bz_portugal

Edijane Costa – Portugal

Cheguei na Europa há 6 anos, na bagagem trazia muitos sonhos e expectativas positivas que, com o passar do tempo, foram sendo frustradas ou ajustadas à nova realidade. Deixar para trás a família, amigos e uma carreira em expansão não foi uma decisão muito fácil. Mas, por incrível que possa parecer o mais difícil mesmo foi a minha decisão de permanecer em Portugal.

O casamento com um português não alterou apenas os meus planos de voltar para o Brasil após a conclusão daquilo que vim buscar (o meu mestrado), mas também marcou o início da construção de um percurso profissional na Europa e foram muitos os desafios que se seguiram e ainda se seguem.

20141226_154835-1

Sou psicóloga, portanto ser brasileira e trabalhar com a saúde mental na Europa, especificamente em Portugal, é um desafio duplo, mas que também tem suas gratificações, principalmente quando o pedido de apoio psicológico parte de um conterrâneo que também se encontra na condição de imigrante, pois existe logo muita empatia envolvida no processo.

20141216_165744      Imagino que para muitos de vocês que, assim como a mim, deixaram o Brasil e agora tentam consolidar uma carreira profissional no exterior (principalmente aqueles que estão na Europa, tendo em conta a atual situação socioeconómica), conseguir um emprego estável, a integração numa equipe de trabalho e o reconhecimento profissional, são alguns dos desafios que se colocam constantemente, mas são estes mesmos desafios que nos impulsionam a continuar na luta pela conquista do nosso “lugar ao sol” fora do Brasil.

Confesso que, embora a minha decisão de permanecer na Europa se devesse ao meu amor por uma pessoa que se tornou muito especial para mim, reconheço que por vezes desejava que não houvesse um oceano entre a Europa e o Brasil só para que eu pudesse continuar a minha vida aqui sem me sentir culpada pelo distanciamento geográfico das pessoas que me são queridas, da minha cultura, da minha história. Afinal de contas, devo admitir que, mesmo com os desafios para consolidar uma carreira profissional em Portugal, este país me ofereceu imensas oportunidades de crescimento pessoal, acadêmico e profissional.

20141226_153841

Neste momento, me encontro a concluir o meu doutorado na Universidade do Minho (Braga), um desejo antigo que, neste ano que se inicia, irei conseguir realizar. Não direi que foi um percurso fácil, mas como tudo na vida, não existem bons resultados sem muita dedicação e sacrifício. A par de tudo isto, existe ainda o inegável fato de que a segurança, o saneamento básico, a infraestrutura, a acessibilidade à saúde, à educação, à cultura e ao lazer fazem com que a qualidade de vida na Europa seja um fator importantíssimo na decisão de qualquer brasileiro de permanecer por aqui, mesmo com todos os sacrifícios e renúncias que isto possa representar.

Espero neste espaço que o Brasil com Z me abre, contar um pouco das minhas experiências de vida em Portugal.

___________

Edijane Costa é psicóloga, pedagoga. Vive em Portugal desde 2008. Para ver fotos dos nossos autores pelo mundo, sigam-nos no Instagram. Para atualizações diárias sigam nossa página no Facebook e nossa conta no Twitter. Blog Brasil com Z, um blog feito por expatriados brasileiros, nos quatro cantos do mundo!