bz_italiaCarla Guanais – Roma, Itália

 

A Itália é muito heterogênea, tem um extenso litoral mas também tem muita montanha, portanto, tem temperaturas diferentes em cada cantinho da bota.

No inverno não é todo lugar que faz frio suficiente para nevar. As cidades mais famosas como Roma e Florença raramente nevam. Já Milão e Turim, por exemplo, nevam mais frequentemente, porém é difícil prever, ainda mais com esse tempo tão instável.

Quer aproveitar o inverno italiano com neve? Então tem que conhecer as montanhas do norte.

As regiões com belas montanhas são Piemonte, Valle d’Aosta, Lombardia, Veneto e Trentino.

Em Piemonte, pra esquiar ou curtir a neve recomendo Bardonecchia (onde aproveitei melhor o snowboard) e as montanhas ao redor de Domodossola – Macugnaga (no famoso Monte Rosa, algumas pistas são localizadas em montanhas tão altas, de quase 3 mil metros, que é possível ver neve até no verão) e San Domenico.

bardonecchia_valle neveitalia it

Bardonecchia (neveitalia.it)

Na Lombardia, as montanhas de Valchiavenna, pertinho da Suíça também são alguns dos destinos mais procurados no inverno italiano.

Valchiavenna

Valchiavenna (valchiavenna.com)

No Veneto está Cortina d’Ampezzo, a mais famosa de todas. Conhecida por ser destino certeiro das celebridades italianas e estrangeiras. É caríssima. Mas uma das montanhas mais bonitas, pois é na região onde estão as Dolomitas italianas.

Cortina (cortinacube.it)

Cortina (cortinacube.it)

Também nas Dolomitas, mas fazendo parte do Trentino, fica Madonna di Campiglio. Sem palavras, conheci pessoalmente e é um lugar maravilhoso.

Madonna di Campiglio (foto Carla - Sonhos na Itália)

Madonna di Campiglio (foto Carla – Sonhos na Itália)

Todas essas áreas montanhosas são lindas e perfeitas em qualquer estação. São refúgios de muitos no quente calor italiano também, pois claro, têm temperaturas muito mais amenas e perfeitas pra trekking e outros esportes de montanha.

Mas não só o norte é privilegiado por ter belas montanhas nevadas, as regiões do centro-sul e sul italianas também têm montanhas onde tem muita neve no inverno – Toscana, Marche, Lácio, Umbria, Molise, Campania, Calábria e Sicília – perfeitas para esqui ou snowboard e lindas fotos!

O auge do inverno é final de janeiro e começo de fevereiro, mas até meados de março ainda é inverno. Porém como disse acima, alguns lugares tem neve até em épocas mais próximas ao verão!

A maioria dos lugares na Itália são possíveis de chegar através de trens. A malha ferroviária italiana é extensa e eficiente. Estações de esqui normalmente são interligadas com as estações ferroviárias através de ônibus, portanto de fácil acesso a todos. Lembrando que a diversão na neve não é só para adultos, mas também crianças, ou seja, toda as idades.

Vale a pena sair dos roteiros tradicionais italianos (Roma, Florença, Pisa, Veneza, Nápoles..) para conhecer outras paisagens que não deixam de ser inesquecíveis.

Arrivederci!

Carla Guanais é cientista, blogueira e mora na Itália desde 2010, onde concluiu seu doutorado. Veja fotos da Carla e dos outros autores seguindo nosso Instagram. Para atualizações diárias do blog e sobre viver no exterior sigam-nos no Facebook e no Twitter