bz_holanda Ana Fonseca – Holanda

Estereótipos são ideias preconcebidas sobre um povo ou país. A maioria dos estereótipos tem um fundo de verdade. Porém, é sempre melhor investigar se não passam de mito ou estória da carochinha.

dutch humble

1 – A Holanda é situada abaixo do nível do mar. Falso. Só uma parte do país, a Randstad e ao longo da costa é que está abaixo do nível do mar (1/4 da área total do país), sendo protegida por diques. O resto do país é, digamos, seguro com relação a possíveis enchentes.

2 – Os holandeses usam tamancos de madeira. Falso. Eu só vi em 15 anos que vivo por aqui dois idosos usando “klompen”, e para andar na terra fofa do jardim. O “pobrema” é que a Holanda divulga muito para o exterior essa imagem de holandeses vestidos com roupas típicas e de tamancos, principalmente para atrair turistas. Há uma imagem muito “fixa” principalmente entre os norte-americanos de que os holandeses são doidões promíscuos.

dutch girl

3- São os mais altos do mundo. Verdade. Muitos biólogos e cientistas têm coçado muito a cabeça tentando explicar esse fato. Talvez devido ao alto consumo de laticínios, prosperidade e boa assistência médica, ou talvez porque mais famílias tem capacidade financeira de passar férias com os filhos em países ensolarados (vitamina D), os holandeses tiveram um pique incrível no crescimento da altura durante o século XX. Desde os anos 50 do século passado mantém o posto de mais altos do mundo, com os norte-americanos em segundo lugar.

weed plantage

Forte supseita de plantação de maconha no ático de uma casa, em pleno inverno. Os vizinhos denunciaram, a polícia entrou em ação. Rondas de helicópteros feita pela polícia na área urbana durante o inverno não são incomuns. 

4 – As drogas são totalmente liberadas na Holanda. Falso. Drogas leves como haxixe ou maconha podem ser adquiridas em coffee shops, até uma certa quantidade por pessoa (5g). É legal plantar até 5 pés de maconha em casa, para consumo (a-hem) próprio. O que acontece é que na Holanda há a política de “fechar um olho para certas ilegalidades” (gedoogbeleid), como o consumo de drogas pesadas. A lei holandesa não pune o consumidor que esteja na posse de até 5g, mas prende o produtor. Como consequência, o consumo de drogas é um dos menores de toda a Europa. Você não vê pessoas drogadas no ambiente de trabalho ou pelas ruas. Obs.: menores de 18 anos não caem na política de gedoogbeleid. É estritamente proibida para menores a possessão de drogas.

dutch problems tumblr

via: dutchproblems.tumblr.com

5 – Todo holandês fala inglês. Em termos. O inglês é ensinado nas escolas. Mas nem todo holandês consegue no estalar de um dedo sair falando inglês fluente. Há donas de casa, fazendeiros, empregados de fábricas, e até profissionais com curso superior que tem um contato mínimo ou zero com a língua e não falam inglês com fluência.

6 – A prostituição é legal na Holanda. Verdade. Profissionais do setor se registram como tal e pagam impostos ao governo. As áreas vermelhas estão em franca diminuição no país e muitos profissionais da área estão trabalhando na ilegalidade. As prefeituras de diversas cidades não estão renovando as licenças de bordéis e casas de prostituição, preferindo conceder licenças a lojas e bares/restaurantes, etc.. Isso porque o país quer sair da lista de destinos preferidos para comercializar mulheres traficadas.

7 – A eutanásia é legal na Holanda. Verdade. Porém nem todo médico a pratica. Muitos se recusam e indicam a família a um outro colega médico. O método mais comum é uma injeção letal.

8- O aborto é legal na Holanda. Verdade. Até um certo período de gravidez e feito com muita parcimônia. O método mais comum nesse caso é a ingestão de pílulas abortivas. Again: o índice de gravidez indesejada é dramaticamente menor na Holanda do que países como Inglaterra, França e Alemanha. Isso devido à franca educação sexual na escola e em casa.

9 – A língua holandesa é como a língua alemã. Argh, não ! Mas os alemães aprendem holandês bem rápido e vice-versa…

10 – O país é todo plano. Verdade. Plano como uma panqueca (o ponto mais alto do país tem apenas cerca de 300m). E o mais populoso da Europa. Você nunca está sozinho na Holanda: tem sempre uma vaca no pasto, um carro na estrada, um ciclista na rua, um barco navegando no canal, alguém te dando uma cutucada.

the world

 Amsterdam como o umbigo do mundo e o resto do mundo visto pelos holandeses. Fato ou falso ? 

————–

Ana Fonseca vive desde 1999 na Holanda. Veja fotos dela e dos autores do BZ no Instagram: @blogbrasilcomz