Skip to content

A Índia e seus tabus

23/06/2015

bz_india

Juliana Paula – Índia

A Índia, apesar de estar se modernizando a passos largos, ainda tem vários tabus ou, pelo menos, atos que podem parecer normais para os ocidentais, mas que aqui, não são nada bem-vindos. Vamos conhecê -los!

Bebida alcoólica – Apesar de ser comum em vídeos de Bollywood e nas grandes metrópoles, beber em público ainda é considerado um tabu. Dificilmente você verá um jovem carregando uma latinha de cerveja e andando pela praia, como vemos por aí. Aqui em Mumbai, temos diversas praias e quiosques, mas nenhum deles vende cerveja. Alguns amigos estrangeiros disseram que se pedir aos atendentes, eles arranjam para você, mas além do preço vir o dobro ou triplo, a cerveja virá  enrolada em alguma toalha ou pano para quê ninguém veja. Além  disso, é  muito comum os estrangeiros receberem reclamações dos moradores do prédio porque eles viram garrafas de cerveja ou qualquer outra bebida no lixo deles. Isso realmente dá problema, dependendo do prédio onde se more. Outro fato interessante, é a maioria dos indianos, por mais que curtam uma cervejinha, jamais bebem na frente dos pais. Meu esposo nunca bebe nem fuma na frente dos pais e, fez o mesmo quando conheceu minha família no Brasil, mesmo meus tios insistindo para ele beber e fumar à vontade.Como toda sociedade tradicional e sexista, mulheres que bebem têm  uma péssima  fama e logo são taxadas de fáceis.  E, mesmo que ela beba. ela jamais admitirá aos pais que o faz. Vale lembrar também que  há estados na Índia onde as bebidas alcoólicas são proibidas e, só podem ser adquiridas caso você  tenha um licença do governo local e, mesmo assim, a quantidade é regulada.

shuud desi

Cigarro – O cigarro também é outro elemento muito mal visto aqui na Índia , apesar de haver vários fumantes. Caso você vá assistir a um filme nos cinemas, não deixará de prestar atenção nas diversas propagandas e campanhas anti-tabagismo que são exibidas antes do filme. Além disso, caso o cigarro apareça em alguma cena, além de colocarem a tarja preta ou deixarem a imagem toda distorcida, ainda terá um aviso na tela, dizendo que fumar é  prejudicial à  saúde. Eis aqui o comercial que passa sempre  antes de  todo filme:

Aqui, um dos videos no qual a mocinha acende um cigarro mas aparece o aviso embaixo dizendo que o mesmo é prejudicial à saúde. O vídeo também faz apologia ao álcool. (com legendas)

Virgindade– Se no Brasil este tema ainda dá pano para a manga, imagine na Índia!!! É esperado e reverenciado que uma moça se guarde até o casamento. Na verdade, muitos esperam que os rapazes também façam o mesmo, mas muitos não conseguem esperar e acabam perdendo a virgindade antes do casamento. Porém, mesmo assim, eles sonham em casar com uma moça virgem. Ao invés de me aprofundar no assunto, prefiro deixar vídeo no qual os homens indianos  dão sua opinião sobre o assunto.

Biquini e sungas – A maioria das pessoas associa praia ao biquíni ou maiô , certo? Não na Índia. Biquínis e sungas definitivamente não são bem-vindos aqui e, a maioria das pessoas vai à praia de roupa mesmo. Portanto, não se empolgue ao ver uma praia: provavelmente você não poderá curti-lá como faz no Brasil, por exemplo. Porém, caso você seja muito fã de praia, a boa notícia é que em Goa, pelo menos, ainda é permitido usar biquini. Estão  querendo banir, também, mas por enquanto, ainda pode.
O mesmo vale para os rapazes.Dificilmente você verá rapazes de sunga. Geralmente, se eles tiram a  camisa, ficam só de bermudão.

Esta cena de um filme de Bollywood foi bastante criticada ano passado.

Esta cena de um filme de Bollywood foi bastante criticada ano passado.

Carne de vaca – Este item não poderia deixar de figurar na nossa lista de tabus. Como 80% da nação é hindu, você não poderá curtir aquela picanha ou o churrasquinho de domingo. Pode até fazer um churrasquinho, mas terá  que ser de frango, carneiro ou ….carne de búfalo!!!Epa! Pera aí! Mas não pode comer carne, né? Aqui, a proibida é a carne de vaca. A de búfalo está liberada, já que o búfalo não é sagrado. Se a carne de búfalo é gostosa? Muito. Se bem cozinha, ela fica macia e é tão saborosa quando a de vaca. Lamento informar, mas aqui nao temos Big Mac. Recentemente, a carne de vaca foi completamente banida do estado onde moro, o que causou enorme discussão. Ainda mais porque a lei está mais severa para quem vender ou consumir carne de vaca do que para quem estuprar. Por isso, muitas pessoas saíram às ruas para protestar, dizendo que na próxima encarnação é  mais negócio vir como vaca do que como mulher.
mcveggie

Palavrões e palavras de cunho sexual – Antes dos filmes e séries televisivas serem exibidos, eles passam por um rigoroso crivo do governo para saber se não possuem algum conteúdo mais ousado. Não há tantas cenas de sexo e beijo nos filmes indianos, portanto, a censura pega pesado é com os diálogos dos filmes.  Há uma lista de palavras que são proibidas de serem ditas em filmes e, mesmo que seja em inglês, palavras como sh**t, fu*# e outras, ganham logo aquele tradicional barulhinho do “piiiii”. No vídeo abaixo, não tem “piii “, mas eles distorcem a imagem quando o rapaz mostra o dedo do meio.

Enfim..a lista não pára por aqui. Vai desde comprar um absorvente na farmácia a pedir para saber o sexo do bebê para fins abortivos. Mas, hoje ficamos por aqui, pois acho que já deu para nossos leitores terem uma idéia sobre como funciona  a sociedade indiana e os cuidados que os viajantes devem tomar.
Espero que tenham gostado. Um abraço  e até o próximo post!

Juliana Paula mora na Índia desde 2013 e desde então, tem desbravado aquele belo e encantador país. Para saber mais sobre ela clique aqui.

17 Comentários leave one →
  1. Arlete Dotta permalink
    23/06/2015 10:29

    Oi Juliana, gostei muito do post. Em relação ao cigarro, acho incrível como países em desenvolvimento como a Índia e o Brasil estão anos-luz à frente da Europa. Aqui na Suíça o fumo em locais fechados (restaurantes e afins) só passou a ser proibido em 2009! Os fumantes aqui são tantos, que muitas vezes até em lugares abertos, um não-fumante não tem pra onde fugir pra escapar da fumaça. Sem falar que este ano foi iniciada uma campanha bem discreta incentivando quem (voluntariamente) quiser parar de fumar e foi até criticada por políticos, que diziam que cada um tem o direito de decidir isso sem a intervenção do governo. Fiquei passada.

    • 23/06/2015 10:48

      Oi, Arlete!Obrigada pelo comentario! Puuuxa….nao sabia disso! Fiquei passada! Achei que eles fossem bem mais severos em relacao a isso. Um abraco!

  2. 23/06/2015 12:04

    A Lorna que escrevia aqui no blog já tinha mencionado no blog pessoal que amigos indianos nos EUA quando iam à praia iam de roupa comum (jeans, blusa, meia, casaco, etc.) entravam no mar assim e deixavam a roupa secar no corpo. Eu já li por aí que as praias na India tem vacas passeando também.
    Aqui na Holanda até uns anos atrás era insuportável ficar num bar (brown café) com aquela fumaça compacta de cigarro. Dava para cortar a fumaça com um faca. E seu casaco ficava cheirando a fumo mesmo semanas depois. O cabelo mesmo lavado ficava com murrinha de cigarro. Desde uns 6 anos atrás é totalmente probibido fumar em qualquer espaço fechado na Holanda, incluindo quartos e lobbies de hoteis, teatros, restaurantes, bares e até cafés. Adoro ! E noto que a maioria das pessoas acha agora na Holanda que fumar é algo de mau gosto. Mas costumava ser uma praga !

    • 23/06/2015 12:09

      Oi, Ana!! Obrigada pelo comentario!Que bom que a maioria das pessoas se conscientizou em relacao a isso na Holanda, ne? Em relacao as praias, eh verdade mesmo. Todo mundo aqui vai de roupa,mas eu achei otimo, porque sempre morri de vergonha de usar biquini ou maio no Brasil, mas sempre adorei praia! Caso tenha curiosidade, fiz um video recentemente em uma das praias mais famosas da minha cidade onde podemos ver como os indianos curtem a praia!

  3. André Fernandes permalink
    23/06/2015 12:26

    Bebidas alcóolicas, eu tinha sempre que carregar escondido na mochila, às vezes os vizinhos reclamavam quando viam garrafas hahahaa

    Cigarro tem muito tabu, mas muita gente fuma. O mais bizarro é a shisha/narguile ser proibido, o pessoal fuma do mesmo jeito. Haxixe é também bastante consumido, apesar de ser ilegal, quase todos os auto-drivers e pilantras que enganam estrangeiros vendem

    Falar de sexo… muitos chegam aos 25 com uma cabeça de 12 ou 13 anos….

    • 23/06/2015 12:33

      Sim!!Verdade! Na empresa que trabalhei tinha uma japonesa que adorava uma cervejinha. Ai, os vizinhos viram aquelas garrafas de cerveja no lixo dela e ja reclamaram com o grupo de condominos do predio! Bebida alcoolica e cigarro, tanto meu esposo quanto os primos dele consome, mas tudo longe dos pais, quando saem so eles e as esposas. As esposas, claro, nao bebem. Sim, em Goa, por exemplo, as drogas rolam soltas. Aqui em Mumbai, a coisa eh mais discreta, mas ofereceram maconha para um conhecido japones meu, so porque ele tem um estilo “riponga”. Tem uma secao no Times of India com perguntas sobre sexo feitas por indianos e…meu Deus! Desculpe, mas eu e meu marido morremos de rir aqui em casa lendo a secao. E, detalhe: feita por gente acima de 25 anos, em sua maioria. Pois eh….esta eh a India! Um abraco!

      • André Fernandes permalink
        23/06/2015 17:58

        sei como é isso, além do matrimony section nos jornais.
        não vou nem falar dos choques que um brasileiros causam sem camisa, em casa, na praia, até na piscina… isso já rende muita história.

      • 24/06/2015 4:21

        Oi, Andre!Sim, o “matrimonial section” eh uma das minhas prediletas no jornal indiano! Ate hoje acho super curiosos aqueles anuncios, ainda mais porque sao feitos pelos pais dos futuros noivos! Recentemente gravei um video sobre o assunto:https://www.youtube.com/watch?v=Dot7SP3BwK4&index=3&list=PLYhPclpR_5wikQDvPTL_buU_-Ze8aLcxp
        Um abraco.

  4. 23/06/2015 13:10

    Oi Juliana, que post e vídeo legal.Vendo os 13;28 m do vídeo tive que controlar o desejo de “pegar” uns biscoitos Globo e uns sacolés da Alicinha (maravilhosos) vendidos no posto 9 e ir tentar a vida aí em Mumbai.Iria fazer parceria com o tiozinho do sorvete.Sobrou vontade e faltou coragem.Tem outros vídeos?Obrigado por compartilhar.

    • 23/06/2015 13:56

      Obrigada, Antonio!Sim!!O biscoito Globo ia fazer muito sucesso!!Nooossa…deu ate agua na boca agora!Tenho outros videos, sim! O nome do canal do Youtube eh Banjara Soul. Um abraco!

  5. 02/07/2015 20:21

    oi Juliana,

    você é uma menina realmente muito corajosa! não só por divulgar estes fatos nada ‘maravilhosos’, se expondo a eventuais comentários de leitores ligados à terra, mas por ter se proposto a um processo de adaptação a um país com hábitos tão diversos dos do nosso brasilizinho.

    pessoalmente, odiando cigarros e seus malditos efeitos, acho ótimas as barreiras estabelecidas para a propaganda e venda deste produto nocivo. No entanto, parece há controle demais, ainda que muito deste controle preserve a sociedade dos excessos de vulgaridade que vemos em países ‘liberados’. Da mesma forma como acho ‘fio-dental’ um disfarce hipócrita ao nudismo, ir à praia de roupa não me agrada nada, nada, como idéia. Na verdade, extremos sempre são perigosos e tabus só levam mesmo é ao reforço de oposições simplesmente baseadas na oposição, não na escolha consciente do oposto e/ou diferente.

    quanto ao teu lamento por aí não ter big mac…olha, como eu detesto o macdonalds e tudo o que esta rede significa, fiquei contente de saber. No Laos também não vimos e achamos ótimo. Então, mais um país anti-mac-food? (mas MacIntosh é dez, não vamos confundir os macs…). Bom saber.

    estou adorando ver a Índia através dos teus posts. Espero ler mais.
    abraço,

    • 03/07/2015 2:37

      Oi, Touche!!Obrigada pelo comentario!!Na verdade, alguns destes tabus sao ate criticados pelos proprios indianos, ja que se da muita importancia a carne de vaca, por exemplo, mas nao tanta ao saneamento basico ou a caca aos corruptos do governo. Nada muito diferente do que vemos no Brasil, na minha opiniao. Quanto ao Mc Donalds, aqui eh uma febre entre os jovens, principalmente, pois se acham mais “modernos” caso comam la. Mas, como a carne de vaca eh proibida, as opcoes sao o Mc veggie, O Mc chicken e o Fillet O’ fish. O outro Mac…O MacIntosh tambem eh uma febre por aqui!!!!Hehehehe…UM abraco e obrigada pelo comentario!

  6. Aline Bueno permalink
    04/07/2015 2:41

    Mas estupro coletivo é comum, e muitas vezes não punido, não é verdade?
    Tem uma indiana colocando vídeos de estupros coletivos para chamar a atenção
    para esse problema na Índia.
    Uma brasileira que mora em Mônaco falou que o país que ela mais
    detestou viajar foi para a Índia, pois mulher é muito desrespeitada. Caminhando na multidão, os homens passavam a mão nela na maior cara de pau.
    Deviam aprender mais sobre sexo, então!

    • 04/07/2015 3:21

      Oi, Aline! Obrigada pelo seu comentario. Sim, eu fiquei sabendo dos videos sobre estupros que uma indiana postou na net. Realmente eh um assunto complicado e, dependendo da regiao da India, o assedio pode ser ainda maior. Ainda mais se a moca tiver mesmo “cara” de estrangeira. Nao sei se eh o caso da sua amiga. Aqui em Mumbai eu me sinto segura sim, mas em Delhi, ja nao sei se me sentiria, pois tambem ja ouvi casos de caras que passaram a mao no bumbum de turistas etc. Nao da para generalizar e dizer que vai acontecer isso com toda e qualquer mulher que vem a India, mas eh bom vir sabendo que esta possibilidade existe sim, e que a mulher, infelizmente, se quiser andar “livremente” pelo pais, vai ter que se cobrir toda. Nao que eu ache que roupa tenha alguma relacao com estupro, mas infelizmente, muitos homens indianos pensam assim. Nao que sejam estupradores, mas com certeza, vao achar que a mulher esta disposta a ter sexo com qualquer um. Eu vejo isso pela maneira que eles olham as meninas mais “moderninhas” aqui, que usam calca jeans apertada, minissaia, blusinha apertada…Elas sao olhadas como verdadeiras “biscates”. E, com roupas as quais seriam consideradas comuns em qualquer outro pais do Ocidente. Mais uma vez, obrigada pela participacao!

  7. Maria permalink
    21/05/2016 23:54

    Eu estou apaixonada por um indiano , mas ele é casado e dis q está apaixonado por mim, também dis q vai deixar sua esposa e vir para o Brasil para casarmos , eu devo ou não acreditar nisso?

    • 22/05/2016 3:09

      Ola, Maria!! Bem, agradeço por ter compartilhado sua estoria aqui. Mas, sinceramente falando e vivendo na pele a cultura indiana, acho muito difícil que um indiano largue a esposa para ir se casar com outra no Brasil. O que pode acontecer, eh ele ir ao Brasil, se casar contigo, mesmo sendo casado aqui, já que a maioria dos casamentos aqui são feitos apenas nos templos e não são registrados em cartório. Mas, para se casar contigo, ele vai precisar do atestado de solteiro emitido aqui na Índia e traduzido para o português. E isso, acho difícil ele conseguir. O divórcio ainda eh um tabu aqui na Índia e, não sei se você sabe, mas um casamento indiano é um negocio entre famílias, por isso a dissolução se torna tao difícil. Envolve dinheiro,sentimentos de ambas as famílias, honra, respeito e uma serie de outros fatores que aos olhos dos ocidentais parecem coisa do seculo XV.O amor pelo outro é a ultima coisa que se pensa em um casamento indiano, principalmente porque a maioria deles são arranjados pelas famílias e os indianos acreditam ate hoje que o amor nasce com o tempo. E, outra questão… Porque ele quer tanto ir ao Brasil? Nunca falou de te trazer para a Índia? Sera que não seria mais um indiano querendo visto? Desculpe a sinceridade, mas estou alertando porque sei de vários casos semelhantes. Se homem casado já é complicado, imagine só um homem casado e..indiano!! Eu, pularia fora o mais rápido possível e ia procurar um indiano solteiro. Mas, a decisão é sua. Um abraço e tudo de bom!

Trackbacks

  1. Especial Taiwan e Índia – Tabibito Soul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: