bz_franca

Fabio Takeshi – Normandia, França

Estereótipos por definição são preconceitos simplistas, generalistas, parciais e caricaturais mas que em alguns casos, por falta de melhores conhecimentos, são as únicas referencias que tem-se sobre um país e sobre um povo.

foto: huffingtonpost.com

foto: huffingtonpost.com

Abaixo listo alguns estereótipos sobre a França e os franceses e a minha opinião sobre estes estereótipos.

1 – Franceses não tomam banho: Mentira. A maioria dos franceses toma sim 1 banho por dia. Em 6 anos de França só encontrei 1 pessoa que tive minhas dúvidas quanto aos seus “hábitos de higiene”. Entretanto, eles não são muito chegados em escovar os dentes de manhã e depois do almoço.

2 – Os franceses são um povo “chique”: verdade. E raro ver na rua gente de calça de moleton, tênis de corrida, e camiseta em adultos. Também não é muito comum ver pessoas com a camiseta listrada branca e azul (chamada La Marinière) e com um boina na cabeça.

3 – Os franceses são grossos: mentira. Pelo menos no interior as pessoas são educadas, dizem bom dia, obrigado e por favor; dão informações; param para o pedestre atravessar na faixa. Acho que em parte esta fama vem da surpresa das pessoas com o nível de atendimento que elas recebem (ver o próximo item).

4 – Os franceses atendem mal nos restaurantes e nas lojas: mentira. Após passar alguns anos vivendo na Franca, considero que o que existe é uma relação puramente profissional, os vendedores e garçons de restaurantes estão lá para prestar um serviço para o qual eles são pagos (a taxa de serviço esta incluída no preço dos serviços); eles são polidos, mas eles não estão lá para bajular, atender a todas às vontades e desmandos do cliente. E como todo ser humano, eles não aceitam desaforos e má educação.

5 – Os franceses não gostam de falar inglês: verdade. Os franceses têm orgulho, e com razão, de sua língua e de sua cultura. Comparado aos seus vizinhos europeus como Holanda e Suécia (90% da população – fonte Wikipedia), eles sabem falar menos inglês (39% da população) e ao contrário do Brasil (7,9% da população), onde encontra-se escolas de inglês em toda esquina, aqui é mais raro estas escolas. O fato de eles saberem falar menos inglês é um problema que desperta a atenção das gerações mais novas que sabem da importância de dominar a língua de Shakespeare.

foto: afrenchyinoz.com

foto: afrenchyinoz.com

6 – A culinária francesa é gastronômica: verdade mas não só isso. Há a culinária gastronômica feita por grandes chefs de cozinha, mas a culinária francesa é mais que isso, como em todo país, cada região têm os seus pratos tradicionais e típicos feito com produtos locais.

fígado de pato com geleia de figo acompanhado de Champagne : simples e divino

Fígado de pato com geleia de figo acompanhado de Champagne: simples e divino

7 – Os franceses andam com a baguete de pão debaixo do braço: mentira; em geral o pão é colocado dentro de um saquinho de papel ou embrulhado em papel para proteger a parte onde se segura. Existe também uns sacos em tecido reutilizáveis para carregar vários pães. é verdade entretanto que eles comem pão todo dia e o principal tipo que eles comem é a baguete.

frança 5

8 – A França é somente Paris: Mentira. Apesar de Paris ser a cidade mais populosa (mais de 2 milhões de pessoas) e a região onde está situada ser responsável por 30% do PIB (fonte Wikipedia), cada região tem suas própria rica cultura.

frança 7

Foto: afrenchyinoz.com

9 – Todo francês fuma: é praticamente a mesma proporção que no Brasil : 24% de La população fuma (fontes: Tabac Info Service  e Wikipedia).

Como em muitos lugares há um combate ao tabagismo na França. Uma diretiva da união europeia prevê que os maços de cigarros sejam neutros e não contenham nem mesmo o logotipo do fabricante.

10 – O francês é uma língua charmosa: Eu aprendi a gostar da língua francesa, acho que tem uma sonoridade, uma fluidez gostosa de se escutar. Uma cena clássica que traduz bem esta ideia é uma cena de Matrix :

Eu não me atrevo à traduzir o que ele diz, basta dizer que não se trata de elogios rsrs.

E para finalizar aqui esta um link para um vídeo engraçado sobre estereótipos sobre a França e os franceses.

* Fabio Takeshi Utida mora na França há 6 anos e, após morar nas regiões de Borgonha e Champagne , resolveu estabelecer-se na região da Normandia.  Para saber mais sobre ele clique aqui. 

Sigam-nos no Facebook e Instagram para atuaalizações diárias!