Skip to content

Alugar apartamentos – tarefa difícil na Índia

02/06/2015

bz_india

Juliana Paula – Índiabhk-flat-for-sale-in-borivali-w-mumbai_4b301060_3
Encontrar um apartamento para morar nem sempre é tarefa fácil, pois temos que levar em condições diversos fatores. Mas, na Índia, há ainda mais fatores a serem considerados. Vamos conhecê-los!

  1. O fator religioso
    20141201_105342

Religião é algo que não falta na Índia. As principais seriam o Hinduísmo, Islamismo, Cristianismo, Sikhismo e Jainismo. A intolerância geralmente é grande entre muçulmanos e hindus. Por isso, na maioria dos casos, eles vivem bem separados. Eu diria que eles vivem em guetos, para que nossos leitores possam entender melhor. Portanto, não há brigas ou mal entendidos durante o Diwali, Ramadan ou Natal. Todos podem comemorar seus festivais sem incomodar os vizinhos. Porém, na Índia, percebi que quanto mais alta a classe da família, menores as diferenças.

Pessoal celebrando um festial hindu no meu prédio.

Pessoal celebrando um festial hindu no meu prédio.

Eles não se misturam, mas vivem no mesmo prédio e todos convivem em harmonia. Curiosamemte, em Mumbai, há bairros de cristãos onde só católicos são permitidos. Os seguidores de outras correntes do cristianismo vão ter que procurar moradia em outros locais. Recentemente, houve um grande rebuliço aqui na Índia, já que muitos donos de apartamentos andaram publicando seus anúncios, dizendo abertamente que não alugariam para nenhum muçulmano. Esta prática é bastante comum, mas sempre feita discretamente.

Um dos bairros predominantemente muçulmanos

Um dos bairros predominantemente muçulmano

  1. Os hábitos alimentares
    DSCN6040

Em um país com tantas religiões, obviamente também há diversos hábitos alimentares. Como todos vocês sabem, hindus mais radicais não comem carne de nenhum tipo. Muitos deles não comem nem ovos, como é o caso da minha sogra e cunhada. Sendo assim, os hábitos alimentares são muito importantes na hora de escolher um apartamento. Pode ser que o dono do apartamento seja hindu radical e não queira nenhuma carne dentro da casa dele. Sendo assim, não vai dar para fazer aquele franguinho frito. Nos prédios onde muçulmanos vivem, você pode comer de tudo, mas esqueça a linguiça do feijão, o presuntinho do café da manhã e qualquer outro derivado do porco.

Em Mumbai, por ser uma cidade extremamente cosmopolita, as coisas tendem a ser menos radicais, mas no Norte da Índia, por exemplo, não quiseram alugar uma casa para nós por causa de uma batata. – Batata? Como assim-??- você deve estar se perguntando. Sim, a dona da casa era seguidora do Jainismo e segundo a crença deles, não podem comer nada que seja arrancado diretamente do solo, como batata, cebola, alho, etc. A casa era linda, mas a batata nos fez mudar de opinião. Afinal, eu e meu esposo somos loucos por batata! Mas, nos anúncios, geralmente vêm escrito sobre as restrições alimentares. Portanto, mais um item a ser considerado!

  1. O salário e a classe social
    20141129_105858

Bem, nos anúncios dos jornais indianos não vêm escrito nada sobre isso, mas a verdade é que se a pessoa escolhe morar em um prédio, ela terá que passar por uma entrevista com a chamada “society”, que nada mais é do que uma associação de moradores e proprietários de apartamentos naquele prédio. Eles vão pedir vários documentos, perguntar onde você trabalha, quanto ganha, o que seus pais fazem (isso importa muito aqui na Índia), entre outros detalhes. Só após a entrevista é que eles vão te dizer se você foi aceito ou não no prédio. Mas, há também o caso de você ver um anúncio no jornal de um apartamento com um preço interessante e ser rejeitado pelo dono. O motivo? Ele vai perguntar sua profissão e background e se estiver acima do padrão do local, eles também te rejeitam. – Senhor, este local não é para alguém do seu nível. – é a resposta que se recebe nestes casos.

20141129_105413

20141215_111201

20150404_152031

20141115_152115

4. Os solteiros
hansika_jeans

Pois é. Os solteiros, principalmente as solteiras, sofrem na Índia. É difícil encontrar apartamento, pois muitos proprietários só querem alugar para famílias. E, às vezes, mesmo que o proprietário seja a favor, a ”society” que citamos acima, não aceita. Mesmo em Mumbai, onde dezenas de jovens vêm de outros estados para trabalhar, este também é outro problema que eles enfrentam. Geralmente, estes jovens acabam morando no que eles chamam de PG (paying guest) ou dividem apartamentos com outros jovens em prédios que permitam solteiros. Tenho colegas estrangeiras que moram sozinhas em seus apartamentos, mas para isso, tiveram que apresentar uma carta da empresa, dizendo que a mesma se responsabilizava por elas. No nosso caso, somos casados de papel passado, mas quando descobrem que eu sou estrangeira, eles logo perguntam se temos a certidão de casamento. Aqui em Mumbai, as coisas ainda são um pouco mais tranquilas, mas em outras cidades menores, estas regras ainda são mais severas.

Ou seja: Encontrar um apartamento é algo difícil aqui na Índia, até mesmo para os próprios indianos! Vejamos algumas frases típicas dos classificados:

Exclusively furnished 2bhk with electronics, Pearl Heights, 2bhk, sea view flat. 15th floor. Pictures are real. All castes welcome

2Bhk, beautifully furnished flat, Mota Mansion, 4th cross lane, Lokhandwala. Only families. Religion no bar.

1 BHK FLAT FOR RENT NEAR DN Nagar,for bachelors
1bhk FLAT AVAILABLE FOR GIRLS ONLY VEG

Espero que tenham gostado do artigo. Um abraço e até a próxima!

Juliana Paula mora na Índia desde 2013 e desde então, tem desbravado aquele belo e encantador país. Para saber mais sobre ela clique aqui.

20 Comentários leave one →
  1. 02/06/2015 10:36

    Eu e minha esposa temos o sonho de sair dirigindo pela India, cozinhando com os locais. Deve ser uma aventura e tanto.

    • 02/06/2015 12:13

      Nossa!Que sonho bacana!Acho que isso ia virar um otimo programa de tv, viu?

      • 02/06/2015 12:17

        Quem dera nós. A inpiração vem mesmo da influência da comida Indiana na Inglaterra, onde moramos. Além do Rick Stein que fez um especial pra BBC que retrata bem isso. Viajando pelo país, conhecendo os lugares e as pessoas, cozinhando com as pessoas. Uma vontade de fazer algo parecido é muita. Quem sabe um dia. 😉

      • 02/06/2015 12:29

        Que interessante! Nao conhecia este programa da BBC. Sera que encontro no Youtube? Vou procurar. Ha muitos indianos na Inglaterra e quase todos os indianos aqui sonham em estudar ou morar ai por um tempo.As escolas particulares daqui cujo ensino eh dado em lingua inglesa tambem sempre fazem questao de escrever em seus cartazes e anuncios que sao reconhecidas pelo governo britanico!!!

      • 02/06/2015 12:40

        Busquei aqui no YouTube e os únicos que tem disponíveis é para alugar. Tem alguns pedaços, que as pessoas sobem, mas logo o YouTube tira. Da pra assistir uma entrevista onde ele fala do livro do programa, dessa série que assistimos, temos o livro, muito bom e completo, assite aqui nesse link – https://www.youtube.com/watch?v=SX2jSi6-M4U

        Da uma buscada na Internet para encontrar outras formas de baixar os episódios. Não sei se tem no Netflix e acredito que não seja possível acessar o BBC iPlayer de fora do Reino Unido, eles bloqueiam acesso externo. Mas com certeza deve ter em algum lugar, só não sei lhe dizer exatamente onde. 😉

  2. 02/06/2015 11:56

    Muito complexo isso de arrumar moradia na Índa. Só o sistema de castas já complica muito tudo. Religião então… mais separa do que une. Na Malásia vi isso que você falou, dos hindus estarem separados dos muçulmanos. Há uma cidade lá onde só tem mesquita e toda a população é muçulmana. Outra cidade onde só tem indiano. Outra só tem chinês e letreiros em neon. Os malaios mesmos tadinhos são minoria no país, e os mais pacíficos. Fiquei num hotel que os restaurantes era também separados: chines (não tivemos coragem de ficar lá, fomos 100% ignorados) um hindu (tudo tinha acabado do bufé, só tinha uns curries de frango com pé de galinha e cada unhão!) e outro muçulmano (eu não entendia as comidas mas as garotas – outras clientes – foram super friendly explicando tudo em inglês).
    Enfim, a Índia (e Malásia) não são para beginners !

    • 02/06/2015 12:15

      Oi, Ana! Eh verdade…aqui eh tudo separado mesmo. Cada um no seu quadrado. Eh verdade..a Malasia eh bem assim como voce citou mesmo. Meu esposo morou la por 5 anos e, por incrivel que pareca, morou em um bairro chines!!!No incio, ele se sentia um alien, mas depois, todos o acolheram bem e ele morre de saudades da Malasia!Sim…nem India nem Malasia sao para iniciantes!!Otima observacao!Um abraco!

    • 02/06/2015 12:31

      Acho que deve ser questão de perspectiva. Cada lugar deve ter algo estranho.

      Até pra eles indo no Brasil devem achar estranho dobradinha, feijoada, sarapaté entre outros.

      Só acho que acha o que procura, se for a algum lugar procurar coisa ruim, vai encontrar coisa ruim, se procurar coisa boa, irá encontrar coisa boa.

      Mas que unha no pé de galinha é coisa estranha é mesmo. 😉

      • 02/06/2015 12:36

        Pe de galinha realmente nao eh agradavel. Aqui na India, a gente nao tem tantos pratos de embrulhar o estomago e a maioria eh deliciosa, especialmente a comida feita pelos muculmanos daqui. Mas, tem um prato um pouco indigesto, na minha opiniao, chamado Bheja Fry, que eh miolo de carneiro frito.

  3. 02/06/2015 12:24

    Que país instigante!Sempre soube que a Ìndia era muito diferente mas não da para imaginar quanto.São tantas regras que é preciso mesmo muito amor para adaptar.E a autora vem mostrando de forma muito linda que construiu esse amor pelo país ,seus costumes e seu povo.Como diz aqui no interior de MG Juliana e India são a tampa e o balaio.Estou adorando conhecer mais desse lugar maravilhoso .Obrigado.

    • 02/06/2015 12:32

      Obrigada pelo comentario, Antonio! Sim…toda esta mistura e diferencas eh que fazem da India um lugar fascinante. Bem, eu acho que me encontrei aqui! E, fico feliz em poder apresentar varios aspectos da India para os nossos leitores que fogem um pouco aqueles sempre apresentados pela midia: Rio Ganges, sujeira e estupros.

  4. 02/06/2015 14:55

    É verdade, morei numa guest house com outros estrangeiros. Os meus landlords eram mais abertos para os padrões de Jaipur. Mesmo assim, tive choques no começo em função de eu gostar de noitadas hahaha, eles esperavam que eu chegasse às 23:30h…. Cá, entre nós, a vida noturna na Índia deixa a desejar, recado a baladeiros de plantão. Tivemos que negociar bastante a respeito disso.

    Tinha uma casa onde moraram alguns amigos meus, não era permitido nem carne e bebidas alcóolicas (pra isso é tranquilo dar um jeito). Estudantes costumam morar em espaços divididos por gênero, nada de espaço misto.

    • 02/06/2015 16:02

      Ola, Andre!Obrigada pelo comentario! Sim..para noitadas a India deixa muito a desejar, a nao ser que a pessoa va para Goa! Em Mumbai, a vida noturna eh mais agitada, apesar de eu e meu esposo nunca termos experimentado. Um abraco!

  5. Arlete Dotta permalink
    04/06/2015 6:33

    Oi Juliana, seus posts me fazem viajar pra longe. Quantas diferenças, quantas particularidades! E eu que já achava uma chatice alugar apartamento aqui, preenchendo formulários e aguardando a decisão do proprietário. A gente nem imagina como é em outras partes do mundo. Abraço

    • 04/06/2015 7:18

      Obrigada pelo comentario, Arlete!Eh verdade…e eu e meu esposo estamos de novo procurando um novo local para morar. Nossa saga em Mumbai continua!!Um abraco!

  6. 25/04/2016 3:52

    Oi! Estou programando uma viagem para a Índia, vou fazer uma pesquisa…poderíamos conversar, suas recomendações seriam de grande valia…me procure no face.

  7. 15/07/2016 2:43

    Ei, Juliana! Tudo bem? Conheci seu blog hoje e gostei muito do seu texto! Em aproximadamente um mês estarei indo para Mumbai, serei trainee por um ano. Gostaria de receber orientações suas sobre a vida aí, sobre onde é melhor morar, onde eu poderia encontrar brasileiros em Mumbai… Tenho muitas dúvidas! Abraço!

    • 15/07/2016 2:56

      Oi, Anna!! Tudo bom?Obrigada pela visit ao blog!! Opa! Mais um brasileira vindo para MUmbai!? Que legal! Bem, voce pode me escrever para juinjapansince2007@gmail.com que eu te passo mais detalhes sobre Mumbai, mas a melhor coisa em Mumbai eh morar perto de onde a pessoa trabalha, porque o transito eh caotico e perde-se muio tempo nele, ainda mais na epoca das chuvas. Sugiro que voce visite meu cana no Youtube, onde ha centenas de videos sobre Mumbai e voce podera ter uma mehor ideia sobre cidade. Um abraco e boa viagem!

Trackbacks

  1. Apartamentos na Índia- Saiba mais | Tabibito Soul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: