bz_australia   Silvia Medina – Austrália

Hoje temos uma autora convidada da Austrália, a Silvia Medina,  de Foz do Iguaçu e dona do blog Viajando pelo Mundo que conta sobre sua experiência de viver  já por três anos “down there”. 

abacate silvia em Foz

Apesar de ter viajado muito, nunca morei em outro país além do Brasil, então algumas coisas que me chamaram muito a atenção aqui e que por podem ser até normal para outros brasileiros morando no exterior também, mas com certeza pra quem ainda esta no Brasil vale a pena a leitura:

1) Weekly Bills – Salários, aluguel e todas outras contas aqui são semanais. Quando você vai alugar uma casa ou iniciar um contrato com a academia ou provedor de internet por aqui não estranhem se eles te disserem que é $ 7,95 por semana, por exemplo. Aqui a maioria das pessoas recebem e se programa dessa forma. É uma boa maneira de controle para pagar suas contas, ainda mais se a pessoa não for muito organizada. Hoje após 3 anos de Australia isso já é bem normal pra mim e nem consigo imaginar como era antes.

2) Abacate é Vegetal – Se chegar por aqui pedindo uma vitamina de abacate vai ganhar é uma cara de nojo. Para os australianos (e muitas outras culturas pelo que já percebi), o abacate não é fruta, e sim um vegetal. Na verdade já descobri que se trata de uma espécie diferente, menor, mais para a culinária mesmo, não o famoso abacate grande que encontramos em cada esquina no pé do vizinho mesmo, em algumas cidades do Brasil (by the way, aqui custa em média $ 3 cada!). Aqui, em especial, eles amam abacate em tudo então não estranhe se você encontrar passado no seu sanduíche ao invés de manteiga ou maionese uma pasta verde ou seu sushi for recheado de abacate. Você acostuma!

                      abacate silvia abacate

3) Country Style – A Austrália é um país relativamente novo e pequeno em relação a população e ainda vive muito no estilo fazendas e interiorano de ser. Por conta disso, tudo aqui acontece mais cedo. As pessoas acordam cedo e vão dormir mais ainda. É bem comum você ver eles jantando as 6 pm (também por terem herdado a cultura britânica, acredito). O horário de encontrar os amigos num sábado a noite é esse também e as 11 pm já esta todo mundo indo pra casa acredite, depois da balada. Outra coisa bem interessante são as lojas. Até em shopping fecham as 5 pm, apenas na quinta-feira ficam abertas até as 9 pm. No começo você fica até irritado, mas no final entende que esse é o jeito australiano de ser, de aproveitar a vida. Eles são muito mais dispostos a aproveitar bem o dia e os benefícios de morar nesse paraíso e com a família do que só no trabalho. E não é que hoje em dia acho que eles é que estão certos?

4) Inglês com Sotaque – Uma coisa que assusta até quem ainda não veio para Austrália é o tal do inglês de australiano. Muita gente os descreve como se tivessem falando com uma batata na boca. No início realmente é bem difícil de entender, mas tenho um truque para ensinar pra vocês caso queiram entender melhor e também falar como um nativo aqui. A regra é bem simples, é só trocar todas as palavras terminadas com o ER, que são muitas no idioma, pela terminação com A. Vamos aos exemplos: Dinner, Better, Butter, later ou qualquer outra palavra com este padrão, e falar DinnA, BettA, ButtA, LatA. Brincadeiras a parte, você só precisa acostumar o ouvido, afinal inglês é inglês em qualquer lugar do mundo.

Se quiserem ouvir um verdadeiro Aussie (como são chamados os nativos aqui) veja esse video no meu canal:

5) Influência Asiática – Sabia que a Austrália ficava do lado da Ásia, só não sabia que a Ásia ficava aqui dentro da Austrália! Vocês entenderão quando chegarem aqui e verem que os orientais estão dominando por aqui. Principalmente na city, eles têm bairro e estilo próprio. Em toda esquina é possível encontrar restaurantes coreanos, tailandes, chinês, vietnamita…Tem horas que é até difícil de lembrar onde estamos. Ter a oportunidade de conhecer um pouco mais dessas culturas é mais um motivo para tornar a Austrália um lugar imperdível da sua lista de viagens !

————————————–

Todas as fotos nessa postagem são de propriedade da autora do texto, Silvia Medina. Para saber mais acesse o canal Youtube da Silvia. Blog Brasil com Z, um blog de brasileiros expatriados vivendo nos quatro cantos do mundo! Sigam-nos no Facebook, no Twitter e no Instagram