Skip to content

O inverno na Itália

19/01/2015

bz_italiaCarla Guanais – Roma, Itália

A Itália é muito heterogênea, tem um extenso litoral mas também tem muita montanha, portanto, tem temperaturas diferentes em cada cantinho da bota.

No inverno não é todo lugar que faz frio suficiente para nevar. As cidades mais famosas como Roma e Florença raramente nevam. Já Milão e Turim, por exemplo, nevam mais frequentemente, porém é difícil prever, ainda mais com esse tempo tão instável.

Quer aproveitar o inverno italiano com neve? Então tem que conhecer as montanhas do norte.

As regiões com belas montanhas são Piemonte, Valle d’Aosta, Lombardia, Veneto e Trentino.

Em Piemonte, pra esquiar ou curtir a neve recomendo Bardonecchia (onde aproveitei melhor o snowboard) e as montanhas ao redor de Domodossola – Macugnaga (no famoso Monte Rosa, algumas pistas são localizadas em montanhas tão altas, de quase 3 mil metros, que é possível ver neve até no verão) e San Domenico.

bardonecchia_valle neveitalia it

Bardonecchia (neveitalia.it)

Na Lombardia, as montanhas de Valchiavenna, pertinho da Suíça também são alguns dos destinos mais procurados no inverno italiano.

Valchiavenna

Valchiavenna (valchiavenna.com)

No Veneto está Cortina d’Ampezzo, a mais famosa de todas. Conhecida por ser destino certeiro das celebridades italianas e estrangeiras. É caríssima. Mas uma das montanhas mais bonitas, pois é na região onde estão as Dolomitas italianas.

Cortina (cortinacube.it)

Cortina (cortinacube.it)

Também nas Dolomitas, mas fazendo parte do Trentino, fica Madonna di Campiglio. Sem palavras, conheci pessoalmente e é um lugar maravilhoso.

Madonna di Campiglio (foto Carla - Sonhos na Itália)

Madonna di Campiglio (foto Carla – Sonhos na Itália)

Todas essas áreas montanhosas são lindas e perfeitas em qualquer estação. São refúgios de muitos no quente calor italiano também, pois claro, têm temperaturas muito mais amenas e perfeitas pra trekking e outros esportes de montanha.

Mas não só o norte é privilegiado por ter belas montanhas nevadas, as regiões do centro-sul e sul italianas também têm montanhas onde tem muita neve no inverno – Toscana, Marche, Lácio, Umbria, Molise, Campania, Calábria e Sicília – perfeitas para esqui ou snowboard e lindas fotos!

O auge do inverno é final de janeiro e começo de fevereiro, mas até meados de março ainda é inverno. Porém como disse acima, alguns lugares tem neve até em épocas mais próximas ao verão!

A maioria dos lugares na Itália são possíveis de chegar através de trens. A malha ferroviária italiana é extensa e eficiente. Estações de esqui normalmente são interligadas com as estações ferroviárias através de ônibus, portanto de fácil acesso a todos. Lembrando que a diversão na neve não é só para adultos, mas também crianças, ou seja, toda as idades.

Vale a pena sair dos roteiros tradicionais italianos (Roma, Florença, Pisa, Veneza, Nápoles..) para conhecer outras paisagens que não deixam de ser inesquecíveis.

Arrivederci!

* Carla Guanais é cientista, blogueira e mora na Itália desde 2010, onde cursa um doutorado. Saiba mais sobre ela clicando aqui.

15 Comentários leave one →
  1. 19/01/2015 18:41

    oi Carla, olha…estas fotos fazem o sonho de qualquer tropical! lindíssimas.
    te digo, nunca tentei esquiar, mas penso que a sensação de deslizar na suavidade da neve deve ser maravilhosa.

    teu belo texto me levou de volta às Dolomitas, uma de nossas paixões e me fez, literalmente, ‘viajar’.

    obrigada por compartir beleza.

    • Carla - Sonhos na Itália permalink
      19/01/2015 19:18

      não esquiei, só fiz snowboard e posso falar que é dificílimo! mas é sim uma delícia! Tbm adoro as Dolomitas! Um dos lugares mais lindos que já fui. Obrigada por comentar. beijo

  2. Mirian garbelotto permalink
    20/01/2015 0:32

    Estive na Itália em novembro. Passamos por vários lugares , mas Cortina Dampezzo eh de tirar o fôlego. Maravilhosa mesmo. Obrigada por nos dar este presente.
    Beijos a você.

    • Carla - Sonhos na Itália permalink
      20/01/2015 13:09

      Não é a toa que é famosíssima né? Obrigada por comentar. beijo

  3. 20/01/2015 6:55

    Todos sabem que os opostos se atraem. Os holandeses por isso são loucos por montanhas e batem um bolão nas Olimpíadas de Inverno. Esquiar não só é difícil mas perigosíssimo. Fiz um pacto com meu marido quando meu primeiro nasceu que jamais iríamos ir com os amigos em grupo para 1 semana de férias de inverno afim de esquiar. É caro, é perigosoooo ! Ele topou pq sempre preferia buscar o sol nas férias.

    Agora, como é a vida… Meu filho mais velho é louco-louco-louco por patinar no gelo, faz curso todo sábado cedinho de manhã em Amsterdã. Louco. E quer agora aprender a esquiar, ai… Sabe que isso está me contangiando desde que fui a uma festinha de aniversário que ele celebrou num rinque de patinação? Fiquei lokah ! Decidido: após voltar do Brasil em julho entro num curso ! E quem sabe num futuro até escrevo um post a respeito como você fez? 😉

    • Carla - Sonhos na Itália permalink
      20/01/2015 13:08

      Realmente é perigoso, mas tomando as devidas precauções e ter prudência o risco nem é tanto. Quero provar os esquis, já que com a prancha de snow já fiz uma experiência. 😉 Patinar no gelo também é uma delícia mas dói bem mais do que cair na neve rs. Aguardarei seu post.;)

  4. 14/05/2015 3:39

    Este ano vou morar em Roma e estou ansiosa para ver a neve. Será que esse ano neva em Roma?

    • Carla Guanais permalink
      14/05/2015 6:25

      é muito raro nevar em Roma.. a última vez foi em 2012 e não acontecia há 30 anos! Mas tem montanhas perto que você pode ir e ver neve, em menos de 1 hora de viagem.Cio

  5. Mariana G. permalink
    01/07/2016 15:29

    Olá, vou passar uns dias em Trento em meados de março/17, vc saberia me dizer se é possível ver neve lá nessa época ou poderia me indicar alguma cidade próxima (que seja possível chegar de ônibus ou trem) onde a gente possa ver neve.. não queremos esquiar, só ver neve na Itália, pois deve ser lindo 🙂
    Obrigada desde já.

    • 04/07/2016 11:33

      Nas partes mais altas ainda se encontra sim neve. Procure as estações de esqui. Uma maravilhosa ali perto é a Madonna di Campiglio.

  6. Juliana permalink
    23/08/2016 3:27

    Ola Carla
    Adoro seu blog e tem ajudado muito
    Estou pensando em ir para Itália em Fevereiro 2017
    Como são as paisagens? Sei que será frio mas queremos ir para Toscana e não quero me decepcionar quanto às paisagens e dias muito nublados.

    Obrigada

    • 25/08/2016 13:05

      Olá, então, fevereiro é o auge do inverno, entao vai ser difícil evitar esse tipo de paisagem. Melhor época é abril/maio/junho.

  7. 26/10/2016 21:59

    Adorei as dicas…

    se eu vou em fevereiro perto do carnaval… além de veneza para ver o carnaval o que vc indica como um lugar rapido e certeiro para ver neve de roma?

Trackbacks

  1. “Depressão de Inverno” e “Winter blues”: como sobreviver ao inverno alemão | Brasil com Z

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: