México

Cancun: o paraíso

bz_mexicoMelissa Lima  – México

Eu vivo tentando frisar pra quem me pergunta, que o México não se limita a Cancun. Mas tenho que admitir que Cancun, merece um post especial! Certamente se você perguntar pra qualquer pessoa, qual o destino que escolheriam no México, 99% das respostas seria o Caribe, liderando o ranking Cancun.

Tive o prazer de ser apresentada a esse paraíso quando mudamos e vale lembrar que meus amigos, quando eu comentava que estava de malas prontas pra cá, me diziam: Me espera lá, que eu agora eu tenho motivos pra ir a Cancun!!! Mas infelizmente, moro no meio do país, e preciso pegar um voo pra chegar no paraíso (mas eles são rápidos e baratos, ponto pra mim!).

DSC04975

E se trata de um paraíso? Sim, se trata. Uma vez falando em Cancun me vem a cabeça o azul daquele mar, “azul Caribe”. Nunca vi nada assim, e de tirar milhões de fotos e ter certeza de que é um lugar privilegiado.

Não dá pra falar que Cancun resume esse país! Longe disso. Cancun é um paraíso, maravilhoso, perfeito, paradisíaco, mas, está longe de retratar esse país (que é lindo demais também). Basta dizer que Cancun é super recente, a história da cidade começa no séc. XX quando o México decidiu criar uma zona turística, num lugar antes deserto. Aproveitando-se ainda dos vestígios maias que haviam por lá. Como comparar uma história que vem dos astecas, com um grande empreendimento…Não dá! Mas isso não tira nem um pouco o encanto do local. É de cair o queixo (pra vocês terem uma idéia, nem tem muita comida apimentada aqui….muito texmex, pra atender ao gosto de todos os turistas).

DSC05036

O governo do México começou a investir muito nessa zona, que antes tinha só alguns produtores de côco… Fez estradas facilitando o acesso, trazendo muita oportunidade de emprego à região. E conseguiu! Sucesso absoluto. Um paraíso, que atrai milhões e milhões de turistas todo o ano, encantados com o azul impressionante do mar do Caribe, que se destaca muito mais quando junto a areia branca, impecável, e lagoas de agua salgada, Nichupte.

Muitos empresários da rede hoteleira investiram nesse paraíso promissor, e a partir dos anos 80, foi reconhecido mundialmente pelos turistas que invadiram o México! Pronto! É inacreditável o tanto de hotéis luxuosos que estão em Cancun! Um do lado do outro, e todos lotados! Tem turista pra todo mundo minha gente. (cade a crise? a pergunta que não se cala!).

14

Cancun significa ninho de cobras, kkkkkk, piada pronta! Mas, quem discutiria com os Maias??? E pasmem, foi descoberta por um espanhol, Francisco Hernandez de Cordoba, em 1570. Ficou lá, até o tal estalo do governo Mexicano. Localizado no estado de Quintana Roo,península de Yucatan, são 22 km de praia, formando o número 7. Meu número de sorte….amo essas coincidências!

Cancun tem de tudo: hotéis fantásticos, baladas, cultura, parques que merecem posts pra eles mesmos (Xcaret, Xel-Há, Xplorer…), golfinhos, paisagens, mexicanos simpáticos … Vale dizer que Cancun é muito segura!!! Da pra andar de noite, tranquila, pegar onibus, super bem conservados, não tem perigo nenhum. Nem acreditei que não precisei de taxi….Mas, como nada e cem por cento perfeito, os preços são em dólares e bem inflacionados…. Aliás, os americanos dominam Cancun….acredito que pela proximidade.

DSC04995

A única preocupação é em se atentar pros períodos de furacão que começam no verão, não é uma regra, masssssss, quem se intimida com essas coisas, é bom se planejar.

Curiosidades:

  • Ruínas maias podem ser encontrados na zona hoteleira de Cancun. O sítio arqueológico de “El Rey” é a maior da zona do hotel, e fica perto do hotel Hilton Cancun Beach & Golf Resort.
  • Mais de um terço do turismo no México é gerado por Cancún. A cada ano, centenas de milhares de pessoas visitam Cancun para desfrutar do bom tempo e belas praias de areia branca.
  • A temperatura média anual de Cancun é de cerca de 27 graus e mais de 240 dias de sol.
  • O aeroporto de Cancun é o segundo mais movimentado do México (perdendo apenas para o aeroporto de Cidade do México) e tem a maior parte do tráfego internacional de todos os aeroportos da América Latina. Em 2009, mais de 11 milhões de visitantes estrangeiros chegaram em Cancún, pelo ar. Aeroporto de Cancun tem 2 faixas que podem ser usados ao mesmo tempo e a torre de controle é o mais alto da América Latina (altura de 18 no mundo).
  • Merguhadores enxergam em Cancun e seus arredores, a oportunidade de mergulhar na Grande Barreira de Corais Maya, o segundo maior recife de coral do mundo. Só a Grande Barreira de Corais da Austrália é maior.

(essas e outras curiosidades, a Flá escreveu no Blog!)

Nos próximos posts, vou apresentando mais paraísos a vocês!

Saludos!

Melissa Lima, 34 anos, mora com a família em San Luis Potosí/MEX desde final de 2013, sem prazo pra voltar pro Brasil (se voltar!). Para saber mais sobre ela clique aqui. Veja fotos da Melissa e dos nossos outros autores no Instagram acessando aqui. Sigam-nos no Facebook para atualizações clicando aqui.  Twitter? Acesse @blogbrasilcomz

12 comentários

  1. quero muito conhecer e outros paraísos! O México me deixa muito curiosa, pela diversidade, cultura, e tudo o mais. Um dia realizarei esse sonho, Cancun, mas tbm o deserto, e outros lugares do México. Adorei saber um pouco da história e particularidades. beijo

    1. Sim Carla! O México tem paraísos espalhados por toda a República! O bom é que é de fácil acesso (transporte e custo!). Com o tempo vou escrevendo sobre eles! Besitos!

  2. Muito bom mesmo. Da ainda mais vontade de ir a Cancun. Gostaria de explorar a região, não se limitando somente aos resorts.

    As ruinas arqueológicas no meu topo da lista e claro, mergulhar para ver a barreira de corias e a vida aquática seria maravilhoso.

    Vou ter que comprar uma GoPro pra ficar ligada o tempo todo enquanto estivermos por ai, em terra e na água.

    As imagens são fantásticas. Muito bom de ler Melissa.

    1. Rogério, prepare-se pra conhecem Tulum então, que une tudo isso: azul do Caribe e ruinas arqueológicas! Eu não consigo tirar da minha cabeça essa imagem: é linda! Vou escrever um post sobre Tulum dia desses! Saludos.

  3. Oi Melissa, as fotos são muito bonitas. Sempre ouvi dizer dizer que Cancún era paradisíaco mesmo. Pena que muitas vezes, esses lugares lindos acabam sendo monopolizados por empresários que só exploram o potencial turístico do lugar sem levar em conta a natureza e nem os nativos. Vc sabe se existe alguma preocupação do governo em relação à conservação do meio ambiente e apoio à população local?
    Um abraço

  4. oi Melissa,

    entre as pirâmides que você nos traz em teu belo post, e a artificialidade de paraisos feitos de cimento, te digo que Cancun não faz parte de meus sonhos nem projetos.

    o mar do Caribe, lindo com o azul que você pinta, me verá, sim, Mas a partir de outras janelas, que a de um hotel…

    ah! a foto da garotinha de costas…belíssima. Parabéns.

    1. Cancun é linda! Dê uma chance a ela! 😉 Souberam explorar bem o mar do Caribe e toda sua exuberância. Eu particularmente só não acho que pode retratar o México. México pra mim é muito melhor retratado na cidadezinha de Guanajuato, minha paixão mexicana! (Do ladinho da minha casa…) E o garotinha é minha modelo “consentida” , minha filha querida….rs Um beijo.

      1. querida, não duvido da beleza de Cancun. Só que, como FELIZMENTE há tantos lugares belos no mundo, e nossa preferência é sempre pela natureza….

        tua filhota é uma graça. Tem a quem puxar, né?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: