Skip to content

6 dicas para fazer uma festa infantil no estilo americano.

14/05/2015

EUARenata Kotscho Velloso – San Francisco, EUA
 

Esse é o mês do meu aniversário e também das minhas duas filhas. É também aniversário da Ana, outra autora do Brasil com Z. Então aproveitando o assunto resolvi escrever um pouco sobre como são comemorados os aniversários aqui nos EUA, principalmente as festas infantis.

Festa com tema de ciências nos EUA. Foto: Renata Velloso

Festa com tema de ciências nos EUA.
Foto: Renata Velloso

  1. Convide poucos amigos: as festinhas de crianças em geral são feitas com poucos convidados, para que a criança possa brincar de verdade com os seus melhores amigos. Em geral cerca de 10 amiguinhos já fazem uma bagunça bem divertida.
  2. Estipule horário para festa começar e terminar: as festas de criança aqui nos EUA duram cerca de 2 ou 3 horas, o tempo ideal para ninguém ficar com dor de cabeça.
  3. Decoração simples com coisas feitas em casa: Ao contrário das festas infantis brasileiras, a decoração das festas americanas são bem mais simples, com muita coisa feita em casa. Envolver a criança no planejamento e na execução da festa também é uma maneira muito legal de ampliar a expectativa e a diversão da festa.
  4. Prefira comidas saudáveis e não esqueça de servir água: Nas festas por aqui costuma ter muita fruta, sanduíches naturais e sucos. Mesmo assim muitas crianças preferem beber água mesmo. Mas é claro: bolo e cupcakes são sempre bem vindos também!
  5. Programe atividades para entreter as crianças: as mães americanas costumam ser criativas em planejar brincadeiras e atividades relacionadas com o tema da festa. Jogos, atividades artísticas, “caça ao tesouro”, experiências científicas e blocos de montar são opções populares.
  6. Mantenha o orçamento sob controle. Gasta-se muito menos em festas de criança nos EUA se compararmos ao Brasil. A ideia não é dar uma “festa de casamento” por ano, mas sim convidar os melhores amiguinhos da criança para uma tarde divertida com o aniversariante, tudo bem simples e caprichado.
Festa infantil nos EUA: Decoração feita em casa, mas com muito capricho.

Festa infantil nos EUA: Decoração feita em casa, mas com muito capricho.

Como vocês podem ver eu sou fã do estilo de festas de crianças por aqui. Para quem gosta da ideia, no Pinterest existem murais cheios de ideias muito legais para preparar festas infantis. Para criar um evento divertido que fique na memória da criança basta uma pitada de criatividade e arregaçar um pouco as mangas. No final todo mundo aproveita mais e enlouquece menos.

 
 ——————
*Renata Velloso é médica e autora do Bulle de Beauté e também é responsável pelo projetoDoctors on the Cloud . Para saber mais sobre ela  clique aqui.
7 Comentários leave one →
  1. 14/05/2015 8:17

    No Brasil é uma ostentação com festa infantil… Na Holanda se pode fazer em casa como você descreveu, com hora marcada para começar e terminar. Isso se a criança é popular e muito pequena ainda e tem mesmo que convidar uns 10 amiguinhos, e a casa é grande. Muitas famílias preferem levar 7 crianças convidadas em dois carros para uma tarde de jogos com pistola a laser, ou discoteca-piscina, ou barco de fazer panquecas. O barco dá umas voltas e uns rodopios nas águas atrás da Estacão Central de Amsterdam, as crianças comem umas panquecas, cantam, gritam, brincam e acabou.

  2. 14/05/2015 11:57

    Oi Renata, estou surpresa com a sua descrição das festas aí. Acho que o que tinha na cabeça é aquele clichê exagerado sobre os americanos e como se comemora um aniversário aí. Inclusive as fotos que eu encontro no Pinterest me fazem imaginar algo assim. Até pensei que as festas infantis do Brasil eram daquele jeito por influência americana. Mas que legal que não é como eu pensei.
    Na Suíça é praticamente igual aí e eu adorei isso quando cheguei aqui. Achei tão legal o fato da decoração ser caseira com ajuda das crianças, ter muitas frutas, água e brincadeiras. Acho é mais criativo e divertido oras crianças também. Além do mais, o horário determinado, faz com que ninguém fique (muito) acabado do final.

    • 14/05/2015 16:31

      Oi Arlete,

      Obrigada pelo seu comentário. Pelo menos aqui na California o modelo é esse que eu descrevi, ou ainda mais simples, fora de casa, como a Ana escreveu. As pessoas capricham bastante, mas não rola ostentação e no final das contas gasta-se muito pouco nas festas infantis quando comparamos ao Brasil.

      Beijos
      Renata

  3. Cristina zaago permalink
    06/06/2016 17:25

    Nos Estados Unidos minhas amigas q moram lá falam q o $ é guardado p faculdade da criança. .. acho Legal isso… por aqui gasta se uma fortuna e vai ver os pais além d endividados nem terminaram o colegial. .. e sabe lá Deus se a criança vai estudar. ..

  4. priscila garcia permalink
    22/06/2016 15:46

    Preciso de um help, aqui no Brasil não encontro muitos temas para festa Joao e Maria. Irei fazer na minha casa, acredito que gastar o dindin em algo que sera divertido na propria casa e criar lembranças boas da infancia num ambiente familiar é maravilhoso!
    Preciso encontrar ideias sobre personalizados, mas so vou encontrar em páginas em Inglês ou outras linhas, pois os clássicos são mais fortes ai fora. Podes me dizes como posso procurar, como se diz personalizados, lembrancinhas, essas coisas, rsrs
    Já sei que o nome é Hansel and Gretel e minhas amigas que farao os personalizados não encontram material para criar, me ajuda por favor, rsrsr beijos!

  5. Renata Lazaro permalink
    24/10/2016 23:10

    Olá Renata, meu filho irá fazer 8 anos em fevereiro/17 e estou super empolgada para fazer uma festa estilo americana, porém, gostaria de fazer em algum parque, minha idéia é o Horto Florestal de SP, um espeço muito gostoso, penso num piquenique e como sei que por ai é muito comum piqueniques em parques, gostaria de sugestões de decoração simples, pois queremos fazer tudo em casa e comidas, pois não terei geladeira e fogão por perto, apenas caixa térmica.
    Obrigada por nos ajudar.
    Renata

    • 25/10/2016 7:05

      Olá Renata, agradecemos pels sua participação. A Renata K. Velloso não escreve mais para o blog há anos. Use sua criatividade para decoração e comidas frias nesse calor! Toalhas rústicas bacacans no chão e copos coloridos já estão de bom tamanho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: