Skip to content

Califórnia: dicas de viagem

03/06/2014

IMG_2200

EUARenata Kotscho Velloso
San Francisco, EUA

Olá leitores do Brasil com Z, eu sou a Renata, moro em San Francisco e nesse meu primeiro post para o blog eu vou aproveitar para cumprir uma promessa. Um amigo querido me pediu dicas para uma viagem que ele fará em breve pela Califórnia. Ai eu pensei que ao invés de eu mandar um e-mail só para ele seria muito mais legal eu escrever um post, todo mundo aproveita a informação e fica mais democrático. Espero que gostem!

Eu moro na região de San Francisco com meu marido e minhas 3 filhas faz 3 anos e nesse período a gente já viajou bastante, aproveitamos cada minuto de tempo livre para conhecermos mais esse lugar lindo. As possibilidades são infinitas, mas o melhor da Califórnia é a natureza e a comida. Se o seu objetivo é fazer compras não compensa vir pra cá, Miami é mais perto, né?

O californiano típico gosta de viver ao ar livre, fazer longos passeios a pé e comer comida saudável. Então as minhas dicas serão mais focadas nesses aspectos da via por aqui.

1) Região de San Francisco: A região de San Francisco é caracterizada pelas grandes empresas de tecnologia que ficam no Vale do Silício ao sul da cidade. Isso significa uma população jovem e moderna. O passeio mais tradicional na cidade é alugar uma bicicleta no Fisherman’s Warf e sair pedalando até passar pela Golden Gate e chegar na cidade de Sausalito, de lá dá pra pegar a balsa e voltar para perto do ponto de partida.  Outro lugar que eu amo nesta região chama Muir Woods, também fica ao norte, após a Golden Gate. É nesse lugar que você poderá ver as Redwoods, as árvores gigantes.  A versão mais recente do filme Planeta dos Macacos foi filmado em San Francisco e os símios concordam comigo que esse lugar é maravilhoso. Vale muito a visita! Um passeio a San Francisco também não é completo sem ir até Alcatraz, a famosa ilha-presídio. O tour é bem interessante mas é preciso reservar com antecedência de mais ou menos uma semana. Para quem gosta de ciências ou viaja com crianças dois passeios muito bacanas são Exploratorium e a Academy of Science, lugares que aliam conhecimento e diversão! Em termos culturais o balé da cidade é um dos melhores do mundo e você poderá encontrar vários bares de blues e jazz por San Francisco. Outro programa típico da cidade é o piquenique. Vá ao Ferry Building e compre muitos quitutes e leve para comer em algum dos parques da cidade. Um dos meus preferidos é a  Alamo Square onde você pode ver as painted ladies, casinhas coloridas construídas na época Vitoriana que também são símbolo dessa cidade linda!

2) Napa Valley: Quem gosta de vinho e comida boa não pode deixar e visitar a região do Napa Valley. A região fica a cerca de 2 horas ao norte de San Francisco. A cidade mais interessante da região é Yountville onde ficam os restaurantes do chef Thomas Keller e vários outros que servem refeições deliciosas. Difícil errar em termos de comida por ali. Vale a pena se hospedar em alguns dos muitos hotéis da região porque com isso você consegue desconto na degustação de várias vinícolas que são abertas para visitação. Uma das mais famosas é a Vinicola do Francis Ford Copolla que fica em Gerserville. Se for no verão, faça reserva e leve roupa de banho para aproveitar os deliciosos vinhos a beira da piscina. Outra alternativa em Napa é pegar o trem do vinho ou para os mais aventureiros que não se importam de acordar super cedo, sobrevoar a área de balão.

_DSC6879

Napa Valley

3) Big Sur: Esse é o nome da região cortado pela highway 1, que liga San Francisco a Los Angeles, pela costa. É um passeio longo, que pode ser cansativo, mas com paisagens deslumbrantes! A parte mais bonita do trajeto fica entre Monterrey e San Luis Obispo. Vale a pena alugar um carro e conhecer essa região.

IMG_3477

Big Sur

4) Lake Tahoe: Esse lago fica na serra nevada e é o lugar preferido dos californianos que gostam de esquiar. Existem vários resorts na região com diferentes preços e atrações. Eu gostei muito do Northstar, com pistas todos os níveis de esquiadores, ringue de patinação no gelo e algumas opções razoáveis de alimentação. O lugar é lindo e as paisagens nevadas são deslumbrantes.

5) Yosemite: Todo californiano que se preza já fez uma visita a esse que é um dos parques nacionais mais antigos dos EUA. Nós brasileiros não temos muito costume de visitar esse tipo de parque (o que é uma pena pois existem lugares lindos no Brasil como a Serra da Canastra e a Chapada dos Guimarães, por exemplo) então eu não entendia muito a graça e ir tão longe para ver uma floresta. Essa dúvida virá pó assim que você chega no “tunnel view” e de depara com a paisagem natural mais espetacular que eu já vi na vida (sorry Rio de Janeiro, você também é lindo). Nós levamos papel tipo tela e tinta guache e passamos ali  um dos melhores dias de todos os tempo pintando com as crianças e fazendo piquenique. Torça o nariz, mas vá!

IMG_5749

Yosemite

6) Los Angeles e San Diego: Eu sei que nem todo mundo vai concordar comigo. Mas eu sinceramente acho que não vale tanto a pena visitar essas cidades. As principais atrações são os parques Disney, Universal, Sea World e afins, todos em versões bem menores e menos interessantes do que os seus correspondentes na Florida. Mas se você estiver em Los Angeles não custa nada visitar o morro de Hollywood e a calçada da fama. Eu não achei grandes coisas, mas é questão de gosto. Pra mim, trânsito a gente pega em São Paulo.

Esses são os lugares mais conhecidos da Califórnia. Se você estiver com mais tempo ou tiver o espírito mais aventureiro tem alguns outros lugares que eu acho que valem muito a visita.

1) Mono Lake: Esse lago fica ao leste da Serra Nevada. Se você for ao Lake Tahoe dá para dar uma esticada até Mono Lake que fica do outro lados das montanhas. A grande atração desse lugar são as tufas, formações minerais de milhares de anos que também são encontradas na superfície de marte! E sim, parece mesmo paisagem de um outro planeta. Na região também existem várias fontes de água térmica que valem a visita.

2) Death Valley: O nome é sugestivo “Vale da Morte”, para o ponto mais baixo, mais seco e mais quente dos EUA. Muito quente! Mas a paisagem também é daquelas que você não vai ver em nenhum outro lugar do mundo. O Devil’s golf course por exemplo (ou Campo de Golfe do Diabo) é um lago de sal que é tão bonito quanto inóspito. Para os aventureiros que pensam em ir de carro da Califórnia até Las Vegas é uma parada no mínimo interessante. Eu não voltaria, mas gostei de ter estado lá.

Badwater Basin (ponto mais baixo dos EUA, lado de sal)

Death Valley

3) Sequoia e Kings Canyon: Esse é outro passeio que pode ficar entre a Califórnia e Las Vegas dependendo do caminho que você quiser pegar.  Lá você também encontrará as árvores gigantes.  As Redwoods que ficam mais ao norte da Califórnia são mais altas, mas as Sequoias são mais largas. Tem uma com o tronco tão grande que dá para passar com o carro dentro! Muitas trilhas e paisagens lindas por esse lugar também.

4) Deserto Mojave: É um outro deserto que fica perto de Nevada. O grande destaque do lugar são as Joshua Trees, as árvores típicas da região. O por do Sol, as dunas de areia e o céu super estrelado também são famosos. Se você for aventureiro mesmo, vale a pena acampar por ali. Mas eu ainda não cheguei nesse nível de “californiamento”.

IMG_1909

Deserto Mojave

Ufa acho que esses são os principais lugares para se visitar por aqui. Quem quiser fazer perguntas a caixa de comentários está ai pra isso! Fiquem a vontade!

Renata Kotscho Velloso é médica, mãe e maluca não necessariamente nessa ordem. Mora em San Francisco na California com o marido e suas 3 filhas. É autora do Bulle de Beaute dando dicas de beleza e saúde baseadas na ciência. Quem quiser acompanhar as viagens da família pode assinar o canal do youtube Home Sweet World

6 Comentários leave one →
  1. 10/06/2014 1:38

    Adorei as dicas de intercâmbio! Estou indo para NY agora em julho e estou suuuuper ansiosa haha
    Conto tudo no meu blog http://cruelladebella.blogspot.com.br

  2. 08/07/2014 0:11

    Adorei as dicas, já sei onde vou coletar as informações para a minha viagem a Califórnia, me manda uma lista de músicas que rolam ai na Califórnia pra eu postar no meu blog.
    http://bythewaaay.wordpress.com/

    bjo, té mais.

  3. Danielle Teixeira permalink
    29/12/2015 23:56

    Olá Renata, tudo bem?
    Meu marido quer pedir transferência para a empresa que ele trabalha , aí no Vale do Silício.
    Tenho duas filhas pequenas e sinceramente estou um pouco insegura.
    Se vc puder, me mandar um mail, para te contar mais detalhes, ou vc, se puder, me mandar um mail para falarmos melhor, agradeceria muito.
    Não estou achando informações sobre escolas e melhores bairros para se morar…
    Renata, se puder, entre em contato comigo, ficaria imensamente grata.
    Uma beijoca. Dani

    • 30/12/2015 15:07

      Oi Danielle,
      Gostaria de te informar que a Renata vai ficar por um tempo sem escrever para o blog. Claro que ela recebe um aviso por e-mail de que há um comentário para ela. Mas caso demore, acho bom você contacta-la pelo blog pessoal dela o Bulle de Beauté. Boa-sorte com sua nova vida !

      • Danielle permalink
        31/12/2015 16:58

        Obrigada Ana! Já consegui falar com a Renata!!
        Beijos!!!

Trackbacks

  1. Gotas de beleza para o final de semana - Bulle de Beauté por Dra Renata Velloso | Bulle de Beauté por Dra Renata Velloso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: