A gente quando muda de país, sabe que além do fato físico de estarmos mudando de localização geográfica, sabemos que junto vem um pacote de coisas novas: temperatura, idioma, amigos, costumes, cultura e…. hábitos alimentares! O mundo inteiro não come arroz com feijão.

O que eu sabia da culinária mexicana? NADA. Apenas o que os restaurantes “mexicanos” brasileiros me apresentavam. Não estou criticando e dizendo que eles não tem nada de ‘mexicanidade’, mas, dizendo que está bem, mas bem longe de ser fiel ao que esse país me apresentou. Não, não se come só burritos no México, aliás eles consideram “burritos”como comida texmex (Texas-México), americanizado.

Vamos começar pelos hábitos: aqui o horário das refeições é diferente. O “desayuno” mexicano além de começar as 10 da manhã, é bem reforçado: feijões refritos (mais ou menos um tutu), chilaquiles, pães, pimentas , ovos…. Esqueça o conceito de café com leite e filãozinho! Depois de ingerir muitas calorias, o almoço, mais levinho, é entre 15:00 e 16:00hs. Ou seja, pagamos muito “mico” chegando as 13:00hs em restaurantes prontos pra almoçar e deparando com uma reunião motivacional dos garçons. E jantar aqui, são “bocadillos”, aperitivos e lanchinhos… OK! Depois de uns anos, nos adaptamos a duras penas.

sopes (café da manhã)

sopes (café da manhã)

Agora vamos ao cardápio….

A culinária mexicana é reconhecida e premiada mundialmente (Patrimônio da Humanidade pela Unesco). Você pode variar e comer um prato diferente a cada dia, a maioria deles picantes, ou seja, a fama da pimenta é real e aqui é lei: toda mesa que se preze, além da pimenta que já vem no prato, conta com uns potinhos com mais de um tipo: habanero, chipotle … Depois de um tempo você não consegue viver sem elas. Eu não consigo me ver mais sem meu pote de salsa chipotle .

Pimentas

Pimentas. Arquivo pessoal Melissa Lima.

Um costume bem peculiar são as tortillas… Mas o que são tortillas? Eu nem sabia da existência, mas com meu intensivão já sou mestre! Tortilla nada mais é que um “pão folha”, feito de farinha de milho (maiz) ou trigo (harina).  Sabe o nosso filãozinho? Ou mesmo nosso arroz diário no Brasil? Então, aqui é a tortilla que faz jus a essa fama, de estar presente em todas as refeições.

Tortillas

Tortillas

Pode ser servida como entrada, normalmente com salsa, ou como base para outros pratos, como burritos, tacos, fajitas e tostadas.

Aqui em casa já faz parte da lista de compras, um dos poucos itens que minha filha seletiva aderiu. Não importa se é rico, pobre, milionário, a tortilla mexicana reina absoluta nos lares mexicanos. Junto com a tequila e a pimenta , é a identidade do país mesmo, sem exageros. E você aos poucos começa a notar que eles geralmente substituem os talheres, pela tortilla, ou seja, enrolam a comida com a tortilla.

Taquitos

Taquitos. Foto arquivo pessoal Melissa Lima.

Já deu pra perceber que a culinária mexicana é assunto pra uma infinidade de posts né? Mas, com esse, já aprendemos o básico:

  • Burritos não é o prato chefe do México (nunca digam isso aqui!)
  • A pimenta é sinônimo de México.
  • Tortillas fazem parte da vida do mexicano.

tor

Aos poucos vou contando mais.

 Besitos.