Itália

O inverno na Itália

Carla Guanais – Roma, Itália

A Itália é muito heterogênea, tem um extenso litoral mas também tem muita montanha, portanto, tem temperaturas diferentes em cada cantinho da bota.

No inverno não é todo lugar que faz frio suficiente para nevar. As cidades mais famosas como Roma e Florença raramente nevam. Já Milão e Turim, por exemplo, nevam mais frequentemente, porém é difícil prever, ainda mais com esse tempo tão instável.

Quer aproveitar o inverno italiano com neve? Então tem que conhecer as montanhas do norte.

As regiões com belas montanhas são Piemonte, Valle d’Aosta, Lombardia, Veneto e Trentino.

Em Piemonte, pra esquiar ou curtir a neve recomendo Bardonecchia (onde aproveitei melhor o snowboard) e as montanhas ao redor de Domodossola – Macugnaga (no famoso Monte Rosa, algumas pistas são localizadas em montanhas tão altas, de quase 3 mil metros, que é possível ver neve até no verão) e San Domenico.

Bardonecchia (neveitalia.it)

Na Lombardia, as montanhas de Valchiavenna, pertinho da Suíça também são alguns dos destinos mais procurados no inverno italiano.

Valchiavenna (valchiavenna.com)

No Veneto está Cortina d’Ampezzo, a mais famosa de todas. Conhecida por ser destino certeiro das celebridades italianas e estrangeiras. É caríssima. Mas uma das montanhas mais bonitas, pois é na região onde estão as Dolomitas italianas.

Cortina (cortinacube.it)

Também nas Dolomitas, mas fazendo parte do Trentino, fica Madonna di Campiglio. Sem palavras, conheci pessoalmente e é um lugar maravilhoso.

Madonna di Campiglio (foto Carla – Sonhos na Itália)

Todas essas áreas montanhosas são lindas e perfeitas em qualquer estação. São refúgios de muitos no quente calor italiano também, pois claro, têm temperaturas muito mais amenas e perfeitas pra trekking e outros esportes de montanha.

Mas não só o norte é privilegiado por ter belas montanhas nevadas, as regiões do centro-sul e sul italianas também têm montanhas onde tem muita neve no inverno – Toscana, Marche, Lácio, Umbria, Molise, Campania, Calábria e Sicília – perfeitas para esqui ou snowboard e lindas fotos!

O auge do inverno é final de janeiro e começo de fevereiro, mas até meados de março ainda é inverno. Porém como disse acima, alguns lugares tem neve até em épocas mais próximas ao verão!

A maioria dos lugares na Itália são possíveis de chegar através de trens. A malha ferroviária italiana é extensa e eficiente. Estações de esqui normalmente são interligadas com as estações ferroviárias através de ônibus, portanto de fácil acesso a todos. Lembrando que a diversão na neve não é só para adultos, mas também crianças, ou seja, toda as idades.

Vale a pena sair dos roteiros tradicionais italianos (Roma, Florença, Pisa, Veneza, Nápoles..) para conhecer outras paisagens que não deixam de ser inesquecíveis.

Arrivederci!

Carla Guanais é cientista, blogueira e mora na Itália desde 2010, onde concluiu seu doutorado. Veja fotos da Carla e dos outros autores seguindo nosso Instagram. Para atualizações diárias do blog e sobre viver no exterior sigam-nos no Facebook e no Twitter