui no brasil minha esposa trabalha com decoracao de festas infantis aqui isso e muito procurado e temos uma estrutura ate certo ponto boa mas por problemas de violencia nao queremos mais ficar, voce acha que esse tipo de trabalho existe na italia os italianos gostam desse tipo de servico pois eu poderia levar tudo toda minha familia mora na italia e nao teria problema de adaptacao ja estive duas x e amo esse pais veja o site do que fazemos e me de uma dica meu nome e luciano di riti e o site da minha esposa e http://www.lucianadiriti.com.br detalhe ela tambem chama luciana

    • Carla Guanais permalink
      21/02/2015 17:02

      Olá Luciano (e Luciana, rs), então, sim a parte de conseguir emprego é a mais problematica. Mas se vcs têm uma casa já é um grande passo, já que a despesa com aluguel é o que mais pesa no bolso. Aqui não tem muito isso, conheço até algumas brasileiras que começaram a fazer pois é uma coisa que tem atraído interesse dos italianos, mas é difícil dizer se vai dar certo ou não.. Se querem vir, sugiro que, ou venha um por vez, e comece alguma coisa, arrume um emprego etc, enquanto um garante tabm trabalhando no Brasil, ou juntem um dinheiro pra sobreviverem por um tempo, 6 meses ou 1 ano por exemplo, até se organizarem e se adaptarem por aqui. Desejo boa sorte para vocês!

    • 25/02/2015 16:34

      oi Lucian@, me permito ajuntar uma palavrinha ao que a Carla já disse: não tenham medo de tentar!

      tendo casa, vocês não terão preocupações deste tipo, cruciais quando se emigra. E que sempre lhes daria a possibilidade de alugar um quarto…dependendo do espaço, talvez mesmo iniciar um Bed & Breakfast?

      tudo é questão de abrir as asas e voar. O vento leva.
      boa sorte!

      • Carla Guanais permalink
        25/02/2015 16:47

        exatamente, ótima dica Touché! É bem comum isso aqui, quando se tem um quarto livre. 🙂

  16. Mirian permalink
    20/03/2015 16:25

    Boa tarde Carla,
    Eu, meu esposo e meus 2 filhos um de 7 anos e outro de 2 anos, estamos tirando nossa documentação para irmos para Italia,temos avos italianos.
    Uma das minhas dúvidas é como são as escolas e saúde, minha maior preocupação é o bem estar de meus meninos.
    aguardo vosso retorno.
    obrigada.

  17. Márcio M. permalink
    24/05/2015 20:41

    Olá Carla, boas sua dicas, por favor me dê algumas se possível: Quero ter uma casa na Itália, viver meio ano no Brasil e meio na Itália, tenho cidadania, a dúvida é , onde achar a casa? Que região?Gosto de litoral, pouco movimento , segurança, qualidade de vida, próximo a uma boa cidade, com 4 estações definidas, longe de turistas, sería pedir demais? Grato e parabéns..
    Márcio M.

    • Carla Guanais permalink
      25/05/2015 6:11

      Olá Marcio, complexa sua pergunta. Mas pelas características que pede tem que ser mais ao centro-norte.. Tem um milhão de opções, pesquise. Obrigada.

  18. Márcio M. permalink
    25/05/2015 12:01

    Bom dia Carla, conheço um pouco o sul da Sardenha, para fazer turismo gostei, porém achei meio parado demais pra morar, o restante da ilha, pretendo conhecer este ano. Vc conhece? Moraría? E quanto a parte continental da Itália, centro norte, como vc recomenda, ok, mas litoral oeste ou leste? Sei que o gosto é seu, mas estou pedindo sua opinião mesmo.
    Grato,
    Márcio M.

    • Carla Guanais permalink
      25/05/2015 12:47

      olá, nunca estive na Sardenha. Como te falei, nao sei te indicar. Litoral do lado adriático tem areia e mar calmo, do outro lado é mais agitado e muitas praias são costas com pedras.. qdo a vida não sei te dizer.

  19. Miguel permalink
    21/08/2015 16:16

    Olá Carla, tudo bem? Sou um admirador da Itália, acho um país fantástico! Mesmo com a crise tenho visto que o país, apesar dos pesares, continua bonito e organizado (pelo menos aparentemente). Gostaria de fazer uma pós graduação na Sapienza de Roma. Você saberia me dizer se com a crise o sistema e o investimento em educação na Itália, foi muito afetado? Roma é de fato um local seguro e bom de se morar? Abraços!

    • Carla Guanais permalink
      22/08/2015 14:08

      Olá! Afetou um pouco sim, é normal. Roma é bom pra se morar, relativamente segura, pois como toda cidade grande acontecem roubos e tal. Boa sorte pra você.

  20. Thabata permalink
    26/02/2016 18:28

    Oi Carla! Estou tirando minha cidadania Itália e fazendo aulas de italiano…dentro de 1 ou 2 anos pretendo me mudar c meu marido p Itália. Andei pesquisando e eu em duvida entre 3 cidades para me mudar: Verona, Treviso e Florença. Qual delas na sua opinião é melhor p começar ? Arrumar mais rapido um emprego que seja em uma loja, restaurante e serviços em geral…
    Vi que em Florença o aluguel é muito caro…das outras cidades não consegui informação . poderia me ajudar ?

    • 27/02/2016 14:45

      Olá Thabata, então, todas as cidades maiores vão ter aluguel mais caro, pra onde ir é muito difícil opinar, depende dos seus objetivos, dos seus contatos, etc… Boa sorte.

  21. Thabata permalink
    27/02/2016 0:42

    Olá Carla!!
    Eu estou tirando minha cidadania e aprendendo italiano …quero me mudar pra Itália com meu marido em breve. Estou pesquisando cidades e fiquei em dúvida entre 3: Verona, Treviso e Florença. Queria a sua opinião do melhor lugar p começar …mais rápido de arrumar um emprego …q seja em loja, restaurante e outros serviços …
    Vi que em Florença o aluguel é caro …mas não sei dos outros lugares…poderia me ajudar? Beijos

Trackbacks

  1. Roma, coisas que amo e odeio em você | Brasil com Z

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: