Muito se fala de Portugal, cuja população parece estar composta somente por Manueis, Joaquins e Marias. Mas a Espanha não fica muito atrás. A criatividade dos espanhóis na hora de escolher nomes se limita no máximo à 6 opções.

lla-001-varios

Em toda a Espanha abundam nomes como Diego, Juan, Manuel, José, Jesus ou Luis. Entre as mulheres, os nomes mais utilizados são: Maria, Carmen, Manuela, Rocio e recentemente notei o surgimento de uma geração massiva de Sofias.

Aproveitei este post para fazer uma investigação de nomes na minha familia, e levei um susto. Temos 7 Carmens, 6 Luis, Josés em todas as variações possíveis, e mais de 10 Marias.

Eu mesmo, me chamo José Eduardo. Meus amigos no Rio de Janeiro, são filhos de imigrantes espanhóis, e o nome José é utilizado de todas as maneiras: José Antonio, José Luis, José Manuel, José Carlos, etc..

Nem a Familia Real Española escapa. O nome do nosso querido Rei (recém abdicado), é Juan, (Juan Carlos I), seu pai, pouco criativo, se chamava…. Juan !!!! (D. Juan I, Duque de Barcelona). O Avô do Rei Juan Carlos se chamava Alfonso XIII (sim, houve outros 12 Alfonsos na familia). O atual rei se chama Felipe VI, já que outros 5 Felipes o antecederam no trono espanhol. E para terminar este imbroglio monárquico, a rainha da Espanha se chama Sofia, que também é o nome de sua neta, 3ª na linha de sucessão  do trono espanhol.

Também são chamativos os apelidos: Pepe (para quem se chama José), Paco (para os Franciscos), Luismi (abreviação de Luis Miguel), Juama (diminutivo de Juan Manuel), Juanfran (Juan+Francisco), Nacho (Ignacio), Lola (Dolores), Manu (Manuel ou Manuela), Manolo (Manuel)… e Chus…. Levei semanas para descobrir o que significava Chus, que pode ser Jesus ou Maria Jesus. No meu trabalho falo muito por telefone com os clientes e um deles se chama Chus. Esta pessoa tem uma voz jovem e fina e até hoje não consegui descobrir se é homem ou mulher… e agora ??

Saindo deste mundo comum de Josés, Marias e Manueis, existe outra seleção de nomes infelizes e também abundantes: Dolores, Soledad, Esclavitud, Piedad e Angustias.

A razão para o uso de tantos nomes parecidos tem uma explicação. São todos ligados à igreja católica. Durante a ditadura espanhola que durou 36 anos (De 1939 a 1975), a lei proibia o registro de qualquer nome não-cristão ou estrangeiro. Alguns amigos brasileiros, filhos de espanhóis, que foram batizados no Brasil com nomes estrangeiros (Michael, Rachel ou Mary), na hora de se registrarem no consulado espanhol, tiveram que mudar seus nomes respectivamente para Miguel, Raquel e Maria. Mas isso foi na década de 70. Desde a chegada da democracia, esta proibição deixou de existir, mas…. o povo aqui continua saturando o país de Marias, Migueis, Rocios e Manolos.

Pouco a pouco, as familias vão superando este vicio, e já começam a aparecer algumas Jessicas, Sonias, Lauras ou Vanessas. Pelo menos (e por enquanto), o povo aqui ainda nao pegou uma infeliz mania que existe no Brasil de dar nomes esquisitos aos filhos como Aricléia, Epaminondas, Esdras ou Magnésia.

Para fechar este post sobre os nomes espanhóis, um fato curioso. Quando eu era criança, me lembro que minhas tias da Espanha me mandavam presentes no dia 19 de março. Eu adorava, claro, mas nao entendia nada, porque meu aniversário é no dia 6 de setembro (data que minha tias ignoravam completamente). Isto ocorre porque na Espanha havia um habito muito difundido de dar presentes e felicitações no dia do santo da pessoa. No meu caso, me chamo José Eduardo, então meu santo é Sao José, dia 19 de março. Este costume vai perdendo força aqui na Espanha, porém ainda é muito comum algumas lojas oferecerem descontos ou brindes para seus clientes no dia de seus santos.

santoral julio

As senhoras de idade, principalmente, todos os anos compram um calendário, chamado “Santoral”, que é um calendário normal de colocar atrás da porta da cozinha, porém com uma informação extra: O nome do santo do dia. Desta forma, elas se mantem atualizadas, para que no dia do santos de seus netos, não se esqueçam de presenteá-los.

Aliás, hoje é dia 12 de março, dia de São Pancrácio (acabo de comprovar no santoral da minha agenda…. Sim as agendas aqui também vêm com Santoral, não sei como consegui viver sem isso até agora. Não sei se alguém chamado Pancrácio vai ler este post… Se for o seu caso, parabéns e…… lamento pelo nome…).