Skip to content

5 coisas que você só vai entender quando vier para a Austrália

24/06/2015

bz_australia   Silvia Medina – Austrália

Hoje temos uma autora convidada da Austrália, a Silvia Medina,  de Foz do Iguaçu e dona do blog Viajando pelo Mundo que conta sobre sua experiência de viver  já por três anos “down there”. 

abacate silvia em Foz

Apesar de ter viajado muito, nunca morei em outro país além do Brasil, então algumas coisas que me chamaram muito a atenção aqui e que por podem ser até normal para outros brasileiros morando no exterior também, mas com certeza pra quem ainda esta no Brasil vale a pena a leitura:

1) Weekly Bills – Salários, aluguel e todas outras contas aqui são semanais. Quando você vai alugar uma casa ou iniciar um contrato com a academia ou provedor de internet por aqui não estranhem se eles te disserem que é $ 7,95 por semana, por exemplo. Aqui a maioria das pessoas recebem e se programa dessa forma. É uma boa maneira de controle para pagar suas contas, ainda mais se a pessoa não for muito organizada. Hoje após 3 anos de Australia isso já é bem normal pra mim e nem consigo imaginar como era antes.

2) Abacate é Vegetal – Se chegar por aqui pedindo uma vitamina de abacate vai ganhar é uma cara de nojo. Para os australianos (e muitas outras culturas pelo que já percebi), o abacate não é fruta, e sim um vegetal. Na verdade já descobri que se trata de uma espécie diferente, menor, mais para a culinária mesmo, não o famoso abacate grande que encontramos em cada esquina no pé do vizinho mesmo, em algumas cidades do Brasil (by the way, aqui custa em média $ 3 cada!). Aqui, em especial, eles amam abacate em tudo então não estranhe se você encontrar passado no seu sanduíche ao invés de manteiga ou maionese uma pasta verde ou seu sushi for recheado de abacate. Você acostuma!

                      abacate silvia abacate

3) Country Style – A Austrália é um país relativamente novo e pequeno em relação a população e ainda vive muito no estilo fazendas e interiorano de ser. Por conta disso, tudo aqui acontece mais cedo. As pessoas acordam cedo e vão dormir mais ainda. É bem comum você ver eles jantando as 6 pm (também por terem herdado a cultura britânica, acredito). O horário de encontrar os amigos num sábado a noite é esse também e as 11 pm já esta todo mundo indo pra casa acredite, depois da balada. Outra coisa bem interessante são as lojas. Até em shopping fecham as 5 pm, apenas na quinta-feira ficam abertas até as 9 pm. No começo você fica até irritado, mas no final entende que esse é o jeito australiano de ser, de aproveitar a vida. Eles são muito mais dispostos a aproveitar bem o dia e os benefícios de morar nesse paraíso e com a família do que só no trabalho. E não é que hoje em dia acho que eles é que estão certos?

4) Inglês com Sotaque – Uma coisa que assusta até quem ainda não veio para Austrália é o tal do inglês de australiano. Muita gente os descreve como se tivessem falando com uma batata na boca. No início realmente é bem difícil de entender, mas tenho um truque para ensinar pra vocês caso queiram entender melhor e também falar como um nativo aqui. A regra é bem simples, é só trocar todas as palavras terminadas com o ER, que são muitas no idioma, pela terminação com A. Vamos aos exemplos: Dinner, Better, Butter, later ou qualquer outra palavra com este padrão, e falar DinnA, BettA, ButtA, LatA. Brincadeiras a parte, você só precisa acostumar o ouvido, afinal inglês é inglês em qualquer lugar do mundo.

Se quiserem ouvir um verdadeiro Aussie (como são chamados os nativos aqui) veja esse video no meu canal:

5) Influência Asiática – Sabia que a Austrália ficava do lado da Ásia, só não sabia que a Ásia ficava aqui dentro da Austrália! Vocês entenderão quando chegarem aqui e verem que os orientais estão dominando por aqui. Principalmente na city, eles têm bairro e estilo próprio. Em toda esquina é possível encontrar restaurantes coreanos, tailandes, chinês, vietnamita…Tem horas que é até difícil de lembrar onde estamos. Ter a oportunidade de conhecer um pouco mais dessas culturas é mais um motivo para tornar a Austrália um lugar imperdível da sua lista de viagens !

————————————–

Todas as fotos nessa postagem são de propriedade da autora do texto, Silvia Medina. Para saber mais acesse o canal Youtube da Silvia. Blog Brasil com Z, um blog de brasileiros expatriados vivendo nos quatro cantos do mundo! Sigam-nos no Facebook, no Twitter e no Instagram

14 Comentários leave one →
  1. 24/06/2015 8:07

    Oi Silvia, bem-vinda ao BZ !

    Olha, amo abacate com sal e azeite em saladas. E também combinado com frutos do mar bem temperados (mariscos, camarão, sardinha, etc.) Não ligava muito para os cremes e vitaminas de abacate no Brasil que meu pai fazia com leite, limão e açúcar.

    Acho que a maioria dos brancos que vivem na AU vieram da Inglaterra. Então o sotaque é o britânico. Já me acostumei assitindo Master Chef Australia (o melhor do mundo imho, totalmente incr’ivel), Mcleods daughters (minha filhinha adoraaaa!) e anos atrás aqueles programas de real state (tipo o ” Location, Location Location” com os super simpáticos e lindos Bryce e Veronica).
    Na minha outra encarnação quero nascer na Austrália 😉

    • 24/06/2015 8:53

      Que legal Ana! E se eu te contar que Master chef é o meu programa favorito aqui? Abraços!!!

      • 24/06/2015 11:54

        Foi uma loucura, foi estelar. A Laura, o Brent (mereceu ganhar), a Ren’ee, a Sarah, a Emelia (otima), Tash (wow, sabe ate fazer churros sem receita), Amy (fofa), Tracy (muito tensa) todos, todos muito talentosos, criativos e educados. S’o fiquei indignada com aquele Jamie chegar na final, e os juizes. O MC Brasil est’a h’a anos luz (Idade da Pedra lascada) em comparacao ao da AU.

  2. 24/06/2015 9:31

    OI, Silvia!!Seja bem-vinda! Que interessante poder saber mais sobre a Australia! Quando estive no Japao a 1a vez, estudando, tinha alguns colegas australianos e sempre tive uma impressao boa sobre eles, ja que eram muito descontraidos e adoravam bater papo.Nao sei se eles sao assim no pais deles, mas eles eram muito queridos no alojamento onde moravamos. Um abraco e ja estou ansiosa pelos proximos posts!!

  3. Arlete Dotta permalink
    24/06/2015 11:50

    Oi Silvia, bem-vinda ao blog! Que post legal esse, as curiosadades são muito interessantes. Eu não consigo me imaginar tendo que pagar contas semanalmente, acho que me atrapalharia muito ou então teria que deixar tudo no débito automático.
    Já em relação aos horários, acho que não teria problema nenhum. Sempre fui de dormir e acordar cedo, gosto de aproveitar o dia e a noite fico rapidinho caindo pelos cantos de cansaço.
    Na minha imaginação, a Austrália parece um lugar fantástico pra se viver. Praia, sol, calor, segurança, estabilidade econômica… estou curiosa pra ler seus próximos posts. Abraço

  4. André Fernandes permalink
    24/06/2015 12:30

    Oi Silvia, não estive na Austrália ainda, mas convivendo com australianos no Brasil e em outros países, achei interessante aquela coisa de aproveitar o dia, viajar, investir em educação. Vi que eles não tem aquela preocupação, como se vê no Brasil, de comprar um carro novo e se preocupar em se exibir. Até pela Europa, é milagre ir a um hostel e não ver australianos.

  5. 24/06/2015 13:07

    Bem vinda Silvia.Agora vindo de um leitor curioso que adora o Bz.Pense em uma página onde só tem gente boa!Gostei do jeito que escreve,consegue passar claramente a impressão que tem sobre o país.Obrigado por nos mostrar um pouco das curiosidades que existem por aí.Que venha muitos outros textos .Abraços.

  6. eliane permalink
    24/06/2015 17:29

    Acabei de chegar da Austrália e concordo em tudo escrito aqui, mas especialmente com o “a Ásia lá” kkkkk… nunca vi tantos olhos “rasgados” por metro quadrado…a influência deles na culinária também é muito acentuada e, nos pontos turísticos, sempre encontramos uma turminha com suas potentes câmeras fotográficas, atentas à tudo. Amei a experiêncide a conhecer esse país e adorei esse post

  7. MARIA ELENA permalink
    25/06/2015 3:33

    Adorei as dicas!! sempre muito importante para os de fora se adaptarem sem muitos “foras”. Parabéns

  8. Oliver permalink
    25/06/2015 6:21

    Acho que vc quis dizer “down under”.

  9. 27/06/2015 20:46

    oi Silvia, benvinda!

    tem algumas coisas maravilhosas, exclusivas da Australia: a Opera House (uma das obras arquitetônicas mais belas do mundo moderno), o Urulu, os cangurus e…os koalinhas!

    bateu saudades…
    escreva mais, viu? gostei de te ler. Gostaria muito de algo sobre os aborígenes, afinal eles são os ‘verdadeiros’ australianos, né???

  10. Eder Ribeiro permalink
    21/01/2016 19:50

    Hillsong Church… Onde eu aprimorei meu sotaque australiano.. Muito embora ainda não tenha precisado usá-lo, mas espero poder um dia conhecer a Australia!

Trackbacks

  1. Brasil com Z | Viaje pelo Mundo by Silvia Medina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: