Skip to content

Usando a paixão pelo esporte para ensinar… matemática

17/11/2014

bz_eua

Renata Kotscho Velloso
San Francisco, EUA
 

Como eu já contei aqui no Brasil com Z, as minhas filhas estudam em uma escola pública aqui na Califórnia. O custo da escola particular aqui é praticamente inacessível, especialmente para quem tem 3 crianças como eu.

Então a nossa escolha foi morar em um bairro que oferecesse escolas públicas de qualidade já que pelo sistema americano, as crianças tem direito a vaga em uma das escolas públicas do distrito escolar onde você mora.

Mas hoje eu não vou falar da escola em si e sim de um passeio que que participei com a minha filha fora da escola, ou seja, uma excursão que o terceiro ano teve a oportunidade de fazer.

Nós fomos conhecer o estádio do San Francisco Giants, o time de baseball local. Agora vocês imaginem: esse esporte é uma das maiores paixões da garotada por aqui, e o Giants acabou de ser campeão da temporada há menos de 1 mês atrás! Dá pra sentir a animação da criançada?

Nós passeamos pelo campo, tiramos fotos no banco onde ficam os jogadores, visitamos o vestiário e todas as instalações do estádio. Depois fomos para a sala de imprensa, onde uma monitora deu uma aula para as crianças sobre… Geometria!!

Eu e minha caçula visitando o estádio do SF Giants!

Eu e minha caçula visitando o estádio do SF Giants!

Isso mesmo, ela aproveitou as formas que vimos no campo e no estádio, a história do esporte bem como algumas estratégias do jogo para ensinar os alunos do terceiro ano sobre os diferentes tipos de triângulos, sobre ângulos agudos e obtusos, sobre porque a arquibancada é construída na forma de vários trapézios e porque a sustentação do estádio é feita com vários triângulos.

Imagina se alguma criança vai esquecer essa aula? Aposto que não. Nem eu! Uma vez eu li que a origem da palavra decorar vinha de de+cor, isto é, do coração. E que a gente só consegue memorizar de forma permanente aquilo que tocou o nosso coração.

Usar a paixão pelo esporte para ensinar matemática é algo genial e uma ideia a ser copiada. Essa seria uma ótima utilização para os estádios de futebol da copa do mundo, não acham?

Bio

Renata Velloso é autora do Bulle de Beauté onde presta consultoria individual e em grupo para quem quer ter uma pele bonita e saudável para a vida toda. Ela também é responsável pelo projeto Doctors on the Cloud onde ensina médicos a se tornarem nômades digitais ou desenvolverem projetos que possibilite mais liberdade na carreira.

2 Comentários leave one →
  1. toucheguy permalink
    17/11/2014 17:56

    muito boa idéia, sim. A ser copiada no país do futebol, né?

  2. Patricia Cardoso permalink
    28/11/2014 19:51

    Nada como aprender na prática, ne? Uma vez li uma entrevista com Amyr Klink (acho) onde ele explicava como os filhos estudavam estando sempre em alto mar. E ele falou que eles aprendiam tudo na pratica, tudo mesmo. E quando chegavam nos países onde faziam as provas, a escola inteira se reunia para ouvir as historias deles, pois não viram os ecossistemas, as plantas, os fenômenos naturais nos livros, e sim ao vivo. Muito massa essas oportunidades 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: