Skip to content

Código de vestimenta na Índia – existe ou não?

04/05/2015

bz_india

Juliana Paula – Índia

 

Esta aí é uma das perguntas que mais me fazem. Bem, posso dizer que não existe um código de vestimenta como na Arábia Saudita, por exemplo, onde todas, incluindo as estrangeiras, devem andar com suas abayas, niqab e tudo que tem direito. Aqui, não temos em um âmbito nacional, mas temos em âmbito regional, sim.

Um bom exemplo disso é o jeans. O jeans, apesar de ser uma das vestimentas mais banais no Ocidente, aqui na Índia é ainda considerado super sexy. Em muitos lugares, não é bem visto mesmo e só é usado por meninas solteiras. Casadas, nem pensar. Quando me mudei para a Índia e morava no interior do país, minhas vizinhas sempre me perguntavam porque eu sempre andava de jeans. Eu nunca tinha parado para divagar sobre isso. Na época, eu quase não tinha nenhuma roupa indiana. Então, quando saía, usava o jeans e uma bata compridinha. Minha sogra, então, deu inúmeras broncas no meu esposo e sempre torcia o nariz toda vez que eu aparecia lá de jeans. Para o pessoal mais conservador, temos a seguinte fórmula: mulher solteira = jeans x mulher casada = roupa tradicional indiana. Sendo assim, para evitar os olhares de reprovação e comentários alheios, eu comecei a usar roupas indianas e realmente confesso que elas são o que há de mais confortável neste mundo. Tanto que quase não uso calça jeans hoje.

20150228_112640 sem jeans na India

Depois disso, nos mudamos para Mumbai, a capital de Bollywood, a cidade que lança as tendências e tudo mais. Aqui, é bem comum ver meninas de calça jeans com uma túnica, exatamente do jeito que eu fazia antes. Em Mumbai, até comprei um par de calças jeans, mas não costumo usar tanto como usava no Brasil e no Japão.

As indianas de classe média para cima, sempre procuram se vestir com roupas ocidentais, algumas vezes, até exagerando e esquecendo o lugar onde estão. E, claro chamando a atenção por onde passam. Pescoços masculinos se esticam para vê-las com suas minissaias, com suas calças coladas e vestidinhos esvoaçantes, enquanto as mulheres mais velhas e tradicionais torcem o nariz para toda essa ocidentalização. Ou seja: Não há um código, mas há sim, ainda um pensamento bastante conservador em relação à vestimenta da mulher. Sim, que me matem as feministas de plantão, mas a coisa aperta mesmo é para as mulheres aqui. Os homens, eu diria que podem quase tudo aqui na Índia.

20141225_150442

Acho que este mesmo cuidado deve ser tomado pelas turistas que vêm visitar a Índia. Não quer dizer que você não possa usar seu shortinho e mostrar suas pernocas, mas aqui, vale o bom senso. Para 99,9% dos indianos, mulher que mostra o corpo está pedindo para ser assediada e é um convite aos mais assanhados. O shortinho que você usa no Brasil e não chama a atenção de nenhum cara na rua, vai causar um rebuliço aqui na Índia, já que os indianos estão bem menos ou quase nada acostumados a estímulos visuais. Qualquer coisa deste nível já deixa o cara subindo pelas paredes. Não precisa comprar uma burka, mas basta usar uma túnica que vá até o joelho ou na altura das coxas e combinar com um jeans. Ou, uma túnica indiana com o salwar (aquela calça largona indiana), super confortável, diga-se de passagem.

Aliás, eles ficam muito felizes e orgulhosos quando vêem uma estrangeira vestindo alguma roupa indiana. E, convenhamos: as roupas indianas são lindas demais, né?

20141126_152329

20150228_101716

As regras de vestimenta na Índia são mais explícitas para visitar lugares religiosos. Em templos e mesquitas, é sempre bom cobrir a cabeça ao entrar no recinto. Alguns templos também proíbem a entrada de pessoas vestidas de preto ou carregando qualquer material feito de couro. Já outros, como no Sul da Índia, apenas permitem que entrem nulheres trajando saree e homens com suas kurtas ou outro tipo de roupa indiana. Mas, fora isso, basta seguir as regrinhas que expliquei, que o resto é só aproveitar sua viagem e viver o que a Índia tem de melhor.

Um abraço e boa viagem!

Juliana Paula mora na Índia desde 2013 e desde então, tem desbravado aquele belo e encantador país. Para saber mais sobre ela clique aqui.

