Eu vivo tentando frisar pra quem me pergunta, que o México não se limita a Cancun. Mas tenho que admitir que Cancun, merece um post especial! Certamente se você perguntar pra qualquer pessoa, qual o destino que escolheriam no México, 99% das respostas seria o Caribe, liderando o ranking Cancun.

Tive o prazer de ser apresentada a esse paraíso quando mudamos e vale lembrar que meus amigos, quando eu comentava que estava de malas prontas pra cá, me diziam: Me espera lá, que eu agora eu tenho motivos pra ir a Cancun!!! Mas infelizmente, moro no meio do país, e preciso pegar um voo pra chegar no paraíso (mas eles são rápidos e baratos, ponto pra mim!).

DSC04975

E se trata de um paraíso? Sim, se trata. Uma vez falando em Cancun me vem a cabeça o azul daquele mar, “azul Caribe”. Nunca vi nada assim, e de tirar milhões de fotos e ter certeza de que é um lugar privilegiado.

Não dá pra falar que Cancun resume esse país! Longe disso. Cancun é um paraíso, maravilhoso, perfeito, paradisíaco, mas, está longe de retratar esse país (que é lindo demais também). Basta dizer que Cancun é super recente, a história da cidade começa no séc. XX quando o México decidiu criar uma zona turística, num lugar antes deserto. Aproveitando-se ainda dos vestígios maias que haviam por lá. Como comparar uma história que vem dos astecas, com um grande empreendimento…Não dá! Mas isso não tira nem um pouco o encanto do local. É de cair o queixo (pra vocês terem uma idéia, nem tem muita comida apimentada aqui….muito texmex, pra atender ao gosto de todos os turistas).

DSC05036

O governo do México começou a investir muito nessa zona, que antes tinha só alguns produtores de côco… Fez estradas facilitando o acesso, trazendo muita oportunidade de emprego à região. E conseguiu! Sucesso absoluto. Um paraíso, que atrai milhões e milhões de turistas todo o ano, encantados com o azul impressionante do mar do Caribe, que se destaca muito mais quando junto a areia branca, impecável, e lagoas de agua salgada, Nichupte.

Muitos empresários da rede hoteleira investiram nesse paraíso promissor, e a partir dos anos 80, foi reconhecido mundialmente pelos turistas que invadiram o México! Pronto! É inacreditável o tanto de hotéis luxuosos que estão em Cancun! Um do lado do outro, e todos lotados! Tem turista pra todo mundo minha gente. (cade a crise? a pergunta que não se cala!).

14

Cancun significa ninho de cobras, kkkkkk, piada pronta! Mas, quem discutiria com os Maias??? E pasmem, foi descoberta por um espanhol, Francisco Hernandez de Cordoba, em 1570. Ficou lá, até o tal estalo do governo Mexicano. Localizado no estado de Quintana Roo,península de Yucatan, são 22 km de praia, formando o número 7. Meu número de sorte….amo essas coincidências!

Cancun tem de tudo: hotéis fantásticos, baladas, cultura, parques que merecem posts pra eles mesmos (Xcaret, Xel-Há, Xplorer…), golfinhos, paisagens, mexicanos simpáticos … Vale dizer que Cancun é muito segura!!! Da pra andar de noite, tranquila, pegar onibus, super bem conservados, não tem perigo nenhum. Nem acreditei que não precisei de taxi….Mas, como nada e cem por cento perfeito, os preços são em dólares e bem inflacionados…. Aliás, os americanos dominam Cancun….acredito que pela proximidade.

DSC04995

A única preocupação é em se atentar pros períodos de furacão que começam no verão, não é uma regra, masssssss, quem se intimida com essas coisas, é bom se planejar.

Curiosidades:

  • Ruínas maias podem ser encontrados na zona hoteleira de Cancun. O sítio arqueológico de “El Rey” é a maior da zona do hotel, e fica perto do hotel Hilton Cancun Beach & Golf Resort.
  • Mais de um terço do turismo no México é gerado por Cancún. A cada ano, centenas de milhares de pessoas visitam Cancun para desfrutar do bom tempo e belas praias de areia branca.
  • A temperatura média anual de Cancun é de cerca de 27 graus e mais de 240 dias de sol.
  • O aeroporto de Cancun é o segundo mais movimentado do México (perdendo apenas para o aeroporto de Cidade do México) e tem a maior parte do tráfego internacional de todos os aeroportos da América Latina. Em 2009, mais de 11 milhões de visitantes estrangeiros chegaram em Cancún, pelo ar. Aeroporto de Cancun tem 2 faixas que podem ser usados ao mesmo tempo e a torre de controle é o mais alto da América Latina (altura de 18 no mundo).
  • Merguhadores enxergam em Cancun e seus arredores, a oportunidade de mergulhar na Grande Barreira de Corais Maya, o segundo maior recife de coral do mundo. Só a Grande Barreira de Corais da Austrália é maior.

(essas e outras curiosidades, a Flá escreveu no Blog!)

Nos próximos posts, vou apresentando mais paraísos a vocês!

Saludos!