Skip to content

O que é o Pancake Day na Inglaterra?

17/02/2015

bz_inglaterra Rogério da Silva – Leeds, Inglaterra

O dia da panqueca – “Pancake Day” ou “Shrove Tuesday”, é um dia super tradicional que antecipa a quarta-feira de cinzas em preparação para a quaresma até Páscoa. Tradição cristã que se iniciou na época dos anglo-saxões, com seus jejuns e confissões. Bem parecido com os costumes cristãos no Brasil.

Aqui na Inglaterra chamam de pancake day que na verdade​ ​são 47 dias antes do domingo de Páscoa, a data varia​ndo​ de ano a ano, entre os dias 3 de Fevereiro a 9 de Março. Em 2015 o ​D​ia da ​P​anqueca é ​a ​terça-feira​,17 de fevereiro.

Esse dia ​é a última oportunidade para ​se ​poder utilizar os ovos e ​curtir ​comidas gordas antes de entrar a Quaresma.

O que é essa tal panqueca?

pancake-day-3

Panqueca Tradicional Inglesa by Daniela Silva @danpasini@spicymalagueta www.spicymalagueta.com

A panqueca tradicional inglesa é uma mistura bem fina de massa, quase liquida, frita em uma frigideira com apenas um pingo de oleo ou manteiga. Serve-se quase que imediatamente​,​ acompanhad​a​ com golden syrup, um líquido doce, um ​x​arope parecido com mel também conhecido como mapple syrup ou suco / creme de limão, açúcar refinado.

A história da panqueca é tão antiga que em 1439 já era mencionada em livros de receitas. A tradição de usar a frigideira e jogar pra cima virando e caindo perfeitamente do outro lado de volta na panela existe desde seu início.

Os ingredientes para se fazer a panqueca tradicional é simbolizado pelo significado dessa época do ano:

  • Ovos > Criação
  • Farinha > Os trabalhadores da vida
  • Sal > Salubridade
  • Leite > Pureza

Para que se possa fazer 8 panquecas você precisa apenas de 225g de farinha de trigo, 2 ovos grandes, 500ml de leite e sal.

Misture bem, tudo em uma bacia. Deixe descançar por 30 minutos. Esquente uma frigideira com um pouco de óleo, despeje o suficiente para cobrir o fundo da frigideira e​, para um melhor desempenho, tente utilizar uma frigideira o mais plana possível, ​em fogo médio, cuidando para que não passe do ponto. Após alguns minutos, comece a chacoalhar a frigideira para frente e para trás, até soltar a panqueca, então jogue-a para cima e a vire no ar. Deixe fritar por mais alguns minutos até que fique com uma cor dourada e… pronto!

Panqueca Tradicional Inglesa by Daniela Silva @danpasini - @spicymalagueta www.spicymalagueta.com

Panqueca Tradicional Inglesa by Daniela Silva @danpasini@spicymalagueta www.spicymalagueta.com

Sirva em um prato e coma com mapple syrup, creme de limão, pode​ndo​ ser geléia, e açúcar refinado. Lá em casa gostamos com Nutella, ​m​el, ​e com ​algumas frutas como amora e banana​,​ também fica muito bom​;​ aí vai de sua criatividade. Para saber mais sobre panquecas, visite – www.spicymalagueta.com

No Reino Unido, há uma competição, ​a ‘​​​corrida da panqueca​’​, ​onde os participantes ​corre​m fantasiados com uma frigideira na mão jogando as panquecas para cima. A mais tradicional de todas é a de Olney, em Buckinghamshire.

3 O que é PancakDay na Inglaterra - Olney Pancak Day - by Michael Brace

Olney Pancak Day – by Michael Brace – Creative Commons

Segundo a tradição e a história, em 1445 uma mulher de Olney, ouviu o sino da igreja avisando o início do marco como o Dia da Panqueca. Acontece que ela estava fazendo a panqueca naquele momento e saiu correndo para a igreja ainda com seu avental e com a panqueca fritando na frigideira em sua mão. Agora a corrida de Olney é famosa devido a isto. Para participar da corrida é necessário ser residente, dona de casa e usar o avental.

1 O que é PancakDay na Inglaterra - Newbury Market Place UK - by Antony

Newbury Market Place UK by Antony *** – Creative Commons

Durante a corrida cada competidor tem que virar a panqueca pelo menos 3 vezes na frente dos jurados.

2 O que é PancakDay na Inglaterra - Newbury Market Place UK - by Antony

Newbury Market Place UK by Antony *** – Creative Commons

Em todo o Reino Unido há competições semelhantes:​ na capital Londres, Scarborough em Yorkshire, Ashbourne em Derbyshire, Alnwick em Nothumberland, Atherstone em Warwickshire, Sedgefield em Country Durham, Columb Major em Cornwall e muito mais. ​Os ​​f​undos arrecadados vão para instituições de caridade.

*Rogério da Silva é analista de testes em tempo integral e blogueiro em horários de folga. Para saber mais sobre ele clique aqui.

6 Comentários leave one →
  1. 17/02/2015 7:30

    Eu tinha ouvido isso de “pancake day” na Inglaterra no passado e nunca soube o que era. Você esclareceu tuuuudo ! As suas fotos das panquecas estão bem bonitas e nítidas, e aqui vai meu apreço também aos talentos culinários da Dani. A panqueca está igualzinha à que os holandeses fazem . Sou muito fã não, mas minhas crianças são malucas, sempre com “stroop” (um xarope muito popular na Holanda). Eu gosto muito de geléia de morangos e mascarpone. Essa mapple syrup tem um sabor mega, fantástico!!! Mas é muito difícil de achar na Holanda e muito cara, só achei em loja de produtos naturais/vitaminas. Agora, uma coisa que holandês adora como recheio (há várias possibilidades quando se vai a uma pannekoek huis) é bacon com stroop. É a preferência número 1 entre recheios – an acquired taste !

    • 17/02/2015 9:50

      Legal Ana. Que bom que gostou. 😃
      Aqui encontra-se sempre no supermercado e o preço até que é bom (mapple syrup). É do lado da Hollanda, a entrega não deve ser muito cara. De repente rola te enviar uns daqui da Inglaterra. 🍯

  2. 17/02/2015 8:05

    oi Rogerio,

    menino…estas fotos me fizeram ficar com água na boca!!!!!!!!

    adorei saber sobre o Pankake Day. Passou a dar mais sabor a estas coisitas saborosas.

    valeu.

    • 17/02/2015 9:51

      Legal mesmo né. O que acho mais interessante, além de saborear as danadas das panquecas, é essa tal corrida. Super engraçado e com espírito de comunidade.

  3. Carla Guanais permalink
    17/02/2015 8:50

    que legal, não conhecia muito sobre a história e origem. Adorei! Aliás, adoro conhecer tradições diferentes e suas peculiaridades. Vou provar a receita! Baci

    • 17/02/2015 9:57

      É uma delícia e não tem muita tegra do recheio. A base é a mesma tanto para coisas doces quanto coisas salgadas.
      Desde Nuttella, queijo, requeijão a bacon, ovo e molho de carne moída e queijo cheddar.
      O que vale é a criarividade e curiosidade.
      Frutas também fica muito bom. 🍒🍇🍉🍓🍑

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: