EUARenata Kotscho Velloso
San Francisco, EUA
 

Logo que eu me mudei para Califórnia comecei a ouvir das pessoas que moram aqui que eu tinha que ir para Yosemite. E quanto eu perguntava o que tanto tinha lá eles me falavam que eram um dos parques nacionais mais bonitos dos EUA, talvez do mundo.

Parque nacional? -eu pensava.  Como assim? Nós brasileiros não temos muito o costume de programar passeios aos nossos parques nacionais nas férias. Claro que tem pessoas que visitam as chapadas, como a dos Guimarães e a dos Veadeiros, mas esses acabam sendo roteiros de jovens aventureiros e não fazem parte dos roteiros da maioria das famílias.

O que tem pra fazer lá? Eu perguntava porque na minha cabeça o conceito de parque envolvia montanha russa e filas gigantescas coisas que obviamente não existem nos parques nacionais. Eu sempre ouvia  como resposta que era um lugar lindo, que apenas estar ali caminhando e entrando em contato com a natureza era o que fazia a viagem valer a pena.

Confesso que eu demorei um pouco para ser convencida. A viagem de San Francisco onde eu moro até Yosemite leva pelo menos 4 horas e meia, normalmente mais por causa do trânsito. Dirigir esse tanto para fazer caminhadas me parecia algo sem propósito. Então a primeira vez que fomos decidimos ficar em um hotel, do lado de fora do parque e que programava algumas atividades para os hóspedes como aulas de arco e flecha e churrasco com cantorias em volta da fogueira. O meu medo era que a gente ficasse meio entediado no parque sem nada para fazer.

Puro engano, assim que você chega em Yosemite você entende o deslumbramento. É um lugar que para onde você olha, você fica sem fôlego com tanta beleza. A paisagem tira o ar mais do que qualquer queda de montanha russa. Estando ali a gente se sente pequeno. A gente percebe como a lindo o planeta no qual a gente vive.

IMG_1049          IMG_1032

Passear pelas trilhas do Yosemite tem o poder de mudar a sua vida. Porque coloca tudo em uma nova perspectiva, com você mesmo, com a natureza e para quem acredita até com Deus. É maravilhoso, para todas as idades

Um dos melhores dias da minha vida foi lá. Nossa família decidiu fazer um piquenique na frente da represa de Hetch Hetchy, levamos telas e tintas para pintar e cada um de nós fez a sua versão artística daquela maravilha.

IMG_1047

Na segunda vez que fomos para Yosemite, quando fiz essas fotografia, fomos com um grupo grande e alugamos um casa dentro do parque. Sem atividades programadas, sem acesso a internet, sem sinal do celular. Ninguém ficou entediado. Passeamos, brincamos, desenhamos e conversamos. Quem precisa de mais?

Quando tiver oportunidade não deixe de visitar Yosemite. E principalmente não deixe de visitar e apoiar os parques nacionais perto de onde você mora. Eu tenho certeza que no Brasil existem lugares tão bonitos quanto Yosemite, basta a gente descobrir e ir visitar. Recomendo muito!

IMG_1046 IMG_1001 IMG_0978 IMG_1085