13 Comentários leave one →
  1. 04/05/2015 9:29

    Ah que sonho tenho de conhecer a Índia! Obrigada pelas dicas, agora já compro uma túnica e salwar antes de ir, pra não sofrer assédios desnecessários. E claro, eu amo esse tipo de roupa, não vai ser nenhum sacrifício rs
    Será que um dia ainda nos vamos ver livres de sociedades extremamente machistas e opressoras? To pagando pra ver… Mas continuamos aí na luta né, independente das decepções *a feminista de plantão aqui* haha

  2. 04/05/2015 11:46

    Olá!Obrigada pelo comentário! Sim, com túnica e salwar não tem erro, além de ser extremamente confortável! É complicado e delicado este assunto da mulher por aqui, mas as indianas têm uma força, uma garra incríveis! Não pensem que elas são caladas, que não dão sua opinião, que fazem corpo mole pro trabalho….ledo engano!Elas são as verdadeiras mulheres de fibra, apesar das tradições e convenções sempre contra elas, de alguma forma. Acho que me curei de muitas das minhas frescuras após ter o prazer de vê-las e de conhecê-las melhor. Um abraço e vindo à Índia, não deixe de me avisar!

  3. 04/05/2015 14:06

    Oi Juliana, como você falou, o bom senso é tudo! Além da vestimenta, estrangeiros, e sobretudo, estrangeiras são paparicados com tratamentos e convites VIPs. Outro ponto a prestar atenção, que escrevi no meu blog em 2013 depois de tantas perguntas feitas:

    https://anomadintheworld.wordpress.com/2013/04/03/na-india-os-mano-pira-com-estrangeiras/

    • 06/05/2015 2:36

      Olá, André! É verdade: eu sempre fui muito bem tratada aqui na Índia e, sempre me senti muito respeitada pela maioria dos homens. Ainda mais quando eles descobrem que meu esposo é daqui.Sim!Acho que li o seu post há um tempo. Mas, vou ler de novo!!!Um abraço!

  4. 04/05/2015 20:10

    Que país incrível e surpreendente! A cada post eu admiro mais.Obrigado novamente por compartilhar.

  5. Bruna permalink
    25/07/2015 1:21

    Vou com meu marido e pais a India nas próximas semanas e gostaria se ha alguma regra para vestimenta masculina? Eles tem que usar calças o tempo todo? Muito obrigada

    • 25/07/2015 1:26

      Olá, Bruna!!Que legal saber que estão vindo à Índia! Vão ficar quanto tempo? Bem, em relação a vestimenta masculina, não precisa usar calça o tempo todo, não. Pode usar bermuda e camiseta, sem problemas. Só precisa ter cuidado caso resolvam entrar em algum templo ou mesquita, pois muitos não deixam entrar de bermuda. Mas, fora isso, sem problemas. Um abraço e ótima viagem!

  6. jeanne permalink
    04/04/2016 23:39

    ol[a, estou indo trabalhar na india, em ambiente bem formal, me ajuda por favor! camisas e calcas? como nao morrer de calor. A cidade [e o interior Bhopal, bem industrial.
    alguma dica? obrigada!

    • 05/04/2016 17:38

      Ola, Jeanne! Obrigada pela mensagem. Bem, nos escritorios, o ar condicionado e ventilador costumam estar sempre ligados. Por isso, nao creio que voce va passar muito calor. Os homens indianos usam camisa social e calca, nada muito diferente dos outros lugares do mundo. Ja as mulheres, elas podem usar roupas indianas como o Salwar Kameez/Churidar ou roupas ocidentais, dependendo do gosto dela. Podem usar calcas, saias, blusas ou tunicas, mas nada pode ser transparente ou mostrando demais os ombros ou os bracos. No geral, em ambientes formais, a regra eh internacional. Bhopal eh bem quente no verao, mas no inverno, costuma fazer bastante frio. Por isso, traga tambem agasalho. Se precisar de mais alguma dica, pode me escrever para juinjapansince2007@gmail.com. Um abraco e boa viagem!

  7. Julio permalink
    10/03/2017 2:55

    Homem pode usar shorts na Índia ? Vou no verão e vai estar muito calor. Ou tem a ser bermuda no joelho ?

    • 10/03/2017 3:00

      Oi, Julio! Pode sim!!! Talvez alguns lugares religiosos como templos, igrejas e mesquitas tenham restricoes sobre isso. Mas, nao sao todos. Ah, sim!De preferencia, que va ate o joelho, porque os homens aqui dificilmente mostram as pernas, mesmo no calor escaldante. Um abraco e qualquer duvida, eh so escrever! Otima viagem!

Trackbacks

  1. Índia – Com que roupa vou? | Tabibito Soul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: