bz_india

Juliana Paula – Índiabhk-flat-for-sale-in-borivali-w-mumbai_4b301060_3
Encontrar um apartamento para morar nem sempre é tarefa fácil, pois temos que levar em condições diversos fatores. Mas, na Índia, há ainda mais fatores a serem considerados. Vamos conhecê-los!

  1. O fator religioso
    20141201_105342

Religião é algo que não falta na Índia. As principais seriam o Hinduísmo, Islamismo, Cristianismo, Sikhismo e Jainismo. A intolerância geralmente é grande entre muçulmanos e hindus. Por isso, na maioria dos casos, eles vivem bem separados. Eu diria que eles vivem em guetos, para que nossos leitores possam entender melhor. Portanto, não há brigas ou mal entendidos durante o Diwali, Ramadan ou Natal. Todos podem comemorar seus festivais sem incomodar os vizinhos. Porém, na Índia, percebi que quanto mais alta a classe da família, menores as diferenças.

Pessoal celebrando um festial hindu no meu prédio.

Pessoal celebrando um festial hindu no meu prédio.

Eles não se misturam, mas vivem no mesmo prédio e todos convivem em harmonia. Curiosamemte, em Mumbai, há bairros de cristãos onde só católicos são permitidos. Os seguidores de outras correntes do cristianismo vão ter que procurar moradia em outros locais. Recentemente, houve um grande rebuliço aqui na Índia, já que muitos donos de apartamentos andaram publicando seus anúncios, dizendo abertamente que não alugariam para nenhum muçulmano. Esta prática é bastante comum, mas sempre feita discretamente.

Um dos bairros predominantemente muçulmanos

Um dos bairros predominantemente muçulmano

  1. Os hábitos alimentares
    DSCN6040

Em um país com tantas religiões, obviamente também há diversos hábitos alimentares. Como todos vocês sabem, hindus mais radicais não comem carne de nenhum tipo. Muitos deles não comem nem ovos, como é o caso da minha sogra e cunhada. Sendo assim, os hábitos alimentares são muito importantes na hora de escolher um apartamento. Pode ser que o dono do apartamento seja hindu radical e não queira nenhuma carne dentro da casa dele. Sendo assim, não vai dar para fazer aquele franguinho frito. Nos prédios onde muçulmanos vivem, você pode comer de tudo, mas esqueça a linguiça do feijão, o presuntinho do café da manhã e qualquer outro derivado do porco.

Em Mumbai, por ser uma cidade extremamente cosmopolita, as coisas tendem a ser menos radicais, mas no Norte da Índia, por exemplo, não quiseram alugar uma casa para nós por causa de uma batata. – Batata? Como assim-??- você deve estar se perguntando. Sim, a dona da casa era seguidora do Jainismo e segundo a crença deles, não podem comer nada que seja arrancado diretamente do solo, como batata, cebola, alho, etc. A casa era linda, mas a batata nos fez mudar de opinião. Afinal, eu e meu esposo somos loucos por batata! Mas, nos anúncios, geralmente vêm escrito sobre as restrições alimentares. Portanto, mais um item a ser considerado!

  1. O salário e a classe social
    20141129_105858

Bem, nos anúncios dos jornais indianos não vêm escrito nada sobre isso, mas a verdade é que se a pessoa escolhe morar em um prédio, ela terá que passar por uma entrevista com a chamada “society”, que nada mais é do que uma associação de moradores e proprietários de apartamentos naquele prédio. Eles vão pedir vários documentos, perguntar onde você trabalha, quanto ganha, o que seus pais fazem (isso importa muito aqui na Índia), entre outros detalhes. Só após a entrevista é que eles vão te dizer se você foi aceito ou não no prédio. Mas, há também o caso de você ver um anúncio no jornal de um apartamento com um preço interessante e ser rejeitado pelo dono. O motivo? Ele vai perguntar sua profissão e background e se estiver acima do padrão do local, eles também te rejeitam. – Senhor, este local não é para alguém do seu nível. – é a resposta que se recebe nestes casos.

20141129_105413

20141215_111201

20150404_152031

20141115_152115

4. Os solteiros
hansika_jeans

Pois é. Os solteiros, principalmente as solteiras, sofrem na Índia. É difícil encontrar apartamento, pois muitos proprietários só querem alugar para famílias. E, às vezes, mesmo que o proprietário seja a favor, a ”society” que citamos acima, não aceita. Mesmo em Mumbai, onde dezenas de jovens vêm de outros estados para trabalhar, este também é outro problema que eles enfrentam. Geralmente, estes jovens acabam morando no que eles chamam de PG (paying guest) ou dividem apartamentos com outros jovens em prédios que permitam solteiros. Tenho colegas estrangeiras que moram sozinhas em seus apartamentos, mas para isso, tiveram que apresentar uma carta da empresa, dizendo que a mesma se responsabilizava por elas. No nosso caso, somos casados de papel passado, mas quando descobrem que eu sou estrangeira, eles logo perguntam se temos a certidão de casamento. Aqui em Mumbai, as coisas ainda são um pouco mais tranquilas, mas em outras cidades menores, estas regras ainda são mais severas.

Ou seja: Encontrar um apartamento é algo difícil aqui na Índia, até mesmo para os próprios indianos! Vejamos algumas frases típicas dos classificados:

Exclusively furnished 2bhk with electronics, Pearl Heights, 2bhk, sea view flat. 15th floor. Pictures are real. All castes welcome

2Bhk, beautifully furnished flat, Mota Mansion, 4th cross lane, Lokhandwala. Only families. Religion no bar.

1 BHK FLAT FOR RENT NEAR DN Nagar,for bachelors
1bhk FLAT AVAILABLE FOR GIRLS ONLY VEG

Espero que tenham gostado do artigo. Um abraço e até a próxima!

Juliana Paula mora na Índia desde 2013 e desde então, tem desbravado aquele belo e encantador país. Para saber mais sobre ela clique aqui.