Skip to content

Autores convidados: Como aproveitar Madrid no verão

19/06/2015

bz_espanha

Suzana Paquete -Espanha

Quem gosta de aproveitar a vida ao ar livre tem que usar o calor que faz em Madri no verão como aliado. Muita gente foge das temperaturas de até 42 graus mas esquece que a cidade oferece várias maneiras de se refrescar nessa época do ano. No centro da cidade há 3 parques bastante arborizados e cheios de atividades para você não se “aburrir” enquanto todos os seus colegas fogem pra praia.

Eu em Madri

Eu em Madri

O primeiro deles é o Parque del Retiro. Com uma estação de metrô que desemboca dentro dele, a distância não é desculpa, apesar de ele ser super central. Se você estiver passeando por Madri e for conhecer a Puerta de Alcalá ou o Passeo del Prado, é só andar mais alguns metros e entrar no parque por alguma das suas portas de acesso. Se quiser enfrentar o sol em um entorno mais fresco, pode até arriscar um passeio nos barcos do lago (conhecido como estanque) nas primeiras ou nas últimas horas do dia. Outra visita legal de se fazer é ir ver a estátua do Anjo Caído e os patinadores que ficam treinando em volta dela. Lá também está o Palácio de Cristal, um edifício todo de vidro que abriga exposições itinerantes, ou seja, sempre haverá alguma novidade por lá. Ao redor de todas essas áreas há infinitas árvores que dão bastante sombra e convidam a uma siesta despretensiosa para depois continuar passeando pela cidade.

Retiro

Retiro

Outro parque que é o meu xodó e que já foi considerado durante muito tempo o jardim da minha casa é o Templo de Debod, cujo nome oficial é Parque de la Montaña. Ele é menor e fica perto da Plaza de Espanha, onde dá pra chegar com o metrô de mesmo nome. O templo egípcio foi um presente que a Espanha recebeu por ter ajudado a salvar os templos de Abu Simbel quando a região estava prestes a ser inundada, e ele foi colocado nesse parque. Morei alguns anos naquelas redondezas e gostava muito de ir pra lá com um livro e uma canga pra buscar uma sombra e curtir o ambiente fresco que se forma por ali. As vistas do parque são lindas e a hora mais concorrida para vê-las é no por do sol, já que o céu rosa que se forma atrás do templo junto com o espelho d’água são um verdadeiro cartão postal.

Debod

Debod

O terceiro lugar que eu indico para aproveitar o verão é o Madrid Rio, uma área urbanizada há poucos anos ao longo do rio Manzanares. Há vários metrôs próximos já que o parque tem 10 Km de extensão, entre eles as estações de Príncipe Pio, Puerta de Toledo e Legazpi. Os 30 km de pista para bicicleta servem também para caminhar ou correr, e por toda a área há fontes de água potável, algumas lanchonetes e até uma área com chafariz onde as pessoas costumam estender a sua toalha e tomar sol na grama. Muitas flores e monumentos enfeitam todo o caminho e a verdade é que você perde a noção do tempo e da distância percorrida quando vai passear por lá. O parque é cruzado por algumas pontes, incluindo uma em espiral de ferro que reflete os raios do sol ao atardecer e dá um efeito bem marcante e especial. Madrid não tem praia mas está muito bem servida com seus parques e a vida ao ar livre que proporciona.

Madri Rio

Madrid Rio

* Suzana Paquete, jornalista de Curitiba, foi fazer um Master em Madrid no ano de 2005 e não conseguiu mais ir embora da Espanha. Escreve sobre turismo na cidade (e no mundo) no blog thatgoodtrip.com e volta e meia vai como peregrina ao Caminho de Santiago. 

2 Comentários leave one →
  1. Arlete Dotta permalink
    22/06/2015 6:57

    Oi Suzana, bem-vinda ao blog. Muito boas as dicas sobre os parques. Muita gente esquece que o verão na cidade onde se mora pode ser muito bom. Os lugares geralmente estão mais vazios e evita-se o estresse de filas e atrasos em aeroportos, praias lotadas, comércios cheios, etc. Eu gosto muito de passar o verão aqui mesmo na região onde moro, exatamente pelo sossego e por que o verão já é uma estação deliciosa mesmo, até perto de casa. Abraço

    • suzpaquete permalink
      22/06/2015 19:48

      Obrigada Arlete! Tem muitas opções e a gente quase esquece delas. Um abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: